domingo, 24 de junho de 2012

Nanquim&Celulóide: Dragon Ball (1984-1995) Pt. 2

FONTE:http://omundomaia.blogspot.com.br/2012/05/dragon-ball.html
 Oi moçada! Como devem ter notado, acabei me empolgando no último post sobre Dragon Ball e ele ficou imenso,rsrsrs. De modo que agora dividerei este relato em vários posts (mesmo porque assim fica mais organizado :P). Continuando a saga de Goku e seus amigos, vamos agora pela parte que todo o mundo mais gosta: as sagas que receberam no Ocidente o título de Dragon Ball Z!


LADO A: O mangá: Dragon Ball (1984-1995) - Parte 2

FONTE: http://io9.com/dbz/

- 2º BLOCO: Da chegada de Raditz até o fim. 

Son Gohan, filho de Goku, pode ser considerado o foco desta segunda parte de Dragon Ball (FONTE: http://pt.dragonball.wikia.com/wiki/Gohan).


Como eu já disse anteriormente, o mangá original começa e termina com o título de Dragon Ball. Contudo, como o mangá veio depois do anime na maioria dos países estrangeiros, em quase todos os lugares este foi chamado de "Dragon Ball Z" quando publicado. É aqui que começam as lutas mais "exageradas" de Dragon Ball e os vilões que podem explodir a Terra em um só golpe. Isto é uma faca de dois gumes: se por um lado é desta parte em diante que fez com que Dragon Ball fosse conhecido no mundo todo, por outro, é aqui que a maioria dos críticos se apoia para descer o sarrafo na obra de Toriyama, dizendo que não passa de um enredo raso que alinha uma luta atrás da outra. Infelizmente, isso não está tão distante da verdade: se nas sagas anteriores tinhamos uma mistura de comédia, aventura e, é claro, lutas, apartir daqui o autor deixa um pouco de lado os dois primeiro ingredientes e prefere se concentrar unicamente nas lutas (não podemos culpá-lo, já que pesquisas apontaram que isso era o que os fãs realmente queriam). Como anteriormente, esta nova fase é dividida em sagas ( bem menos do que antes), que aqui recebem o nome dos vilões enfrentados por Goku:

-  Saga dos Saiyajins:

Capa original do volume 17 de Dragon Ball, que contém o início da saga dos Saiyajins (FONTE:http://www.myfavoritegames.com/dragonball-z/Info/MangaGuide/DragonballMangaSummaryVolume17.htm).
Esta saga começa 5 anos depois da derrota de Piccolo no 23º Torneio de Artes Marciais. A Terra está em paz até que uma nave espacial chega ao planeta. Ela traz um guerreiro espacial que está a procura de um homem chamado "Kakarotto". Após matar um fazendeiro que foi até o local de sua aterrisagem, ele usa um aparelho que trás em seu rosto (parecido com um monóculo) para procurar por sujeitos que tenham um grande "poder de luta".

O alienígena misterioso chega para acabar com paz da Terra (FONTE:http://basement.skynetblogs.be/tag/raditz).


Logo ele encontra um sinal de grande poder de luta e parte para onde ele está. Para a sua surpresa, o dono deste poder é ninguém mais ninguém menos que nosso velho conhecido Piccolo. O alien fica decepcionado por este não ser o tal Kakarotto que ele está procurando, mas Piccolo fica assutado ao sentir o imenso poder que vem do sujeito misterioso e o ataca. Para a surpresa do sujeito verde, o ataque não faz efeito nenhum no guerreiro espacial e quando este está prestes a revidar, seu aparelho rastreador indica um poder maior vindo em outra direção. Ele diz que este com certeza é o guerreiro mais poderoso da Terra e voa em sua direção certo que se trata de Kakarotto (deixando pra trás um Piccolo paralizado de medo).
Enquanto isso, Bulma chega até a ilha do Mestre Kame e se encontra com o velhote e Kurilin. Eles começam a conversar sobre como não têm se visto ultimamente até que chega mais uma visita... É Goku, que trás consigo um garotinho. Os amigos ficam feliz em vê-lo e comentam que faz muito tempo desde que eles não se reuniam. Kurilin nota o garotinho no colo de Goku e pergunta se por acaso ele está trabalhando de babá. Goku então responde que ele é seu filho e chama Son Gohan (para a surpresa de todos, que nunca imaginavam Goku sendo pai).

Goku apresenta Gohan à seus amigos (imagem do anime) (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/File:Goku_and_gohan_beginning_of_dbz.jpg).

Os amigos notam que Gohan tem uma esfera do dragão no seu chapéu (a de 4 estrelas) e Goku explica que deu a esfera que pertencia ao seu avô à Gohan e ainda encontrou mais duas esferas para quando eles precisarem. Eles também notam que Gohan tem um rabo de macaco (tal qual Goku quando pequeno) e assustados perguntam se por acaso Goku não notou nada estranho nas noites de lua cheia. Ele responde que na casa deles eles dormem muito cedo e nunca notou nada (para alívio dos amigos). A reunião é interrompida quando Goku sente um imenso poder se aproximando do local: é o guerreiro do espaço que chega no local ! Ele chama Goku de Kakarotto e pergunta por que diabos ele não acabou com todos os habitantes da Terra, já que esse era sua missão. Goku diz que não sabe do que ele está falando e nem sabe quem é Kakarotto. Kurilin se irrita e manda o homem ir embora, mas este o ataca com sua... cauda?! É então que o homem revela sua identidade: ele é Raditz, irmão mais velho de Goku. Ele também diz que Goku é um Saiyajin (uma raça de poderosos guerreiros do espaço) e que foi enviado a Terra para matar todos seus habitantes, uma vez que os Saiyajins fazem isso para depois vender os planetas para comerciantes espacias. Raditz também diz que o planeta natal dos Saiyajins (Vegeta) foi destruído à muito tempo e só sobraram 4 Saiyajins, incluindo Goku. Foi por isso que ele veio à Terra: os 3 Saiyajins remanescente acharam um planeta que poderiam vender à um alto preço, porém os habitantes de lá são muito fortes para apenas os três darem conta, é então que Raditz se lembou de seu irmão mais novo e resolveu vir buscá-lo para que ajude na conquista do planeta. Obviamente Goku se recusa à cooperar com seu "maninho" e ele se vê obrigado à forçá-lo a se juntar a eles: ele nota que Gohan tem uma cauda e percebe que ele é filho de Goku e o captura como refém. Goku tenta deté-lo mas acaba derrota com um golpe só. Raditz diz que Goku deve matar 100 humanos no prazo de um dia, para provar que está do lado dos Saiyajins, ou Gohan será morto. Ele então parte levando o filho de Goku.

Raditz pega seu sobrinho Gohan como refém (imagem do anime) (FONTE:http://memoriasdosaiyajin.wordpress.com/2008/12/17/goku-e-piccolo-vs-raditz/).
Goku fica desesperado e pede ajuda de Kurilin e Kame para irem buscar Gohan, mas diz que se os dois morrerem, não serão mais revividos pelas esferas do dragão, já que já foram ressucitados uma vez. Quando estão prestes a partir, alguém os interrompe: é Piccolo, que estava escondido atrás da casa do Kame ouvindo tudo. Ele diz que Goku jamais vencerá Raditz com a ajuda dos dois e propõe que ambos se unam para deter o alienígena (uma vez que Piccolo ainda deseja dominar o mundo e isso não seria possível se Raditz o destruísse :P). Mesmo relutante, Goku concorda em unir forças com seu antigo inimigo e ambos partem atrás de Raditz (seguindo o sinal da esfera do dragão que Gohan tem no seu chapéu).

A equipe mais forte do mundo: Goku e Piccolo se unem para derrotar Raditz (FONTE:http://dragonballzrevolution.webnode.com/album/photos-de-dragon-ball-z/goku-e-piccolo-voando-jpg/).
Eles chegam até o local onde Raditz está (que é o mesmo local onde ele aterrisou) e partem para o ataque. Mas logo percebem que não são páreo para o Saiyajin, é então que Piccolo revela seu trunfo: o Makankousappou, uma técnica super poderosa criada por ele para matar Goku. Ele então pede que Goku distraia Raditz o tempo necessário para preparar a técnica.

Piccolo (com um braço só, o outro foi arrancado por Raditz) lança sua técnica (FONTE:http://s1.zetaboards.com/TheChillZone/topic/86777/1/).
Piccolo usa sua técnca, mas Raditz consegue desviar e sai quase ileso. Goku então diz para Piccolo preparar o golpe mais uma vez, pois tem uma estratégia: a cauda era seu ponto fraco quando criança e ele acredita que Raditz também tenha o mesmo ponto fraco. Piccolo começa a se concentrar de novo e diz que só poderá usar o golpe mais uma vez. Goku consegue pegar a cauda de Raditz, mas o Saiyajin "joga" um psicológico para cima do irmão e este, como é muito bom, solta a cauda dele. Obviamente Raditz estava mentindo e acaba dominando Goku.

Raditz engana Goku e está prestes a matá-lo! (imagem do anime) (FONTE:http://galeriadbzmaniacos.webs.com/apps/photos/photo?photoid=65669987).

Piccolo lamenta a idiotice de Goku e quando este está prestes a morrer Gohan arrebenta a nave espacial de Raditz (onde ele estava preso) e ataca o irmão de Goku com uma violenta cabeçada! Todos se surpreendem com a força oculta do guri, mas logo ele volta ao normal e fica indefeso diante de Raditz. O Saiyajin então se prepara para matar o menino, pois diz que este é mais forte que o pai e se aprender a controlar seus poderes poderá ser uma ameça.Usando suas últimas forças, Goku agarra Raditz por trás (ui..rs) e pede que Piccolo use sua técnica. Raditz, ferido pelo ataque de Gohan, não consegue se desvencilhar e Piccolo atravessa ele e o irmão com sua técnica.

Goku e Raditz são transpassados pelo Makankousappou de Piccolo (FONTE:http://www.toy-tma.com/hot-toys/movie-and-tv-toys/ten-big-plot-holes-dragonball/attachment/goku-raditz-special-beam-direct-hit/).
Raditz não acredita que seu irmão foi capaz de se sacrificar para salvar a Terra, mas Piccolo diz que isso não é nada, já que no planeta existem as fantásticas Esferas do Dragão e logo Goku voltaria a viver. O Saiyajin então ri e diz que seus outros dois companheiros podem ouvir tudo pelo seu aparelho rastreador e com certeza iriam vir para a Terra para matar todos e pegas as esferas.E que eles eram muito mais fortes que ele. Goku pergunta quanto tempo levaria até eles virem e Raditz responde que em apenas um ano eles chegariam e desta vez não haveria milagres. Piccolo se cansa de ouvir o cabeludo e o mata.
Bulma, Mestre Kame e Kurilin chegam até o local e encontram Goku a beira da morte. Este pede que os amigos o ressucitem para que ele possa lutar contra os Saiyajins e então morre...

Goku morre pela 1ª vez (imagem do anime) (FONTE:http://www.sidereel.com/Dragonball_Kai/season-1/episode-4).
Antes que possam lamentar o fato, o corpo de Goku desaparece! Piccolo diz que isso só pode ser obra de Kami-sama e que ele provavelmente pensou em algum plano inútil e vai usar Goku para isso. Só que o antigo rei do mal tem outros planos: ele pega Gohan e diz que vai levá-lo para treinar, já que o poder oculto do garoto será de grande ajuda contra os Saiyajins. Ninguém se atreve a detê-lo e ele leva o menino.
Enquanto isso, Goku e Kami-sama estão no Outro Mundo e pedem permissão para o Sr. Emma-daio (um tipo de "São Pedro" da mitologia japonesa) para que Goku percorra o imenso Caminho da Serpente (que tem um milhão de quilometros o_O) para poder encontrar com o Sr. Kaioh ( um deus acima de Kami-sama, muito forte e mestre em artes marciais). Kami-sama explica para Goku que ele deve treinar com Sr. Kaioh para poder enfrentar os Saiyajins. Goku então começa a percorrer o Caminho da Serpente, enquanto na Terra, Gohan começa seu treinamento com Piccolo e os outros guerreiros (Kurilin, Yamcha, Tenshinhan, Chaos e Yajirobe) vão treinar com Kami-sama.
Neste início de saga, Akira continua imprimindo o bom ritmo no qual terminou a saga anterior. Contudo, duas coisas são notáveis: a mudança na arte do mangá (a qualidade cai ligeiramente, mas ainda é bom em comparação aos últimos mangás :P) e o tom mais sério da história (ainda mais sério que o da saga anterior, que já tinha pouco espaço para piadas). Eu não sei o porque da mudança nos traços, que aqui são mais retos do que antes. Talvez tenha haver com o sucesso de Dragon Ball e a pressão que a editora exercia sobre o autor, ou uma mudança de estilo por parte dele (dizem que em certa época Toriyama dispensou assistentes e começou a desenhar o mangá sozinho), mas, sinceramente, eu acho o traço anterior à chegada de Raditz muito mais bonito e caprichado do que daqui em diante. Sobre a história, aqui finalmente temos a revelação sobre o passado de Goku e o porque de sua super força (além de sua cauda, que carregou por tanto tempo). Fatos que antes eram entendidos como sobrenaturais, agora são explicados de modo "lógico" (ainda que fantasioso). E acreditem, os japoneses adooram fazer isso ("The Ring" e "Higurashi no Naku Koro ni "que o digam ¬¬). E as explicações não param em Goku: Piccolo também ganha muito foco nesta saga e seu passado também é explorado.
Bom, continuando com a história: Goku acaba encontrando com o Sr. Kaioh e começa seu treinamento no planeta dele, que tem uma gravidade 10 vezes maior que a Terra.Piccolo e Gohan começam a se dar bem, com o antigo vilão se afeiçoando ao menino e este ficando cada vez mais forte. Kurilin e cia terminam o treinamento com Kami-sama e cada um vai pra um local diferente para continuar treinando.

Sr. Kaioh parece uma baratinha mas é forte (além de contar piadas :P) (imagem do anime) (FONTE:http://thedragonballblog.blogspot.com.br/2011/12/dragon-ball-z-ep-19-battle-with-gravity.html).
Todos treinam para a chegada dos Saiyajins (FONTE:http://s1.zetaboards.com/TheChillZone/search/?c=3&mid=79030&month=4&year=2008).
 Menos de um ano depois da morte de Raditz, os Saiyajins finalmente chegam! 

Nappa (o grandão) e Vegeta (o baixinho): os Saiyajins finalmente chegam! (Imagem do anime) (FONTE:http://forum.bodybuilding.com/showthread.php?t=136654631&page=1).
Ele já chegam barbarizando e destroem a cidade aonde aterrisaram. Utilizando o aparelho rastreador (scouter, no original) os dois percebem que existem muitos poderes altos na Terra, mas resolvem ir atrás do maior, que pertence à Piccolo. Enquanto isso, Bulma e cia invocam Sheng Long e pedem que Goku ressucite. Só que o Sr. Kaioh cometeu um "pequeno" erro: esqueceu do tempo que Goku levaria até percorrer todo o Caminho da Serpente de volta o_O. Goku fica desesperado (da primeira vez ele levou quase 6 meses para chegar até o fim do Caminho o_O), só que o Sr. Kaioh diz que com sua nova força ele pode fazer o Caminho em muito menos tempo. Goku então começa sua corrida até a Terra, enquanto os Saiyajins chegam até o local onde Piccolo e Gohan estão. Logo, Kurilin, Yamcha, Tenshinhan e Chaos se unem aos dois para enfrentar os invasores. Menosprezando os terráqueos, Vegeta resolve fazer um jogo: ele pede que Nappa plante algumas sementes de Saibaman (criaturas artificiais) para lutar contra os guerreiros Z.

Os Saiyajins e os Saibamans (imagem do anime) (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/The_Saibamen_Strike).
 Tenshinhan é o primeiro a lutar e acaba facilmente com o homem planta. Yamcha se oferece para lutar em seguida, mas acaba vacilando e o Saibaman se suicida matando ele junto (tsc, Yamcha não aprende mesmo ¬¬). Kurilin, vendo a morte do amigo, fica irritado e lança um ataque com força máxima matando todos os Saibamans restantes e atingindo os Saiyajins. Um Saibaman escapa e ataca Gohan, mas Piccolo intervém e mata o homenzinho verde. Os Saiyajins,porém, saem ilesos. A luta então começa pra valer, com o gigante Nappa atacando os guerreiros Z. Tenshinhan vacila e tem seu braço arrancado por Nappa.

Nappa não perdoa e mostra seu poder aos Guerreiros Z (FONTE:http://www.animevice.com/forums/battles/33/nappa-vs-super-novas-and-cp9/316042/?page=1/).
Chaos se desespera com a situação e resolve agir por conta própria: ele se agarra ao gigante Saiyajin e se sacrifica em uma explosão. Porém, Nappa não sofre nem um arranhão. Abalado com a morte de seu companheiro, Tenshinhan usa todas suas forças para lançar seu golpe mais forte (o Kikoho).

O último Kikoho de Tenshinhan (imagem do anime) (FONTE:http://dragonball.wikia.com/wiki/Sit_Tight,_Chiaotzu!_Tien%27s_Screaming_Tri-Beam!).








 Só que o Kikoho consome a vida de quem o usa e Tenshinhan também acaba morrendo. Quanto a Nappa, ele sai sem nenhum ferimento do golpe (provando sua força monstruosa). Assustados com tantas baixas seguidas, os guerreiros remanescentes (Piccolo, Kurilin e Gohan) resolvem ficar na defensiva. Kurilin diz que os Saiyajins não perdiam por esperar,pois logo Goku chegaria e os derrotaria. Vegeta fica intrigado com a confiança que eles têm no tal Goku e pergunta se por acaso ele não é aquele que chamam de Kakarotto. Kurilin afirma que sim. Vegeta gosta da ideia e resolve propor uma trégua de 3 horas, para dar tempo de Goku chegar. Nappa discorda e tenta atacar, mas Vegeta o ameaça e ele para (o que faz Piccolo pensar que o baixinho é ainda mais forte que Nappa).
Passada as três horas, Goku finalmente chega ao fim do Caminho da Serpente e se encontra com Kami-sama. Ele então desce do templo de Kami-sama até a Terra e ruma ao campo de batalha na sua Nuvem Voadora. Enquanto isso, Nappa se prepara para recomeçar a luta. Piccolo planeja segurar a cauda do gigante Saiyajin, mas seu tiro sai pela culatra: Nappa já havia superado está fraqueza e derruba Piccolo. Com o guerreiro verde desmaiado, Nappa "brinca" com Gohan e Kurilin. Ele acaba por derrubar Kurilin e quando está prestes a matar Gohan, Piccolo acorda e o detém. É então que todos sentem a presença de Goku se aproximando. Vegeta lê o poder de Goku no aparelho rastreador e fica assustado com sua força. Ele pede que Nappa mate todos antes que Goku chegue. Ele também diz que tem um plano quanto as Esferas do Dragão: ele reconheceu Piccolo como sendo um alienígena da raça Namekuseijin, do planeta Namekusei. Já que as esferas foram criação de Piccolo (ou assim eles pensam) quer dizer que no planeta original dele elas também existem. Assim eles só precisariam ir até lá depois que matassem Kakarotto e ter seu desejo atendido (a vida eterna). Vendo que Piccolo seria morto e, por consequência, Kami-sama também morreria e com ele as Esferas do Dragão, Gohan diz para seu mestre fugir enquanto ele detém Nappa. Piccolo ri da cara do garoto e diz que ele não seria paréo para deté-lo. Gohan então se irrita,  mostra todo seu poder e parte pra cima do grandalhão.

Gohan acerta Nappa (FONTE:http://s1.zetaboards.com/TheChillZone/topic/171174/1/).
Nappa se machuca e fica irritado com o garoto. Ele prepara um ataque fatal e lança contra Gohan. Só que Piccolo entra na frente e salva Gohan.

Piccolo se sacrifica para salvar seu pupilo (imagem do anime) (FONTE:http://www.kanzenshuu.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=19746&start=60).
Antes de morrer, Piccolo diz que Gohan e Goku foram os primeiros que o trataram como ser humano e por culpa deles seu coração ficou mole. Ele pede que Gohan fique vivo e morre. Kami-sama também morre e as Esferas do Dragão deixam de existir. Gohan se irrita e lança um ataque com toda sua força contra Nappa, mas o Saiyajin só rebate e comenta que ficou com a mão dolorida. Sem nenhuma força mais, Gohan está prestes a ser morto por Nappa, quando a Nuvem Voadora o resgata: Goku finalmente chega ao campo de batalha!
Irritado ao ver todos seus amigos mortos, Goku libera todo seu novo poder ( "de mais de 8000!" :P) e derrota facilmente Nappa. Quando este tenta atacar Kurilin e Gohan, Goku usa sua nova técnica (o Kaioh-ken) e o acerta, tirando-o definitivamente de combate. Vegeta se irrita e acaba matando o próprio companheiro. Só resta agora a luta final: Goku contra Vegeta, o príncipe Saiyajin. E que luta!

Goku vs Vegeta: a primeira luta entre os maiores rivais de Dragon Ball (imagem colorizada do mangá) (FONTE:http://memoriasaiyajin.blogspot.com.br/2010/11/inteligencia-de-vegeta.html).
Como eu já disse antes, esta saga consegue manter o nível de emoção que predominava no fim da saga anterior. A luta final entre Goku e Vegeta (o iníco da rivalidade entre os dois Saiyajins) é uma das melhores do mangá (para mim só atrás da luta entre Goku e Piccolo) e sem dúvida a melhor da "fase Z" (a quem duvide, mas é minha opinião). O final desta saga cria um gancho para a próxima, onde Goku e cia vão visitar o Planeta Namekusei (terra natal de Piccolo e Kami-sama) para buscar as Esferas do Dragão de lá e ressucitar seus amigos mortos.
A saga Saiyajin durou no mangá os primeiros 4 volumes encadernados, totalizando 47 capítulos.

-  Saga Freeza:

Freeza é o grande vilão nesta saga que leva seu nome (imagem do anime) (FONTE:http://omundo-dragonball.webs.com/dragonballz.htm0.
Nesta saga Namekusei (planeta natal de Piccolo e Kami-sama) se torna palco de uma violenta batalha pelas Dragon Balls, quando Kurilin, Gohan e Bulma chegam ao local e descobrem que Freeza ( um alienígena super poderoso para quem Vegeta trabalha) está à procura das Esferas do Dragão. Vegeta também chega ao local e não deseja perder as esferas mágica para seu patrão. No final, Gohan e Kurilin acabam unindo forças com o Saiyajin para tentarem sobreviver à fúria do imperador do Universo. É claro que Goku também chega ao planeta e até Piccolo (ressucitado pelas esferas) aparece para ajudar na luta. No final, ocorre uma surpresa: Goku se transforma no lendário Super Saiyajin!

Goku na forma Super Saiyajin (FONTE:http://blog.dragonballproject.com.br/2011/06/niveis-saiyajins.html).
Toriyama nos presenteia com mais uma saga repleta de lutas empolgantes e que mantém o nível da anterior, além de apresentar o vilão mais terrível de toda a história (na minha opinião): Freeza. Ele é mal, cruel e super poderoso! Também é legal ver Vegeta ir para o lado do bem, ainda que continue com sua personalidade de "bad boy". Esta saga durou 7 volumes encadernados, totalizando 87 capítulos.
No final dela, Namekusei explode e o paradeiro de Goku é desconhecido...

-  Saga Cell:




FONTE: http://www.dragonball-paradijs.com/dragonball-benelux/Scans/Cell%20Saga%2004.jpg
Um ano depois da batalha contra Freeza, Goku ainda não retornou a Terra , mas uma ameça está prestes a chegar! Freeza (recontruído como um robô) e seu pai Rei Cold vêm a Terra para se vingar de Goku. Os guerreiros Z se reunem para lutar contra os vilões, mas um jovem misterioso derrota os dois antes. Ele informa que Goku chegará em breve e indica o local que sua nave vai pousar. Todos pensam que Goku o conhece, mas esse diz que nunca o viu antes. Em uma conversa particular com Goku, o jovem mostra que também pode se tranformar em Super Saiyajin e revela sua identidade: seu nome é Trunks e ele veio do futuro. Ele é filho de Vegeta e Bulma (o_O) e conta que no futuro o único guerreiro Z sobrevivente é ele, já que todos os outros foram mortos por terríveis andróides criados por um cientista (Dr. Maki Gero) sobrevivente do Exército Red Ribbon que deseja vingança contra Goku. Quando a Goku, Trunks revela que ele nem sequer chegou a lutar contra os andróides, pois morreu antes de uma doença cardíaca rara contraida durante suas viagens pelo espaço. Porém, Trunks informa que ele possui um remédio capaz de curar a doença de Goku e diz que o objetivo de sua viagem é alertar os guerreiros Z para que eles treinem e possam derrotar o andróides. Trunks diz que os andróides aparecerão dentro de 3 anos, indica a hora e o local e pede que todos treinem até lá. Ele então vai embora e os guerreiros Z começam a treinar.
Muitos consideram esta saga como a melhor da fase Z e eu não posso discordar, a história realmente é empolgante e original para a obra (ainda que tenha muito haver com o exterminador do futuro :P). Aqui temos uma "popularização" dos Super Saiyajins: Vegeta, Trunks e até Gohan conseguem se converter no lendário guerreiro. O traço novamente sofre uma queda na qualidade (muito mais visível do que antes). Mas o verdadeiro vilão só aparece mais adiante na saga: Cell quer absorver os andróides 17 e 18 para se tornar perfeito. Ele tem as células de todos os guerreiros Z além de Freeza e seu pai, sendo o andróide definitivo.
Ao final da saga, Gohan revela novamente seu potencial oculto e atinge o estágio além do Super Saiyajin: o Super Saiyajin 2!

Gohan atinge o nível Super Saiyajin 2 (FONTE:http://my.opera.com/mybroly1000/blog/gohan-ssj2-anime-x-ma).
Apesar de Gohan ser muito superior à Cell, Goku acaba tendo que se sacrificar para salvar a Terra. Ao final da saga, Gohan derrota Cell e Goku resolve continuar no Outro Mundo (já que sua presença na Terra só atrai confusão).
Esta é a penúltima saga de Dragon Ball e durou 7 volumes encadernados.

-  Saga Majin Buu:

FONTE: http://tudodedragonballzgtaf.blogspot.com.br/2011/04/sagas-dbz-download_7298.html
E finalmente chegamos à última saga de Dragon Ball ( vocês perceberam que eu não fui tão detalhista quanto ao enredo das duas sagas depois da primeira saga, por que se fizesse isso este post teria mais de oito mil páginas :P). Esta saga começa 7 anos depois da derrota de Cell. Gohan agora é um adolescente que estuda em uma escola em Satan City e conhece a filha de Mr. Satan, chamada Videl. Todos creem que quem derrotou Cell foi Mr. Satan (ele aparece na saga anterior e se apresenta pra lutar contra Cell, mas é um lutador fraco e trapaceiro :P). Aqui também aparecem Goten e Trunks. Goten é o filho mais novo de Goku, que nasceu depois da sua morte e Trunks é o filho de Vegeta e Bulma, agora do presente. Ambos conseguem se tornar facilmente Super Saiyajins, para espanto de todos. Kurilin é o que mais mudou: ele se casou com a Andróide nº18 (um dos andróides que eram vilões na saga anterior), teve uma filha (Maron) e deixou o cabelo crescer o_O. A história começa mesmo quando Videl força Gohan a se inscrever no 28º Torneio de Artes Marciais e Goku, do Outro Mundo, avisa que também vai participar (ele pode vir a Terra durante um dia por conta da Velha Vidente). Assim Gohan, Goten, Trunks,Vegeta,Piccolo, Kurilin e Goku se reunem para disputar o Torneio. Porém, 4 estranhos participantes parecem ter planos diferentes...
Nesta última saga Toriyama resolver retomar ao menos um pouco do espírito original de Dragon Ball: repleto de humor e comédia. Começando pelo vilão principal: Majin Buu aparece pela primeira vez como um sujeito gordo e desengonçado, cor de rosa.

As várias formas de Majin Buu (FONTE:http://evolutiondbz.blogspot.com.br/2011/08/viloes.html).
Temos também a dupla Goten e Trunks e sua fusão (união de dois guerreiros utilizando uma técnica aprendida por Goku no Outro Mundo) chamada Gotenks, que é muito forte mas brincalhona. E é claro, o sempre cómico Mr. Satan. Infelizmente, aqui o traço atinge seu pior patamar: as mãos dos personagens parecem rabiscos. Se comparar com os primeiros capítulos, a arte perdeu muito de sua beleza, mas ainda assim é "atraente".
O final da saga mostra Goku derrotando o último Majin Buu (Kid Buu) e então temos uma passagem de tempo, onde vemos Goku encontrar a reencarnação do vilão (o garoto chamado Uub) que acaba se tornando seu discípulo. E assim acaba Dragon Ball, com Goku partindo junto de Uub para mais um treinamento, com o objetivo de ficarem mais fortes.

Capa do último volume(42) da edição encadernada de Dragon Ball (FONTE:http://gallery.minitokyo.net/view/16542).
Assim Akira Toriyama se despediu de Goku e sua turma, que com certeza absoluta deixaram uma marca na história tanto dos mangás quanto dos animes. E serviram de influência para muitas outras obras que o sucederam.

Mas e no Brasil?

Capa da 1ª edição do mangá nacional, lançada pela editora Conrad (FONTE:http://desenhocultura.blogspot.com.br/2011/02/historia-do-pai-de-dragon-ball.html).

Como disse anteriormente, Dragon Ball formou a dobradinha com Cavaleiros do Zodíaco na primeira invasão de mangás no Brasil. A editora Conrad lançou a série entre 2000 e 2003, em edições de cerca de 100 páginas (metade da quantidade de um volume encadernado japonês) em periocidade quinzenal, totalizando 83 volumes. Contudo, como na época Dragon Ball Z estourava na tv e a editora com medo que a série acabasse antes que o mangá chegasse nesta fase, acabou por lançar simultaneamente o mangá de Dragon Ball Z ( o lançamento ocorreu quando a saga do Goku pequeno estava no 22º Torneio de Artes Marciais).

Capa do 1º volume de Dragon Ball Z pela Conrad (FONTE:http://maniadecolecionar.loja2.com.br/721066-Dragon-Ball-Z-n-01-Akira-Toryama-Gibis-Manga-Conrad).

A Conrad fez um trabalho pioneiro, pois publicou os mangá pela primeira vez no Brasil em uma edição que mantinha o formato de leitura original do Japão (que é o contrário do nosso). No começo os fãs estranharam ter que ler "de trás pra frente" , mas logo a novidade caiu no gosto dos leitores (tanto é que hoje ninguém mais estranha).
Em 2005, a Conrad começou a publicar as chamadas Edições Definitivas de Dragon Ball (contendo 240 páginas, com melhor acabamento e algumas páginas coloridas). Infelizmente ela acabou cancelando esta edição antes do seu final( bem como muitos outros títulos que vinha lançando na época). Para a sorte dos fãs de Dragon Ball, recentemente a editora Panini resolveu relançar o mangá em volumes similares aos originais encadernados japoneses (mas não é a Edição Defenitiva da Conrad ¬¬) com 200 páginas (formato que a editora implementou no mercado e agora é o padrão).
Ufa, acho que isso é tudo pessoal,rsrs. Confesso que estes posts me deixaram saturado de Dragon Ball,rsrs. Mas eu recomendo que todos que não conhecem a série (ainda existe alguém?) deem uma lida, pois ela é muito boa :D
Sobre o Lado B (falando do anime), vou ver se faço ou não, dependerá do apelo dos leitores, ou talvez eu apenas dê uma pincelada, porque já vi que posts muito longos são cansativos demais ><;
É isso ai, por enquanto é só e até mais!
R.

P.S.: A maioria das informações que eu usei foram retiradas da versão em inglês da Wikipédia, no artigo sobre Dragon Ball (http://en.wikipedia.org/wiki/Dragon_Ball).

Nenhum comentário:

Postar um comentário