segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Opinião: The Witcher é a melhor série de 2019

FONTE: https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/566566/the-witcher-geralt-ciri-e-yennefer-estampam-os-posteres-individuais-da-adaptacao-da-netflix/
Fala moçada, tudo bem? Final de ano costuma ser aquela época em que os filmes de Natal povoam as telinhas, o cinema vez ou outra ganha um novo Star Wars, mas de modo geral os lançamentos são mornos. Só que a Netflix reservou para este final de 2019 a estréia de seu maior trunfo: a adaptação da mega conhecida saga do bruxo Geralt de Rívia. E neste dia 20 de dezembro foi lançado os 8 episódios da primeira temporada de The Witcher. E que série meus amigos! Venham comigo para eu mostrar porque The Witcher é a melhor série de 2019!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.


O mundo de Andrzej Sapkowski

O criador da saga literária que deu origem à série (FONTE:http://sentaai.com/a-trajetoria-de-the-witcher-ate-a-serie/)


The Witcher é criação de um escritor polonês chamado Andrzej Sapkowski. Inicialmente a história do bruxo mutante Geralt de Rívia foi contada na forma de histórias curtas publicadas em uma revista polonesa de ficção e fantasia chamada " Fantastyka". A primeira história, intitulada "Wiedźmin" (O Bruxo em polonês), foi publicada em 1986 e foi escrita para participar de um concurso realizada pela revista. Esta história ficou em terceiro lugar no concurso. Com o passar dos anos, as histórias curtas foram compiladas em 2 volumes ("O Último Desejo" e "A Espada do Destino"), até que em 1994 Andrzej lançou o primeiro romance da saga, intitulado "O Sangue dos Elfos".

Capas das versões em inglês de três dos livros (FONTE:https://io9.gizmodo.com/1706316170).
Logo o mundo criado pelo autor polonês caiu nas graças do público, gerando um total de 8 livros que foram traduzidos em mais de 23 línguas, incluindo o português. Além disso, ganhou adaptações em filme, quadrinhos e duas séries. Sim, antes da versão da Netflix já houve uma adaptação de 13 episódios para televisão polonesa. Todavia, eu e muitas pessoas conhecemos The Witcher graças a série de games lançada pela CD Projekt Red. Composta por três jogos, até agora a série como um todo já vendeu mais de 33 milhões de cópias no mundo todo.

Capa do último jogo lançado, na versão do XBox One (FONTE:https://cgngamesbh.com.br/item/The-Witcher-3-Wild-Hunt-%252d-Xbox-One-em-Portugues.html).
Infelizmente, ou felizmente, eu não tive contato com nenhum material do universo de The Witcher antes de assistir a série. Eu nunca li os livros, nem joguei os games. O máximo que fiz foi ver o visual dos personagens na versão do videogame, para ver se estão parecidos. Isso pode ser um ponto positivo, uma vez que eu pude curtir a série como um produto independente e não como uma adaptação. Bom, mas vamos à série.

Os fios que unem a trama de The Witcher


FONTE:https://www.geekproject.com.br/2019/07/the-witcher-serie-da-netflix-com-henry-cavill-divulga-primeiras-fotos-oficiais/#prettyPhoto
A trama de The Witcher se passa em um mundo medieval denominado o Continente. Logo nos primeiros minutos do primeiro episódio somos apresentados ao protagonista, Geralt de Rívia, interpretado por Henry Cavill, já marcado pelo papel de Superman. A série já começa com ação, quando o bruxo tem que matar um monstro dentro do pântano. Logo começamos a entender qual é o papel de Geralt e os bruxos neste mundo. Eles são mutantes que possuem habilidade superiores aos seres humanos, mas como ponto fraco não sentem emoções e também não podem se reproduzir. Geralt então passa seus dias perambulando pelo Continente e caçando monstros para obter recompensas que gasta com bebida e mulheres. Ainda que eu não tenha jogado os jogos da franquia, esta introdução do personagem lembra muito aquelas side quests dos RPGs, onde devemos caçar criaturas para comprar novos itens.

FONTE: https://geektyrant.com/news/new-images-from-netflixs-the-witcher-series-surface-features-geralt-yennefer-and-more
Paralelo a história do bruxo, conhecemos a princesa Cirilla (Freya Allan), neta da rainha de Cintra. O reino à qual ela pertence está prestes a entrar em guerra com o reino de Nilfgaard. Logo descobrimos que a herdeira da coroa de Cintra não é uma garota qualquer, mas possui uma aptidão natural para magia. Isso faz com que o destino dela e de Geralt estejam conectados.

A princesa Ciri (FONTE: https://geektyrant.com/news/new-images-from-netflixs-the-witcher-series-surface-features-geralt-yennefer-and-more).
Por fim, no segundo episódio, somos apresentados ao último fio que compõe esta trama: Yennefer (Anya Chalotra), uma jovem corcunda do reino de Aedirn. Assim como a princesa Cirilla, Yennefer também possui uma estranha conexão com a magia, sendo logo reconhecida pelos seus dons e levada para ser treinada em um tipo de academia de feiticeiras chamada Aretuza.

Yennefer (FONTE:https://geektyrant.com/news/new-images-from-netflixs-the-witcher-series-surface-features-geralt-yennefer-and-more).
Este ponto é um em que a série brilha: apesar de termos três personagens com enredos sendo contados simultaneamente, nunca fica aquela vontade de ver um enredo mais que os outros. Os três enredos são igualmente interessantes, muito pelo carisma dos personagens e também os eventos em que eles participam. Isto é um ponto extremamente positivo, pois nas mãos de roteiristas fracos seria muito fácil fazer com que o espectador tivesse interesse em acompanhar apenas uma das histórias e "empurrar com a barriga" as demais. Mas isso não ocorre em momento algum! Ainda que os eventos protagonizados por Geralt inicialmente tenham mais cenas de ação, o plot por trás da história de Ciri e Yennefer vai fazer o espectador acompanhar a saga delas com mesmo interesse que a do bruxo. Obviamente com o tempo os três fios narrativos dos personagens tendem a se unir em uma trama única. 

Produção cuidadosa

FONTE: https://cinesiageek.com.br/the-witcher-primeiras-impressoes-elogiam-cenas-de-lutas-e-consideram-tao-boas-quanto-as-de-game-of-thrones/the-witcher-netflix-geralt/
A produção de The Witcher exala cuidado. Desde o enredo, até a música (o tema principal é viciante de tão bom), cenários, efeitos especiais, tudo parece ter sido feito com muito cuidado e capricho. A série tem uns dos cenários mais bonitos que já vi com a temática Idade Média. Além disso, por conta das magias de teletransporte, ocorrem mudanças abruptas no local onde os personagens estão. Mesmo assim temos lindos cenários, seja no deserto ou na neve. A série foi filmada principalmente na Hungria, mas também teve cenas rodadas nas Ilhas Canárias e na Polônia. Os espectadores com certeza vão ficar deleitados com os belos cenários com castelos a beira do mar, além de florestas místicas.

FONTE: https://www.primetimer.com/features/the-witcher-fails-to-capture-that-game-of-thrones-magic
As cenas de luta são outro espetáculo a parte: muito bem coreografadas e sem poupar nos golpes sangrentos. Os efeitos especiais também estão excelentes! Os monstros zumbis do último episódio são tão bem feitos que poderiam fazer parte de qualquer filme de Hollywood. Os mesmo pode se dizer das caracterizações, que abusam das lentes de contato,rs. Talvez meu único incomodo seja quanto às orelhas dos elfos, que estão bem mais artificiais do que já visto em filmes como O Senhor dos Anéis.

FONTE:https://www.meugamer.com/noticias-de-series/the-witcher-confira-o-video-dos-personagens-da-nova-serie-netflix/
Quanto as atuações, os atores no geral são muito bons, exceto pela Rainha Calanthe (Jodhi May) que sempre parece estar atuando no modo ultra exagerado. Henry Cavill é bem limitado no seu leque de expressões faciais, tendo basicamente umas 5 ou 6 caras,rsrs. Entretanto isto funciona bem para um personagem com poucas emoções como o Geralt. Por fim, a atriz escolhida para interpretar Yennefer nem de perto é tão bonita quanto a sua contraparte nos games, mas faz um bom papel se não levarmos isto em conta.

Conclusões

FONTE: https://geektyrant.com/news/stunning-new-trailer-for-netflixs-epic-fantasy-series-the-witcher
The Witcher é como um presente de Papai Noel neste final de ano. A série tem um enredo sólido, talvez devido ao formato de lançamento da Netflix, e personagens carismáticos. Mais do que recomendada para quem curte séries de fantasia, conhecendo ou não o mundo de Geralt de Rívia. E agora ficamos no aguardo para a já confirmada nova temporada.
Muito obrigado pela leitura e não deixem de comentar!
Boas festas à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário