domingo, 6 de abril de 2014

Sessão da Meia-Noite #20: 13 Desafios (13 Beloved,2006)

FONTE:http://pelicularaivosa.files.wordpress.com/2011/01/13-beloved.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Até onde o ser humano é capaz de ir por dinheiro? Essa pergunta com certeza já rendeu muitas discussões e algumas obras (entre elas filmes) bem interessantes. O filme que vou falar hoje é mais uma história sobre a ambição humana. Vindo da Tailândia, "13 Beloved" (ou 13 Desafios, no Brasil) é uma grande surpresa por ter um enredo que nos prende do início ao fim. Tanto que o filme ganhou um remake americano intitulado "13 Sins", que será lançado ainda este mês. Mas enquanto ele não vem, vamos conferir o excelente filme original!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- A origem do jogo...

Eakasit Thairaat (FONTE:https://lh4.googleusercontent.com/-noonpJkhoEA/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAACL4/fJwPZaKBQC8/photo.jpg).
A história de "13 Beloved" é baseada em uma história em quadrinhos intitulada "13th Quiz Game Show" do autor Eakasit Thairaat. A HQ foi publicada na revista "My Mania" e infelizmente eu encontrei pouquíssimas informações sobre ela na Internet. Isso é até estranho, visto o sucesso que o filme fez. Contudo, como eu não sei ler em tailandês, vou ficar devendo para vocês mais informações sobre a história original ^^; 

Capa da revista (FONTE:http://www.payer.de/thailandchronik/images%2013/thai067420.jpg).
Mesmo assim, além da foto do autor e da capa da revista, eu também encontrei a página de Eakasit Thairaat no Google+. Logo quem quiser saber um pouquinho mais sobre ele pode acessar pelo link:https://plus.google.com/115827248766850767060/posts.
A arte dele parece ser bem interessante e uma imagem na página lembra muito o ator do filme :D

Arte de Eakasit Thairaat na sua página do "Google+" (FONTE:https://plus.google.com/115827248766850767060/posts).
Bom, já que não posso falar muito da HQ, vamos falar do filme inspirado nela :D
Lançado em outubro de 2006 na Tailândia, "13 Beloved" (no original "13 Game Sayong", algo como "13: Jogo da Morte) é um thriller psicológico com toques de humor negro estrelado pelo ator meio americano meio tailandês (meio estranho escrever isso,rsrs, mas não achei um termo adequado :P) Krissada Sukosol Clapp (também conhecido como Krissada Terrence).

Krissada Sukosol Clapp (FONTE:http://www.nationmultimedia.com/new/2012/11/26/life/images/30194919-01_big.jpg).
O longa é uma produção do estúdio Sahamongkol Film International e teve a direção de Chukiat Sakveerakul. Este é o segundo filme do diretor, sendo o primeiro o terror "Pisaj" (2004).

O diretor (FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/Chookiat_Sakveerakul).
Além de assinar a direção, Chukiat também assina o roteiro de "13 Beloved". Antes que eu me esqueça, fora atuar, Krissada também é cantor, sendo parte da banda pop "Pru".

Imagem da banda (FONTE:http://en.academic.ru/pictures/enwiki/80/Prupoplifeconcertticket.jpg).
Eu devo confessar que o cinema de suspense/terror tailandês não me é inteiramente desconhecido. Antes de "13 Beloved" eu já assisti os filmes da série "Visões" ("The Eye", no original), dos irmãos Pang (que apesar de serem nascidos em Hong Kong lançam seus filmes na Tailândia) e também "Espíritos- A morte está ao seu lado" ("Shutter", no original) de 2004. Ambos os filmes ganharam remakes americanos e vieram na cola do boom do cinema de terror oriental causado pelo remake de "The Ring". Logo eu posso dizer que a Tailândia produz sim filmes muito bons e originais, ainda que nós do ocidente raramente conseguimos ver alguma produção deste país.
Como eu já disse na começo do post, "13 Beloved" ganhou um remake americano. Intitulado "13 Sins", o longa tem previsão de estréia (nos EUA) para o dia 18 deste mês e tem a direção do alemão Daniel Stamm (de "O Último Exorcismo), que também assina o roteiro junto de David Birke (de "Gacy" de 2003). O remake foi produzido pela "The Weinstein Company" (que co-produziu, produziu e lançou uma porrada de filmes, entre eles "Django Livre" em 2012). O filme traz no papel principal o ator Mark Webber.

Pôster do remake (FONTE:http://cdn1-www.craveonline.com/assets/uploads/2014/02/13-Sins-Poster-High-Resolution1.jpg).
Vocês já sabem minha opiniões sobre remakes, mas assim como o de "Oldboy", eu também estou curioso para ver a visão americana deste filme. Mesmo porque eu gostei tanto do original que vou me divertir muito vendo eles tentarem fazer algo no mesmo nível,rsrs.
"13 Beloved" foi um sucesso de crítica e público na Tailândia, rendendo aproximadamente 4 milhões de dólares nas bilheterias. O filme conseguiu desbancar "Três Ladrões e Um Bebê" estrelado por Jackie Chan, que era o número um nas bilheterias antes do lançamento (tá, isso não é lá grande coisa,rsrs).
O sucesso rendeu uma sequência ("14 Beyond") lançada em 2009 e que pouca gente ouviu falar fora da Tailândia,rs. Além disso, como campanha de marketing, foi lançado um curta intitulado "12 Begin", que foi liberado antes do lançamento do primeiro filme.
O longa também venceu diversos prêmios em festivais pelo mundo, incluindo o Fantasia Festival de Montreal em 2007 e o Festival Internacional de Bruxelas de Filmes Fantásticos. 
Dito tudo isso, vamos a história!

- Um dia ruim...

FONTE:http://s.mcstatic.com/thumb/7621435/20777365/4/flash_player/0/1/13_beloved_2006_opening_scene.jpg?v=4
O filme começa em uma rua movimentada de Bangkok, onde um rapaz com roupa de escoteiro está falando ao celular. O menino vê então uma velhinha cair no meio da rua enquanto tenta atravessar. Excitando um pouco, o rapaz corre até a faixa de pedestres para ajudar a senhora (que tem muita dificuldade em andar). Após finalmente chegar do outro lado da rua, o menino nota que deixou o celular no meio da rua e corre para pegar ele. Só que o sinal abre e bem... já dá para imaginar o que acontece.
Conhecemos então o protagonista do longa, Phuchit Puengnathong (Krissada Sukosol Clapp). Duvido vocês falaram esse nome todo,rsrsrs. Apelidado pelos amigos de Chit (cujo som lembra uma palava não muito legal em inglês,rsrs), ele trabalha como vendedor em um escritório da Yamaha. Diferente do que possa parecer, Chit não vende motos ou carros, mas instrumentos musicais. Logo de cara encontramos o rapaz tentando fazer uma venda em uma escola de música, onde um colega seu trabalho. Acontece que o diretor da escola informa que já tem contato com outro vendedor da empresa, chamado Prune.

Chit falando com sua mãe (FONTE:http://thumbs.anyclip.com/tdNaimIW1/tmb_318_480.jpg).
Aos poucos descobrimos que a vida de Chit está uma verdadeira "shit" :P Ele levou um pé da bunda de sua namorada Maew (que agora é uma cantora famosinha), está devendo muito no banco e atrasou a prestação do seu carro por três meses (o que faz com que ele seja rebocado), além de ter que constantemente enviar dinheiro para a sua mãe, que mora no interior do país. Descobrimos também que já fazem três meses que as suas vendas têm caído consideravelmente e isso faz com que seu emprego esteja em risco. Minha teoria é que tudo é culpa do término com Maew, que abalou um pouco o rapaz. Tanto que ele nem teve coragem de dizer para a sua mãe que terminou com a garota.
No escritório, Chit tem como amiga uma garota chamada Tong (Achita Sikamana), que trabalha como estagiária do gerente do local. Aparentemente Chit sente alguma coisa por Tong, tanto que quer dar um cd de música para ela. Mas a jovem parece estar "de boa" quanto ao rapaz.

FONTE:http://s3.amazonaws.com/auteurs_production/images/film/13-beloved/w448/13-beloved.jpg?1300853007
Não bastasse perder a namorada e o carro, após a falha em vender instrumentos para a escola de música, Chit recebe a inevitável carta de demissão e logo após isso sua mãe ainda liga pedindo mais dinheiro ><; Frustrado, o rapaz se sente na escadaria da empresa para fumar um cigarro, mas descobre que estes acabaram também,rsrsrs. Coitado! 
Quando tudo parecia não ter mais jeito, Chit recebe uma ligação misteriosa (anunciada pelo toque de sirene de polícia do seu celular o_O Q toque é esse??). A pessoa diz que Chit foi sorteado entre muitas pessoas para participar de um reality show muito especial. De acordo com ele, o rapaz deveria superar 13 desafios e como recompensa iria ganhar 100 milhões de Baht. "Baht" é a moeda da Tailândia e de acordo com o conversor de moedas do Banco Central, 100 milhões de Baht são pouco mais de 3 milhões de dólares o_O Ou seja, era grana pra caramba! 
Obviamente Chit não acredita na história e acha que está sendo vítima de um trote, mas a voz diz para ele que pode provar que diz a verdade. Para tanto ela oferece o primeiro desafio: matar uma mosca que está rodeando Chit. A voz inclusive aconselha Chit a usar um jornal que está ali perto. Caso ele consiga cumprir a tarefa, uma recompensa em dinheiro seria depositada na sua conta instantaneamente. Sem nada a perder, Chit mata a mosca com o jornal e logo em seguida recebe um SMS indicando que uma quantia em dinheiro foi depositada na sua conta O_O

A mosca já era >< (FONTE:http://www.soundonsight.org/wp-content/uploads/2009/12/13-beloved-1-300x167.jpg).
O telefone toca novamente e a voz parabeniza Chit. Logo ela propõe o segundo desafio: comer a mosca que ele acaba de matar. O rapaz passa um tempão pensando, mas acaba cedendo. Bom, até ai acho que parece razoável né? A voz então diz que para o próximo desafio o rapaz deve deixar o escritório e partir para as ruas. Ela também aconselha o rapaz a se despedir dos colegas e se tiver algo a dizer a eles fazer isso naquele momento. Chit então dá um belo soco na cara de Prune, seu colega que roubou suas vendas e parte para as ruas. É então que o jogo começa para valer!
As regras são claras: 
-13 desafios: se cumprir todos o prêmio de 100 milhões de Baht é dele;
- Ninguém pode saber do jogo! Caso isso aconteça ele termina na hora;
- O jogo também acaba se Chit falhar em algum teste ou dizer que quer desistir;
- Caso o jogo acabe, todo o dinheiro ganho até então será tomado de volta :(

- O quanto você é capaz de fazer por dinheiro?

FONTE:http://cdn.buzznet.com/assets/users12/wisekwai/default/13-beloved--large-msg-116032506007.jpg
Os mais experientes em filmes desse gênero logo vão sacar que a história tem tudo para terminar muito mal para Chit. Pouco a pouco os desafios vão ficando mais "grotescos" e cabe ao rapaz decidir se topa ou não topa seguir com o jogo. Parece até "No Limite" né? Rsrsrs, só que aqui Chit vai ter que comer muito mais do que olhos de cabra ><;
Apesar de ter um duração longa (116 minutos), o filme te prende do começo ao fim e a hora parece não passar. Talvez isso se deva ao ritmo ágil do filme. Não tem um só minuto em que nada acontece! Isso porque alguns dos desafios nem são mostrados em detalhes, apenas vemos as consequências. E incrivelmente o filme tem momentos de pura comédia! Rsrsrs, a atuação de Krissada por exemplo alterna momentos de pura tensão com comédia pastelão. Fora que muitas vezes o humor vem da própria desgraça do personagem, que tem que comer o pão que o diabo amassou para continuar no jogo.
Talvez o único personagem secundário de maior destaque seja Tong, que a dada altura consegue se infiltrar no site do jogo e descobre o que está por trás do comportamento bizarro de Chit. Mesmo assim no final tudo vai depender unicamente do protagonista.
Para quem acredita que ao final do filme tudo é bem explicado: pode tirar o cavalinho da chuva! "13 Beloved" não faz questão alguma de ser "realista". Temos apenas pistas de como o jogo funciona e seus autores estão sempre nas sombras. Mesmo quando vemos quem é o responsável por tudo, nada é muito bem explicado. E a grande questão do filme não é nem isso: o jogo é apenas uma ferramenta para explorar os dilemas de Chit e como ele reage nas situações em que se encontra.
Durante as missões, Chit começa a ter uns flashbacks que ligam as tarefas à sua infância. E aos poucos nos vamos notando que os desafios não são sem sentido, mas foram especialmente criados para Chit. Como os autores do jogo sabem sobre o passado de Chit é outro mistério que o longa não faz questão de responder. Mesmo assim o final reserva uma grande surpresa, que é ao mesmo tempo comovente e muito triste. Inclusive, tal fato até mesmo me lembrou um acontecimento na série "LOST". Tenho certeza que quem já viu a série e assistir este filme com certeza vai reconhecer.
Uma última coisa que tenho a dizer é que no início eu estranhei o fato do protagonista ser muito "ocidental" para um tailandês. Acontece que até mesmo esse fato faz parte da história! E é, sem exagero algum, um dos seus pontos centrais!

- Finalizando...

FONTE:http://odditycinema.com/wp-content/uploads/2008/04/13beloved1.jpg
"13 Beloved", ou "13 Desafios" como a Alpha Filmes lançou em DVD aqui no Brasil, é extremamente recomendado para todos aqueles que gostam de um suspense inteligente e que mexe com as nossas emoções. O filme consegue fazer o espectador ir do choro ao riso, sem brincadeira. Passando também por cenas muito nojentas, como o almoço de Chit (literalmente almoço de shit,rsrs). Sério, eu teria desistido neste desafio,rsrs.
E é isso ai pessoal, assistam o filme que vocês não vão se arrepender! E vamos aguardar o remake ;)
Obrigado pela leitura e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário