quinta-feira, 1 de maio de 2014

PRESS START # 9: Shadow Man 2econd Coming (PS2)

FONTE:http://img4.meristation.com
Fala moçada! Tudo bem? Hoje vou falar de uma das maiores decepções que eu tive em formato de jogo. "Shadow Man 2econd Coming" é um jogo de ação-aventura exclusivo do PS2 lançado em 2002. Para quem não sabe, ele é a sequência do aclamado "Shadow Man" de 1999, que teve versões para PC, Nintendo 64, Playstation e Dreamcast. Sendo propriedade da toda poderosa Acclaim (hoje falida), a marca era forte nos games até essa sequência que decretou o fim do que poderia ser uma grande série. Mas o que a Acclaim fez para chegar nesse ponto? E será que "Shadow Man 2econd Coming" é assim tão ruim? Vamos descobrir!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.


- Shadow Man: nasce um mito!

FONTE:http://shadowmanlegacy.lordhell.cz/wp-content/uploads/shadowmangun.jpg
"Shadow Man", o jogo original, é um dos melhores games que eu já joguei! O jogo tinha tudo para agradar os fãs do gênero ação-aventura, além de um clima totalmente "dark" e uma história sombria e "adulta", muito diferente de tudo que os games daquele estilo traziam na época. A versão que eu joguei foi a do Nintendo 64 e infelizmente só pude jogar ela no PC via emulador. Mesmo assim, mesmo com todas as dificuldades em jogar no teclado, eu fiz questão de zerar o jogo. Isso porque ele era realmente bom e estimulante!
O que algumas pessoas podem não saber é que a história do personagem foi baseada em um gibi. "Shadowman" (tudo junto) foi uma revista em quadrinhos publicada pela Valiant Comics. O personagem foi criação dos escritores Jim Shooter e Steve Englehart, do desenhista David Lapham e do colorista Bob Layton.

FONTE:http://robot6.comicbookresources.com/wp-content/uploads/2012/12/SM_003_CVR_ZIRCHER.jpg
A história do gibi é muito diferente da dos games, incluindo o protagonista. No original o Shadowman é um saxofonista chamado Jack Boniface que vive em Nova Orleans. Certa noite ele faz a besteira de sair com uma mulher chamada Lydia e após uma noitada de bebedeira ele acorda e descobre que tem uma marca no pescoço. Jack então descobre que ganhou super força e habilidades sobre humanas. A resposta para isso é dada por Nettie, uma sacerdotisa vudu amiga de Jack, que revela que ele foi possuído por um espírito e agora se tornou um "shadowman", cuja missão é defender este mundo dos espíritos do outro mundo.
Eu nunca li a HQ, mas já dá para ter uma ideia do clima da história. Acontece que tudo mudou quando a Acclaim comprou a Valiant Comics e resolveu adaptar Shadowman para os videogames.

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/VZZl-Sh73xM/maxresdefault.jpg
O Shadow Man (separado) dos games é Mike LeRoi, um jovem rapaz de Nova Orleans que teve implantada em seu peito a "Máscara das Sombras", uma relíquia vudu pertencente a sacerdotisa Mama Nettie (a mesma das HQs). Desde então ele se tornou um tipo de zumbi escravo de Mama Nettie e o novo Shadow Man. O Shadow Man é o responsável por manter o equilíbrio entre o mundo dos vivos (Liveside) e o mundo dos mortos (Deadside), podendo transitar entre os dois. Fora Mike e Mama Nettie, dois outros personagens importantes são Jaunty (um meio anão meio caveira meio serpente :P) que era um humano morto e foi salvo por Mama Nettie e dá dicas para Mike; e Thomas Deacon, um ex-policial que fornece informações sobre os criminosos que Mike deve caçar.
A trama do jogo era muuito boa, e girava em torno dos "Cinco", um grupo de assassinos que mexem com magia negra e desejam libertar Legião (aquele mesmo que é citado na Bíblia), criando assim o fim do mundo. Para isso eles constroem um edifício chamado "Asilo" no Deadside, lá estão os piores criminosos deste e do outro mundo. Curiosamente, dentre os "Cinco" temos ninguém menos que Jack, o Estripador o_O

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/AMdcvQD94x8/maxresdefault.jpg
A história, contada por cutscenes, junto com o clima do jogo era o que prendia a atenção do jogador, isso sem falar da jogabilidade viciante. Mike podia vagar tanto entre o mundo dos vivos (principalmente em Nova Orleans) quanto o Deadside (sendo que 90% do jogo se passava no mundo dos mortos). Isso era feito utilizando o talismã do herói: um ursinho de pelúcia pertencente ao seu falecido irmãozinho chamado Luke. Como armas tínhamos a Shadowgun, uma pistola que lançava feixes de energia e cujo tiro podia ser carregado (estilo Megaman). Além disso, durante a aventura podíamos encontrar armas vudu que usam o medidor de magia e davam algumas habilidades especiais para Mike. Mas o mais divertido mesmo era evoluir o herói: nas fases tinham as "Dark Souls" (almas negras) e conforme coletávamos elas, Mike ia ficando mais poderoso e podia ter acesso a novas áreas do Deadside. Coletar todas as "Dark Souls" era um trabalho árduo e eu levei uns bons meses para fechar o jogo com todas elas. Tive até que recorrer a mapas e detonados na Internet! Por falar em mapas, os cenários eram incríveis! O Deadside era cheio de lagos de sangue e as paredes pareciam ser feitas de carne. Fora os efeitos de luz e sombras que eram muito bonitos.
Eu gostei tanto de Shadow Man que, após finalizar o game, fui atrás de mais informações e achei guias com os personagens, passados e histórias dos assassinos, etc.

FONTE:http://img171.imageshack.us/img171/6661/shadowman03.jpg
Nos gibis, após o lançamento do game, a história ganhou um reboot sob a tutela de Garth Ennis (famoso por Preacher e as melhores histórias do Justiceiro). A história dessa versão (que ficou conhecida como Shadowman v2) é um pouco diferente do game, mas traz um novo herói chamado Zero que é um assassino de aluguel em Nova Orleans. Para quem não sabe, a cidade é conhecida pela cultura vudu nos EUA (alguém ai viu "A Chave Mestra"?).
Após o estrondoso sucesso de "Shadow Man", a Acclaim levou um tempinho até lançar a sequência, e só depois de 3 anos, saia "Shadow Man 2econd Coming", exclusivo para o PS2. É ai que algo deu muuito errado...

- A segunda vez nem sempre é melhor...

FONTE:http://wallhits.com/data/media/5/shadow_man_2econd_coming_01_1600x1200.jpg
Eu tenho uma história curiosa com a franquia "Shadow Man". Quando eu terminava o primeiro game arranjei meu primeiro emprego. E assim que comecei a jogar o segundo, fui chamado para trabalhar em meu emprego atual,rsrs. Parece que sempre que eu jogo "Shadow Man" arrumo um emprego :P
Mas tirando isso, a experiência de jogar a sequência foi completamente diferente do original! Um tempo depois de adquirir meu PS2, eu descobri que existia um Shadow Man para ele. Logo minhas expectativas foram lá em cima. Afinal, se o primeiro era incrível em 64 bits, imagine só uma versão em 128 bits?? Devia ser o máximo XD
Eu levei um tempão para adquirir o game e quando finalmente comecei a jogar minha reação foi: "Hã?? O que fizeram com meu jogo favorito??."
Sim, "Shadow Man 2econd Coming" é horrível! Em nada lembra o original!
O game começa com um flashback, contando o passado de Thomas Deacon e como ele lutou contra um carinha que queria ressuscitar o demônio Asmodeus. Foi por isso que ele acabou em uma cadeira de rodas. a história é muuito mais fraca que a anterior e algo que me dá nos nervos é que a minha versão está com as vozes e legendas totalmente fora de sincronia, e também as legendas são minúsculas e quase ilegíveis. Fora que a cena corta no meio assim que o texto termina de ser falado. Então vocês podem ver que nem a história eu pude aproveitar! Mas isso não seria um problema se ao menos o gameplay fosse descente. Infelizmente não é o caso...

FONTE:http://www.gamezone.de/screenshots/1280x1024/2002/02/snap0477.jpg
Começando pelos gráficos: "Shadow Man 2econd Coming" é um dos games mais feios do PS2! É incrível como o pessoal da Acclaim conseguiu regredir no que foi feito no primeiro jogo! Logo no começo Mike aparece no Deadside e o local está completamente irreconhecível! Eu até achei que minha cópia estava com defeito, porque ao invés das paredes de carne do jogo original, as texturas do cenário são um "tapete cinza com bolinhas". Simplesmente ridículo! E eles ainda tiveram a moral de mudar o design do "Shadow Man". Enquanto no original ele era simplesmente um cara magro com óculos escuros e uma máscara no meio do peito, nessa sequência ele é uma caveira ambulante. Mas e sua forma humana? O que diabos aconteceu com Mike LeRoi???? Agora ele está totalmente bombado e parece mais o Shaquille O'Neal! Isso é até usado no gameplay, quando precisamos empurrar alguma coisa pesada e só a forma humana de Mike pode fazer isso, já que o Shadow Man não tem músculos o suficiente,rsrs.
Por falar nisso: esqueça o estilo do jogo original! Aqui nos alternamos o tempo todo entre Shadow Man e Mike "humano". E muito do jogo se passa no mundo dos vivos! Os inimigos? Totalmente mal-feitos e quadradões. Fora que só tem uns 3 tipos de inimigos humanos, todos iguais.

FONTE:http://www.videogameszone.de/screenshots/1280x1024/2002/04/16b.jpg
O mais bizarro é como os inimigos morrem. Todos eles morrem do mesmo jeito: bata muito até eles explodirem em uma bolinha de sangue e uma costela voar pela tela. Simplesmente ridículo! Tanto que você nem vai ligar para eles e seu papel no jogo é muito besta. O mesmo pode ser dito dos chefes. Ah e olhem que bacana: se você estiver lutando contra um chefe e morrer, voltara para um checkpoint e poderá continuar a luta do momento em que parou, com o chefe com a mesma energia de antes! Ou seja, você nunca morre em Shadow Man. E mesmo assim o jogo testa sua paciência por um fator que é o pior defeito de todos...

- O maior inimigo de Shadow Man: a jogabilidade!

FONTE:http://www.gamezone.de/screenshots/1280x1024/2002/04/ACF4ECF.jpg
Controlar Shadow Man é um verdadeiro teste para os nervos. A jogabilidade é incrivelmente mal feita! Acertar os pulos de primeira é praticamente impossível e mesmo podendo controlar a câmera (graças a Deus!) você vai cair nos espinhos muitas e muitas vezes antes de alcançar aquela plataforma que parece estar tão perto. Correr e pular ao mesmo tempo é algo que Mike provavelmente nunca fez na vida. E até mesmo subir uma escada é uma tarefa difícil algumas vezes. Eu já disse que joguei o primeiro game no teclado e acreditem: a dificuldade em jogar este no controle do PS2 é muito maior!
Assim como no primeiro jogo, Mike é ambidestro. Ou seja, podemos equipar armas nas duas mãos dele (a menos que um arma seja grande demais, como o rifle, e ele tenha que usar as duas mãos simultaneamente).E por falar nas armas... Esqueçam a Shadowgun e os tiros carregáveis! Pelo menos na primeira metade do jogo! Tudo o que Mike tem são armas de fogo com munição limitada e algumas armas brancas, como um machado ou um pé de cabra. Claro que também temos as armas vudus, mas usar elas não é muito divertido. Na verdade usar armas não é muito divertido no jogo! Nem os combates com inimigos! Tudo é muito repetitivo ><; 
Inicialmente gastamos muito tempo jogando no Liveside, só que agora Mike pode virar Shadow Man no mundo dos vivos também. E do mesmo modo, no Deadside podemos jogar com ele humano também! E como isso ocorre? Inicialmente as transformações ocorrem quando nasce o dia ou fica de noite: de dia somos Mike e a noite Shadow Man. Mais para frente encontramos um relógio que permite controlar a transformação. E acreditem: isso é um saco! Digo isso porque quando finalmente pegamos a Shadowgun (único momento que me animou no jogo) precisamos estar na forma de Shadow Man para usar ela e toda hora temos que usar o relógio ><; A única utilidade de Mike é empurrar caixas pesadas! De resto Shadow Man além de puder usar a Shadowgun, também tem um pulo melhor (uma vez que é mais leve :S).

FONTE:http://www.mobygames.com/images/shots/l/32912-shadow-man-2econd-coming-playstation-2-screenshot-zombie-attack.jpg
Ah eu não posso esquecer de outra vantagem em usar o Shadow Man: a luz que ele emite de dentro do corpo! Isso porque os criadores do jogo levaram ao pé da letra o nome do herói e fizeram um dos jogos mais escuros da história! Eu tive que aumentar o brilho em 200% no menu de opções e mesmo assim tem áreas que não dá para enxergar nada! Alguns cantos são tão escuros que fica quase impossível de enxergar Mike se ele não estiver na forma de Shadow Man (e isso não é racismo!).

- As fases...

FONTE:http://files.zapster.it/zapster-media/pic/vg/shadowman2econdcoming-ps2/big/04.jpg
Na primeira metade do jogo (até pegar a Shadowgun) só temos Nova Orleans para explorar. E a exploração também é muito frustrante, uma vez que tem horas que simplesmente nos perdemos e não sabemos onde ir em seguida. A missão de matar os pássaros esqueletos, por exemplo, é horrível para quem esta jogando da primeira vez. E eu tive que recorrer a detonados para saber o que tinha que fazer nessa parte!
Quando finalmente derrotamos o primeiro chefe bobão (em uma luta nada emocionante) e pegamos a Shadowgun, entramos em uma sala que se parece um pouco com aquele esquema de escolher o nível, ainda que a escolha não seja totalmente nossa (temos que seguir uma sequência pré-determinada). Só então (após umas 3 horas de jogo) é que podemos mudar de ares. Diferente do que ocorria no primeiro game, não temos mais aquela noção de Liveside/Deadside. As fases parecem tumbas (isso me lembra muito Tomb Raider) que estão no mundo dos vivos, mas ao mesmo tempo têm um tom sobrenatural. Ou seja, acabaram também com a ambientação do game original, onde a maioria das fases era no Deadside. Agora o jogador fica com aquela sensação de "hã? onde eu tô?".
Até onde eu joguei, passei por fases na Rússia e na Irlanda. Isso quase me lembra um jogo tipo Hitman da vida :S O objetivo nos níveis é encontrar as "Sigils" que se encaixam no livro que pode trazer Asmodeus a vida. Ou seja, estamos tentando ressuscitar o demônio para depois matar ele? Genial...

FONTE:http://www.nowgamer.com/siteimage/scale/0/0/219082.jpg
Além de Mike e Thomas Deacon, temos também a presença de Mama Nettie e Jaunty (em uma forma humana anã :S). Só que depois de um tempo os dois simplesmente somem! E até mesmo Thomas sumiu quando voltei para visitar ele outro dia! Ou seja, Mike está nessa sozinho.
E quanto as Dark Souls do jogo anterior? Esqueçam! A Acclaim retirou uma das coisas mais divertidas do primeiro, que era a evolução do personagem. Os únicos itens colecionáveis que sobraram foram as "Cadeux", que ficam mais ou menos escondidas em cada fase. Ah e falando nisso: antes da Shadowgun Mike tem que se curar com medkits encontrados nas fases, sendo que no original bastava matar os inimigos e pegar as orbs de energia. Mas como eu já disse, morrer aqui não é um problema...
A transição entre as fases ainda pode ser feita usando o ursinho de Luke, mas só podemos ir para lugares marcados pelo ícone do urso quando chegamos lá pela primeira vez, assim como antes.
O menu de itens é uma verdadeira bagunça! Até agora não entendi porque existem 3 submenus de vudu: um para armas, outro para magias e outro para itens "Nephelins" (que parecem ser outra classe de vudu :P). A propósito, o nome dessa classe é uma referência aos gigantes meio humanos meio anjos citados na Bíblia.
As armas mudam de forma se usamos como Mike ou Shadow Man. Por exemplo, quando estamos como Mike, a Shadowgun vira uma arma comum que usa munição 9 mm. E toca a gente usar o relógio para virar Shadow Man de novo e poupar munição :P
Sobre o relógio: assim que pegamos ele a passagem de dia para noite é informada por um contador no alto da tela. Desse modo, mesmo em uma tumba, podemos saber quando Mike virará Shadow Man ou vice-versa.
O sistema de mapas (que encontramos em cada área) não ajuda nada na localização, pois não indica onde já estivemos ou não, apenas nossa posição. Ou seja, se se perder é melhor ficar andando até encontrar uma área nova :P

- Finalizando...

FONTE:http://files.zapster.it/zapster-media/pic/vg/shadowman2econdcoming-ps2/big/03.jpg
Há muito pouco que se aproveitar em "Shadow Man 2econd Coming" e, a menos que você seja um masoquista como eu, não recomendo esse game nem para os fãs do primeiro muito menos para os que não jogaram o infinitivamente superior debut de Mike LeRoi. Com certeza uma das maiores decepções dentre os games do PS2.
Obrigado pela leitura e até mais!

NOTA: 1,5/10 (com tantos games bons, para que jogar esse?) 

9 comentários:

  1. Muito bom de parabens, eu sou fã da serie e gostei muito dessa postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário! Eu também sou fã da série e espero voltar a jogar um bom Shadowman um dia desses ;)

      Excluir
  2. Shadow Man foi o jogo que marcou a minha infância. Eu devia ter uns 4 anos quando joguei o primeiro e continuo jogando até hoje de tanto que eu gosto. Já até criei fanfics, fiz desenhos, indiquei pra milhares de amigos (que gostaram tanto quanto eu gosto). Já o segundo eu peguei pra jogar esses dias, não sabia nada da história, jogabilidade, etc. e me arrependi amargamente; conseguiram destruir o meu jogo favorito! Fiquei muito chateada, acabei abandonando o jogo e voltei a jogar o primeiro :p

    Adorei a sua matéria, me explicou mais algumas coisas sobre o 2econd Coming que eu queria saber. E eu realmente concordo, a ambientação do primeiro é fantástica, Wasteland e os Templos são as minhas partes favoritas, exceto as caveiras que correm atrás da gente... Kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alicia, o primeiro jogo é um dos meus games favoritos também. Uma pena o que fizeram nessa sequência. Muito obrigado pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  3. Olá realmente é muito difícil mesmo jogar este jogo e sei que tem muitos outros bons mas mesmo assim estou tentando passar uma parte foda. Sd alguém chegou me fala como prosseguir .
    Acabei de abrir a primeira porta onde vc conta os símbolos no chão da tumba dai ele entra e sobe para um lugar que tem uma porta de ferro acho, e tem um iten azul bem na frente mas longe onde tem um lustre c luzes e mais duas portas embaixo uma do lado da outra com um símbolo no meio de cada uma. E toda hora ele fala tenho que arrumar um modo de sair daqui . Neste lugar ele vira humano novamente tem um outro portão de ferro fechado me ajudem quem souber obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, faz um tempinho que parei de jogar, mas não me recordo dessa parte. Aconselho você a buscar por detonados na Internet, acredito que existam vários passo a passo por ai.
      Muito obrigado pelo comentário e boa sorte.

      Excluir
  4. esperando ansiosamento o remaster que vai sair esse ano, esse sim boto fé

    ResponderExcluir