sábado, 8 de dezembro de 2012

PRESS START # 4: Silent Hill 2 (PS2)

FONTE: http://img.neoseeker.com/boxview.php?iid=27089&eid=25505&type=front
Fala moçada! Depois de um "longo e tenebroso inverno" finalmente retorno para um post inédito no blog! Não, o "The Keyhole of my Mind" não morreu (nem morrerá!), acontece que as tarefas da faculdade, além das provas finais e a preparação do meu TCC não têm me dado muito tempo livre. Agora finalizei as provas e neste espaço entre pegar as notas e iniciar meu TCC, vou aproveitar para escrever um pouco :D
E para iniciar esta retomada do blog, venho aqui falar de um dos jogos cuja história (na minha opinião) é uma das melhores já produzidas: Silent Hill 2! Então fiquem confortáveis e venham comigo conhecer um pouco mais sobre esta cidade misteriosa e seus terríveis habitantes!

R.

P.S.: Não esqueçam de comentar!



- Bem-vindo a Silent Hill:


FONTE: http://silenthillhorror.blogspot.com.br/2011/01/silent-hill-2.html
Antes de falarmos sobre Silent Hill 2, convém retornarmos até o ano de 1999, quando ocorreu o lançamento do primeiro game da franquia, para o Playstation.
Lançado pela Konami, o game foi produzido por uma equipe da produtora, denominada "Team Silent" (desde então, ela é responsável pela maioria dos games). A equipe contém integrantes que hoje são muito bem cotados entre os fãs dos games: Akira Yamaoka (compositor oficial da série, tendo inclusive participado nas músicas da adaptação cinematográfica),  Hiroyuki Owaku (escritor dos três primeiros games da franquia), Keiichiro Toyama (criador, diretor, design de background de Silent Hill), Akihiro Imamura ( programador e produtor), Masahiro Ito ( desenhista responsável pelos monstros da série), entre outros.
Devido ao cenário da época em que foi lançado, Silent Hill pode ser considerado uma resposta da Konami ao sucesso do survival horror da Capcom, Resident Evil, que fora lançado no ano anterior. Contudo, uma comparação entre ambos os títulos se mostra um tanto injusta: ainda que ambos compartilhem o gênero survival horror, Silent Hill investe muito mais no chamado terror psicológico do que Resident Evil.
Eu não tive a oportunidade de jogar o título original do PS1, mas a história do mesmo pode ser resumida da seguinte forma: Harry Manson e sua filha adotiva Cheryl estão indo até a cidade de Silent Hill em busca de respostas para os pesadelos da menina (que fora encontrada por ele e sua falecida esposa abandonada próxima à cidade). Porém, antes de chegar à cidade, Harry bate seu carro e quando acorda percebe que Cheryl desapareceu. O jogo então mostra a busca de Harry por sua filha, pelas ruas desertas de Silent Hill (ou melhor, nem tão desertas, já que tem uma porrada de monstros rondando por lá) enquanto desvenda os mistérios da cidade e sua ligação com Cheryl.

A capa do game original do PS1 (FONTE: http://playstation2eterno.blogspot.com.br/2012/09/analise-analise-silent-hill-ps1.html).

O game foi um sucesso de público e crítica e é considerado por muitos como um dos melhores do antigo console da Sony. O sucesso foi tanto, que em 2006 foi lançada uma adaptação para o cinema (como já disse anteriormente, Akira Yamaoka participou na trilha sonora) que no Brasil recebeu o título de "Terror em Silent Hill" . E recentemente, tivemos uma sequência (Silent Hill 3D: Revelations), ainda inédito no Brasil.
Mas focando-se no mundo dos games, o sucesso do Silent Hill original fez com que a Konami resolvesse lançar uma sequência. Contudo, uma vez que a Sony lançaria seu novo console, o Playstation 2, no ano de 2000,. a sequência foi planejada para este console. Assim, novamente com a produção do Team Silent, Silent Hill 2 foi lançado no ano de 2001. Inicialmente, só o PS2 recebeu o título, mas posteriormente foram lançadas versões para o Xbox e também para PC.
A versão para Xbox recebeu um subtítulo no Japão (Restless Dreams) e continha um sexto final e também um outro modo de jogo ("Born from a Wish") que permitia jogar com um personagem diferente (Maria). Posteriormente, esta versão revisada foi também lançada para o PS2 e para o PC ( a versão analisada aqui será esta).
Um fato importante sobre o game é que este não possui ligação com o enredo do original, exceto a própria Silent Hill. Ou seja, você não precisa ter jogado o SH para aproveitar a história. Porém, os criadores colocaram uma ou outra referência ao game original, o que faz com que os players que jogaram o primeiro game tenham um gostinho a mais em jogar este.
Pois bem, vamos falar agora de SH2!

- Letter from Silent Heaven:


James no início do game (FONTE: http://onegaigames.blogspot.com.br/2011/10/silent-hill-2-review.html).
O game inicia com o protagonista (James Sunderland) em um banheiro na entrada de Silent Hill. Através de sua narrativa, descobrimos que ele recebeu uma misteriosa carta de alguém que diz ser sua esposa Mary, contando que o está esperando no "lugar especial" dos dois em Silent Hill. Só existe um pequeno problema: segundo James, Mary já está morta há 3 anos! Sentiram o drama? Mesmo sabendo disso, James resolve ir até a cidade e procurar sua amada. Só que ele não faz ideia de onde é o tal "lugar especial" citado na carta (James e Mary passaram férias em Silent Hill há muito tempo) e caberá a nós ajudarmos o cara a resolver este mistério.
Logo descobrimos que Silent Hill não é uma cidade comum: as ruas estão desertas e cobertas por uma persistente névoa, além de gemidos e grunhidos serem constantes durante o jogo. Logo James descobre que a cidade também é lar de terríveis monstros deformados e que achar sua amada não será tarefa das mais fáceis...

James caminha pelas ruas de Silent Hill (FONTE:http://onegaigames.blogspot.com.br/2011/10/silent-hill-2-review.html).
No decorrer do jogo, descobrimos que James não é o único que venho até Silent Hill: encontramos uma mulher chamada Angela (que diz estar em busca de sua mãe), um homem chamado Eddie e uma garotinha chamada Laura, que parece ter uma relação com o passado de James. Cada um deles possui suas próprias motivações para estar na cidade, que vão sendo desvendadas ao longo do enredo. Na galeria de personagens humanos, temos também a misteriosa Maria, uma mulher de aparência identica à falecida esposa de James, mas que se veste de modo diferente e possui uma personalidade mais agressiva.

Maria e James (FONTE: http://lparchive.org/Silent-Hill-2/Update%206/).
Por fim, temos ainda um dos monstros mais icônicos da série: Pyramid Head. O carrasco que não dará sossego para James durante sua jornada.

James enfrenta Pyramid Head (FONTE:http://www.godmodemag.com/?p=1102).
Infelizmente, contar muito sobre a história de SH2 estragaria a principal diversão do jogo (ao meu ver) que é seu roteiro surpreendente. Basta dizer que Silent Hill "trouxe" James e os outros para que eles expurguem seus pecados e os inimigos são reflexos de seus medos mais profundos. Por falar nisso, o game conta com 6 finais, o que garante um bom replay value, sendo que alguns finais só estão disponíveis quando vc termine o game uma vez. Além disso, após terminar o game da primeira vez, novos níveis de dificuldade são liberados ( o game tem dois modos distintos de dificuldade: um para os combates e outro para os quebra-cabeças) e armas secretas também. Sobre os finais: infelizmente é um pouco difícil determinar o que exatamente você precisa fazer para conseguir um ou outro, uma vez que as condições são, digamos, não tão lógicas (examinar um item várias vezes, por exemplo, pode lhe garantir um final, enquanto não proteger ou atingir Maria, garante outro). Mas já disse anteriormente: o principal ponto forte do game é o roteiro e, acreditem, quanto menos souberem do enredo, melhor!

- Um clássico, mas...:

James e Maria enfrentando as terríveis enfermeiras no hospital (FONTE:http://www.cheatku.com/silent-hill-2-cheats-unlockables-codes-for-playstation-2.html/silent-hill-2-6).

É inegável que Silent Hill 2 é um dos grandes clássicos do PS2 e eu sou muito fã deste game. Porém, como já cansei de dizer, o principal fator responsável pelo sucesso do título é sua história. De modo que os jogadores que não acham o roteiro de um game importante, poderão se frustrar com SH2. Digo isso por um fator que eu considero deficiente no jogo: sua jogabilidade. A jogabilidade de SH2 é travada e nada lembra os bons games do PS2. Lembra sim os games "old schools", como Alone in the Dark ou mesmo os Resident Evil de antigamente. Acertar os inimigos é um verdadeiro teste de paciência, de forma que logo nos acostumamos a desviar deles e fugir sempre que possível. Fora que o cenário oferece pouca interação e achar os itens também demanda certa habilidade (se bem que James normalmente fica olhando para eles assim que vc adentra o recinto). Sobre os gráficos... só posso dizer que eles estão muito aquém do real potencial do PS2. Talvez isso se deva ao ano em que o game foi lançado (2001) sendo um dos primeiros games do console, que foi lançado no ano anterior. Contudo, é notável a diferença entre os gráficos deste e do posterior SH3 (até mesmo a jogabilidade é mais refinada). Acredito que o Team Silent ainda estava se acostumando a programar para o console da Sony.
Realmente é uma pena a existência dos "defeitos" que mencionei acima, mas mesmo estes não tiram o brilho de SH2. Porém, como já disse, estes "defeitos" podem afastar os jogadores menos pacientes. Contudo, aqueles que resisterem à jogabilidade dura e os gráficos não tão polidos, vão ser recompensados por uma história profunda e digna dos melhores filmes de suspense.

- Concluindo...:

James anda pela escuridão com sua fiel lanterninha (FONTE:http://www.gamefaqs.com/pc/561577-silent-hill-2/images/screen-19).
Com seus cenários assustadores e escuros, seus monstros pertubadores e seu clima de puro terror psicológico (alimentado pela trilha de Akira Yamaoka), SH2 sem dúvida alguma é um dos grandes clássicos do PS2 e dos survival horrors em geral. Apesar de seus defeitos como game, a história e o clima compensam a alta dose de paciência necessária para domar os controles duros e a jogabilidade travada, de modo que o jogador que aprecia um jogo que o prende pelo enredo e não pelos gráficos ou controles fáceis, logo estará imerso na experiência de se aventurar por Silent Hill na pele de James.
É isso aí, fica a dica para quem ainda não conheceu a misteriosa cidade de Silent Hill: SH2 é puro terror!
Obrigado pela leitura! Comentem!
Até mais!

NOTA: 8/10 (mesmo assim, totalmente obrigatório!)

P.S.: Retirei a grande maioria das informações utilizadas para escrever este post do artigo sobre o game na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Silent_Hill_2) bem como de suas ramificações ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário