sábado, 4 de outubro de 2014

Nanquim&Celulóide # 15: Paranoia Agent (2004)

FONTE:http://geekbr.com/tag/paranoia-agent/
Fala moçada! Tudo bem? Após um tempinho sem novas postagens volto com mais um post "Nanquim&Celulóide"! Como já havia dito na postagem sobre "Perfect Blue", venho hoje falar sobre a série "Paranoia Agent", outro excelente trabalho do diretor Satoshi Kon, que infelizmente faleceu no ano de 2010. Essa série curtinha de apenas 13 episódios tem uma mensagem forte e que faz o telespectador refletir sobre os dias atuais. Incrivelmente, a obra é na verdade um ataque à própria sociedade japonesa e mesmo à sua monstruosa indústria de entretenimento. Mas afinal, qual é a mensagem de "Paranoia Agent"? Vamos tentar descobrir isso juntos!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- O ínicio...

FONTE:http://www.chud.com/wp-content/uploads/2011/08/Paranoia-Agent.jpg
"Paranoia Agent" começa contando a história da jovem designer Sagi Tsukiko. Com seus 22 anos de idade, ela está famosa no Japão todo pela criação do mascote Maromi, um cachorrinho de pelúcia cor de rosa (na imagem acima) à la Hello Kitty. Apesar do sucesso, nem tudo são flores na vida de Sagi: com o êxito e lucro gerados por Maromi, os chefes da designer desejam um novo mascote. Acontece que Sagi está tendo um bloqueio criativo e a pressão de seus patrões não ajuda em nada. Tudo isso muda quando em uma noite, no caminho para casa, ela é subitamente atacada por uma figura misteriosa que estava armada com um bastão dourado.

Sagi Tsukiko (FONTE:http://www.laweekly.com/imager/paranoia-agent/b/original/2433567/96f2/paranoia_agent_1.jpg).
Para investigar o ataque são chamados os detetives Keiichi Ikari e Mitsuhiro Maniwa. Enquanto Ikari é um "detetive a moda antiga", Maniwa esbanja o entusiamos e otimismo da juventude. Isso faz com que ele acredite prontamente na história da criadora de Maromi,enquanto Ikari suspeita da moça. O ataque obviamente chama a atenção da impressa e um escritor de fofocas chamado Akio Kawazu começa a perseguir Sagi para obter alguma declaração. No fundo tanto Kawazu quanto Ikari desconfiam que Sagi na verdade forjou um ataque para se livrar da pressão que estava sofrendo. Contudo tudo acaba mudando de figura quando o próprio Kawazu é atacado pelo sujeito do bastão. Isso faz com que o agressor ganhe a mídia e passe a ser chamado de "Shonen Bat" ("Shonen" é menino em japonês e "Bat" é bastão em inglês, logo é algo como "Menino do Bastão").

Maniwa (ajoelhado) e Ikari visitam Sagi no hospital (FONTE:http://abandonedfactory.files.wordpress.com/2011/11/paranoia-4.png).

"Shonen Bat" é descrito como um garoto de uns 12 anos de idade usando patins dourados e um bastão amassado de mesma cor. Ainda que surja outra vítima, o Detetive Ikari se recusa a crer que exista um estudante atacando as pessoas indiscriminadamente. Acontece que Kawazu não é a última vítima e logo surgem novos casos. Logo o Detetive Maniwa descobre que todas as vítimas têm algo em comum: são pessoas desesperadas.

- Uma história sobre pessoas...
FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixxFDkQD-ChowszVBaAnAJPcHKgFa6MwkrLRJlyjGa42e0nlQMY_0cGlJquiwVyrJN3izI9gtVtlj0him9f0wV_4iUoZccc_L9TjfZWGAljk3o4dMAcNVZsgQcNWSJCZNhOAnM2_-F7xKB/s1600/game.jpg
As obras de Satoshi Kon têm como característica um mergulho profundo nos aspectos psicológicos dos personagens e mesmo mudando do cinema para TV o autor mantém esse linha em "Paranoia Agent". Ainda que inicialmente acompanhemos o desenrolar da investigação de Ikari e Maniwa, nos episódios seguintes somos introduzidos à novos personagens, todos muito bem construídos e com histórias distintas. A série então passa a abordar quase que um personagem por episódio, ainda que eles tenham ligações entre si. "Shonen Bat" é apenas uma desculpa para contar os dramas dos personagens, todos passando por situações difíceis e quase sempre desesperadoras.

O misterioso Shonen Bat (FONTE:http://25.media.tumblr.com/tumblr_m2t9xo7f8G1qfda3g_1334981697_cover.png).
Maniwa é o primeiro a notar que as vítimas na verdade se sentiam mais aliviadas após serem atacadas por Shonen Bat, o que joga uma nova luz sobre o caso. Uma vez que a espinha do anime é exatamente seus personagens, vou fazer aqui uma breve descrição dos que considero mais relevantes para a história.

Sagi Tsukiko

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiom962qm4ISf1jjvr0HYVB1k-ge_kGA87GUQjrYWwRCllnJFR8KctvRNVni0DMfLugI-wriXuSJQPTu9Kb3k9FN_r-g8l4XgiaBhAX3i4IKcFBfJCU2e14zmXnJaBjgeTrBngQHFuUXK0/s1600/paranoia+3.jpg
A criadora de Maromi tem uma personalidade tímida e retraída, muito diferente do que esperariam de alguém tão famosa. Contudo sua personalidade é na verdade uma peça chave no enredo. É a primeira vítima de "Shonen Bat".

Keiichi Ikari

FONTE:http://4.bp.blogspot.com/_di621Kpm2A4/TKGSq2BVRiI/AAAAAAAAEOM/KGV3JB8zXO
Um dos detetives responsáveis pelo caso "Shonen Bat", Ikari tem um gênio mal humorado, apesar de ser um policial honrado e ter um bom coração. Ele é do tipo que está sempre desconfiado e se define como sendo alguém à moda antiga.

Mitsuhiro Maniwa

FONTE:http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20121212075906/paranoiaagent/images/6/69/Mitsuhiro.jpg
O outro detetive no caso "Shonen Bat" e parceiro fiel de Ikari, Maniwa tem uma mente bem mais aberta que seu parceiro, mas nutre um grande respeito por ele e sua experiência como policial, sendo que sempre se refere à ele como "chefe". No início se sente atraído por Sagi e está disposto a ajudar ela a superar o trauma do ataque. Contudo, no decorrer da série ele muda radicalmente e se torna um dos personagens mais bizarros da série. Apesar disso seu papel é de vital importância na luta contra "Shonen Bat".

Akio Kawazu

FONTE:http://31.media.tumblr.com/1ad62ed98ddf59bd0c0bd88bea62d1d9/tumblr_ml638xpSLq1qdc388o1_500.gif
Um repórter oportunista de uma revista de fofocas, Kawazu é um sujeito desagradável e que está sempre disposto a passar qualquer um para trás para atingir seus objetivos. Ele passa a perseguir Sagi para conseguir mais informações sobre "Shonen Bat". Por isso se torna a segunda vítima do caso. Uma curiosidade que pode passar batida por muitos é que ele é filho do velhinho misterioso que fica no hospital fazendo desenhos no chão e que parece prever os ataques do "Shonen Bat". Apesar disso não parece dar muito bola para o pai.

Harumi Chono

FONTE:http://videofun.me/frames/Paranoia-Agent/Paranoia-Agent-03.jpg
Inicialmente surge como a professora particular de Yuichi Taira (outra vítima de "Shonen Bat"), mas na verdade possui uma história bem mais complexa. De certo modo sua história lembra um pouco o enredo de "Perfect Blue", mais precisamente o enredo do filme que a protagonista Mima iria filmar,rsrs.

Masami Hirukawa

FONTE:http://ami.animecharactersdatabase.com/uploads/chars/5688-423394983.jpg
Apesar de sua aparência cômica, Masami é um dos personagens com a história mais forte. Ele é do tipo que nos faz ter várias sensações, desde pena até mesmo repulsa. Masami é um policial corrupto que trabalhou com Ikari no passado e hoje em dia esta prestes a conquistar o sonho da casa própria, mas para isso ele teve que fazer muitas coisas ruins. O pior não é nem isso, a parte realmente "hardcore" de sua história só surge nos episódios seguintes, se bem que desde sua primeira aparição há pistas disso...

Zebra, Kamome e Fuyubachi

FONTE:http://nerditis.files.wordpress.com/2013/02/episode-3.png
Apesar de só aparecerem em um episódio, não podia deixar de citar esse trio tão simpático.Zebra (o moço), Kamome (a menina) e Fuyubachi (o senhor) se conhecem pela Internet e marcam um encontro para fazer uma coisa inusitada: cometer suicídio. É óbvio que Zebra e Fuyubachi não sabiam que Kamome era uma criança e logo que descobrem isso resolvem fugir dela, mas a menina está decidida em seguir com o plano. Os nomes deles são apelidos da Internet. O motivo pelo qual Kamome quer se suicidar nunca é revelado, mas aparentemente o de Zebra tem a ver com sua opção sexual e Fuyubachi tem alguma doença grave.

Esses são apenas alguns dos muitos personagens de "Paranoia Agent". Como curiosidade vale dizer que muitos personagens na série têm nomes de animais, como Sagi que significa "garça" e Kawazu que é uma forma arcaica de se falar "sapo" em japonês (ele parece um sapo também,rs). Essas referências muitas vezes são citadas nas profecias do velhinho do hospital no final de cada episódio.
Antes de falar um pouco mais sobre os significados "ocultos" na trama vou fazer algo inédito aqui no blog: um pequeno guia de episódios falando sobre o que rola em cada ponto da história. Ah, os nomes dos episódios foram traduzidos livremente por mim :P

- Os episódios...

FONTE:http://www.otakuelite.com/images/db/video/main/346-1/Paranoia-Agent.jpg
1- Shonen Bat Entra:  O começo de tudo. Sagi está pressionada para criar um novo mascote e é atacada por Shonen Bat. Ikari e Maniwa entram no caso e o jovem simpatiza com a moça. Kawazu persegue Sagi para conseguir um furo de reportagem e acaba sendo a segunda vítima de Shonen Bat.

FONTE:https://31.media.tumblr.com/dbc2214af1bc4380104630e87e0d6cea/tumblr_nbsycvFT9v1tzixowo1_500.gif
2- Os Patins Dourados: Yuiichi Taira é um popular estudante da sexta série que tem sua vítima transformada em um inferno quando o acusam de ser o Shonen Bat. No final ele encontra a redenção ao ser atacado pelo verdadeiro Shonen Bat.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbbcwG4zmKfTbwACaLKeJA_ZvXH0azZi1GOtPKhG1qRN8j8IpxZ_jaFcsXXv811ysIuE-Q0g2Cv9Lyx8yGk63PA3xfidZFwP8MrkTbsct5YTZhNbjv3sbzR5-8TEAoeu-M3xqTmAWtI7G0/s1600/ichi.jpg
3- Lábios Duplos:  A história da professora de Yuiichi é contada. Harumi Chono está prestes a se casar mas tem que lidar com sua dupla personalidade, o que pode destruir seus planos de felicidade. Shonen Bat surge então em resposta a sua situação desesperadora.

FONTE:http://media.animevice.com/uploads/2/24577/449032-pa_ep3_2.jpg
4- O Caminho de um Homem:  A história de Masami Hirukawa, um policial corrupto que se envolve com a Yakuza e agora terá que arranjar dinheiro para pagar suas dívidas. Surpreendentemente, no final do episódio ele acaba sendo o responsável pela captura do Shonen Bat (ou será que não?).

FONTE:http://v027o.popscreen.com/eGs4OTk3MTI=_o_paranoia-agent-episode-04.jpg
5- O Guerreiro Sagrado: Ikari e Maniwa interrogam o suposto Shonen Bat, um jovem chamado Makoto Kozuka. Este diz que é o "Guerreiro Sagrado" e tem como missão derrotar o "Gouma" que está possuindo as pessoas. Um episódio muito viajado :S

FONTE: http://explodedgoat.com/blog/wp-content/uploads/2013/02/pae5_shot2.png
6- Medo de uma Batida Direta:  Ikari e Maniwa interrogam uma misteriosa senhora que estava presente no momento que Sagi foi atacada e pode reconhecer o agressor. Enquanto isso, uma jovem chamada Taeko vaga pela cidade buscando seu pai, sendo que uma grande tempestade se aproxima. A conclusão é um choque para todos.

FONTE: http://v023o.popscreen.com/eGs4ZGNiMTI=_o_paranoia-agent-episode-06.jpg
7- MHz: Após um novo ataque do Shonen Bat sem possibilidades de ser causado por Kozuka ou Sagi, os detetives passam a suspeitar que existe um novo agressor à solta. Enquanto Ikari pressiona cada vez mais Kozuka, Maniwa começa a ser afetado pelo caso e passa a buscar caminhos "menos ortodoxos", o que inclui o velhinho misterioso. 

FONTE:http://i.ytimg.com/vi/IyQfiEb3Vns/hqdefault.jpg
8- Planejamento Familiar Feliz:  Zebra, Fuyubachi e Kamome se conhecem em um fórum da Internet sobre suicídio (que era frequentado por Makoto Kozuka) e resolvem dar cabo de suas vidas. Contudo isso será mais difícil do que parece. Um dos episódios mais divertidos, apesar de ao mesmo tempo ser um tanto quanto triste.

FONTE: http://www.listal.com/viewimage/2815641
9- ETC : Quatro donas de casa começam a contar histórias sobre o Shonen Bat, sendo que a mais nova delas é acusada de contar histórias mentirosas. No final ela acaba tendo uma boa história para contar.

FONTE:http://www.dvdactive.com/images/reviews/screenshot/2006/1/pagent3_5_copy0.jpg
10- Mellow Maromi:  Uma equipe de animação tem como próximo projeto um anime baseado no mascote criado por Sagi. Porém eles acabam enfrentando muitas dificuldades durante a produção, principalmente pelo fato do Shonen Bat estar atacando os membros da equipe um atrás do outro. Uma "sátira" ao mundo da produção de animes que inclui uma descrição dos profissionais necessários para a produção de uma série de tevê.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLhlX0_EZkOYxTin_TSID-QKONTjFXuQfT0lVAif2RKYBuV7qLS7BVT73NmeQpfnd9KeraES5hV3HmPrxMQ8SSx534_rz99faxZvIhTZmnMKd3S86sPFwkg6vXxK6eVrSSha-Ml3WwB8Ma/s1600/shounenbat.jpg
11- Entrada Proibida:  Após três episódios longe das investigações, retornamos para saber o que houve com Ikari e Maniwa após os eventos do episódio 7. Um pouco sobre a vida pessoal de Ikari é revelado e temos um confronto inesperado com Shonen Bat.

FONTE:http://chinesecartoons.files.wordpress.com/2011/05/paranoia-agent-dream-1.jpg

12- Radar Man:  Maniwa parece ser a única pessoa capaz de deter Shonen Bat e para isso ele parte em busca do passado de Sagi usando sua nova identidade: "Radar Man".

FONTE:http://film.thedigitalfix.com/protectedimage.php?image=KevinGilvear/paranoiavol4-3.jpg
13- O Episódio Final:  Após a revelação do passado de Sagi e o que culminou na criação de Maromi, Maniwa e Ikari têm seu confronto final contra Shonen Bat, que agora se tornou um verdadeiro monstro que ameaça o Japão todo o_O.

FONTE:http://blogofthenorthstar.com/wp-content/uploads/2012/02/sluggerdemon.jpg
Ufa, e é isso :D Agora vamos ver um pouco sobre as "mensagens ocultas" do anime.

-Uma Ode ao Escapismo...

FONTE:http://2.bp.blogspot.com/
"Paranoia Agent" é acima de tudo uma crítica ácida ao escapismo (a fuga da realidade). O totem maior disso é o mascote Maromi que muito lembra outro ícone japonês, a gatinha Hello Kitty. Maromi é retratada como o bichinho feliz que faz todos esquecerem seus problemas. Quando ela por si só não basta para aliviar o desespero dos personagens entra em cena Shonen Bat. Como Maniwa logo percebe, as vítimas do batedor na verdade se sentem aliviadas após o ataque, uma vez que como "vítimas" são poupadas de suas obrigações. É praticamente uma análise psicológica das pessoas que assumem papéis de vítimas na vida real.

FONTE:http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20121214183324/paranoiaagent/images/5/5d/White_haired_man.jpg
A fuga da realidade é a mensagem mais óbvia e marcante do anime, mas ela está diretamente ligada à uma crítica ainda mais ácida e provavelmente muito indigesta para os japoneses: a derrota para os EUA na Segunda Guerra Mundial. Isso fica muito evidente na letra e nas cenas da abertura do anime. A música de abertura se chama "Yume no Shima Shinen Koen" (algo como "Dream Island Obsessional Park") e foi composta por Susumu Hirasawa (que entre outras coisas compôs a trilha de Berserk e Paprika, filme de Satoshi Kon). Segue a abertura para vocês conferirem (https://www.youtube.com/watch?v=-anabfAg06U):


A letra da música contém algumas passagens reveladoras como: "A criança perdida é o grande cogumelo que aparece no céu" e "A criança perdida é amiga dos pássaros que invadem essas terras", isso tudo com os personagens rindo loucamente enquanto o cenário mostra catástrofes e mesmo uma bomba atômica explodindo. Acho que já deu para notar qual é a mensagem do autor não é? A verdade é que os animes realmente surgiram no período pós-guerra e de certa forma foram uma válvula de escape para os japoneses. "Paranoia Agent" toca numa ferida muito profunda do povo japonês ao ser um tipo de declaração contra o Japão pós-guerra, aquele que teria perdido sua identidade (criança perdida) e se rendido as imposições dos EUA (os pássaros que invadem essas terras). O resultado seria então a criação de ícones como Maromi e Shonen Bat que servem para escapar da realidade.

FONTE:http://www.freewebs.com/shojo-bat/lil%20slugger.bmp
Além da abertura, o encerramento (com uma canção que não tem letra) chamado "Shirogaoka ~ Maromi no tema" ("White Hill- Maromi's Theme") também reforça a ideia do mascote ser uma fonte de escape, uma vez que mostra os personagens da série dormindo em volta dela.

Credo o_O (FONTE:https://33.media.tumblr.com/61fcb2bbb03b1d725fa22bc9d7f8091a/tumblr_mmcgxo8hEh1qdc388o1_500.gif).
Mas com certeza a mensagem mais corajosa vem na forma do Detetive Ikari. Quando ele atinge o limite da desilusão acaba indo parar em um "mundo dos sonhos" que nada mais que o Japão de antigamente com um ambiente pré-Guerra. Até mesmo a arte do anime muda nesse mundo, com os personagens parecendo com fantoches do antigo teatro de bonecos japonês. E no último episódio, após todas as ilusões se despedaçarem, Ikari lança a seguinte frase: "Nossa, parece que teve uma guerra aqui." Um verdadeiro despertar para um Japão que se afundou em escapismo para não sofrer os traumas do pós-Guerra.
É claro que o anime também fala de muitos outros temas, como bullying, problemas psicológicos, taras, a pressão que os estudantes japoneses enfrentam para passar no vestibular (isso rende uma cena icônica onde um jovem vomita equações pela boca) e até temas polêmicos como o incesto (acha que eles fariam um anime desses sem falar nisso? Rsrs), mas ao meu ver a grande mensagem do anime é exatamente uma crítica à gigantesca indústria de entretenimento japonesa e a perda dos valores tradicionais da era pré-Guerra.

-Finalizando...

FONTE:http://explodedgoat.com/blog/wp-content/uploads/2013/05/PA12_shot4.png
"Paranoia Agent" é mais uma obra corajosa de Satoshi Kon, um autor de grande conteúdo e que infelizmente partiu cedo deste mundo. Com certeza é recomendado para todos aqueles que buscam animes mais adultos e que façam refletir. Por que no fundo "Paranoia Agent" é uma imensa crítica aos animes e toda sua cultura. É isso aí, obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: A maioria das informações sobre os episódios e a série foram tiradas da página em inglês da Wikipédia e de suas ramificações (http://en.wikipedia.org/wiki/Paranoia_Agent). Algumas das teorias sobre o anime são bem evidentes, mas me recordo de ter lido várias interpretações na Internet e possivelmente em alguma revista de modo que posso ter citado elas e não me lembrar. De qualquer forma, re-assistindo o anime agora todas essas teorias me pareceram bem coerentes e claras :D

2 comentários: