sábado, 29 de março de 2014

PONTO DE VISTA #4: Big Brother Brasil e a Origem do Preconceito

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGgEGrAG_TdQAObpOEPU2YURg0BY4w1g8DdgdhiwhVD8NevXVsjLso1L2RtS2ThkjOkgC855UnTsm0yRV8Njs2T-6BwK7CISQMK9NHNFnlyb5mk0_9GNvfrl72xb7KZ08pTNzRsmvDiYLF/s1600/novidades-bbb12.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Dessa vez vou fazer um texto bem light expondo meu ponto de vista. Sem muitas polêmicas,rsrs. De 2002 pra cá, no Brasil é assim: todo começo de ano tem Carnaval e Big Brother Brasil. E todo começo de ano temos que enfrentar a velha disputa daqueles que odeiam o programa e aqueles que assistem. Aqui eu quero explorar um outro viés deste assunto e que acho estar relacionado com algo bem maior.
Boa leitura e não deixem de comentar ;)
R.
Você é o que você come?

FONTE:http://imguol.com/c/entretenimento/2014/01/10/2007---o-jornalista-pedro-bial-apresentador-do-big-brother-brasil-1389388414150_1575x1057.jpg
 Existem duas "linhas de raciocínio" comuns que aparecem nas redes sociais (e na Internet/mídia em geral) quando se fala em ser contra o BBB. A primeira é que assistir o programa é uma perda de tempo. De acordo com essa opinião, o tempo que passamos vendo a atração poderia ser utilizado em algo mais produtivo ou cultural. Concordo em partes, pois isso serve para praticamente todo tipo de atividade considerada recreativa. Alguém poderia, por exemplo, supor que ao invés de eu estar aqui digitando este texto eu poderia estar estudando para minha pós-graduação ou mesmo me dedicando a aprender um outro idioma. Agora, por que eu não estou fazendo isso? Porque para mim, escrever no blog é uma atividade extremamente prazerosa e que eu considero uma válvula de escape para as tensões do dia a dia. Seguindo nesta linha, podemos imaginar que existem pessoas que fazem o mesmo assistindo programas de televisão. Os defensores da primeira linha de raciocínio supracitada ainda poderiam rebater que a qualidade do reality show é muito inferior a outras opções de entretenimento disponíveis. Pois eu digo, ao invés de estar escrevendo um blog eu não poderia estar escrevendo um livro ou um artigo? E porque eu não faço isso? Uma questão de gosto talvez... 

FONTE:http://tvbuzuzu.files.wordpress.com/2013/10/bbb.jpg
Uma professora minha no Ensino Médio, cuja índole eu admiro profundamente, postou certa vez no Facebook uma imagem dizendo que "cultura não é só o que você gosta". Concordo com isso. Longe de mim falar que BBB é cultura, mas quero dizer por isso que a questão "gosto" é algo que existe dentro de todos nós e que muitas vezes influencia nosso julgamento sobre a opinião das outras pessoas. Eu, por exemplo, adoro filmes de terror e não curto comédias românticas (como as que vêm inundando o cinema nacional). Só por isso eu devo dizer que esses filmes que eu não gosto não são cultura? Acho que não é bem por ai...

FONTE:http://www.pontagrossa.com.br/wp-content/uploads/2014/03/big-brother-brasil-2014-70.jpg
Pois bem, imaginando que o resto de seu dia, ou boa parte dele, você já fez algo produtivo e visando seu crescimento pessoal e retirou duas horas da noite para ver BBB. A segunda linha de raciocínio, que para mim é a mais importante, diz o seguinte: assistir BBB vai te deixar burro/alienado/devorar seu cérebro/diminuir seu QI/etc. Ou seja, de nada vai adiantar eu passar meu dia todo lendo artigos científicos, estudando outro idioma, ouvindo música clássica, se ao final do dia eu sentar na sala e ligar a tevê no BBB. A questão é que essa linha de "raciocínio" não admite um meio termo, é 8 ou 80. Ou você é um sujeito culto e que, por consequência, não assiste BBB; ou você é um alienado/cabeça oca que está sendo manipulado e teve seu cérebro corroído pelas mensagens do Pedro Bial.

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBMh9B9MZXSf-jHILW0NC4ZeljCgv8Y8o0xhDHnBAfkFVHwNITt3TYd2aA_sjwPueYK_AfM02q8msZU4OUbANMWZLZgD0Q42mygG8DZS8_pTGJHPvZWe0pWcQrT5fEpHcGSb1MizctEaA/s1600/BBBosta.jpg
Se existe algo que me enoja/faz rir são os "pseudo-intelectuais". Vocês com certeza devem conhecer vários. São aqueles sujeitos que acreditam estar acima do "povão", mas que infelizmente (ou felizmente) não se esforçam o mínimo para se aprimorarem. Atenção: não estou falando de pessoas que não têm condições ou ainda estão no caminho do aperfeiçoamento. Essas pessoas merecem o respeito e a admiração de todos nós! E eu me incluo nelas! Ninguém é melhor que ninguém e o mais importante na vida é conhecer seus limites atuais e sempre se esforçar para chegar onde você quer, sem nunca pisar em quem está em volta. Isso é o caminho do sucesso! Os "pseudo-intelectuais" na verdade são pessoas que eu considero sem o mínimo de humildade e que usam disfarces de culto quando estão na frente de todos, mas no fundo não estão nem aí para esse tipo de coisa. E o pior: gente desse tipo ainda é facilmente influenciada pelo opinião de outros "pseudo-intelectuais", o que gera uma verdadeira legião de zumbis prontos a apedrejar as pessoas que eles não consideram em seu "nível intelectual". Grande besteira! Vão por mim, as pessoas desse tipo são os que mais falam, mas que na hora de provarem suas capacidades acabam tendo que arrumar desculpas para o fracasso (pois nunca admitem que eles não estão certos).

Kkkkkk, essa foi muito boa,rsrs (FONTE:http://www.humordaterra.com/wp-content/uploads/2012/03/Big-Brother-Brasil2.png).
Eu não lembro que pensador disse alguma frase parecida com isso: "eu não sei tudo, mas saber disso já me faz mais sábio". Eu acredito que é bem por ai. Ninguém tem a obrigação de saber tudo sobre tudo! Mas reconhecer que nossos conhecimentos não são perfeitos e que sempre temos algo novo para aprender com tudo e todos, já nos faz mais sábios. Isso e humildade sempre! Sempre desconfiem de quem se diz sábio mas não é humilde. Das duas uma: ou a pessoa é uma farsa, ou tem um conhecimento incompleto. Pois os verdadeiros sábios sabem que é a humildade é vital na busca do conhecimento ;)
Então, os mesmos "pseudo-intelectuais" que enchem as páginas das redes sociais com mensagens de repúdio ao BBB, professam coisas como "desligue a tevê e vá ler um livro" ou "vá estudar". Eles fazem isso? Não posso afirmar com certeza, mas algumas postagens de gente que faz esse tipo de comentário não são muito parecidas com de pessoas que leem livros regularmente...

A origem do preconceito.

FONTE:http://www.humordaterra.com/wp-content/uploads/2012/03/Big-Brother-Brasil2.png
Agora vou chegar ao ponto que eu queria abordar: por que as pessoas acreditam que BBB vai te deixar burro? Uma coisa muito interessante sobre isso é que estamos falando de algo que se estende não só ao programa, mas uma coisa muito maior: o preconceito.
Na minha opinião, o preconceito se inicia principalmente a partir do medo do desconhecido e do diferente. O ser humano é muito engraçado. Nos temos um tipo de mecanismo de adaptação que nos permitiu sobreviver durante todos esses anos sobre a Terra. Basicamente o maior trunfo do ser humano é exatamente a capacidade de se adaptar. Darwin e Neon Genesis Evangelion que o digam,rsrs (se você não entendeu a relação vai assistir o anime e prestar mais atenção nos anjos e sua relação com os seres humanos :P). Contudo, essa capacidade não é algo rápido e, na sociedade, muda de pessoa para pessoa. Só que tem um porém: uma vez adaptada, a pessoa costuma entrar em um estado de conforto e relaxamento, que a faz querer permanecer nesta situação (afinal, se adaptar é algo muito desgastante, principalmente psicologicamente). É o chamado "status quo". O que isso tem a ver com o preconceito? Tudo! 

FONTE:http://tvfoco.pop.com.br/audiencia/wp-content/uploads/2014/01/big-brother-brasil-14-pedro-bial-2.jpg
Uma vez atingido este "status quo", a resposta natural é: "eu não quero mudar, não quero que nada mude, está bom assim". Claro que existem muitas exceções, o ser humano é muito mais complexo que isso e cada mente é um mundo diferente, mas basicamente a nossa tendência natural é ficar no estado de menor energia (lembro das aulas de Química Geral,rsrs) bom um tempo antes de querer mudar. Pois bem, isso se alia a uma outra ideia para juntos formarem o preconceito. Essa ideia é a de que o ambiente esta sempre nos influenciando. Ou seja, estamos sendo bombardeados e moldados pelas sensações e ideias vindas de fora. Isso é sim uma grande verdade, contudo muitas pessoas esquecem que dentro de nós temos "filtros"que impedem que sejamos simplesmente deformados por esse bombardeio. Esses filtros são nossos valores, ideais e, é claro, preconceitos.

FONTE:http://static1.purepeople.com.br/articles/3/15/21/3/@/127389--bbb-14-clara-de-janeiro-de-2014-620x0-1.jpg
Vou dar um exemplo. João está na escola e gosta de Ana. Ele se sente bem com ela e a deseja. Pedro esta na mesma sala de João. Pedro gosta de Joaquim. Ele se sente bem com ele e o deseja. João descobre isso e não se sente a vontade perto de Pedro. No seu íntimo, João tem medo que a proximidade com o Pedro o faça deixar de gostar de Ana e outras garotas. Nasce o preconceito.
Claro que esse foi um exemplo beem simplista, mas vocês devem ter notado o que eu estou tentando dizer. O preconceito nasce principalmente da aversão que temos de mudar pela influência "forçada" do ambiente que nos rodeia. Quantos já não ouviram "não ande com ele porque ele é uma má influência"? Agora alguns vão me dizer: isso é coisa de gente que é insegura ou que no fundo, no caso que eu citei, é igual a outra pessoa. Sinceramente, não sei se o João é gay,rsrsrs. Mas a ideia não é essa. Muitas vezes o medo não tem uma explicação lógica. Principalmente pela ideia de que talvez a influência seja uma coisa além do nosso controle. Quantos de vocês já não passaram pela situação de dizer que nunca fariam tal coisa e futuramente estarem fazendo isso? É a capacidade de adaptação do ser humano que eu já citei!

FONTE:http://media.melty.com.br/article-2276-ajust_930/bialm-esta-de-olho.jpg
Já que eu citei a questão da homossexualidade, acredito que esse tipo de pensamento é a cerne das discussões que temos presenciado atualmente. A questão é: falar sobre homossexualidade vai influenciar as pessoas (principalmente as crianças) a serem homossexuais? Isso é a realidade desta discussão! Os dois lados têm cometidos excessivos equívocos quanto a isso. Eu vou falar aqui minha própria opinião, certa ou não. Desde pequeno eu tenho a noção em mim de que existem homens que gostam de mulheres e homens que gostam de outros homens, e vice-versa. Simples assim. O problema é que muitos discordam dessa ideia e dizem que na verdade o que ocorre é uma modificação no comportamento/conduta do indivíduo. Resumindo: existiria um outro mundo em que o Ricky Martin não seria gay :S Rsrsrsrs. Particularmente eu não posso julgar isso. Primeiro porque eu não sou gay. Segundo porque existem casos e casos. A minha concepção simplista, por exemplo, não explicaria os bissexuais. A menos que nós os incluíssemos em um grupo distinto dos homossexuais. Contudo, é interessante notar que somente a ideia de que as pessoas "nascem" gays e não "viram" gays já acabaria quase por completo com o preconceito. Afinal, não há porque temer a "influência" de algo que já é determinado no seu nascimento. É pessoal, eu sou um determinista,rsrs. Infelizmente nada é tão simples e existem muitos argumentos que depõem contra (ou mais ou menos contra) esse tipo de pensamento.
As questões que levantei aqui valem também para outros tipos de preconceito, como o racial, por exemplo. Agora você pergunta "como o sujeito pode ter medo de virar negro?". Eu respondo: ele não, mas e seus filhos? Acho que isso explica a questão.
Já que entrei no assunto homossexualidade, que daria um post só pra ele, vou tocar em outra ferida: o tabu. Atualmente existe um tabu tão grande rodeando o assunto que qualquer palavra deve ser cuidadosamente medida antes de ser proferida. Isso é hilário, porque antes o tabu era o próprio assunto e hoje as pessoas discutem o tema abertamente, mas construíram um muro externo que ainda o rodeia,rs. Prova máxima disso foi uma situação que eu presenciei no programa Globo Universidade, da própria rede que produz o BBB. Infelizmente não tenho mais o link do vídeo, mas o programa em questão abordava o vírus HIV. Na ocasião um pesquisador do assunto afirmou que os resultados das pesquisas apontavam que as glândulas do anus eram mais propensas a facilitar a contração do vírus HIV. A reação do repórter foi imediata: salientar que o vírus não escolhia cara, cor, origem,etc, tudo aquilo que estamos acostumados a ouvir. Sacaram? Falando assim eu não consigo expressar o desespero do repórter diante da afirmação,rsrsrs. Afinal isso claramente toca em um preconceito antigo que associava o vírus HIV aos homossexuais. É o famoso tabu.

Ouvir Mozart não te deixa inteligente.

Mozart... ops, não é esse :P (FONTE:http://falafil.com.br/wp-content/uploads/2012/09/foto_ivomozart_promo_1.jpg).
Uma "lenda" antiga dizia que crianças que ouviam música clássica ficavam mais inteligentes. Isso foi muito difundido até que uma pesquisa derrubou o mito (http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/18692-ouvir-musica-classica-nao-te-deixa-mais-inteligente-aponta-estudo.htm). Não sei quanto a validade do estudo ou da opinião do pesquisador, mas também não acho ter muita lógica dizer que simplesmente me deitar e ficar ouvindo Mozart durante horas e horas vai me ajudar na hora de uma prova. Tá certo que a música é boa, mas se eu não levantar e pegar um livro pra estudar duvido que o grande músico me ajude por telepatia a resolver questões de Física :P
Se Mozart não te deixa mais inteligente, BBB teria o poder de sugar sua inteligência? Rsrsrs, duvido muito. Já que citei o tema tabu acima quero salientar que assistir BBB também virou um tipo de tabu. Muitos assistem, mas poucos admitem. E menos ainda têm postado comentários na sua rede social. O motivo é claro: medo de ser tachado de burro e alienado. Um fato curioso ocorreu comigo certa vez em um chat do UOL. Eu entrei em uma sala sobre BBB e qual não é minha surpresa ao encontrar o povo discutindo política,rsrs. O motivo também é claro: mostrar inteligência. Agora eu posso estar errado, mas acho que aquele não era o lugar mais adequado,rsrs. Afinal, se o tema da sala é BBB supõem se que os participantes do chat estão mais interessados em discutir o paredão da semana do que a situação política da Crimeia. Ai entra o que eu já falei antes: o pessoal acha que é 8 ou 80! Não existe um meio termo. Ou você é o tempo todo culto e vai ao banheiro lendo Voltaire e ouvindo Beethoven, ou você é uma toupeira que ouve funk e não sabe ler. Mas o mais engraçado de tudo é que quem tem essa opinião, na grande maioria das vezes, está mais pro lado "inculto" do que do lado dos ditos cultos.

Esse é o verdadeiro Mozart :D (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Wolfgang-amadeus-mozart_1.jpg).

Devo confessar que eu sou muito eclético,rsrsrs. O fato de ter me formado em Química muitas vezes fazem as pessoas acharem que eu sou culto ou alguma baboseira do gênero. Claro que eu estudo e gosto de aprender mais sempre, mas isso nunca me impediu de ficar vendo/lendo/ouvindo coisas que não adicionando nada e são muito bestas,rsrs. Para vocês terem uma ideia um dos meus ídolos é Arale do mangá Dr.Slump XD

Arale-chan *_* (FONTE:http://ekladata.com/HdBfAxmKtqcagAcPeXNBGXv5tE0.jpg).
Existe algo mais nonsense que Arale? Rsrsrs. Para vocês terem ideia de onde vai o preconceito, teve uma amiga minha do Facebook que achava que por eu estudar Química eu me tornaria automaticamente ateu e negaria a existência de Deus o_O Kkkkk, e teve outra colega que se surpreendeu quando eu disse que gostava de música sertaneja, rock e pop. Ela achava que eu tinha cara de só gostar de música clássica o_O Rsrsrsrs. Isso que ela nunca viu meu MP3 Player (que quebrou) onde eu tinha de tudo: de Mozart a temas de anime, passando por pop, sertanejo, rock e até alguns funks! Rsrsrs, é pessoal eu não me encaixo muito bem em nenhuma tribo musical :P
Acontece que eu encaro a vida sobre dois aspectos: dever e diversão. Em dever eu incluo não só coisas "obrigatórias" (como trabalho), mas também objetivos para eu atingir minhas metas e sonhos. Ora, se eu quero um dia ser um mestre, é óbvio que eu tenho que estudar pra isso. Esse é meu dever. Por outro lado, nos meus momentos de diversão eu também tenho direito de fazer o que me der na telha, seja ler um mangá nonsense ou ouvir funk :P Por isso eu vou ficar mais burro? Eu acho que não...
Claro que somos influenciados por tudo que consumimos, mas é como eu disse todos temos "filtros" e uma consciência que nos mantém (ou deveria manter) focados. O problema é que os "pseudo-intelectuais" acreditam estar acima da "massa ignorante" e que estes não têm o discernimento para pensar por si mesmos. É claro que temos pessoas que por falta de oportunidade não adquiriram alguns conhecimentos que as ajudaria a não ser tão facilmente influenciadas por algumas opiniões "maldosas" que às vezes nos bombardeiam. Mas isso está em todos os lugares! E não cabe a gente apedrejar tais pessoas e sim fazer algo para ajudá-las e principalmente evitar que opiniões maldosas e manipulativas sejam usadas contra elas. Só que xingar de burro é mais fácil né?

A minha opinião sobre BBB.

FONTE:http://s.glbimg.com/et/bb/f/original/2012/03/30/bial_1.jpg
 Big Brother não é meu programa favorito, mas também eu não fujo dele como o diabo foge da cruz. Me lembro que no começo do programa a ideia me pareceu muito atraente: um zoológico humano, para observarmos o comportamento de seres humanos sobre a pressão do confinamento. Infelizmente isso não é o que acontece. Já diz a premissa que o melhor observador, no caso de documentários por exemplo, é aquele que não se faz notar e nem perturba o meio. O BBB não só não faz isso como também conta com uma direção (o odiado Boninho) que na verdade escreve um script para o show. Eu pessoalmente acredito que as reações individuais são um pouco espontâneas, mas o roteiro geral é dirigido com mão de ferro por Boninho e cia. Ou seja, nada do que vemos é 100% real, contrariando a premissa de reality show.Seria um fakelity show? (Rsrs, essa expressão nem existe :P). E fora isso temos também a própria dissimulação dos participantes, que obviamente fazem de tudo para chamar a atenção. Caso berrante nesta edição tem sido o "casal" Clara e Vanessa, uma perfeita jogada de marketing da loira siliconada. 
Mesmo com tudo isso, confesso que tenho assistido regularmente esta edição. Após muito tempo sem estar em casa a noite, por conta da faculdade (agora na pós estudo de dia), posso me reunir com minha família e passar alguns momentos de descontração vendo tevê. Isso está sugando minha inteligência? Eu acho que não,rsrs.
A verdade é que BBB é sim vulgar, dissimulado e não agrega quase nada ao público (eu tenho a teoria de que tudo sempre agrega algum conhecimento, por menor que seja), mas também não podemos nos esquecer que se trata acima de tudo de um produto de entretenimento. E "entreter" é chamar a atenção e distrair.
A minha dica então é: leia livros, ouça músicas (todos os tipos que te agradarem e te deem vontade de cantar/dançar), estude muito, aprenda com tudo e com todos. Mas também tire momentos para fazer algumas coisas que você gosta e que você sabe que não agregam nada. Você não vai ficar mais burro por conta disso! Ficar burro é ficar parado e só seguir com a maré da opinião má-formada de pessoas que se julgam inteligentes. E seja sempre humilde! Pois é isso que te leva longe e faz diferente dos farsantes que existem por aí.

Finalizando...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg97FIKigul1OmQAPoyl1-ILoc5TafjQHpJV2IfWwZVdFl8nbz1BSk9K-S8rH6Kt3YyERlCXoCJ1GvwVqMcwWm3UOSHqvRpnG1PkBhETFKpX-yDCY3X5KkxeRiC1Obfn2fiMZlKFPuXplES/s1600/_091012_fotografo+Roberto+Nemanis+SBT+(633).JPG
Então é isso pessoal! Espero ter passado a mensagem corretamente e contrariando o que me disseram "A Praça é Nossa vai diminuir seu QI",rsrsrs. Ah, outra coisa: esse negócio de QI também é outra balela! Rsrsrs. Humildade sempre e vamos nos tornar melhores pessoas! Porque só trabalho sem diversão faz de Jack um bobalhão :P
Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Ainda sonho em ganhar o Prêmio Nobel e agradecer enfaticamente a Deus pela conquista e pesquisas, além de nas entrevistas citar os programas e músicas que eu gosto,rsrs. Por falar nisso: eu não assisto/sou fã de "The Big Bang Theory" ><; E assistir isso, por si só, não te faz um nerd ou inteligente! Rsrsrs.



2 comentários:

  1. UAU QUE GENIAL CARA MELHORASTE MEUS PONTOS DE VISTAS, PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Roberto! E obrigado pelo comentário e apoio :D

      Excluir