domingo, 3 de junho de 2012

Sessão da Meia-Noite: Hellraiser (1987)

"Demons to some. Angel to others." (FONTE:http://supermarcey.com/tag/hellraiser/).
Saudações leitores! Depois de uma semana venho para postar algo novo no blog. Como não sei se estão lendo isto a noite ou de dia, não faz sentido dizer "boa noite" (algo que fazia antes,rs). Bom, com este post venho estreiar definitivamente o blog. Como já havia dito antes, tenho muitos interesses. Os filmes de terror são um deles e por isso quero dedicar posts do blog para comentar e fazer um tipo de resenha sobre meus títulos favoritos (ou não). Para estrear esta, como direi, "coluna" do blog (que batizei com um nome clichê de "Sessão da Meia-Noite", por falta de ideia melhor :P) escolhi um dos meus filmes preferidos e que considero obrigatório para quem é fã do gênero: Hellraiser- Renascido do Inferno! Então você leitor que também é fã de terror (ou quem sabe ainda não é, mas espero que dê uma chance depois de ler) agora me acompanhe até esta viajem aos domínios dos cenobitas criados por Clive Barker!



"You solved the box, we came, Now you must come with us.  Taste our pleasures." - Pinhead

(FONTE: http://nanofregonese.blogspot.com.br/2011/06/novo-filme-de-hellraiser.html)
Lançado em 1987 (um ano antes de eu nascer :P), Hellraiser (que no Brasil recebeu o, para variar, coerente subtítulo Renascido do Inferno) é a adaptação de um livro chamado "The Hellbound Heart" (algo como " O Coração da Fronteira do Inferno") do autor inglês Clive Barker. Este ficou mundialmente conhecido (ao menos pelos fãs de terror) ao receber elogios rasgados de ninguém mais ninguém menos do que o Sr. Stephen "Mestre do Terror" King. Foi King que disse a celebre frase (que até estampou algumas capas dos livros e filmes de Barker): "Eu vi o futuro do terror e seu nome é Clive Barker." Como é de costume em obras de sucesso, logo surgiu a ideia de adaptar a história do livro para o cinema. Contudo, contrariando o que ocorre normalmente, quem se encarregou desta adaptação (inclusive da produção e direção) foi o próprio autor. O resultado é, como seria de se esperar, muito fiel ao livro e ideias originais. Então, contando com um orçamento pequeno para este tipo de empreitada ( cerca de um milhão de doláres) o então aspirante a diretor (que só tinha dirigido dois curta-metranges antes desse) conseguiu fazer um filme envolvente e que recebeu elogios de público e crítica (na época do lançamento obteve a bilheteria de 20 milhões de doláres).
Bom, acho que para todo fã de terror Hellraiser dispensa apresentações. Eu nunca li o livro em que ele é baseado, mas já li alguns contos de Clive Barker e o que posso dizer é que seu estilo é focado em três itens principais: sangue, sexo e o lado escuro do coração humano. E Hellraiser viaja por estes três aspectos durante o tempo de projeção, dando enfase principalmente para o último.

"Come To Daddy" - Frank Cotton

O Tio Frank (FONTE:http://cenobite.wikia.com/wiki/Frank_Cotton).
Ao contrário do que muita gente pensa, Pinhead não é o vilão principal deste primeiro filme da saga. Na verdade, ele nem mesmo é um vilão propriamente dito. A trama gira em torno de Frank Cotton ( o "bonitão" ai em cima), um homem obcecado por todas as formas possíveis de prazer. Isso o fez vagar pelo mundo durante muitos anos, experimentando todos os tipos de perversões sexuais e que lhe traziam algum tipo de satisfação. Porém, como já diz o conhecimento popular, tudo que é demais enjoa, e após tantas "experiências" o velho Frank já não é capaz de sentir prazer com as diversões mundanas. Porém, nem tudo está perdido para nosso amigo pervertido, já que em uma de suas andanças ele ouve falar sobre um misterioso enigma em forma de caixa que, se resolvido, abre as portas para uma dimensão de prazeres inimagináveis para os seres humanos. Desesperado e decidido à sentir prazer novamente, Frank começa sua busca pelo artefato e finalmente o encontra nas mãos de um vendedor chinês. É exatamente neste ponto que se inicia o filme, com Frank obtendo a misteriosa caixa.

A caixa (FONTE:http://www.pyramid-gallery.com/LamentConfig.html).
 * PAUSA PARA UM COMENTÁRIO * A personalidade de Frank pra mim é um dos fatos mais interessantes deste primeiro filme ( e da história em si)! Um homem cujo único objetivo na vida é vivenciar os mais variados tipos de experiências e isso inclui até o contato com magia negra e o sobrenatural. Vê se não é um personagem interessante? XD *CONTINUANDO* Com a caixa em mãos, Frank volta para o seu "lar" (na verdade a casa abandonada de seus avós, já que ele é um viajante sem moradia fixa) e no sotão, com direito a velas e o maior clima de ritual, começa a tentar resolver o enigma.

Frank prestes a fazer uma "hgada" (FONTE: http://calitreview.com/11451).
Não demora muito para ele ter exito e conseguir abrir o tal portal para o mundo dos prazeres e invocar os habitantes desta dimensão: os Cenobitas. Estes apresentam um visual no melhor estilo sadomasoquista hardcore (com piercings, roupas de couro e cortes por todo o corpo). O quateto é composto por um gorducho com óculos escuros literalmente afundados no seu rosto (Butterball), um sujeito sem olhos, de rosto deformado e com dentes que ficam batendo à todo momento (Chatterer), uma mulher careca com a garganta aberta (Female Cenobite) e, por último, aquele que aparente ser o líder deles, um homem com agulhas fincadas na cabeça... E, acreditem ou não, ele NÃO se chamava Pinhead. "Como é?!" você se pergunta. Sim, no filme original o ícone da série (interpretado por Doug Bradley) não tinha um nome. Nos créditos ele é apenas referido como "Lead Cenobite" (líder cenobita). Foram os fãs que após o lançamento do filme apelidaram ele desta forma e o apelido pegou. Por ai vocês já podem ver que os Cenobitas não são o foco principal do filme.

Os quatro Cenobitas: Butterball (lit. "Bola de Banha"), Lead Cenobite (Líder Cenobita, que veria a ser conhecido como Pinhead), Female Cenobite (Cenobita Fêmea) e Chattered ( lit. "Batidas", pelo bater intermitente dos seus dentes). (FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/File:Cenobite.jpg).
O líder (Pinhead) então se apresenta para o aturdido Frank, dizendo que eles são desbravadores dos prazeres da carne. E completa dizendo que já que ele abriu a caixa deverá vir com eles para conhecer os tais "prazeres". Antes disso, correntes saem da caixa e rasgam o rosto de Frank. Os Cenobitas então demonstram para o Sr. Cotton que tipos de prazeres são populares no mundo deles, oferecendo uma sessão de tortura que acaba por despedaçar (literalmente!) o humano curioso. Só vendo pra crer:

 
 
A casa então fica fechada e abandonada por algum tempo, até que o irmão de Frank, Larry Cotton resolve se mudar para ela (já que é uma herança de família) com sua esposa Julia.


Larry Cotton e sua esposa Julia chegando ao novo lar (FONTE:http://fantasmogordo.blogspot.com.br/2007_04_01_archive.html).
Na casa eles acabam encontrando vestigíos da passagem de Frank: comida estragada, roupas sujas e alguns itens pessoais (incluindo imagens sacras e outras coisas obscuras). Larry não estranha, pois já está acostumado com as rebeldias do "maninho". Só que ao ver estas coisas, Julia tem um flashback revelador, mostrando que ela já teve um caso com o cunhado.

Frank não perdoa nem a cunhada (FONTE:http://idbuythatforadollar.co.uk/?p=1415).
 Enquanto está relembrando o passado, o corn... digo, marido dela ajuda na mudança e acaba fazendo um "pequeno" corte na mão (jorra muiito sangue,rs). Ele corre para pedir a ajuda da mulher que está no sotão (local onde Frank realizou o ritual) e acaba derramando gotas de seu sangue no assoalho. Sem que o casal perceba, as gotas acabam por iniciar um processo de "regeneração" dos restos de Frank, o que faz com que ele "renasça do inferno" (justificando o título do filme). *PAUSA PARA OUTRO COMENTÁRIO* Sinceramente, essa cena é uma das mais nojentas que eu já vi! E isso só me faz dar mais méritos ao filme: mesmo tendo sido filmado à mais de 20 anos, a cena de Frank "renascendo do inferno" ainda consegue impressionar
Neste meio tempo, surge a heroína do filme, a gatinha Kirsty Cotton, filha de Larry. Logo fica claro que ela não vai nem um pouco com a cara de sua madrasta (e o sentimento é recíproco).

A heroína do filme, Kirsty (é ou não é linda? *_*) (FONTE: http://chickswhokillthings.blogspot.com.br/2011/07/retro-review-hellraiser.html).

A noite, durante o jantar de inauguração do novo lar (onde também surge o namoradinho de Kirsty, Steve), a sensível Julia acaba tendo uma enxaqueca (talvez por conta das histórias bobas do marido :P ) e resolve subir para se deitar. Nisto ela ouve ruídos vindo do sotão e (TCHA, TCHA, TCHARAM!) dá de cara com ninguém menos que seu antigo amante Frank, na forma de esqueleto recém saído do reino dos Cenobitas. Passado o susto inicial, Frank conta sobre o horror que passou na mão dos Cenobitas e pede que Julia o ajude a fugir para longe. Para isso ele precisa se regenerar e tem um plano: uma vez que o sangue de Larry o trouxe de volta, ele acredita que se "consumir" sangue e carne humana poderá se regenerar completamente (no melhor estilo do filme "A Múmia" com o Brendan Fraser). Apesar de relutante no inicio, Julia acaba por sucumbir ao desejo de Frank e passa a atrair homens para a casa, com promessa de sexo, para matá-los e dar para o monstrengo "consumir".

A dupla de vilões (FONTE:http://www.angelfire.com/ca2/tHEhERETIC/gods.html).

O plano dos vilões segue bem até que Kirsty (que não vive na casa do pai) começa a ter sonhos e pressentimentos de que algo ruim está pra ocorrer com Larry. Seguindo seus instintos de heroína de filmes de terror, a jovem vai até a casa uma tarde e testemunha quando Julia atrai mais uma vitíma para dentro da residência. Imaginando que seu pai está sendo traído, Kirsty entra discretamente na casa e acaba por testemunhar Frank atacando o homem. Nisso ela é descoberta pelos vilões, mas consegue fugir do local levando consigo a caixa.

Kirsty dá a volta em Frank e consegue tomar a caixa (FONTE:http://www.michalak.org/fh/hellraiser_multi.html).
Desorientada e chocada pelo que viu, a garota sai sem rumo pelas ruas da cidade, até desmaiar em um local movimentado. Ela acorda e descobre que foi levada até um hospital. Obviamente ninguém crê em sua história, mas ela percebe que ainda tem a caixa misteriosa. Como é a única pista que tem sobre o homem que diz ser seu tio Frank, ela resolve investigar o objeto mais a fundo e acaba resolvendo o enigma. A porta para a outra dimensão novamente é aberta e os Cenobitas aparecem.

Chatterer doido pra tirar uma casquinha de Kirsty (FONTE:http://hellraiser.wikia.com/wiki/Chatterer_I).

Desesperada para salvar sua pele, Kirsty conta aos Cenobitas sobre seu Tio Frank e faz um trato com Pinhead: trazer o fugitivo de volta para os Cenobitas em troca de eles a pouparem. E é então que Kirsty terá que retornar para casa, para ter um confronto final com Frank e Julia...

"Oh, no tears please, for it's a waste of good suffering."- Pinhead

(FONTE:http://oldhorrormovies.net/hellraiser-1987/).
Agora minha opinião pessoal sobre esse clássico: se você se considera um fã de terror mas nunca assistiu Hellraiser, pare imediatamente de ler este texto e corra para assistir! Os anos 80 e meados dos 90 foi uma época frutífera para os filmes de terror e Hellraiser com certeza é um dos melhores desta safra.
Como já disse antes, apesar da imagem impactante de Pinhead e os Cenobitas, ao menos neste primeiro filme da franquia eles não são o foco principal. São sim os, digamos, catalisadores da situação que move o filme, mas os grandes vilões são mesmo Frank e Julia (diferente do que ocorreria da terceira sequência em diante, onde Pinhead assume o status de vilão mesmo).
Os efeitos especiais estão bons (considerando a época em que foi filmado) e, principalmente, a maquiagem se sobressai. Doug Bradley brilha logo de cara como o líder dos Cenobitas e são dele as melhores frases do filme (muitas estão como subtítulos deste post), passando um ar de serenidade que se alterna com fúria. E o que falar de Ashley Laurence como Kirsty? Para mim uma das melhores heroínas de filmes de terror de todos os tempos XD Ela combina uma beleza natural com uma interpretação que dá um tom de mulher forte à personagem. Clare Higgins faz um bom trabalho em entregar sua Julia como uma mulher que aos poucos vai se tornando cada vez mais fria e uma verdadeira "bitch". Sobre Frank, na verdade quem o interpreta são dois atores diferentes: Sean Chapman é o Frank humano enquanto (sob quilos de maquiagem) Oliver Smith é o Frank monstro e posso dizer que a interpretação dos dois é tão boa que (ajudado pela pesada maquiagem) nem se nota que não são o mesmo ator. Por fim, tenho que falar dos dois personagens que pra mim são os mais "fracos" da história (não pela atuação, mas pelos personagens mesmo): Larry e Steve. O primeiro, interpretado por Andrew Robinson, é retratado como um marido fraco e "bobalhão", que nunca nem suspeita do que está ocorrendo (apesar que seu final no filme é de suma importância pro enredo e mesmo para sequência). O segundo, interpretado por Robert Hines, tem uma participação pouco significativa (tanto que ele nem retorna na sequência). De modo que não tive aquele apego aos dois (ainda mais que são homens ><;) como tive com os outros personagens durante o tempo do filme. Por fim, falando dos atores, tenho que comentar sobre os Cenobitas restantes, apesar que não é possível dizer muito sobre a atuação,já que tirando a Female, os outros dois estão com maquiagem pesada. Por falar nela, a interprete da única Cenobita mulher do filme foi Grace Kirby (papel que viria a ser interpretado por outra atriz na sequência). Chatterer e Butterball foram interpretados por Nicholas Vince e Simon Bamford.

"Jesus Wept"- Frank

Um lindo sorriso para encerrar o post :P (FONTE:http://www.headinjurytheater.com/images/hellraiser%20frank%20smiles%20in%20chains.jpg).

Para finalizar este primeiro post da "Sessão da Meia-Noite" (até que o nome é bom, vá lá :P), fica novamente minha recomendação para quem está afim de assistir um bom filme de terror "old school" com uma trama que prende, apesar de ser relativamente simples. Fica a dica ;)
Até a próxima!
R.

P.S.1: As informações que apresentei aqui foram pesquisadas em várias fontes, mas em sua maioria vieram da Hellraiser Wiki (a enciclopédia livre sobre Hellraiser). Segue o link para quem quiser saber mais sobre o universo do filme (e fora dele também): http://hellraiser.wikia.com/wiki/Hellraiser_Wiki (em inglês).

P.S.2: Como curiosidade, vale dizer que neste filme a caixa não é nomeada, apesar de que nos filmes subsequentes é dito seu nome oficial: "Configuração das Lamentações". Espero falar mais sobre os outros filmes (ao menos os que assisti) aqui no blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário