quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sessão da Meia-Noite #22: Hellraiser II (1988)

FONTE:http://projectdeadpost.com/wp-content/uploads/2013/04/hellraiser_2_poster_01.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Há quase 2 anos atrás eu estreava a "Sessão da Meia-Noite" aqui no blog e o primeiro filme era exatamente "Hellraiser" de 1987. De lá pra cá muita coisa mudou e o blog já teve posts sobre muitos outros filmes, animes e games. Mas um desejo meu desde aquele primeiro post era um dia abordar a sequência de "Hellraiser", uma das poucas sequências no gênero terror que verdadeiramente seguem a história do original. Pois a espera acabou! Chegou a hora de cumprir promessas,rsrsr, e hoje vamos conferir "Hellraiser II" (ou "Hellbound: Hellraiser II" no original). Então apaguem as luzes, peguem seus cubos e vamos mergulhar novamente no mundo dos Cenobitas.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.

- A volta dos que não foram...

FONTE:http://th05.deviantart.net/fs71/PRE/f/2010/319/1/5/hd_wallpaper___hellraiser_2_by_mercy1313-d32x3su.jpg

Como eu já disse na introdução, "Hellraiser II" chama a atenção por ser uma das poucas sequências de filme de terror que realmente seguem a história do original. E talvez seja um dos filmes que fazem isso mais de perto, uma vez que o enredo deste se passa apenas algumas horas após o final do original. Além disso, o longa conta com praticamente todos os participantes do anterior! É claro que algumas mudanças foram inevitáveis e nem todo mundo topou retornar. Entre as baixas mais relevantes estão Andrew Robinson, que interpretou Larry Cotton (o pai de Kirsty) no original; outro que some é Robert Hines, que interpretou o namoradinho de Kirsty, Steve; fora isso, temos também uma mudança na interprete da Cenobita feminina: no original ela ganha vida por Grace Kirby e na sequência o papel é de Barbie Wilde.

FONTE:http://theoriginalvangoghsearanthology.files.wordpress.com/2013/05/female-cenobite-chronicles.jpg
A maioria dos atores que não voltaram fizeram isso por conta de conflitos de agenda, uma vez que a sequência ganhou sinal verde semanas após o lançamento do filme original. Claro que também teve gente que preferiu não continuar participando de uma história tão bizarra como a dos filmes,rsrs. Um fato curioso sobre a sequência sair tão rápido é que os produtores não acreditavam que Pinhead faria tanto sucesso como fez e o plano deles na sequência era transformar Julia (novamente interpretada por Clare Higgins) na nova estrela da série. Porém, Clare Higgins não quis mais voltar em filmes da franquia, o que fez com que esses planos fossem descartados. Sorte deles, uma vez que o Cenobita interpretado por Doug Bradley já havia conquistado todos os fãs da franquia em sua primeira aparição e voltou a ser o principal no terceiro longa da série.

FONTE:http://abortionsforall.files.wordpress.com/2011/04/hellboundposter.jpg
Os primeiros roteiros traziam também o pai de Kirsty, mas por conta do não retorno de Andrew Robinson isso teve que ser mudado. Talvez o maior furo na história (por culpa do ator não retornar) foi o fato do namorado de Kirsty desaparecer completamente do enredo. Que belo namorado né? Rsrsrs.
Outra mudança significativa é na cadeira da direção: diferente do original, quem dirigiu aqui não foi Clive Barker (criador da história dos Cenobitas), mas sim Tony Randel, que era o editor em "Hellraiser". Barker continua na produção e o resto da equipe é praticamente o mesmo. O roteiro dessa vez ficou a cargo de Peter Atkins (que não é o famoso autor de livros de Química! Rsrsrsr).
O longa faturou pouco mais de 12 milhões de dólares, ficando um pouquinho atrás do primeiro filme (que custou 1 milhão e faturou 14 milhões). Mesmo assim foi um sucesso estrondoso e eu considero este um continuação digna do original, apesar de alguns furos. Infelizmente o próximo filme ("Hellraiser III: Inferno na Terra") começaria a afundar a série, mas para mim os 4 primeiros filmes ("Hellraiser", "Hellraiser II", "Hellraiser III: Inferno na Terra" e "Hellraiser IV: Herança Maldita") são o "tomo" original da série, enquanto os próximos filmes teriam bem menos brilho e aceitação por parte dos fãs.
Mas agora vamos a história!

- Na noite passada...


FONTE:http://discdoesretro.files.wordpress.com/2013/07/hellraiser2.jpg
"Hellraiser II" começa da melhor maneira possível: mostrando um flashback com cenas que resumem os acontecimentos do primeiro filme. Ainda que isso não dispense assistir o primeiro filme para entender o que se passa nesse, a recapitulação ajuda a refrescar a memória dos fãs que não guardaram tudo que Kirsty passou na mão de Frank, Julia e os Cenobitas. Após isso, o filme corta para um "flashback inédito", onde vemos um antigo soldado britânico mexendo com a Configuração dos Lamentos dentro de uma base militar. Curiosamente, quando eu era pequeno, esse foi o primeiro filme da série que eu tentei assistir e eu jurava que essa cena se passava dentro de uma pirâmide egípcia,rsrsrs.

Quem acha que isso vai dar merda? (FONTE:http://www.filmi4.ru/uploads/posts/2014-02/1391567898_1.jpg).
Não demora muito para o oficial conseguir resolver o enigma do cubo e temos uma das melhores cenas não só do longa mas da série toda! Eu confesso que essa cena é perturbadora para mim até hoje,rsrs. A cena está nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OnFqERT6nJQ
Eu não acho que seja um spoiler, mas é melhor que quem não viu o primeiro filme não assista ainda,rsrs.


Após isso temos mais um corte, onde (re)encontramos Kirsty (a sempre bela Ashley Laurence). A mocinha está em uma clínica psiquiátrica, porque aparentemente as pessoas não acreditam que existam coisas como Cenobitas,rsrs. Fora o trauma de ter toda a família morta, Kirsty ainda tem que lidar com o detetive Ronson (Angus McInnes), que não engole a história dela. Nessa cena temos a única menção a Steve, namorado de Kirsty: o detetive fala que ele já foi interrogado e foi para casa. Rsrsrsrs e nunca mais volta para visitar a amada.

FONTE:http://horroraficionadoreviews.files.wordpress.com/2013/12/facjoaaec.jpg
A polícia investiga a casa dos Cotton (palco do primeiro filme) e encontra os corpos dos homens mortos por Julia para restaurar o corpo de Frank. Ela também encontra o colchão onde Julia morreu e ao saber disso Kirsty implora para que os policiais queimem o colchão, uma que ela teme que Julia possa voltar a vida assim como ocorreu com Frank. O responsável pela clínica onde Kirsty está internada é o Dr. Channard (interpretado pelo ator shakespeariano Kenneth Cranham, que dizem ter aceito o papel só porque seu neto era fã do filme original,rs) e seu assistente é o jovem médico Kyle MacRae (interpretado por William Hope, o Tenente Gorman de "Aliens"). Ao ouvir sobre o colchão e a reação de Kirsty, Dr. Channard fica interessado no caso da moça e pede que ela relate novamente todo que ocorreu. Outra vez temos um mini-flashback com cenas do primeiro filme, só que dessa vez com a narração de Kirsty.

O Dr. Channard (FONTE:http://img571.imageshack.us/img571/659/00000m2tssnapshot002631.png).
Logo o Dr. Kyle começa a simpatizar com Kirsty e a moça descobre que entre os internos da clínica está uma menina chamada Tiffany (a loirinha Imogen Boorman) que não fala e cujo passado é um mistério. Mas fora isso a menina tem uma habilidade incomum para resolver quebra-cabeças, coisa que ela fica fazendo o tempo todo. Enquanto isso, o Dr. Kyle ouve o Dr.Channard conversando com um policial e pedindo que este lhe entregue o colchão que fora encontrado na casa dos Cotton. Intrigado, o Dr. Kyle resolve espionar o médico e entre em sua casa. Para a sua surpresa, o jovem médico descobre que o Dr. Channard não é exatamente um médico ortodoxo: ele tem uma absoluta fascinação pelo oculto e na sua casa existem muitas réplicas da Configuração dos Lamentos, o que indica que ele tem buscado a caixa durante muitos anos. Que bela coincidência não é? Rsrsrs.

Tiffany e seus quebra-cabeças (FONTE:http://www.filmi4.ru/uploads/posts/2014-02/1391567893_2.jpg).
Enquanto Kyle está na casa do Dr. Channard, o médico resolve colocar em prática seu plano para invocar Julia a partir do colchão ensanguentado. Para isso ele vai até o subsolo de sua clínica, onde ficam os doentes mais agressivos e leva um deles até sua casa. O doente em questão é um dos mais perturbadores personagens do filme. Interpretado pelo mesmo ator que faz o papel de Frank quando este está sem pele (Oliver Smith), o homem se chama Sr.Browning e acredita que seu corpo está sendo devorado por insetos o tempo todo. Mostrando toda sua crueldade, o Dr. Channard dá uma navalha para Sr. Browning e o coloca em cima do colchão. A reação do doente é mais que óbvia: ele começa a "matar" os insetos com a navalha, cortando todo seu corpo e derramando muito sangue sobre o colchão. Assim como previsto por Kirsty, isso faz com que Julia retorne do inferno, em mais uma cena angustiante.

FONTE:http://cinapse.co/wp-content/uploads/2013/10/Hellbound-Hellraiser-II-11.jpg
Assim como Frank, Julia está totalmente sem pele e precisa consumir vidas para se recuperar. A primeira vítima é exatamente o Sr. Browning que é perseguido pela monstruosa criatura em uma cena longa recheada de suspense. Ah, assim como o Frank sem pele, a Julia sem pele também é interpretada por outra atriz, no caso Deborah Joel. O Dr.Kyle assiste a cena horrorizado e passa a crer totalmente na história de Kirsty.
Enquanto isso, no hospital, Kirsty tem uma visão onde um sujeito sem pele aparece e escreve uma mensagem na parede do seu quarto. A mensagem diz: "ESTOU NO INFERNO. ME AJUDE".

FONTE:http://37.media.tumblr.com/tumblr_mbzp82sJTJ1rzhkw5o1_1280.jpg
A moça acredita que a criatura é o seu pai, que não consegue descansar em paz pelo jeito como morreu. Nesse meio tempo, Dr. Channard se une com Julia para tentar recuperar seu corpo e em troca deseja conhecer o mundo dos Cenobitas, uma vez que ele acredita que o inferno é um lugar na mente das pessoas (ou algo parecido com isso,rsrs). O médico age do mesmo modo que Julia no original, levando vítimas até a sua casa para que a criatura se alimente.
Dr. Kyle retorna até a clínica e avisa Kirsty sobre o que viu. A moça então resolve ir atrás do Dr.Channard e pretende também usar uma das Configurações dos Lamentos do médico para ir atrás do seu pai. Porém, o Dr.Channard pretende usar Tiffany para resolver o enigma do cubo e assim abrir os portões do mundo dos Cenobitas ele mesmo. O resultado é um embate entre Kirsty e Tiffany e Dr. Channard e Julia, enquanto no meio disso temos o retorno de Pinhead e seus asseclas. Mas dessa vez Kirsty terá muito mais problemas do que antes, tendo que enfrentar velhos e novos inimigos. Será que finalmente a moça vai encontrar a paz?

- Um clássico, mas...


FONTE:http://img26.imageshack.us/img26/5544/00000m2tssnapshot005031.png
"Hellraiser II" é um bom filme? A resposta é claro que sim. Porém ele também tem alguns defeitos, principalmente para os fãs do original. O mais evidente é o ritmo da história: ele está bem menos "redondinho" que o original. E a impressão que temos é que muita coisa acontece e o filme parece durar muito mais do que seus 99 minutos. Isso é algo que não acontecia no original, que só tinha 6 minutos a menos, mas parecia passar muito mais rápido. A verdade é que acontece tanta coisa em "Hellraiser II" que poderíamos ter uns dois filmes,rsrsr. Isso faz com que tenhamos a impressão de que alguns pontos podiam ser mais bem explorados e certos conflitos são resolvidos muito rapidamente.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz4bc-M8AEUn8RmwyAi_-OL5GX_NX7rBjIJmP2PseSXw6IVcUSvmlg8sba0uTvVeuJ9WyPDiHb8CBM84uNdzzO-aZ_3IjH_Aa3kh0WOK_BfeIoOb5KQKNDDojnalBUkLI2zekSBuHUIZo/s1600/hellbound2.jpg
Outra falha é a facilidade com que algumas coisas acontecem. Para começar já temos que a clínica onde Kirsty foi parar é administrada por um estudioso dos Cenobitas (será que a cidade onde a moça vive é cheio de pessoas assim?). Tá certo que isso é necessário para a história, mas podia ser mais bem construído. Só que isso nem é o que mais me incomoda. O que mais foi difícil de engolir foi a revelação que Kirsty faz para Pinhead, que remete ao início do filme. Temos toda uma preparação antes dessa cena e ela simplesmente acaba de modo rápido e fácil. Um bom momento totalmente jogado fora pela correria em mostrar toda a história. E logo em seguida temos o confronto entre Pinhead e o Dr. Channard. Novamente temos uma solução muuito simplista e fácil, que fez com que os fãs do líder dos Cenobitas odiassem os produtores do filme.

FONTE:http://i.imgur.com/YyIAM8G.jpg
Temos ainda uma cena totalmente furada e que ignora a inteligência do espectador! Estou falando do resgate de Tiffany por Kirsty, que tenho certeza que quem viu achou muito bizarro,rsrsrs.
Mesmo com estes pontos fracos (e mais alguns que não citei), "Hellraiser II" merece ser visto por quem curtiu o original e traz algumas novas adições à mitologia da série. Ainda que algumas delas não sejam mais exploradas ou fiquem bem mal explicadas,rs.

- Finalizando...


FONTE:http://31.media.tumblr.com/49aee1a8c4ae7c144d0d06b78b9194da/tumblr_mv91wgfm201qzpdnho1_1280.png
"Hellraiser II" merece ser assistido junto com o filme original. E eu também recomendaria as outras duas sequências, ainda que fiquem muito longe do espírito original da série. Mesmo assim são filmes que têm um carinho todo especial dos fãs do terror e representam muito bem o que havia de melhor no gênero no final dos anos 80 e começo dos anos 90.
É isso ai, assistam "Hellraiser" e não vão se arrepender!
E para finalizar fiquem com o icônico tema de "Hellraiser", composto por Christopher Young, que esteve na trilha tanto do original quanto da sequência :D
Obrigado pela leitura e até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário