domingo, 23 de novembro de 2014

Sessão da Meia-Noite #25: Amityville II: A Possessão (1982)

FONTE: https://fanart.tv/movie/16235/amityville-ii-the-possession/
Fala moçada! Tudo bem? Estou de volta para tentar manter minha meta de postar ao menos uma vez por mês no blog. 
No ano passado tivemos um fenômeno curioso nos cinemas com o lançamento de "Invocação do Mal" (The Conjuring) de James Wan. Na Internet muitos apontaram o filme como sendo a salvação do gênero terror e eu tive que ler exageros como comentários dizendo que "Invocação do Mal" era melhor que "O Exorcista" ><; Após ver o tão badalado filme, não tive como não comparar seu enredo como uma mistura de "O Exorcista", "Poltergeist" (1982) e, é claro, os filmes da franquia "Amityville". Nada demais. Porém, ao dar minha opinião sobre isso fui acusado de ser um daqueles fãs chatos de filmes de terror que não dão valor às novas produções. Bem... Seja como for hoje vou falar sobre o segundo filme da franquia sobre a casa mais mal-assombrada dos EUA (ou pelo menos a mais famosa) e vou citar as semelhanças e relações com o "genial" "Invocação do Mal" (que inclusive vai ganhar uma sequência em 2016) e também com seus protagonistas. 
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- Baseado em uma história real...

James Brolin e Margot Kidder, astros do primeiro filme (FONTE:http://www.thescarystory.com/wp-content/uploads/2013/08/amityville_horror_1_01.jpg).
Amityville é o nome de uma vila localizada na cidade de Babylon, no condado de Suffolk, Nova York. Sua população é de menos de 10 mil habitantes e ela entrou para história no dia 14 de novembro de 1974, quando um jovem chamado Ronald DeFeo Jr., de 24 anos, matou seus pais e seus quatro irmãos com uma espingarda enquanto eles dormiam. O que deixou o caso ainda mais bizarro foi o fato de DeFeo alegar que fez isso porque uma voz em sua cabeça tinha ordenado.Ronald DeFeo Jr. foi condenado a seis prisões perpétuas seguidas e está até hoje atrás das grades.

Imagem (mais ou menos) atual de Robert DeFeo Jr (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg620p9tXtFnlaYc1s6ZLq2C9KQLD-6lVhsq8nb_HUX8FFVR2DHba6wbVh1bTtlMBYLCvZFbnLq_sG93xBv_aEz4DS_vkTPMUh0Guz0TUKBYOxlq1VvTZEGIG6eibdVaKFByyrTfMr44kH/s1600/Ronald+DeFeo+(003).jpg).
Durante os anos, DeFeo alterou várias vezes sua versão da história. Em uma delas ele alegou que quem matou os pais foi sua irmã mais velha, Dawn (18 anos) e a mesma teria assassinado os outros irmãos para não ter testemunhas, o que teria causado a fúria de Ronald Jr. que havia matado ela "acidentalmente". Essa versão tem certa força uma vez que vestígios de pólvora foram encontrados nas roupas de Dawn. Em outras versões os irmãos tiveram ajuda para realizar o crime e o motivo seria uma apólice de seguro dos pais. De qualquer forma, em todas as versões chama a atenção o fato dos corpos estarem deitados nas camas e com as mãos na cabeça. Muitos se perguntam como ninguém acordou com os disparos e até testes para ver se sedativos tinham sido consumidos pelas vítimas foram realizados, mas deram negativos. E também não há nenhum indício de que a arma tinha um silenciador.
Um crime tão violento e perturbador como esse já é o suficiente para entrar para a história, mas o que levou Amityville para as telas do cinema é algo que ocorreu após os assassinatos.
Em dezembro de 1975, pouco mais de um ano após os crimes, George e Kathy Lutz se mudaram com seus três filhos para a casa de Amityville, que fica no endereço Ocean Avenue 112. George comprou a casa por uma bagatela de 80 mil dólares. Aqui vale ressaltar que a casa era e até hoje é uma tremenda mansão, com vários quartos, piscina e até mesmo uma garagem de barcos que está ligada à um canal. Ou seja, 80 mil dólares era um preço muito baixo pela propriedade.

George e Kathy Lutz (FONTE:http://1.bp.blogspot.com/-G9RbLIPDGHQ/UqRPfZ7WMiI/AAAAAAAABGY/kQQH_wYU_eU/s1600/Lutz.png).
O motivo era óbvio, ninguém da região queria morar no palco dos assassinatos. Mas George e família, mesmo sabendo do que aconteceu ali, resolveram se mudar e começar uma nova vida lá. Porém, 28 dias depois da mudança eles abandonaram a mansão com tudo o que tinha dentro. O motivo foi uma série de eventos paranormais que eles dizem ter testemunhados. Portas que se abriam e fechavam sozinhas, milhares de moscas infestando os cômodos, salas absurdamente frias, aparições... até mesmo o cachorro da família acabou sendo vítima da casa: a família relata que ele saltou sobre uma cerca e se enforcou com a coleira no processo. George e Kathy também relataram que eles mesmos estavam sendo afetados pela casa, sendo que o marido passou a ficar mais agressivo, enquanto a esposa não queria mais deixar o lugar. 
O caso chamou a atenção da mídia e muitos jornais, revistas e emissoras de televisão procuraram os Lutz. Tal atenção acabou resultando no lançamento de um livro em 1977, escrito por Jay Anson, que contava em detalhes o drama da família durante os 28 dias que passaram na casa. Intitulado "The Amityville Horror- A True Story" (O Horror de Amityville- Uma História Real), o livro logo se tornou um best-seller mundial.

Capa da edição original do livro (FONTE:http://www.craveonline.com/images/stories/2011/Film)
O fenômeno "Amityville" não demorou muito para chamar a atenção dos estúdios de cinema e em 1979 chegava aos cinemas "The Amityville Horror" (O Horror de Amityville), dirigido por Stuart Rosenberg e estrelado por James Brolin e Margot Kidder (a eterna Lois Lane dos quatro filmes do Superman estrelados por Christopher Reeve) no papel do casal Lutz. Seguindo o enredo do livro, a película conta os eventos presenciados por George, Kathy e seus filhos na casa durante os 28 dias. O longa tem duração de 118 minutos e faturou até hoje mais de 85 milhões de dólares em bilheteria, sendo que custou módicos 4,7 milhões. Nem preciso dizer que foi um sucesso estrondoso.

Pôster do primeiro filme (FONTE:http://jeffkatz.typepad.com/.a/6a0120a721c2d7970b019b0085ef41970b-pi).
Sendo honesto com vocês, o primeiro filme não é um primor: muitas vezes o enredo segue arrastado e há momentos em que nada parece acontecer. Mesmo assim, com o sucesso, iniciou-se uma franquia. Três anos após o primeiro, em 1982, veio a sequência "Amityville II: The Possession", tema deste post. Em 1983, apenas um ano depois da primeira sequência, veio "Amityville 3-D" (que como diz o título usava a tecnologia 3D presente na época). E assim foi durante os anos, sendo que atualmente a série conta com 11 longas oficiais e mais um programado para o ano que vem. Dentre estes 11 longas temos um remake de 2005 estrelado por Ryan Reynolds e Melissa George, com direção de Andrew Douglas e produção de Michael Bay. Ainda que muitos critiquem este remake, eu o considero competente e com um ritmo mais adequado que o original (não me apedrejem,rsrs).

Pôster do remake (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAWNrL2IUc8Go7ajgqx0HfFqQv_iRosXI3zFLb_Zxm2rxgNNzBcegNurFDYnSwcv943wVeMAAEdkkcg_7dahksQ2rqgNoijJdC_4fq49W3wTWlDVO2MclYGeQuaDMMZR8HdBRFNf-oo_Dz/s1600/Amityville+Horror.jpg).

Como vocês podem ver, Amityville entrou para a cultura pop, sendo referenciado em inúmeros filmes, seriados e outra mídias. Exemplo disso é um episódio dos Simpsons em que Marge vira uma vendedora de imóveis e tem que vender uma casa palco de assassinatos para Ned Flanders. Esse episódio traz uma referência curiosa a Amityville: o chefe de Marge é o advogado Lionel Hutz (personagem recorrente do seriado) e em determinada cena ele está sentado em sua mesa onde há uma placa escrito "L.Hutz", uma referência ao sobrenome da família de Amityville.
A qualidade dos filmes da série alterna entre "assistíveis" e "risíveis", mas tenho certeza que muitos fãs de terror dos anos 90 guardam um carinho especial pela franquia.
Existe uma corrente de pensamento que acredita que os Lutz na verdade forjaram tudo para ganhar fama. O livro original foi seguido por várias outras publicações, com autores diferentes, e mesmo alguns que acusavam os Lutz de serem uma fraude. Recentemente, em 2012, foi lançado um documentário intitulado "My Amityville Horror", dirigido por Eric Walter e estrelado pelo filho mais velho dos Lutz, Daniel Lutz. 

Pôster do documentário de 2012 (FONTE:http://content8.flixster.com/movie/11/16/95/11169590_800.jpg).
Eu tive oportunidade de assistir o documentário recentemente e chama atenção duas coisas: o ódio que Daniel sente por George (que era seu padastro) e também o fato de ele acusar o homem de ter desencadeado os acontecimentos na casa, uma vez que segundo ele o padrasto mexia com magia negra. Com certeza ainda existem mistérios por trás de Amityville...
Ah, antes de entrar no assunto principal deste post, que é o segundo filme da franquia, não posso deixar de citar a participação do casal Warren no caso. Ed e Lorraine Warren foram um dos muitos paranormais que se uniram para exorcizar a casa de Amityville. Lorraine inclusive aparece no documentário citado acima (Ed já é falecido). Para quem não está ligando os nomes as pessoas, o que acho difícil, os Warren são as estrelas de Invocação do Mal (onde são interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga). Inclusive, muita gente pode não ter notado, mas no final do longa Ed atende um telefonema que fala sobre um casa em Nova York. Advinhem qual era?

O casal Warren (FONTE: http://www.celineonline.fr/wordpress/medias/2013/07/Celineonline_conjuring_Ed-et-Lorraine-warren.jpg).
Bom, mas vamos falar de Amityville II!

- Sequência ou prequel?

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEtodriqx99GOWcVi7OPwyJ4Yx1KFtJ0_XubbVv5IK9w8sauCPZueA2KPSNviex6TDn8iFDnxlheGwe20yX4XoxAwSObRXGQmvUSfuKK3Sn91vJBinirJyX-ylk4iKAxyKPTiD3A0zGBk/s1600/amityville+title.jpg

Lançado em setembro de 1982, "Amityville II: The Possession" é baseado no livro "Murder in Amityville" ( Assasinato em Amitville) do pesquisador paranormal Hans Holzer. O roteiro foi escrito por Tommy Lee Wallace, que entre outras coisas escreveu o roteiro de "Halloween III" de 1982 (aquele sem o Michael Myers,rsrs) e, pasmem, "It" (1990), adaptação para a tevê do mega livro de Stephen King. O filme teve a direção do italiano Damiano Damiani. Vocês bem sabem que sou fã do cinema italiano, mas nunca ouvi falar de outro filme de terror que Damiani tenha dirigido. E, pensando bem, nem de qualquer outro filme dele,rsrs. A produção ficou a cargo de Dino De Laurentiis, esse sim hiper famoso e conhecido entre os fãs de filmes de terror e fantástico.

FONTE:http://ferdyonfilms.com/amityville_2_01.jpg
O longa tem 104 minutos de duração e arrecadou pouco mais de 11 milhões de dólares nas bilheterias, fazendo um sucesso moderado mas inferior ao primeiro filme. Ainda que seja uma sequência, "Amityville II" na verdade conta o assassinato da família que vivia na casa antes dos Lutz se mudarem. Mas isso é motivo de controvérsias, uma vez que muitos alegam que esse filme se passa depois da saída dos Lutz, contando então um novo assassinato. Pessoalmente, eu acredito que este filme deve ser encarado isoladamente, sem tentar relacionar com o anterior ou o caso dos DeFeo, ainda que ele conte na verdade a história de Ronald DeFeo Jr.

Dolores (Rutanya Alda), Patricia (Diane Franklin) e Anthony Montelli (Burt Young) (FONTE:http://crypticrock.com/wp-content/uploads/2014/09/Amityville-II-2.jpg).
O filme começa com a mudança da família Montelli para a casa na Ocean Avenue 112. A família é composta pelo pai Anthony (vivido por Burt Young, que atuou nos filmes do Rocky como o cunhado de Sylvester Stallone), a mãe Dolores (Rutanya Alda, que atuou em Rocky II), as duas crianças Mark (Brent Katz) e Janice (Erika Katz), a filha mais velha Patricia, ou Tricia, (vivida pela linda Diane Franklin, famosa nos anos 80 por filmes como "As Aventuras de Bill e Ted" e "O Último Americano Virgem") e o filho mais velho Sonny (Jack Magner). De cara podemos notar duas coisas. A família tem um sobrenome de origem italiana, com os DeFeo da história original. E não há nenhuma referência sobre o valor da casa ser baixo ou que algum crime tenha ocorrido ali, o que reforça a ideia de que isso é um prequel.

FONTE:http://i21.photobucket.com/albums/b300/spacemonkey_fg/Blog%20Pictures%20II/Ami20.jpg
A família é regida com mãos de ferro por Anthony e logo descobrimos que ele tem uma relação tempestuosa com o filho mais velho Sonny. O homem exige que Sonny respeite sua autoridade como pai. Burt Young está fantástico no papel de um patriarca autoritário e bruto. Após assistir o documentário "My Amityville Horror", percebi que o papel de Anthony se parece muito com a descrição que Daniel Lutz faz de seu padrasto George Lutz. Tanto que Anthony possui um verdadeiro arsenal de espingardas em sua casa, do mesmo modo que George, segundo Daniel, uma vez que o padastro era ex-fuzileiro naval.
Uma vez na casa, não demora muito para que Sonny e família comecem a perceber que o local tem algo de errado. Já durante a mudança, um dos carregadores encontra uma abertura no porão que dá para um local cheio de lama e moscas embaixo da casa. Dolores também começa a sentir uma presença nos corredores da casa e durante uma noite os pincéis das crianças desenham um imenso porco na parede do quarto.Anthony não acredita nas histórias e reage violentamente, batendo nas crianças.

Sonny (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB6reMxSY6QwyauCUCxtCn2NOIcA1c7QDRBmhiIXOTuqGRVJxRRx69pZxBnt1KB-1iqLIOzI2sENR0KlLquOYpAl7dZdcokZP-rhZooD7rn_V-cJd98vo3N1bh04RrL_AaMLJ_q85612s/s400/amityville-2a.jpg).
Preocupada com a família, Dolores pede a ajuda do Padre Tom (Andrew Prine), para que este benza a casa. Porém, durante a visita, Anthony mostra seu habitual mal-humor e acaba brigando com o padre. Após ser convencido pela esposa a se desculpar, o homem leva a família até a igreja. Só que Sonny acaba ficando em casa. Nisso ele descobri o mal que existe na casa e é então que as coisas começa a piorar...

- Roteiro ousado...

Reunião de família (FONTE:http://3.bp.blogspot.com/-26iG_0HT2Bo/UXdPDgz6JaI/AAAAAAAAC9s/u1QfnRPUWcM).
O grande trunfo de Amityville II é seu roteiro. Ele não poupa o espectador e vai gradualmente guiando os Montelli até o inferno que é viver naquela casa. Inicialmente já notamos que a família não é um exemplo de lar feliz e a mudança seria um tipo de recomeço. Enquanto as discussões vão ficando cada vez mais frequentes e violentas, sempre por causa de Anthony, o espectador começa a notar um relacionamento um tanto quanto polêmico entre Sonny e sua irmã Tricia. Mas o roteiro não deixa espaços para sutilezas e em determinada parte do filme os dois acabam chegando as vias de fato!

Os irmãos (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVuJE8Z5vOyX-exb3On4zqGhfYFxbjh_DJNzvlFi1psaL7_7rQPrSMNzsRtae0Zl3wiutPGhETK9v4NwENenWUaIttXPBoMHkeV87eD3olmed8bz-C4Lg93JMYMhOFh_VZzMmSiSvzsQ56/s1600/vlcsnap-2012-08-04-22h47m01s233.png).
Para mim isso é uma atitude extremamente ousada e de certo modo corajosa dos produtores. O mais perturbador não é o fato de Sonny estar fazendo isso por influência do espírito da casa, mas sim a declaração de Tricia de que não se arrepende de nada. A verdade é que existe um pessoal que acredita que Ronald DeFeo Jr. e sua irmã Dawn teriam mesmo uma relação incestuosa. 
Como eu havia dito antes, esse filme vai ter um sabor bem conhecido para aqueles que viram o badalado "Invocação do Mal": a família grande que se muda para a casa assombrada, o exorcismo, as aparições... tudo está lá! Uma vez que "Invocação do Mal" é supostamente baseado nas experiências dos Warren e eles mesmos estiveram em Amityville, das duas uma: ou as assombrações são muito parecidas, ou as histórias dos Warren são "pouco criativas". E se formos mais além e analisarmos o filme seguinte da franquia (Amityville 3-D) a coisa fica ainda mais complicada: até mesmo a base de pesquisadores paranormais que se instala na casa, com câmeras e tudo, está lá!

- Interessante, mas mais longo do que poderia ser...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2OE_nMlBHFyyz7j_vRM4WROOh4mRR-SIT2dUcqmO2tCtTqMLDHLSlDrC9ELoLO9hEDX_JnR6rwJYCB_ijtJFHTr6urrGriYC3_qu21uXaFb-Yi8k0b09BOHKl9W4FD8Olkvpr9yFaX9u6/s400/tumblr_mcr44j6w3S1qfyvqvo2_1280.png
Apesar de possuir um ritmo mais agradável que o filme original, também tive em Amityville II a sensação de que o longa se estende demais. Após o que poderíamos considerar o ato final, ainda restam alguns minutos de filme que são até interessantes, mas podiam muito bem ficar de fora, ou serem reduzidos. Essa parte final do filme parece querer prestar uma homenagem ao "Exorcista", levando a um final forçado e que diminui muito o impacto da história até então.
Mesmo assim, eu gosto de Amityville II. Lembro de ver ele algumas vezes no finado Cine Sinistro da Band e hoje em dia tenho a edição em DVD que vem com a sequência Amityville 3-D no outro verso do disco. E por falar nisso, o filme seguinte é muito mas muito inferior a esse. E duvido muito que outro filme da série seja muito melhor que este.

- Finalizando...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSYc_Fvwav6ZlqzjF2UIRmiks3aQHfl2BzD7ogMKhECWja4xU9f7aPWn8QftTiiLWWGUcezgiStJcml9orMYQdFO3Thnz5V0oxCQ4g6zmcWhI6LxzYxS27SAY85zKjiPN01iXZcN2V_c4/s1600/amityville2_shot1l.jpg
Ainda que tenha seus defeitos, "Amityville II: A Possessão" é um filme de terror competente e serve para atiçar a curiosidade dos espectadores a cerca do mito em torno do caso Amityville. A propósito, os historiadores da cultura indígena negam que exista algum cemitério sagrado antigo embaixo da casa. Ah, e para quem tem dúvidas, a casa ainda está de pé, sendo que desde que os Lutz saíram cinco outras famílias já moraram lá e nenhuma relatou nada de estranho. Recentemente vi um anúncio na Internet de que elas estaria sendo vendida por pouco mais de 1 milhão de dólares. E aí, alguém está interessado? Rsrs.
Obrigado pela leitura e até mais!


2 comentários:

  1. Ontem mesmo lembrei do seu blog :P, estava passando Invocação do Mal na Tv, não achei "lá grande coisa"

    ResponderExcluir
  2. Eu também não curti não :S Mas fazer o que né? Todo mundo fala que é "o" filme,rsrs

    ResponderExcluir