domingo, 13 de abril de 2014

Sessão da Meia-Noite #21: 13 Sins (2014)

FONTE:http://www.impawards.com/2014/thirteen_sins_xlg.html
Fala moçada! Tudo bem? Fato inédito aqui no blog: contrariando até mesmo meus planos (eu pretendia assistir e resenhar outro filme) vou falar hoje do remake americano do filme comentado no post seguinte. "13 Sins", o remake do tailandês "13 Beloved" (ou 13 Desafios), acaba de ser lançado nos EUA e eu trago a resenha em primeira mão. Como já citei todo o histórico da obra original no post anterior, vou me centrar unicamente aqui no enredo e também nas diferenças (e semelhanças) com o original. Mas será que foi dessa vez que os EUA fizeram um remake melhor que o original? Vamos descobrir!
Boa leitura e não deixem de conferir!
R.
- Algumas (boas) surpresas...

FONTE:http://horrormoviefilms.com/wp-content/uploads/2014/04/13-sins-photo-ron-perlman-daniel-stamm-mark-webber-devon-graye-sxsw-screening-2014.jpg
Duas coisas me chamaram a atenção assim que os créditos iniciais do remake começaram a rolar na tela. Primeiro que a "Dimension Films" era a distribuidora do longa, coisa que nas minhas buscas para escrever o post anterior eu não havia encontrado. Por falar nisso, agora temos até que uma quantidade razoável de informações sobre o longa disponível na Internet. A segunda coisa foi a presença de Ron Perlman no elenco (o eterno Hellboy, que além deste fez uma tonelada de filmes).
Mesmo com mais informações que antes, ainda tem muita coisa desencontrada! Algumas fontes dizem que o filme seria lançado em 18 de abril de 2014. Ou seja, na próxima segunda-feira. Acontece que eu já achei imagens de uma capa do DVD do filme disponível na Internet o_O Além do que já existem algumas críticas nos sites especializados. Ou seja, a menos que o filme seja um lançamento direto para o DVD (coisa que duvido muito) o que vi são artes para o futuro lançamento. Ou a boa e velha pirataria imperando solta :S
Bom, mas chega de muita enrolação e vamos ao filme!

- Um novo jogo!

FONTE:https://i1.ytimg.com/vi/AVnVwhDS0k4/hqdefault.jpg
A sequência de créditos de "13 Sins" mostra várias informações (como recortes de jornal) que indicam a presença do jogo em vários países e durante épocas muito distintas. Temos também um mapa com datas onde o jogo teria ocorrido. No final aparece o símbolo do jogo, que dessa vez é diferente do original, parecendo com um relógio que tem uma hora a mais (a 13ª) e uma mosca no meio (talvez referência ao primeiro desafio).

FONTE:http://s20.postimg.org/kud3se5b1/13sins_4371.png
A cena de abertura se passa na Austrália. Aparentemente estamos diante de uma convenção científica ou coisa do gênero, onde um eminente professor universitário está prestes a fazer um discurso. Para a surpresa de todos os presentes, o velhinho começa soltando a clássica piada do coelho e do urso. Rsrsrs, essa parte é hilária. Caso você não conheça a piada (ela vive aparecendo no Facebook), ela é basicamente isso:

FONTE:http://29.media.tumblr.com/tumblr_lvqsw6Oeih1qlni2go3_500.jpg
O público que ouve a piada acha ela até engraçadinha e ri. Vendo isso o homem conta uma piada um "pouquinho" mais cabeluda, sobre uma mulher que come queijo da sua... er, vagina :S O público dessa vez fica horrorizado e para terminar o show o homem ainda pega a mão da anfitriã do evento e corta um dos seus dedos com uma faca.

O professor piadista (FONTE:http://lookpic.com/O/i2/1990/gwBoe5nQ.png).
Não é preciso dizer que a segurança do local parte pra cima do velhinho, mas enquanto foge ele tenta atender seu celular e o pior acontece.
Corta para Nova Orleans, EUA, onde finalmente conhecemos o nosso personagem principal, Elliot (Mark Webber). Se a vida de Chit (protagonista do filme original) era uma verdadeira "shit", a vida de Elliot é um pouquinho pior. O moço trabalha como vendedor de seguros, mas apesar de conseguir fazer as vendas (diferente de Chit) ele acaba sempre ajudando seus clientes (leia: sendo honesto). Acontece que o patrão não aceita a política de Elliot e logo ele é demitido. Só que Elliot tem uma dúzia de contas para pagar e sua noiva Shelby (Rutina Wesley, da série True Blood) está grávida. Ela e Elliot estão prestes a se casar, o que significa mais contas.

Elliot e Shelby (FONTE:http://www.blackfilm.com/read/wp-content/uploads/2014/03/13-Sins-Rutina-Wesley-and-Mark-Webber-2.jpg).
Não bastasse tudo isso, temos ainda o irmão de Elliot, Michael (Devon Graye, que fez o Dexter adolescente na série de mesmo nome), que é deficiente mental e vive com o vendedor de seguros e Shelby. Acontece que o tratamento de Michael era custeado pelo seguro que a empresa onde Elliot trabalhava fornecia aos funcionários. Ou seja, sem emprego, sem seguro. Isso faz com que Michael tenha que voltar a ser internado em uma clínica onde ele odiava estar :S
E se você acha que tudo não poderia piorar tem ainda a cereja do bolo, que é o pai de Michael e Elliot (interpretado pelo ator Tom Bower). O homem é a definição de pai escroto: espancava os filhos quando eram pequenos, esteve envolvido em um acidente que matou a mãe deles e não para de jogar na cara de Elliot que ele é um fracassado que nunca teve coragem para nada (como também faz o chefe do cara). Acontece que o velhinho agora tá na pior: após uma vida de riquezas acabou com todo o dinheiro e vive em um asilo. Só que ele acaba tendo que sair do local e advinha com quem ele vai ter que ir morar? Exato, Elliot. Só que o problema é bem maior, porque além de ser um velho escroto em todos os sentidos, o pai de Elliot ainda é racista e não aceita que o filho case com uma negra.
É amigos, Chit teria pena de Elliot...

Elliot e seu pai (FONTE:http://s30.postimg.org/wwawg4u81/13_Sins_720p_Web_Rip_x64_ROCKER_www_HQSource_com.jpg).
Mas a vida de Elliot muda quando ele recebe um telefonema misterioso que informa que ele foi escolhido entre muitas pessoas com dificuldades financeiras para participar de um game show milionário. A princípio, obviamente, o homem desconfia, mas a voz propõe o primeiro desafio: matar uma mosca! E mais: a voz parece conhecer a vida de Elliot em detalhes, inclusive o quanto ele deve e quanto de despesa ele tem com Michael por mês. Elliot mata a mosca muito mais rápido que Chit,rsrs, e logo recebe uma mensagem indicando que ele venceu o primeiro desafio e ganhou mil dólares. O segundo desafio é comer a mosca, coisa que o rapaz faz quando chega em casa. A partir de então a voz declara as regras: 13 desafios, não contar nada para ninguém e se falhar já sabe. Então Elliot está no jogo e veremos o quanto ele fará para ganhar o prêmio final!

- Fiel ao espírito original!

FONTE:http://horrormoviefilms.com/wp-content/uploads/2014/03/thirteen-sins-2014.jpg
Ao terminar o filme a sensação que tive foi uma só: satisfação. "13 Sins" é fiel ao espírito original do filme que o inspirou. Ainda que muitas coisas mudem, os produtores mantiveram a essência do jogo e mesmo alguns temas de "13 Beloved" retornam. Eu diria até que "13 Sins" presta algumas homenagens aos fãs do original, incluindo uma cena levemente modificada para surpreender quem já esperava seu desfecho (vou falar sobre isso mais adiante). A já citada temática do filme pode ser exemplificada por dois casos: a relação dos irmãos com o pai e a relação deste com sua futura nora.

FONTE:http://s20.postimg.org/96j1xug65/13sins_30461.png
Enquanto que em "13 Beloved" Chit era hostilizado por seu pai e por seus amigos de infância por ser mestiço de tailandês com americano, em "13 Sins" o preconceito racial é mudado do personagem principal para sua noiva, Shelby. Interessante notar que mesmo o local onde a história se passa (Nova Orleans) é totalmente condizente com isso, uma vez que a cidade é conhecida pela presença de várias culturas e etnias diferentes vivendo em (mais ou menos) harmonia. E mesmo o personagem principal não sendo a vítima de racismo, temos ainda a tensão existente entre ambos, assim como em "13 Beloved". 
Um ponto a favor do remake, na minha opinião, é o personagem do irmão de Elliot. O fato de Elliot ser responsável por Michael (ou se sentir responsável, como a voz no telefone diz) faz com que ele tenha razões ainda maiores para superar os desafios e vencer o jogo. Isso somado ao fato de que Shelby está grávida. Além do que, conforme o jogo caminha, Elliot começa a ser perseguido pela polícia e passa a ter acusações graves contra ele. A voz então diz que caso ele vença o jogo tudo será perdoado, mas se ele falhar ou desistir terá que arcar com as consequências. Isso significaria ser preso e ter que abandonar Michael, Shelby e seu bebê. Pensando em tudo isso, podemos ver que Elliot tem muito mais motivos para continuar no jogo do que Chit tinha no original. Ou no mínimo esses motivos são mais "escancarados" ao público durante o filme.

FONTE:http://www.movpins.com/big/MV5BMTQ2NTgwMTg1N15BMl5BanBnXkFtZTgwODY5NzEzMTE/13-sins-(2014).jpg
Já que falei do espírito da história original, não posso deixar de citar o fator humor, que era muito forte em "13 Beloved" mas foi fortemente atenuado em "13 Sins". Não que isso seja algo ruim, uma vez que a presença ou ausência de humor funciona bem na proposta dos dois filmes. Enquanto em "13 Beloved" havia cenas que nos faziam gargalhar, especialmente pela desgraça de Chit, no remake só me lembro de uma cena divertida (o café na lanchonete com os policiais). Mesmo assim, volto a repetir, isso não deixa o filme ruim, já que o clima geral da produção é mais sério do que o filme original.
Uma outra coisa que pode chatear os fãs de "13 Beloved" é um maior esforço em revelar as origens (ou ao menos os mecanismos) do jogo. Enquanto na história original nos víamos alguns chefões do jogo, mas pouco sabíamos sobre o que tudo significava, em "13 Sins" temos pistas bem mais profundas sobre os responsáveis. Isso se deve a um homem chamado Vogler (Pruitt Taylor Vince, que também fez True Blood), que começou a investigar a origem do jogo e tem um verdadeiro dossiê sobre ele em seu trailer. Para a surpresa de muitos, o remake tenta inclusive ligar o jogo à Igreja Católica! Rsrsrs, talvez seja influência de filmes/livros como "Código Da Vinci", mas eu não liguei muito para essa ideia,rs.

FONTE:http://www.aceshowbiz.com/images/still/image-13-sins03.jpg
Já que falei de Vogler, não posso deixar de citar o papel de Ron Perlman, que está muito bem na pele do detetive Chilcoat. Este papel já existia no filme original (do detetive de rabo de cavalo que investiga a baderna que Chit está fazendo na cidade), mas no remake ele é bem mais trabalhado (até pela presença de um ator tão conhecido como Perlman) e é através dele que conhecemos mais sobre Vogler e o jogo.
Agora, o que muda e o que permanece igual no filme? A sessão a seguir está recheadinha de spoilers (principalmente sobre o filme original), então caso você não tenha visto nenhum dos dois filmes, pule para a última sessão ;)

- Os 13 desafios!

FONTE:http://perksandpeeves.files.wordpress.com/2014/04/13-sins.jpg?w=470&h=140&crop=1
Apesar de não ser o fator principal do filme original (ao meu ver o tema principal é mesmo o quanto uma pessoa pode mudar por um objetivo), o conjunto de desafios que o protagonista tinha que superar era o que fazia a trama andar. Em "13 Sins" isso não é diferente, e aqueles que assistiram o original vão reconhecer muitos desafios reaproveitados. Porém, enquanto em "13 Beloved" a maioria (senão todos) os desafios estavam ligados à infância de Chit, em "13 Sins" isso é bem menos ressaltado.
Vejamos então os 13 desafios de "13 Sins" e no que eles diferem do filme original!

* 1º Desafio:

FONTE:http://edgecast.metatube-files.buscafs.com/uploads/videos/image/image_227751_1.jpg
O primeiro desafio é idêntico para ambos os filmes: matar uma mosca! A diferença é que enquanto Chit faz isso dentro do prédio da firma onde trabalhava, Elliot está andando sozinho de carro por uma rua deserta quando tem que cumprir a tarefa. Fora que Elliot mata a mosca quase que instantaneamente, enquanto em "13 Beloved" temos toda uma cena de preparação para finalmente culminar na morte da mosca. Outra curiosidade é que nessa cena (bem como em várias ao longo do filme), Elliot observa atentamente uma câmera de segurança em um poste próximo ao local. As câmeras aparecem muitas vezes durante o remake (bem mais que no original) claramente querendo indicar que os organizadores do jogo estão observando o participante através delas. Isso era bem mais sútil em "13 Beloved", onde a impressão era que os donos do jogos eram "onipresentes".

* 2º Desafio:

FONTE:http://s30.postimg.org/wslodme4h/13_Sins_720p_Web_Rip_x64_ROCKER_www_HQSource_com.jpg
Novamente é um desafio idêntico ao do filme original: comer a mosca que foi morta. Isso é interessante porque, como eu já disse, o símbolo do jogo no remake tem uma mosca no centro e o final do filme nos indica que tanto os dois primeiros desafios quanto o desafio final é sempre o mesmo para todos os participantes. Outra vez temos o mesmo desafio, mas com o personagem em uma situação diferente: Elliot guarda a mosca para comer no apartamento onde mora (escondido de Shelby), enquanto Chit comeu a mosca no escritório. Interessante também é que Elliot acessa sua conta pelo computador e vê que recebeu o depósito pelos desafios nesse mesmo momento, enquanto Chit recebia seu saldo bancário diretamente pelo celular a cada desafio transposto (modernidade asiática).

* 3º Desafio:

FONTE:http://i.imgur.com/hKu741h.png
Enquanto em "13 Beloved" a disputa começava assim que Chit comia a mosca, em "13 Sins" os organizadores são mais bonzinhos e deixam que Elliot descanse para iniciar os outros 11 desafios apenas no dia seguinte. O 3º desafio é também quase idêntico ao do filme original. Se Chit tinha que fazer no mínimo 3 crianças chorarem, Elliot só tem que fazer uma chorar (olha como pegaram mais leve com ele,rsrs). Só que o moço tem que fazer isso enquanto está em um pic-nic com os pais de sua noiva e a própria.
Quem viu o filme original se lembra que é a partir desse desafio que Chit começa a ter flashbacks de sua infância. O modo como ele fazia as crianças chorarem (quebrando os brinquedos delas) era como seu pai fez ele chorar no passado. O remake também usa essa ideia só que ela fica muito mais subentendida do que no original, de modo que se você não prestar atenção isso passa e você nem nota (eu só notei porque vi o original). O que se passa é o seguinte: o pai de Elliot e Michael vivia dizendo que iria mandar ambos para um orfanato (Michael diz isso antes dessa cena) e o que o rapaz faz é dizer para uma menina que ela é adotada e seus pais planejam devolver ela para o orfanato. Apesar de não vermos a menina chorar em tela (achei isso muito estranho,rs), Elliot ganha o desafio.

* 4º Desafio:

FONTE:http://i.imgur.com/1aBh7Ti.png
Esse é o desafio da maldade, tanto no original quanto neste,rsrsrs. Só que no original Chit tinha que bater em um mendigo e roubar suas esmolas, e no remake a perversão é maior ainda: Elliot vai buscar seu pai em uma igreja e a voz no telefone diz que ele deve queimar um presépio de lá, que foi feito por crianças cegas. Além da maldade de Elliot, vemos também que o pai dele é realmente um cuzão, quando o velhinho pede para Shelby ajudar ele a sacudir depois de ir ao banheiro ><;
O incêndio acaba saindo fora de controle e bem, digamos que todos têm que sair quando alarme de incêndio é acionado :S

*5º Desafio:

FONTE:http://img.rlsbb.com/images/2014/03/20/2076dbb64dab6e24f7e24cde2dc204d2.jpg
No original esse era, para mim, o pior desafio de todos! Chit tinha que comer um prato de fezes ><; Aparentemente os produtores americanos não acharam uma boa ideia fazer Elliot comer merda e resolveram substituir esse pelo do mendigo. Basicamente Elliot tem que dar um avestruz (?!) em troca da roupa de um mendigo. Isso acontece off-screen (assim como no roubo das esmolas do filme original) e aparentemente foi uma tentativa de resgatar um pouco do humor do filme original, uma vez que até vemos o avestruz na delegacia o_O Como Elliot arranjou o avestruz nunca é dito. Aqui é também onde aparece pela primeira vez o detetive interpretado por Ron Perlman. E descobrimos que Elliot já está bem ferrado com a polícia.

* 6º Desafio:

FONTE:http://img853.imageshack.us/img853/6120/ojgs.png
Esse é o único desafio verdadeiramente engraçado no remake,rsrsrs, e é baseado em um desafio do filme original (o 7º) que também era muito engraçado. Elliot tem que levar o corpo de um homem que se matou até um café local e deixar ele "tomar" um café preto até as 16h da tarde. Isso me lembra muito aquele filme "Um Morto Muito Louco",rsrsrs. O pior é que no café aparece um monte de guardas para tomar café justamente quando ele está lá com o corpo,rs.
A parte chata da mudança do desafio é que no filme original, além de ele ser engraçado, ele tinha também uma crítica social: a dos filhos que abandonam seus pais. No remake isso é completamente perdido, o que é uma pena. Mesmo assim o resultado é muito engraçado.

* 7º Desafio:

FONTE:http://imagizer.imageshack.us/a/img801/2889/c6cd.png
O 7º desafio acaba sendo um "brinde" dos organizadores do jogo para Elliot: eles dizem que ficaram contentes por ele ter enfrentado a polícia. O que aconteceu é que os policiais chegaram no restaurante e foram atendidos primeiro do que Elliot e como o prazo para as 16h estava quase acabando ele acaba pegando uma xícara da mesa dos tiras e dá para o morto. Isso desperta a ira do policial e ele tem que enfrentar ele, se dando bem no final. Viram como no remake os organizadores estão mais bonzinhos? Rsrsrs, coitado do Chit.
No filme original, como eu já citei, o 7º desafio na verdade era o do morto e o 6º era pegar um celular de um valentão dentro do ônibus. O ônibus aparece no desafio a seguir...

* 8º Desafio:

FONTE:http://img.rp.vhd.me/4836275_l3.jpg
O desafio mais sangrento de todos! Elliot entra em um ônibus (que tem o número 8 e seu sobrenome na placa e está vazio, só com um motoristas vestindo uma roupa de carnaval de Nova Orleans) que o leva até um motel no meio do nada. Lá ele encontra um ex-colega dos tempos de escola que, junto de seu irmão, abusavam dele e de Michael. Elliot descobre que deve cortar o braço do cara com uma serra e o mesmo concordou em fazer isso em troca de dinheiro (ele também está quebrado). O resultado é um corte on-screen muito sangrento!
No filme original, o 8º desafio era bater no atual namorado da ex-namorada de Chit. Apesar de mudarem o desafio, a reação de Elliot é a mesma de Chit: após fazer o serviço ele resolve ajudar a vítima e a leva até um hospital.

*9º Desafio:

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/Dp2_c2E8Ajg/0.jpg
No hospital, Elliot encontra o irmão do cara que ele cortou o braço e resolve acabar com a marra dele dando cadeiradas nas suas costas. A cena é muito parecida com o que Chit faz com o novo namorado de sua ex. Apesar de Elliot fazer isso por vontade própria, novamente os organizadores dão aquela mão para ele e consideram esse como o 9º desafio.
No filme original a nona tarefa era tirar uma senhora de dentro de um hospital cercado pela polícia. Viram como apesar de ter uma vida pior que Chit, Elliot teve um jogo mais suave? Rsrsrs.

*10º Desafio:

FONTE:http://i.imgur.com/bqQUiTP.jpg
Em uma atitude que até agora não entendi, Elliot resolve ir para a sua festa de noivado com Shelby. Lá o telefone diz que o 10º desafio é quebrar toda a vidraria do salão (no mínimo 75%, para ser mais exato) enquanto canta uma canção comunista. E para finalizar, o rapaz deve mijar no arranjo floral principal da mesa. Rsrsrsrs, agora a gente entende o professor no começo do filme. Apesar da saia justa, o rapaz acaba dando um jeito de fazer tudo, mas a segurança aparece para pegar ele...
Em "13 Beloved", Chit tinha que ajudar a senhora que ele retirou do hospital a arrumar seu varal, com resultados desastrosos.

*11º Desafio:

FONTE:http://hollywoodmoviewiki.com/wp-content/uploads/2014/03/13-sins-movie-image-3.jpg
Para a sua surpresa (e nossa), no 11º desafio tudo que Elliot tem que fazer é se entregar para os guardas que o perseguiam. Nisso o rapaz é levado até um detetive que o interroga e mostra vários outros eventos que aconteceram na cidade e que pensavam ser ele o responsável (como um incêndio em um templo hindu). Isso faz com que Elliot desconfie que existem mais pessoas jogando ao mesmo tempo que ele. O rapaz acaba dando um jeito de fugir da delegacia e fica desesperado quando perde seu celular. No final ele encontra uma senhora latina e a ajuda a chegar em sua casa.
No filme original, Chit tinha que escolher entre matar Tong (sua amiga) ou o cachorro dela, para assim poder prosseguir no jogo.

* 12º Desafio:

FONTE:http://s6.postimg.org/hiazpo7nl/vlcsnap_2014_03_21_22h27m11s78.png
Desesperado, na casa da senhora latina, Elliot atende o pedido dela e a ajuda a arrumar seu varal. Esse desafio é idêntico ao 10º desafio do original e para mim é também uma homenagem a quem assistiu "13 Beloved". Digo isso porque tem uma surpresa muito legal que o diretor do remake faz, surpreendendo quem viu o filme original.
Na história original, no penúltimo desafio Chit tinha que matar uma vaca e achar uma chave dentro do intestino dela (mas isso ocorria off-screen).

* 13º Desafio:

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3DG1zNxdDtP_2NoJFYVIJI8HV6yP3kWaVGU8_B2-qfhqxFu1PucKVg19a1Rfd7WVShddDUuE9QWnxldqPBoeOMCoCWaK-lsB11sIFHD_bX_VUDWCEMz1CiJa0YxaT5bb9E_t5yzV7uJE/s1600/5.png
O último desafio é praticamente o mesmo do original. Ainda que aqui seja uma zona de spoilers, eu me recuso a falar sobre um ou outro final,rsrsrs. Só posso adiantar que no remake a situação é um pouco mais complexa que no original e a regra do último desafio fica bem mais clara. Fora que aprendemos mais sobre o jogo, digo, sobre o seu passado. De qualquer modo, ambos os desafios são bem bolados. Acontece que no original temos um final completamente pessimista (e também aquele palco maneiro,rs), enquanto que no remake os produtores nos dão aquela luz no fim do túnel. Particularmente eu prefiro o final original, mas mesmo assim tenho que dar o meu braço a torcer para a "primeira parte" do final do remake.

- Finalizando...

FONTE:http://s30.postimg.org/bho49cw01/13_Sins_720p_Web_Rip_x64_ROCKER_www_HQSource_com.jpg
"13 Sins" me surpreendeu positivamente. O filme consegue ser muito competente e mantém grande parte do espírito da obra original (tanto que até a produtora original está nos créditos :D). Além disso, traz também várias ideias novas para a mitologia. Algumas são até aproveitáveis, e podemos muito bem considerar "13 Sins" como mais um capítulo sobre o misterioso jogo. Contudo, particularmente acho o final do original muito mais forte do que o "segundo final" desse remake. Enquanto que "13 Beloved" termina de modo muito triste e pessimista, "13 Sins" nos dá um pouco de esperança, mesmo com os acontecimentos traumáticos que antecedem esse final.
De qualquer modo, eu recomendo tanto "13 Sins" quanto "13 Beloved". E se possível façam como eu fiz: vejam primeiro o original e depois o remake. Eu tenho certeza que a experiência será duas vezes divertida :D
Obrigado pela leitura e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário