FONTE:http://www.dvd-forum.at/img/uploaded/ring_2_1999_poster_01.jpg |
Fala moçada! Tudo bem? Surpresa! Eu sei que ainda falta postar a segunda parte sobre Naruto, mas antes disso, resolvi fazer um "break" e falar sobre um filme que (re)assisti recentemente: Ring 2, a sequência do Ring original. Para quem não se lembra, eu falei sobre o remake americano (o famoso "O Chamado") e, por incrível que pareça, vou falar agora sobre a sequência do filme original. Oh,oh, antes de dizerem que eu fiquei louco, quero falar repetir que a história do remake e do original é praticamente a mesma, de modo que se você assistir o remake e depois assistir esta sequência não vai ficar (tão) perdido. Para falar a verdade este é exatamente o meu caso: como já disse antes, eu nunca vi o Ring original, só o remake e essa sequência. Pois bem vamos agora voltar ao mundo de Samara (ops, Sadako) e descobrir mais sobre a mitologia de Ring!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- Recapitulando... (e novas informações!)
FONTE:http://www.goodreads.com/book/show/181077.Sadako_and_the_Thousand_Paper_Cranes |
Como já disse anteriormente, a história de Ring surgiu primeiro em uma série de romances escrita por Koji Suzuki que possui três volumes (Ring, Rasen e Loop) e conta a maldição criada por uma jovem paranormal chamada Sadako Yamamura. O que eu me esqueci completamente de falar foi o quão diferente a história do livro é do filme original! Tá, eu até citei que as duas principais diferenças eram o sexo do protagonista (um homem no livro e uma mulher no filme) e o ritmo da trama (mais lento e menos assustador nos livros). Contudo eu realmente havia me esquecido de um fato crucial dos livros e que agora vou contar para vocês (além de outra curiosidade que eu descobri pesquisando para escrever sobre este filme).
Primeiro, no livro original Sadako é completamente diferente do que conhecemos. A garota é filha de Shizuko Yamamura (a mulher que aparece penteando os cabelos no vídeo original) e do Dr. Heihachiro Ikuma, um professor assistente de psiquiatria da Universidade Taido em Tóquio. Ikuma conhece Shizuko quando ela é hospitalizada com enxaquecas, decorrentes de seus poderes psiquicos (tanto no livro quanto no filme original, a mãe de Sadako também possui poderes paranormais).
Shizuko Yamamura (FONTE:http://www.aveleyman.com/FilmCredit.aspx?FilmID=25646). |
Então, o Dr.Ikuma começa a ficar interessado pelos poderes de Shizuko e descobre que ela despertou eles após encontrar uma estátua de "En no Ozunu" no mar. "En no Ozunu" (também chamado de "En no Gyoja") foi um místico asceta que viveu na região de Izu Oshima (local onde a famíla Yamamura vive e, segundo a história original, foi de um canal de tv desta região que a fita amaldiçoada foi gravada) e foi expulso de lá no ano de 699 d.C. Segundo a lenda, ele fundou sua própria religião (chamada Shugendo) que misturava aspectos do Taoísmo, Xintoísmo, Budismo esotérico e cultura xamã tradicional do Japão. Ou seja, ele é considerado um místico lendário. E mais: de acordo com muitas teorias dos fãs (e algumas pistas nos filmes) Sadako na verdade seria filha dele! Para mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/En_no_Gy%C5%8Dja
Pois bem, no livro original o que ocorre é que o Dr.Ikuma acaba se apaixonando por Shizuko e eles têm uma filha: Sadako Yamamura. No livro ele realmente é filha do Dr. Ikuma, enquanto no filme é dito que Shizuko engravidou depois de passear pela praia (?!) ou coisa do tipo, de modo que a paternidade de Ikuma é um pouco contestada.
Agora vem a parte mais "diferente" da Sadako original: no livro ela sofre de uma condição chamada "Sindrome da Feminilização Testicular" (Testicular Feminization Syndrome). Ou seja., basicamente... Sadako é uma hermafrodita! Ela parece mulher mas lá embaixo tem... testículos o_O
E o livro explora muito bem isso, retratando a complexidade da sexualidade da menina (?). Por exemplo, seu nome (Sadako) quer dizer "menina pura" ou "menina virgem". Além do que, nos livros, Sadako apresenta uma obsessão por se "reproduzir" ao ponto de criar um plano para dominar o mundo com clones seus.
Agora tem mais ainda...
Sadako linda em "Ring 0", interpretada por Yukie Nakama (FONTE:http://ring.wikia.com/wiki/Sadako_Yamamura). |
Diferente do que ocorre no remake, Sadako só é morta com 19 anos (no filme original também). Após o suicídio de sua mãe (devido a uma apresentação de seus poderes que falhou e acabou resultando na morte de um jornalista, na verdade morte causada por Sadako), a menina passa a viver com o primo de sua mãe, Takashi Yamamura em Izu Oshima. Porém, quando completa 18 anos ela parte para Tóquio para integrar uma companhia de atores. Tudo isso é contado em Ring 0: Birthday, que na verdade foi baseado em um conto escrito por Koji Suzuki chamado "Lemonheart". Só que Sadako resolve visitar seu pai, o Dr.Ikuma, que está internado em uma clínica em Hakone para se tratar de tuberculose. Porém, lá ela conhece um jovem doutor chamado Jotaro Nagao. Este acaba tentando estuprar Sadako só que descobre sobre sua "Síndrome..." Envergonhado ele acaba "matando" a menina e jogando ela dentro do poço. Curiosamente, o filha da puta tinha varíola e acaba passando a doença para Sadako, que não morreu e ficou no poço agonizando por... 30 anos! Isso mesmo! Lá dento ela usa sua fúria e poderes para modificar a doença (varíola) e espalhar ela pelo vídeo amaldiçoado. De modo que na mitologia original dos livros, a maldição é na verdade uma varíola modificada que cria um tumor na garganta de quem vê o vídeo, matando em sete dias e fazendo com que a pessoa tenha delírios com a imagem de Sadako. Bem diferente né?
Ah, e antes de terminar mais uma coisa: na novela original Ryuji Takayma (o equivalente ao ex-marido de Rachel no remake) é um estuprador assumido! Ele é acusado de três estupros antes do começo da história o_O Eu fiquei de cara em saber isso!
Bom, mas vamos agora continuar com a história de Ring 2...
- A sequência perdida...
Pôster de Rasen (1998) (FONTE:http://megarapid.net/forums/t/422513.aspx). |
Como eu também já tinha dito no post sobre "The Ring", o filme original foi lançado nos cinemas japonesas simultaneamente com sua sequência, "Rasen" (Espiral em japonês). "Rasen" foi filmado ao mesmo tempo que "Ring" e contava com a presença de alguns atores deste (como Hiroyuki Sanada no papel de Ryuji Takayama e Miki Nakatani como Mai Takano, assistente de Ryuji), só que foi dirigido por outro diretor (Joji Iida, que também escreveu o roteiro). Essa sequência era muito fiel ao livro em que se baseava, tão fiel que acabou desagradando aos fãs do primeiro filme. Ou seja, algumas vezes uma adaptação supera a mitologia da obra original,rsrs. Foi o caso de "Ring": o diretor Hideo Nakata soube explorar melhor o lado "terror" da história de Koji Suzuki e acabou criando uma obra que parte para um lado diferente do pretendido pelo autor original. Em "Rasen" a maldição acaba tendo uma explicação lógica (aquela do vírus modificado) que desagradou os espectadores que gostaram do ar sobrenatural do primeiro filme. Além disso, em "Rasen" temos Sadako criando um plano para dominar o mundo (?!) criando clones seus e para isso ela deseja renascer e seduzir um dos personagens principais o_O Ah, fora que o filme começa com essa cena:
A autópsia de Ryuji (FONTE:http://thatwasabitmental.files.wordpress.com/2011/01/snapshot20091127144321.jpg). |
Ninguém curtiu as mudanças no filme e a Toho Company (distribuidora do filme) bem como seus produtores (entre eles a Kadokawa Shoten, famosa por publicar revistas de mangá) resolveram fazer outra sequência, que seguisse a linha do primeiro filme. Para isso eles chamaram de novo Hideo Nakata. Quanto a "Rasen"? Eles retiraram dos cinemas e apesar de hoje em dia ele existir em DVD e na Internet, "oficialmente" esta sequência nunca existiu. Hahahaha, estranho né? Mas os americanos vivem fazendo "reboots" então acho que tá valendo ;)
Agora vamos falar finalmente de "Ring 2" !
- O mistério da fita amaldiçoada retorna!
FONTE:http://www.totalfilm.com/ringu-2 |
Lançado no ano posterior ao primeiro filme, "Ring 2" continua a história a partir dos fatos narrados no final do filme anterior. O longa começa em um necrotério onde um senhor de idade está para reconhecer um corpo. Trata-se do corpo encontrado no poço por Reiko Asakawa: o corpo de Sadako Yamamura. O senhor é Takashi Yamamura (Yoichi Numata) que no filme é tio de Sadako e não primo de sua mãe como no livro original. Takashi se recusa a reconhecer o corpo e diz para os homens queimarem ele e fazerem o que quiser com as cinzas. Contudo eles dizem que devido ao modo como o corpo foi encontrado a polícia pretende fazer mais investigações. Além disso o médico faz uma revelação bombástica: a data de óbito é de no máximo 2 anos! Ou seja, Sadako esteve viva no poço pelos últimos 30 anos. Por mais absurdo que isso pareça, este fato explica o porque da maldição ter demorado tanto tempo para começar a agir e ficar famosa. Ah, uma curiosidade: li na Internet que Sadako teria morrido sete dias antes de Reiko achar seu corpo (ou seja, quando ela assiste a fita Sadako está morrendo), mas na legenda da minha edição em DVD está escrito "entre um a dois anos". Não sei se a legenda está errada (as legendas da edição nacional estão uma droga e não assisti dublado), mas duvido que eles tenham errado por tanto tempo :S Se alguém souber me dá um toque nos comentários ;)
O tio de Sadako (FONTE:http://www.aveleyman.com/FilmCredit.aspx?FilmID=25646). |
Continuando. Somos apresentados a Mai Takano (Miki Nakatani) que é a protagonista deste filme. Ela era assistente de Ryuji Takayama (Hiroyuki Sanada, que participou de LOST como líder do Templo dos Outros) o ex-marido de Reiko Asagawa, a protagonista do primeiro filme. Aqueles que assistiram "Ring" ou "O Chamado" sabem qual foi o destino de Ryuji/Noah no final do filme, mas Mai acha tudo muito estranho e resolve investigar o que de fato ocorreu. Ela vai até a estação de tevê onde Reiko trabalhava em busca de repórter pois acredita que ela pode dar mais informações sobre o que aconteceu com seu professor (Ryuji era professor dela também na universidade). Chegando lá ela conhece Okazaki (Yuurei Yanagi), um colega de Reiko que trabalha com edição de vídeos (aparentemente).
Mai Takano, a heroína (gatinha) da vez (FONTE:http://ring.wikia.com/wiki/Mai_Takano). |
E Okazaki com seu topete (FONTE:http://www.aveleyman.com/FilmCredit.aspx?FilmID=25646). |
Okazaki diz que Reiko não vem trabalhar faz alguns dias e não atende seus telefones. Ele e Mai resolvem então ir até o apartamento da moça. Lá eles encontram o lugar abandonado e um fita VHS queimada dentro da banheira. Mai começa a se sentir mal e durante alguns momentos vê a imagem de Yoichi (Rikiya Otaka), o filho de Reiko. Enquanto estão na casa o telefone toca e a polícia informa que o pai de Reiko foi encontrado morto.
O filme passa então a mostrar duas investigações paralelas: Mai buscando Reiko para ter mais informações sobre o que aconteceu com Ryuji e Okazaki investigando novamente a maldição da fita, que já ficou famosa entre os jovens da cidade toda. Incrivelmente, as pessoas aqui até já sabem como escapar da maldição (algo que só descobriram no final do filme anterior). Isso é um pouco estranho, porque ao que me consta só Reiko tinha esta informação. Porém, pode ser que outras pessoas descobriram isso por acaso e depois contaram para todo mundo, bom sei lá :S
Durante suas investigações, Mai acaba conhecendo o Dr. Ishi Kawajiri (Fumiyo Kohinata). Este cuida de um hospital universitário onde está internada Masami Kurahashi (Hitomi Sato). Para quem não sabe, Masami era amiga da sobrinha de Reiko (aquela que é a primeira a morrer tanto no original quanto no remake) e testemunhou a aparição de Sadako. Desde então ela morre de medo de se aproximar de qualquer aparelho televisor. Curiosamente, esta visita à Masami esta presente no remake (quando Rachel visita a amiga de sua sobrinha), enquanto (ao que parece) não constava no original.
Masami (FONTE:http://ring.wikia.com/wiki/Masami_Kurahashi). |
O Dr. Kawajiri explica para Mai que ele e Ryuji estudaram Medicina juntos (depois Ryuji desistiu e virou filosofo, ou matemático, sei lá :S) e ele lamenta o que aconteceu com ele. Além disso, o médico mostra algumas fotos tiradas de Masami onde uma silhueta aparece. Logo percebemos que a silhueta é na verdade uma imagem da fita amaldiçoada. Ao que parece todos que têm algum contato com Sadako, mesmo os que sobrevivem, ficam "marcados" pela energia negativa dela (isso também foi aproveitado no remake, quando Rachel esta na barca para a ilha onde Samara viveu e um cavalo começa a ficar assustado perto dela). A teoria de Dr. Kawajiri é que ele pode extrair esta energia negativa através da água, dissipando ela e curando o paciente. Sei que parece estranho (já ouvi muitos comentários que essa ideia do filme é esquisita), mas o modo como a história é contada na película faz tudo parecer mais "crível". Afinal, a água corrente sempre foi conhecida como purificadora não é?
Dr. Kawajiri, o "cientista maluco" do filme (FONTE:http://www.aveleyman.com/FilmCredit.aspx?FilmID=25646). |
Agora você se pergunta: o que aconteceu com Reiko e Yoichi? Após um tempo eles retornam e descobrimos que Yoichi está sem falar, além de também ter sido "tocado" pelo poder de Sadako. Tudo isso foi muito aproveitado na sequência do remake americano (The Ring Two) que também foi dirigio por Hideo Nakata e afundou, até então, a franquia americana dos filmes. Inclusive, a ausência de Reiko em "Rasen" foi outra crítica dos fãs. Aqui ela aparece, apesar de ter um papel menor.
Enquanto Mai conhece melhor Reiko e Yoichi, Okazaki contina a reportagem sobre a fita amaldiçoada e consegue uma cópia com uma menina chamada Kanae Sawaguchi (Kyoko Fukuda). Kanae dá a cópia para Okazaki mas faz ele prometer que vai assistir ela. O cara promete, mas... não cumpre :P Como era de se esperar. O resultado disso não vai ser nada bom...
A gatinha Kanae (FONTE:http://www.fareastfilms.com/reviewsPage/Ring-1491.htm). |
Além disso, a polícia resolveu fazer uma reconstituição do rosto de Sadako e o resultado, bem foi uma máscara branca assustadora. Apesar disso, o tio dela fala que é a cara da menina porque ela sempre foi estranha o_O
Olha ai o "rosto" dela (FONTE:http://adgy.livejournal.com/799445.html). |
A propósito: nos filmes originais o rosto de Sadako é cercado de mistério (ele só mostro o olho deformado) enquanto nos remakes americano, bem... olha o rosto dela:
FONTE:http://www.zoom-cinema.fr/news/2010/4/27/un-probable-reboot-du-cercle-the-ring-en-3d-confirme-par-la-paramount/3048/ |
Bom, após alguns eventos que prefiro não contar para estragar a surpresa (e uma poça de sangue de muitos litros :P), Mai e o Dr. Kawajiri descobrem que o poder psíquico de Yoichi está ficando cada vez maior a ponto de ele virar uma nova Sadako caso não façam algo. O doutor então resolve dissipar os poderes de Yoichi na água do mar da ilha onde Sadako vivia. Com a ajuda de Mai (que também é sensitiva, como a garota de mesmo nome daquele mangá,rs) e observados pelo tio de Sadako, eles resolvem fazer o perigoso experimento, cujo final eu não vou revelar, pois é o final do filme. Será que eles vão conseguir finalmente se livrar de Sadako? Assista para descobrir!
- Legal, mas...
FONTE:http://horrorfanzine.com/movie-review-ringu-2-2001-and-the-ring-2-2005/ |
Eu gosto de "Ring 2", mas tenho admitir que ele não é "o" filme de terror. Para falar a verdade, na maioria das vezes ele nem se parece com um filme de terror: dá para contar nos dedos as cenas realmente assustadoras. Se os detratores de "Rasen" alegavam que ele era muito pouco assustador e "Ring 2" foi uma resposta a isso, fico imaginando o quão pouco filme de terror realmente era "Rasen", pois este aqui parece mais um suspense sobrenatural do que um genuíno filme de terror. Mesmo assim, as cenas do poço e a imagem final conseguem arrepiar. No mais, o filme tenta criar um clima de terror muito sutil. Não que eu queira um filme que me assuste de cinco em cinco minutos (como algumas cenas de susto inseridas em "O Chamado"), mas posso garantir que assistir "Ring 2" de madrugada não ira assustar a maioria das pessoas (e olha que eu me cago de medo em assistir "A Tale of Two Sisters" de noite,rsrsrs).
Mesmo assim, "Ring 2" aparentemente foi melhor aceito do que a sequência do remake americano ("The Ring Two") que eu ainda não assisti, mas dizem ter colocado uma pá de cal na franquia até agora. Apesar de "Ring 2" ser até bem pouco tempo o último na cronologia oficial da série japonesa (agora foi lançado Ring: Sadako 3D) depois dele tivemos Ring 0: Birthday, prequel contando a origem de Sadako, o que mostra que os fãs aprovaram e pediram por mais material de Ring.
No Brasil "Ring 2" foi lançado em um DVD sem extras (só ficha técnica e sinopse, parece :P) pela California Filmes (que também lançou o primeiro filme e Ring 0, tendo até um box com os três). Devo admitir que a versão é ruim: há muitos erros nas legendas e contradições. Eu não assisti a versão dublada, que também está inclusa no disco, então não posso falar sobre sua qualidade, mas posso até arriscar que esteja melhor que as legendas repletas de erros.
Bom, é isso pessoal: por mais que seja menos impactante que o original, "Ring 2" ainda consegue manter o espectador ligado na história até o final, garantindo alguns poucos (mas intensos) momentos de tensão. Eu recomendo!
Obrigado pela leitura!
Até mais!
P.S.: Eu colhi as informações para este post da página de "Ring 2" na Ring Wiki, que apesar de contar com muitas informações sobre a série ainda carece de algumas outras, principalmente no que diz respeito aos livros originais e a outras adaptações japonesas deles. Mas visitem que vale muito a pena (infelizmente está disponível apenas em inglês, seria legal alguém fazer uma dessas em português, não acham?): http://ring.wikia.com/wiki/Ring_2
Nenhum comentário:
Postar um comentário