domingo, 17 de junho de 2012

Nanquim&Celulóide: Dragon Ball (1984-1995)

FONTE:http://lolyanimespop.blogspot.com.br/2012/05/semana-dragon-ball-inicio-da-historia.html

Oi moçada! Após uma grande pausa nas publicações do blog (semana de provas é osso ¬¬) retorno com dupla estréia: a "sessão" Nanquim&Celulóide, que falará sobre mangás e animes,e a primeira sequência de posts que eu intitulo de "Lado A e Lado B". Seguinte: como muitas obras aparecem em mídias diferentes (no caso dos mangás e animes isso é muuuito comum) eu pretendo falar separadamente sobre as diferentes versões, começando pela obra original (Lado A) e depois sua adaptação para outra mídia (Lado B). No caso da sessão Nanquim&Celulóide, normalmente, isso significa que começarei falando do mangá e depois do animê referente à obra (quando houver). Certo pessoal?
E para essa estréia não poderia escolher outro senão este verdadeiro ícone que é Dragon Ball! XD Que ao lado de Cavaleiros do Zodíaco foi o responsável pelo "boom" dos mangás e animes no Brasil! Então, prontos para encontrar as Esferas do Dragão com Goku e seus amigos? Vamos lá!

R.

P.S.: Para quem não sabe, nanquim é o nome da tinta preta usada para desenhar os mangás e celulóide é o material do que são feitos os rolos de filmes dos animes, filmes, etc. (pelo menos antigamente eram desse material, agora não sei :S).



LADO A: O mangá: Dragon Ball (1984-1995)

FONTE:http://nipop.wordpress.com/2012/06/09/dragon-ball-1-pela-panini-primeiras-impressoes/

 Como disse antes, este post é sobre o Lado A desta mega saga, onde tudo começou: o mangá original!
Dragon Ball foi lançado em 1984 na revista semanal Shonen Jump ( da editora Shueisha). Ele é a obra mais conhecida de Akira Toriyama (1955-).

Criador e criatura: Akira Toriyama (em 1992) e Son Goku (FONTE:http://3.bp.blogspot.com/-jE3enUh856Q/T3wCs-HpVDI/AAAAAAAAF5s/hmboP5ZSaaQ/s1600/Akira%2BToriyama.jpg).

 Contudo, antes de DB ele já tinha feito sucesso com outra obra publicada na mesma revista, Dr. Slump (1980-1984) que era uma série muito mais voltada para a comédia do que é DB (e é muuito boa também, pretendo falar aqui :D ). Como é de costume no Japão, DB foi lançado primeiramente em capítulos semanais na Jump que depois foram compilados em volumes (chamados tankobon) para serem colecionados. DB teve um total de 519 capítulos que foram compilados em 42 tankobons (cada tankobon tem aproximadamente 200 páginas).

Capas de alguns volumes dos tankobons originais (FONTE:http://naphtalene.free.fr/toriworld/dragon_ball/publications.html).
 Posteriormente, com o sucesso da obra, DB seguiu o rumo natural dos mangás bem sucedidos no Japão e foi adaptado em anime (aguardem o Lado B para mais sobre isso :D). A diferença crucial entre o mangá e o anime ( e que todo fã já deve tá careca de saber ¬¬) e que no mangá não ocorre a divisão entre os dois principais "blocos de sagas" da obra: Dragon Ball e Dragon Ball Z. O mangá começa e termina (originalmente) com o título de Dragon Ball. Porém, qualquer leitor mais atento percebe que apartir da saga de Raditz (inicio do que na tv é chamado DBZ) o tom da história muda, de modo que a divisão também faz sentido no mangá. Como Dragon Ball é uma história muito extensa, a divisão em sagas é extremamente útil para se fazer uma resenha e eu dividerei o mangá em dois blocos de sagas: Do início até o 23º Torneio de Artes Marciais (correspondente no anime a DB) e da chegada de Raditz até o final do mangá (correspondente no anime a DBZ).

- 1º BLOCO: Início até o 23º Torneio de Artes Marciais.

Son Goku em cima de sua Nuvem Voadora (Kinto-un, no original) (FONTE:http://thedaoofdragonball.com/blog/dragon-world/kame-sennin-kume-sennin-perverted-hermits/).
Este por assim dizer 1º bloco das aventuras de Goku corresponde aos primeiros 194 capítulos que foram compilados em 16 volumes de tankobon. Aqui conhecemos a lenda das esferas do dragão e a maioria dos personagens mais importantes da história. Em Dragon Ball é costume nomear os arcos (ou sagas) de acordo com o vilão principal naquele ponto da história (ou, no caso dos torneios, com o número do torneio). Assim começamos com a primeira saga:

-  Saga Pilaf:

Capa do 1º volume encadernado (tankobon) original (FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/File:DB_Tank%C5%8Dbon.png).
 É onde tudo começa! Son Goku é um menino que vive isolado nas montanhas, sem contato com a civilização. Estranhamente, ele possui um rabo de macaco (?!). Por viver tanto tempo isolado, ele se mostra extremamente ingênuo. Apesar disso é treinado nas artes marciais (seu mestre foi seu falecido avô adotivo Son Gohan) e é muito forte.

Primeira aparição de Goku no mangá! (FONTE:http://www.worldofjapan.net/2012/03/read-japanese-with-furigana/).
 A história começa quando a pacata vida de Goku é interrompida com a chegada de Bulma, uma garota da cidade. Bulma é atraída até onde Goku vive pois está em busca das lendárias Esferas do Dragão (as Dragon Balls do título :P), que dizem ter o poder de realizar um pedido caso as sete sejam reunidas. Cada esfera possui um número de estrelas dentro dela (de 1 à 7) e Bulma acaba descobrindo que Goku possui a de 4 estrelas ( uma herança de seu finado avô). Uma vez que o garoto se recusa a ceder sua lembrança, a garota (após perceber a força de Goku) acaba convencendo o menino com rabo de macaco a ir com ela em sua busca pelas esferas. E assim os dois partem na jornada para reunir as misteriosas Esferas do Dragão.

O encontro de Goku e Bulma (FONTE:http://my.opera.com/dragon-ball/albums/showpic.dml?album=2377061&picture=64062422).
 Essa primeira saga é uma introdução ao mundo de DB. Akira Toriyama nos apresenta a Son Goku e seus amigos e as, por assim dizer, "regras" que regem este mundo, tudo regado a artes marciais e muita comédia. Durante sua busca pelas esferas, Goku encontra o Mestre Kame (perito em artes marciais que presenteia Goku com a Nuvem Voadora), o porquinho metamorfo Oolong, o ladrão do deserto Yamcha e seu companheiro Pual, o Rei Cutelo e sua filha Chichi (que viria a ser muito importante futuramente) e, por fim, o trio atrapalhado de vilões: Mai, Shu e o Imperador Pilaf (que deseja reunir as esferas para dominar o mundo). Tudo isso nos primeiros 22 capítulos (dois volumes) do mangá.

Imagem reunindo alguns dos principais personagens desta saga : Oolong (o porquinho), Bulma, Pual, Chichi (a filha do Rei Cutelo) e Yamcha em cima do dragão, Goku acompanha em sua Kinto-un, presente de Mestre Kame (FONTE:http://members.multimania.nl/aniromzzz/newpage2.html).

Mestre Kame e Rei Cutelo (de costas). Goku tenta imitar o Kamehame-ha (golpe do Mestre Kame) (FONTE:http://yamuchadensetsu.com/?p=615).
O trio de vilões atrapalhados: Mai, Pilaf e Shu (FONTE: http://www.gaiaonline.com/forum/series-related-miscellaneous-role-play/dragon-ball-kai-seihen-lots-of-canons-available/t.73277469_76/).
 A impressão que se tem é que Toriyama pretendia concluir a obra ao final desta primeira saga, mas o sucesso do mangá o fez continuar (o própio autor já confirmou isso em entrevistas). O tom desta primeira saga é o de aventura e comédia (coisa que o autor domina muito bem). Para quem não sabe, DB nasceu inspirado em um conto popular chinês chamado no Japão de Saiyuki (Jornada para o Oeste), que conta a epopéia de um macaco chamado... Son Goku. E quase todos os personagens desta primeira saga são derivados do conto (como Oolong e Yamcha). Uma característica do conto que também foi implementada no mangá é a de que personagens que inicialmente são inimigos acabam sendo vencidos e virando aliados (como Oolong e Yamcha de novo!). Isso seria usado muito mais nas outras sagas.
Ao final desta saga, Goku se separa dos outros personagens e parte para treinar com o Mestre Kame...

- O treinamento com Mestre Kame e o 21º Torneio de Artes Marciais:

FONTE:http://dragonballmegaverse.wikispaces.com/21st+Tenkaichi+Budokai.


Nesta segunda saga a busca pelas Esferas do Dragão é deixada de lado (já que após o pedido feito no fim da saga Pilaf, as mesmas se espalharam pelo mundo e ficarão durante um ano em forma de pedra) e o foco são as Artes Marciais. Goku cumpre sua palavra e após o fim da busca pelas Esferas, parte para treinar com Mestre Kame (que foi mestre de seu avô e de Rei Cutelo).Aqui são introduzidos novos personagens: Kurilin ( que também deseja treinar com Mestre Kame) e Lunch ( uma garota de dupla personalidade, que se alterna entre boazinha e agrressiva cada vez que espirra).
Kurilin(tirando uma casquinha), Lunch( personalidade boa) e Goku (FONTE:http://www.mangarush.com/manga/dragon-ball/27/p-1).
 Os primeiros capítulos são focados no treinamento de Goku e Kurilin com o mestre pervertido (que inclui realizar trabalhos no campo, entregar leite, trabalhar em uma construção, etc.) e a seguir somos introduzidos ao torneio de artes marciais (onde os melhores lutadores do mundo se reunem para provar quem é o mais forte). Esse arco se desenrola do capítulo 23 ao 53 (finalzinho do volume 2 até o começo do 5).

Para ficarem fortes em entrarem no 21º Torneiro de Artes Marciais, Goku e Kurilin tiveram que ralar muito nos treinos de Mestre Kame (FONTE:http://www.mangarush.com/manga/dragon-ball/32/p-1).
Son Goku vs Jackie Chun: o embate do torneio! (FONTE:http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-Kame-Sennin-Kame-e-Goku-Afinal-quem-era-o-melhor).
 Essa saga apresenta algo que viraria fórmula nos mangás shonens (para garotos) influenciados por DB: uma saga voltada ao treinamento do protagonista e um torneio de artes marciais. Outro ponto importante é a aparição de quem viria a ser o melhor amigo de Goku: Kurilin. O divertido é que no início os dois não se dão nem um pouco bem, pois o monge carequinha é do tipo trapaceiro e que faz tudo para ser o melhor. Mas as dificuldades que os dois enfrentam durante o treinamento faz com que eles criem um forte laço de amizade.
Sobre o Torneio de Artes Marciais, que é o ápice da saga, temos lutas emocionantes e um show de inventividade por parte de Toriyama! Surgem muitas técnicas por parte dos participantes do torneio. E Goku acaba tendo que enfrentar o misterioso Jackie Chun ( um velhinho astuto e que esconde um segredo). Por falar nisso, o nome original do torneio é Tenkaichi Budokai (que significa algo como, "Grande Torneio Abaixo do Céu").
Apesar de no início Bulma, Yamcha, Pual e Oonlong não aparecerem, no torneio eles retornam (com Yamcha iniciando sua sina nos torneios :P).
Terminado o torneio, Goku decide partir novamente atrás das Esferas do Dragão, para reencontrar a esfera de 4 estrelas que foi presente de seu avô...

- A Saga Red Ribbon:

FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/The_Red_Ribbon_Army_%28manga%29

Na busca pela esfera de 4 estrelas, Goku acaba tendo que enfrentar o Exército Red Ribbon (uma organização para-militar que deseja dominar o mundo). Inicialmente sozinho neste jornada, Goku acaba recebendo ajuda de novos aliados ( Andróide Nº 8, Suno, Arale, Upa e Bora, Mestre Karin,etc.) e antigos amigos que retornam (Kurilin, Bulma, Yamcha, Mestre Kame) enquanto enfrenta os vários integrantes da organização ( a maioria com nomes de cores em inglês, como: Coronel Silver, General White, Comandante Red, etc.). Esta saga também pode ser dividida em pequenos "arcos", onde Goku tem que derrotar uma determinada tropa do exército Red Ribbon. Inicialmente ele se depara com o Coronel Silver, que tomba facilmente diante da força do baixinho.

Coronel Silver: apesar da pose, dura pouco no mangá :P (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Dragon-ball-1695962.jpg).

Em seguida, Goku vai parar nas terras geladas do norte, onde conhece a menina Suno e toma conhecimento sobre a Torre dos Músculos: um edíficio pertencente à Red Ribbon onde o prefeito da vila local esta mantido refém, para que os moradores colaborem na busca das Esferas do Dragão.

Enquanto o General White teme pela chegada de Goku, a garota Suno salva a vida do nosso herói (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Dragon-ball-1696036.jpg).
 Irritado com a situação, Goku promete resgatar o prefeito. Só que para isso, terá que subir todos os andares da torre, sendo que em cada andar terá que enfrentar um oponente diferente.

Goku pronto pra detonar a Torre dos Músculos (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:The_Storming_of_Muscle_Tower.jpg).
Depois de derrotar alguns guardas o segundo andar, Goku tem que derrotar o Sargento Metálico (que na verdade é um robô). No próximo andar ele enfrenta o atrapalhado ninja Murasaki que, derrotado, apela para um andróide super forte, mas bondoso, chamado Andróide Nº8 (que acaba por virar amigo de Goku). Quando está prestes a enfrentar o lider da Torre (General White), Goku e Nº8 acabam tendo que enfrentar o monstro gelatina Buyon (que é vencido graças a astúcia de Goku). Por fim, o líder da Torre é derrotado em um acesso de fúria do Andróide Nº8.

O Sargento Metálico (qualquer semelhança com o Exterminador do Futuro não é mera coencidência) espera Goku no 3º andar (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Dragon-ball-1696034.jpg).



Ninja Murasaki (que significa "púrpura" em japonês) é um comédia (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Purple_People_Beater.jpg).
Apesar da aparência, Andróide Nº8 é "do bem" (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Mechanical_Man_No._8.jpg).
O monstro gelatinoso Buyon (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:How_to_Unjiggle_a_Jiggler.jpg).
 Após a derrota da Torre dos Músculos e conseguir a Esfera do Dragão que a Red Ribbon procurava, Goku descobre que o Radar do Dragão (aparelho usado para encontrar as Esferas criado por Bulma) está quebrado. Como ninguém é capaz de consertá-lo a não ser a garota que o inventou, Goku tem que ir até a Cidade do Oeste para encontrar Bulma (neste ponto, vemos uma clara referência ao conto "Jornada ao Oeste" que inspirou DB). Como a menina gênio está entediada, resolve novamente partir junto com Goku para auxiliá-lo na busca pelas esferas, sem imaginar que a Red Ribbon ainda está no encalço do garoto. O próximo encarregado de derrotar Goku e roubar as esferas é o afeminado General Blue (que além da força física conta com poderes psíquicos que usa para paralisar qualquer um que fite seus olhos).

Bulma retorna para ajudar Goku a achar as esferas, sem saber que Comandante Red e General Blue estão de olho nelas (FONTE:http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20100423031545/dragonball/images/2/27/Bulma%27s_Big_Mistake!!.jpg).
 Como a próxima esfera está no fundo do mar, Goku e Bulma vão até a ilha de Mestre Kame para emprestar um submarino. Assim, Kurilin reforça a equipe que parte para uma busca submarina pela esfera, com Blue em seu encalço. Neste ponto, Toriyama nos presenteia com uma aventura no melhor estilo "busca ao tesouro pirata", já que a esfera está dentro de uma caverna submarina que servia de covil para piratas e está cheia de armadilhas.

(FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/Dragon_Ball_Kanzenban_Official_Guide:_Dragon_Ball_Landmark).
Após os eventos na caverna pirata, Goku tem que perseguir General Blue (que conseguiu roubar as esferas) e temos mais um dos momentos geniais de Toriyama: Goku acaba indo parar na Vila Penguim, cenário da obra antiga do autor, Dr. Slump! E ai temos o encontro dos dois protagonistas de ambos os mangás: Goku e Arale.

Goku, Arale e General Blue (FONTE:http://i553.photobucket.com/albums/jj371/jimmy378/5.jpg).

Com a ajuda de Arale e cia, Goku consegue recuperar as esferas e o General Blue é derrotado. Depois disso temos uma quebra no clima até então leve que predominava a saga para um "plot" mais sério: seguindo o rastro da próxima Esfera do Dragão, Goku chega até a Terra Santa de Karin, onde está localizada uma torre gigante que liga terra e céu (a Torre Karin). Ele então conhece o índio Bora e seu filhinho Upa. Após derrotar outro dos homens da Red Ribbon que buscava a esfera no local (Capitão Yellow) Goku finalmente encontra a esfera de seu avôzinho.Contudo, a Red Ribbon envia um assassino de aluguel chamado Tao PaiPai que tem a fama de ser o maior assassino do mundo. Este mata Bora e derrota facilmente Goku com seu golpe especial chamado Dodonpa, o deixando a beira da morte, além de levar todas as esferas que o garoto tinha recolhido até então (exceto a esfera de 4 estrelas, que estava na roupa de Goku e o protegeu do golpe de Tao PaiPai). Recuperado da derrota, Goku resolve utilizar o desejo das Esferas do Dragão para ressucitar Bora, mas para isso precisa ficar mais forte e derrotar Tao PaiPai. De acordo com a lenda, aquele que subir a Torre Karin com suas próprias forças encontrará em seu topo um eremita que porta a água sagrada, que diz aumentar as forças de quem a toma. Inspirado nisto, Goku começa a subir a longa torre para beber um pouco da água sagrada, antes que Tao PaiPai retorne para buscar a esfera que falta.

Bora, Tao PaiPai e Goku, ao fundo a Torre Karin (FONTE: http://namekusei.wordpress.com/2010/05/05/inspiracoes-pt-iv/).
Tendo concluído a subida da Torre, Goku encontra o Mestre Karin e descobre que para tomar a água sagrada é preciso conseguir pegá-la dele. Após tomar um baile do gatinho, este revela que o mestre de Goku (Mestre Kame) também já subiu a torre e tomou água, mas para conseguir isso levou três anos! Como não tem esse tempo todo, Goku se esforça para pegar o jarro de água. Depois de quase três dias, ele finalmente consegue pegar o jarro e beber a água. Porém, Mestre Karin revela que a água na verdade não passa de água comum e que a força obtida vem do treinamento para pegá-la.

Meste Karin é mais forte que parece (FONTE:http://www.kamisama.com.br/?p=164).

Percebendo que realmente ficou forte, Goku desce a Torre Karin e chega a tempo de impedir que o estiloso assassino Tao PaiPai mate o indiozinho Upa. Com sua nova força, Goku consegue derrotar completamente Tao PaiPai e resolve partir para cima da Red Ribbon e derrotar a organização toda de uma vez! Seguindo o rastro da próxima esfera do dragão, Goku parte para o quartel general da organização e derrota todo o exército! Por fim, enfrenta o Assistente Black, que matou o Comandante Red por não concordar com objetivo que ele pretendia dar ao desejo das esferas (Red queria ficar mais alto :P ), e assumiu o controle da organização. Sem muita dificuldade, Goku derrota Black e finalmente dá fim as ambições do exército Red Ribbon (para espanto de Bulma, Yamcha, Mestre Kame e cia que já estavam indo para dar um reforço). Com a esfera que a organização tinha, Goku completa 6 esferas, mas por algum motivo a restante não aparece no radar do dragão...
Ao meu ver esta saga é uma das mais emocionantes deste período de DB: Akira Toriyama estava no ápice da criatividade, além dos traços e roteiro. Não que as sagas anteriores não fossem boas, mas foi aqui que DB começou à alçar voos cada vez mais altos. Esta saga durou do capítulo 54 ao 96, sendo a mais longa até então ( do volume 5 ao 8). E o ritmo se mantêm na próxima mini-saga.

- A última Dragon Ball e a Velha Vidente (Uranai Baba):

A Velha Vidente (Uranai Baba) (FONTE:http://www.kanzentai.com/chp.php?id=098).
Com o fim do Red Ribbon, Goku e cia retornam para a casa do Kame para ver por que o radar do dragão não indica a localização da última esfera. Bulma constata que o mesmo está intacto e pensa que provavelmente a esfera não está sendo detectada por estar dentro de algum organismo vivo (como um animal). Mestre Kame então sugere que eles vão atrás da Velha Vidente (Uranai Baba, no original), uma vidente capaz de achar objetos perdidos. Goku, Yamcha, Pual, Kurilin e Upa (que foi trazido por Goku) chegam até a morada da Velha Vidente e descobrem que só existe dois modos de ela atender seu pedido: ou devem pagar uma quantia exorbitante de dinheiro, ou devem derrotar seus 5 guerreiros. Confiantes e dispostos a ficarem mais fortes, os amigos resolvem topar o desafio e enfrentar o quinteto que mais parece saido de um filme de terror: o Homem-Vampiro (um vampiro que luta kickboxer o_O), Sr. Suki (o homem invisível), Miira (um homem-múmia super forte), Akuman (um tipo de demônio que já foi campeão do torneio de artes marciais) e , finalmente, um lutador misterioso mascarado.
Meio que aos trancos e barrancos, Goku e cia derrotam todos usando de estratégias em sua maioria cômicas. A luta final é entre Goku e o mascarado que revela ser o avôzinho de Goku: Son Gohan!

Son Gohan, o finado avôzinho de Goku (detalhe para a aureóla :P ) (FONTE: http://www.comicvine.com/grandpa-gohan/29-60657/).
Mestre Kame explica que a Velha Vidente (que na realidade é sua irmã) pode transitar entre o mundo do vivos e dos mortos e trazer para a Terra por um dia alguém que já tenha morrido. Após se despedir de seu avô, a Velha Vidente mostra onde está a última esfera: dentro de um carro numa estrada próxima. Goku vai até lá e encontra a esfera nas mãos de um antigo inimigo: Pilaf e seu bando. Ele os derrota facilmente e finalmente obtém as 7 esferas. Então, Goku e Upa voltam até a Terra de Karin para invocar Sheng Long (o deus dragão que realiza os pedidos) e ressucitar Bora. Este ressucita e antes que as esferas (agora transformadas em pedra) sejam espalhadas pelo mundo novamente, Goku salta e pega sua esfera de estimação ( a de 4 estrelas).
De volta a arena da Velha Vidente, Goku planeja treinar para o próximo torneio de artes marciais, que vai ocorrer dentro de 3 anos. Mestre Kame o aconselha a percorrer o mundo neste tempo e treinar por si só, enquanto Yamcha se une a Kurilin para treinar sob a tutela do eremita. Assim, Goku se separa novamente de seus amigos...
Essa mini-saga durou do capítulo 97 até o 112 (volume 9 e comecinho do 10).

- O 22º Torneio de Artes Marciais:

(FONTE: http://i553.photobucket.com/albums/jj371/jimmy378/49.jpg).
Passados 3 anos, Goku (agora com 15 anos) se reencontra com seus amigos para o 22º Torneio de Artes Marciais. Surge o rival de Mestre Kame, Mestre Tsuru e seus dois discípulos: Chaos e Tenshinhan. Ambos são muito fortes e o ódio de Tsuru aumenta por Goku quando este descobre que foi o garoto quem derrotou Tao PaiPai (Tsuru é irmão mais velho do assassino). Após várias lutas, mostrando o quanto os heróis evoluiram ( com direito até uma luta  entre Goku e Kurilin) a final acontece entre o protagonista e Tenshinhan. Ambos mostram enorme variedade de técnicas e o desfecho poderia até ser considerado um empate entre o menino macaco e o gigante de três olhos. Ao final do torneio, Tenshinhan e Chaos resolvem abandonar o caminho do mal ensinado por Mestre Tsuru e se unem à Goku e seus amigos.

Tenshinhan e Mestre Tsuru (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:The_Arms_Race.jpg).
Chaos vs Kurilin: o duelo dos baixinhos (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Look_Out_The_Dodon_Blast.jpg).
Novamente Toriyama consegue manter o nível alto e entrega um torneio ainda mais empolgante que o anterior.É possível até dizer que não existe uma luta que não seja empolgante nas finais e todas as lutas de que Tenshinhan toma parte são demais. Por falar nele, temos nesta saga a introdução do humano mais forte de DB: Tenshinhan. Também surge pela primeira vez, graças aos discípulos de Tsuru, a técninca de flutuar no ar usando o ki (o Buukujutsu, " dança da borboleta") que viria a ser ponto comum à todos os guerreiros futuramente.
O final da saga ( que durou do capítulo 113 ao 135, volume 10 à 12) quebra o clima de alegria e harmonia com a morte de um personagem importante e o surgimento do maior vilão até então...

- A Saga de Piccolo Daimao:

FONTE: http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-Qual-a-avalia%C3%A7%C3%A3o-para-a-saga-Piccolo-Daimao

Terminado o 22º Torneio, Goku e seus amigos vão até um restaurante jantar, mas o garoto percebe que esqueceu sua Esfera do Dragão no vestiário da arena do torneio. Kurilin se oferece para ir buscá-la e sua demora em voltar (aliado à um mal pressentimento de Goku) faz com que ele corra até o local antes que possa comer, apenas para encontrar seu melhor amigo morto! O juiz do torneio, que testemunhou o ataque, revela que o assassino foi um monstro verde que levou a Esfera do Dragão de Goku e uma lista com o nome dos participantes do torrneio. Contrariando os pedidos de calma de Mestre Kame, Goku voa furiosamente em sua Nuvem Voadora seguindo o resto apontado pelo Radar do Dragão.  Mestre Kame então percebe que perto do corpo de Kurilin o assassino deixou um papel com um kanji inscrito. Ele então o reconhece como sendo a marca de Piccolo Daimao e conta a história por trás deste: há muito tempo atrás Piccolo Daimao foi um poderoso demônio que aterrorizou a Terra. Os únicos capazes de lutar contra ele foram Mestre Kame, Mestre Tsuru e o mestre dos dois, chamado Mestre Mutaito. Este criou uma técnica chamada Mafuuba, que foi capaz de aprisionar Piccolo em uma panela elétrica, mas em troca consumiu a vida de Mutaito. A panela então foi atirada no fundo do mar, da onde Kame e Tsuru pensaram que jamais Piccolo seria libertado. Porém, alguém o libertou e é ninguém mais ninguém menos que Pilaf e sua gangue ( que ingenuamente acreditam que Piccolo vai dividir o domínio da Terra com eles quando a conquistar). Mestre Kame então sugere que eles busquem as Esferas do Dragão para com o pedido banir Piccolo e seus demônios da Terra e para isso conta com o apoio de Tenshinhan e Chaos.
Enquanto isso, Goku finalmente alcança o assassino de Kurilin: Tambourine, um dos demônios de Piccolo. Os dois lutam, mas Goku (que estava enfraquecido pela fome e por ter lutado à pouco tempo contra Tenshinhan)  acaba sendo derrotado e sua Nuvem Voadora destruída. Enquanto se recupera, acaba encontrando um enorme peixe assado e o devora. Só que este peixe pertencia a Yajirobe, um samurai gorducho. Irritado, ele ataca Goku, mas logo percebe que este é mais forte que ele e desiste da luta. Enquanto isso, surge mais um dos demônios de Piccolo: Cymbal. Ele está atrás das Esferas do Dragão e Goku descobre que Yajirobe tem uma. Mas para surpresa de Goku, Yajirobe derrota facilmente Cymbal. Piccolo percebe que ele foi derrotado ( os demônios na verdade são criações dele e nascem de ovos postos por sua boca, de forma que ele tem um elo mental com todos) e pede que Tambourine vá até o local para ver o que houve. Tambourine, que estava caçando todos os participantes do torneio de artes marciais (Piccolo teme que algum deles possa conhecer o Mafuuba), retorna ao local e encontra Goku e Yajirobe. Dessa vez Goku parte pra cima dele e o derrota, vingando a morte de Kurilin. Assustado com a morte de duas de suas crias, o próprio Piccolo resolve ir até o local e ver o que está acontecendo. Yajirobe se lembra das histórias que ouviu sobre Piccolo Daimao e se esconde. Goku enfrenta Piccolo, mas acaba derrotado e fica muito perto de morrer. Piccolo então pega a Esfera que pertencia à Yajirobe e vai embora. 

Piccolo prestes a enfrentar Goku (FONTE:http://www.kanzentai.com/chp.php?id=142).
Yajirobe descobre que Goku esta vivo e este pede que ele o leve até a Torre Karin. Enquanto isso, Mestre Kame, Chaos e Tenshinhan coletam as Esferas do Dragão e Piccolo os encontra. O plano de Mestre Kame era roubar as Esferas de Piccolo, mas ele muda de ideia e nocauteia Tenshinhan com um gás paralizante para poder lutar sozinho contra o vilão. Mestre Kame então usa a técnica do Mestre Mutaito, o Mafuuba, para tentar aprisionar Piccolo, mas falha. Como consequência, ele acaba morrendo exaurido pela técnica. Piccolo finalmente reune as 7 esferas e invoca Sheng Long. Tenshinhan então pede para Chaos fazer um pedido antes que Piccolo o faça, mas este falha e é morto pelo demônio. O desejo de Piccolo é rejuvenescer, pois assim seu poder aumentaria. Após conceder o desejo, Piccolo também mata Sheng Long. Agora mais forte do que nunca, o vilão parte para a capital do planeta, onde fica o Castelo do Rei, para tomar o controle total do mundo.
Neste meio tempo, Yajirobe chega até a Torre Karin com Goku. O gorducho então escala a Torre com Goku nas costas e eles encontram com Mestre Karin. O gato cura Goku com o senzu (feijão eremita, conhecido por aqui como semente dos deuses). O plano de Goku é treinar para ficar mais forte e derrotar Piccolo. Karin informa Goku sobre o que Piccolo fez: a morte de Kame e seu rejuvenescimento. Ele também conta à Goku que existe uma água especial chamada Água Super Sagrada que aumenta os poderes de quem a beber. Contudo, esta água também é um super veneno e é primeiro preciso sobreviver à este veneno para que a força seja despertada. Sem muita escolha, Goku topa tomar a água e logo começa a se contorcer de dor.
Longe dali, na cidade capital, Piccolo já subjugou o Rei e se autoproclamou o novo Rei do mundo. Enquanto isso, Tenshinhan treina para usar o Mafuuba para derrotar o vilão.
Passado um dia de agonia, Goku finalmente vence o veneno da água e desperta! Sentindo a força brotar de dentro de si, ele parte em direção ao Castelo do Rei para derrotar Piccolo. Simultaneamente, Tenshinhan chega ao castelo disposto a usar o Mafuuba, só que ele percebe que a panela de pressão que iria usar trincou durante os treinos. Mesmo assim, ele resolveu combater Piccolo. Contudo, o vilão prefere nem sujar as mãos com ele e cria um novo demônio para lugar contra o humano. A nova cria derrota Tenshinhan facilmente e quando está prestes a matá-lo, Goku chega ao local.

Goku parte para a revanche contra Piccolo (FONTE: http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-07-Saga-do-Piccolo-Daimao).
Com seus novos poderes, Goku derrota a cria de Piccolo rapidamente e parte pra cima do vilão. O garoto leva grande vantagem na luta e Piccolo resolve apelar: pega Tenshinhan como refém para impedir que Goku se mova. 

Para derrotar Goku, Piccolo joga sujo (FONTE:http://www.kanzenshuu.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=17517).

Piccolo então quebra o braço esquerdo e as duas pernas de Goku e salta para o céu para lançar seu golpe final contra o garoto. Goku persiste e resolve concentrar todas as suas forças no punho direito que lhe resta. Ele lança um Kamehame-ha e voa contra Piccolo. Concentrando toda sua força no punho, ele perfura o peito do vilão e o derrota.

Goku perfura Piccolo Daimao (imagem do anime :P) (FONTE:http://thedragonballblog.blogspot.com.br/2012/05/son-goku-and-lord-raglans-hero-pattern.html).
 Porém, antes de ir dessa pra melhor, Piccolo bota um último ovo por sua boca: nele ele deposita sua própria alma, de modo que esse seu filho tem suas lembranças e tem a missão de vingá-lo.
Nessa saga finalmente temos um vilão sério e que é uma ameça real e o espaço para o humor fica muito mais restrito. Esta saga dura do capítulo 135 até o 161 (volumes 12 a 14).
Ao final da luta, Goku retorna para a Torre Karin (para se recuperar dos ferimentos) e lamenta o fato de não poder ressucitar Kurilin, Mestre Kame e Chaos (já que Sheng Long morreu). Mestre Karin porém propõe uma alternativa...

- O treinamento com Kami-sama e o 23º Torneio de Artes Marciais:

FONTE: http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-08-23%C2%BA-Tenkaichi-Budokai
Finalmente chegamos à última saga deste primeiro "bloco" de sagas de DB. Mestre Karin sugere que Goku suba até o Templo de Kami-sama (deus, em japonês), já que o mesmo é o criador das Esferas do Dragão e pode ressucitar Sheng Long. Para isso, ele usa o bastão mágico de Goku (que foi presente de seu avô) para conectar o topo da Torre Karin ao Templo de Kami-sama. Goku sobe até lá e encontra-se com Sr. Popo, que é guardião do templo.

Goku encontra Sr. Popo (imagem do anime) (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/Mr._Popo).
Este avisa o menino que para ver Kami-sama ele antes tem que derrotá-lo. Goku aceita, mas logo percebe que o sujeito é muito forte. Mesmo assim, Kami-sama avisa que vai vê-lo. Surpreendentemente, Goku descobre que Kami-sama é a cara de Piccolo Daimao!

Kami-sama é a cara do Piccolo Daimao velho o_O (FONTE:http://dragonballportugal.blogspot.com.br/2007/10/cronologias.html).
 Kami-sama explica que ele e Piccolo originalmente eram um só, mas para ele ser deus teve que se separar de sua parte maligna , que acabou se tornando Piccolo. Ele também diz à Goku que Piccolo reencarnou em sua última cria e em breve retornará para tentar dominar o mundo de novo. Kami-sama diz que pode ressucitar Sheng Long, mas antes pede para Goku prometer que ficaria no Templo treinando até a época do próximo torneio de artes marciais, onde segundo ele a cria de Piccolo apareceria. Goku concorda e Kami-sama restaura Sheng Long. O dragão aparece imediatamente para os amigos de Goku e conta que ele está treinando no céu. Sheng-Long então atende o pedido para ressucitar todos mortos por Piccolo e seus demônios e as esferas se espalham pelo mundo novamente. Os guerreiros então passam os próximos 3 anos treinando para o torneio.
No dia do torneio, todos se reúnem e os amigos se surpreendem com o fato de Goku ter crescido.Entre os finalistas muitas surpresas: o novo Piccolo (que se increveu com o nome de Majunior, filho do mal), uma garota que parece conhecer Goku e fica brava quando este não a reconhece, um homem de meia idade atrapalhado mas forte chamado Shen e Tao PaiPai (que não morreu, mas foi transformado em ciborgue devido aos ferimentos de sua luta contra Goku).

Os adversários se encaram antes das lutas finais (FONTE:http://kanzentai.com/news_archive.php?archive=1269885951&subaction=list-archive&).

Tenshinhan derrota o Ciborgue Tao PaiPai facilmente na primeira luta e Goku finalmente descobre quem é a jovem misteriosa na segunda luta: ela é Chichi, filha do Rei Cutelo. A garota cobra Goku pois este disse que se casaria com ela quando era pequeno (na verdade ele prometeu isso sem saber nem o que era casamento :P). No fim da luta Goku concorda em casar com Chichi (o_0).
Na terceira luta, Kurilin enfrenta Piccolo e mostra que ficou muito forte. Mesmo assim o vilão vence e passa para a próxima etapa. Yamcha enfrenta o misterioso Shen e acaba (para variar) derrotado.
Na segunda fase, Goku e Tenshinhan repetem a luta final do torneio anterior. Só que dessa vez Goku demonstra o quanto está superior e derrota o rival sem ao menos lançar um só Kamehame-ha. A próxima luta, entre Piccolo e Shen revela a identidade do velhinho misterioso: ele na verdade é Kami-sama, que pegou emprestado o corpo de um ser humano para lutar. Seu plano é aprisionar Piccolo com o Mafuuba, mas o vilão verde já previa isso e desenvolveu uma técnica chamada Anti-Mafuuba. Como resultado, Kami-sama acaba sendo aprisionado na garrafinha que ia usar para aprisionar Piccolo, e este à engole.
Finalmente chega a luta final: Goku vs Piccolo!

A luta mais esperada: Goku vs Piccolo! (FONTE:http://www.giantbomb.com/piccolo/94-442/).
E acreditem está é a uma das melhores (senão a melhor) luta de todo o mangá! Ao final, após ambos estarem muito exaustos e a arena toda estar destruída, Goku acredita ter derrotado Piccolo, mas durante a contagem o vilão ataca o herói e fere seu braço. Ele aproveita e ataca Goku, quebrando também suas pernas e (diferente de seu pai) seu outro braço. Por fim, ele lança uma grande explosão que parece dar fim ao herói.

Uma das lutas mais épicas do mangá! (FONTE:https://joerayw.wordpress.com/2011/08/25/dragon-ball-volume-16-goku-vs-piccolo/).
                                                                                                                                                                                                                                                     
Quando está prestes a cantar vitória, Goku aparece voando utilizando a técnica de Tenshinhan e lança seu corpo contra Piccolo.

O golpe final de Goku (FONTE:http://elloboiberico.wordpress.com/2009/08/01/).
Piccolo cai para fora (do que sobrou) da arena e Goku é declarado o vencedor do 23º Torneio de Artes Marciais! Enquanto Yajirobe dá uma semente dos deuses para Goku, Kami-sama se aproxima de Piccolo para matá-lo. Mas Goku intervém e diz que sabe muito bem que se Piccolo morrer, Kami-sama também morre. Ele ainda dá uma semente dos deuses para Piccolo e este parte jurando vingança.Kami-sama se culpa por ter "gerado" Piccolo, mas Mestre Kame diz que ele não deve se culpar e também que foi graças a Kami-sama que as Esferas do Dragão foram criadas e por isso Goku pode viver tantas aventuras e se tornar tão forte. Kami-sama concorda e diz que Goku teve um bom mestre. O deus da Terra então propõe à Goku que este se torne o novo Kami-sama. Mas Goku retruca que morreria de tédio se ficasse morando naquele templo, mostra a língua para ele e sobe na Nuvem Voadora, levando Chichi com ele.

Goku comemora a vitória sobre Piccolo (imagem do anime) (FONTE:http://thedragonballblog.blogspot.com.br/2012/05/son-goku-and-lord-raglans-hero-pattern.html).
Ufa, e assim termina este primeiro bloco de sagas de DB. Esta última saga abrange os capítulos do 162 ao 194, os volumes encadernados do 14 ao 16. Após isso, começam as aventuras "intergaláticas" e mais sérias de Goku ( o que no anime foi chamado de Dragon Ball Z). Como este post ficou muuito longo (mais que eu imaginava :P), eu vou parar por aqui e logo retorno com o 2º bloco de sagas do mangá que começa com a chegada de Raditz!
Até mais pessoal!
R.

P.S.: As referências foram tiradas de vários lugares diferentes, mas principalmente da página na Wikipédia sobre Dragon Ball: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Dragon_Ball_manga_volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário