sexta-feira, 20 de junho de 2014

Nanquim&Celulóide # 14: Bride of Deimos (1988)

FONTE:http://malkanimes.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html
Fala moçada! Tudo bem? Tenho que confessar que ultimamente não tenho tido paciência e nem tempo para assistir animes muito longos. Por isso vez ou outra procuro por animes curtos, de preferência OVAs ou filmes. Nessas minhas buscas no ótimo site Anitube (para quem não conhece, joga no Google e boa diversão), encontrei "Bride of Deimos". Composto apenas por um episódio de 30 minutos de duração, esse OVA dirigido pelo famoso Rintaro tem um charme oitentista todo especial e consegue despertar o interesse apesar de um história relativamente simples. Então vamos apagar as luzes, ligar o videocassete e fazer uma viagem de volta ao final dos anos 80 para conhecer um pouco mais sobre essa pérola oculta dos animes.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- A obra original (e o que o anime não conta)!

FONTE:http://static.anidub.com/online/poster/3678eb0cda.jpg
"Bride of Deimos" é um mangá shoujo com elementos de horror publicado na antologia "Princess" da editora Akita Shoten entre 1975 e 1983. A série é fruto da colaboração de Etsuko Ikeda (história) e Yuho Ashibe (arte). As informações tanto sobre a obra quanto sobre os autores (ou autoras?) é tão escassa que não encontrei nenhuma referência à outras obras criadas pela dupla.
O mangá teve um total de 17 volumes, o que é um número razoável. Estranhamente a obra foi adaptada em um único OVA lançado no ano de 1988, cinco anos após o término do mangá.A animação ficou a cargo do famoso estúdio Madhouse e sob a direção do também famoso Rintaro.

O diretor Rintaro (FONTE:http://www2.pictures.zimbio.com/gi/Yonayona+Pengin+Photocall+66th+Venice+Film+pDb1CF0BA34l.jpg).
Para quem não conhece, Rintaro (cujo nome verdadeiro é Shigeyuki Hayashi) é um dos fundadores do estúdio Madhouse e tem uma longa trajetória no mundo dos animes, sendo considerados por muitos como um dos melhores diretores do Japão. Dentre seus trabalhos mais expressivos podemos destacar a participação na série "Astroboy" de 1963 (como diretor com seu nome verdadeiro) e sua "sequência" "Jetter Mars" (1977); a direção dos filmes e OVAs baseados nos mangás de Leiji Matsumoto, "Galaxy Express 999" e "Captain Harlock"; o polêmico filme da obra do CLAMP, "X/1999" (1996) e o elogiado "Metropolis" de 2001, que teve roteiro de Katsuhiro Otomo (criador de Akira) e é baseado em um mangá de Osamu Tezuka. "Metropolis" inclusive teve lançamento em DVD no Brasil pela Sony Pictures.
Pelo currículo do homem já deu para perceber que ele sabe fazer muita coisa boa e eu considero "Bride of Deimos" uma dessas.
Contudo, fica claro perceber que seria impossível adaptar uma história contada em 17 volumes de mangá em  um único episódio de 30 minutos. Na verdade "Bride of Deimos" é um pouco estranho por conta disso: o que temos é um capítulo do mangá que tem um final, mas a história geral fica em aberto. E o que seria essa "história geral"?

FONTE:http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/e4/01/7b/e4017bf2d5c819ae8682a4b6b3c9fe44.jpg
"Bride of Deimos" (o mangá), conta a história de amor de um demônio chamado Deimos e Vênus, que aparentemente é a tal deusa do amor da mitologia romana. Segundo a mitologia da série, Deimos é irmão de Vênus e Zeus, pai dos dois, ao descobrir que eles nutriam um amor, castigou ambos, transformando Deimos em um demônio e aprisionando Vênus no submundo, onde a moça passa por uma eternidade de torturas. Dois pontos precisam ficar claros. Primeiro, estamos falando de um mangá shoujo. Quem leu meu post sobre "Sakura Card Captors" deve se lembrar que eu disse que uma das características dos roteiros shoujo é o amor em suas mais variadas formas, incluindo formas proibidas. Nesse caso é comum encontrar nos mangás shoujos temas delicados como o incesto. E vale lembrar também, não defendendo a ideia, que mesmo nos mitos antigos existia esse lance entre divindades parentes se relacionando. Isso nos leva ao segundo ponto. A mitologia da série é na verdade uma mistureba entre a mitologia grega e a romana. Deimos é retratado na mitologia grega como sendo filho de Ares (deus da guerra) e Afrodite (deusa do amor), sendo irmão de Fobos e Harmonia. Os fãs de astronomia devem saber que o planeta Marte tem dois satélites chamados Deimos e Fobos (quem curtia DOOM também sabe disso,rsrs). E quem é fã de mitologia também deve saber que Marte é o equivalente romano para o deus Ares. Ou seja, as duas luas de Marte são os filhos dele :P

Vênus, no mangá (FONTE:http://www.zerochan.net/958907#full).
Continuando, Vênus seria a equivalente romana para a deusa Afrodite. Ou seja, se fossemos levar pelas relações mitológicas, Deimos é na verdade filho de Vênus :S Por aí dá para ver que o mangá não segue a mitologia à risca. 
Cada um dos três filhos de Ares e Afrodite personifica um "sentimento": Deimos é a personificação do pânico, Fobos o medo (sacaram a relação com a palavra fobia?) e Harmonia, como o próprio nome diz, a harmonia. 
Bom, voltando a história do mangá. Vênus e Deimos foram presos no submundo (que podemos considerar como o reino de Hades na mitologia grega) e o corpo da deusa começa a se deteriorar. Ela então implora para que Deimos vá até o mundo dos vivos e consiga um novo corpo para ela. Deimos então viaja até o Japão (como sempre ¬¬) e encontra a estudante Minako Ifu, que ele reconhece como sendo a reencarnação de sua amada (apesar de ela não ter morrido de fato :S). O plot do mangá então está centrado em Deimos e Minako, com o demônio desejando levar o corpo dela para o submundo. Minako então é a tal noiva de Deimos do título. O interessante pelo que eu li na Internet é que Deimos seria um vilão na trama. Claro que fica óbvio já que ele é um demônio que quer tomar o corpo da menina (isso não seria pedofilia?). Mas mesmo assim ele pode ser considerado também um protagonista.

FONTE:http://i.imgur.com/fjTEa.jpg
Uma vez que eu não li nenhum só capítulo do mangá, não posso ter certeza sobre a dinâmica da história, mas julgando pelo resumo dos personagens na Wikipédia e também pela própria história do OVA, acredito que o enredo se desenvolva mostrando outros casos de amor trágicos em torno de Minako, enquanto a história dela com Deimos se desenvolve bem lentamente. No OVA Deimos parece até um observador naquele melhor estilo "Contos da Cripta", onde ele fica dizendo lições de moral após os protagonistas do conto se ferrarem. Ah, antes que eu me esqueça: Minako é o mesmo nome da Sailor Vênus e está relacionado com o planeta Vênus ;)
Apesar de ser totalmente desconhecido pela maioria dos brasileiros, "Bride of Deimos" parece ter uma fama cult mundo afora, tanto que até mesmo um cosplay de Vênus eu achei na Internet o_O Segue uma foto abaixo.

FONTE:http://37.media.tumblr.com/7b733aa1cab20c753500f2ab2ff24642/tumblr_n5h3t8KLKh1st4bgio1_1280.jpg
Então, o OVA não conta nada sobre Vênus e Deimos e já começa com ele indo até a Terra para encontrar um corpo novo para sua amada. Além disso quando Minako encontra ele pela primeira vez no anime, ela já o conhece de antes e inclusive sabe seu nome! Segundo o que eu li na Wikipédia, no mangá Deimos aparece primeiro para ela em um sonho. Mas mesmo com esse aparente furo, a história não perde o ritmo e fica bacana. Então vamos agora nos focar no anime ;)

- A história do anime!

Abertura do OVA (FONTE:http://www.projectosoldschool.com/wp-content/uploads/bride_of_deimos_pic_.png)
O nome completo do OVA é "Bride of Deimos: Ran no Kumikyoku". O subtítulo significa algo como "A Suíte da Orquídea". Suíte aqui não tem o sentido do cômodo que conhecemos, mas sim de um movimento musical (http://pt.wikipedia.org/wiki/Suite). Ao que parece o OVA é baseado em um dos capítulos do mangá original. O anime começa mostrando uma paisagem desolada no submundo, onde vemos Vênus amarrada em uma árvore de espinhos sussurrando o nome de Deimos.


FONTE:http://i184.photobucket.com/albums/x286/NAKATASAN/Imagen2_Deimos_keyanime.jpg
Em uma cena de certo modo chocante, bem estilo anime dos anos 80, a moça revela que seu olho direito é na verdade um buraco.

Urgh! Isso deve doer :S (FONTE:http://24.media.tumblr.com/04bbbe0e1fc7992508ae9537a75fae04/tumblr_mm1kk3n5Wn1s3q2g0o1_500.gif).
Após algum tempo, surge Deimos. Inicialmente ele exibe um visual "badass", todo em preto. Mas assim que resolve partir para a Terra ele revela que sua vestimenta na verdade são asas negras. Fora que ele tem uns chifres de bode e umas orelhas bizarras de duende :S Definitivamente não é o típico galã de shoujos, apesar de tirando esses traços demoníacos ele é um personagem bem no "estilo shoujo". Confuso né :S ? Ah, notem que ele tem um tipo de acessório de espinhos no antebraço que lembra a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo nas artes sacras.

Cruz credo >< (FONTE:http://www.anime-kun.net/animes/screenshots/bride-of-deimos-4763.jpg).
A figura parte voando até a Terra, enquanto sua vítima, Minako Ifu está em um café com seu colega de escola, o jovem entusiasta de botânica Hisamatsu. Minako faz parte do clube de fotografia da escola, enquanto Hisamatsu pertence ao clube de botânica. Os dois vão até uma exposição onde o rapaz participa de um concurso que irá eleger a melhor orquídea. Ele perde o título para a flor de uma mulher Touko Ohba. Hisamatsu não fica decepcionado com isso e diz para Minako que a senhora Ohba vence todos os anos.

Minako (FONTE:http://i.minus.com/ibsPm4tM4NDd3s.gif).
Os dois conversam mais sobre a misteriosa mulher e Hisamatsu revela que sabe onde ela mora, mas que ninguém nunca vê ela sair da mansão. Temos então um corte na história e Minako é informada que Hisamatsu está desaparecido fazem três dias. A garota então resolve ir até a Mansão Ohba, onde acredita que Hisamatsu foi. No caminho para a mansão temos o primeiro encontro entre Deimos e Minako. E como eu já havia dito, ela já conhece ele de outro lugar. Deimos alerta Minako para não ir até a Mansão Ohba, mas essa insiste e acaba conhecendo Touko Ohba e seu irmão Kaname. Este é extremamente rude com ela e praticamente à expulsa da mansão, dizendo nunca ter recebido a visita de Hisamatsu. Acontece que durante sua saída, Minako percebe a agenda de seu amigo caída em um canto do jardim dos Ohba. Ela então procura a polícia e junto de um detetive retorna à mansão. Mal sabia a garota que isso levaria a descoberta do terrível segredo que se oculta na Mansão Ohba e o final da história só podia ser trágico.

- Charme oitentista


FONTE:http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/542758_422222821206091_764619379_n.jpg
"Bride of Deimos" tem tudo que os animes obscuros dos anos 80 continham: temas polêmicos (demônios, incesto), sangue, erotismo e um clima "dark". Ainda que o OVA seja "elegante" no desenrolar da história, todos os tipos acima estão nele contidos. Para quem não viveu o final dos anos 80 e início da década de 90 pode até parecer estranho um anime tão "dark" como este. Acontece que isso era exatamente a cara dos animes naquela época! As locadoras eram infestadas com animes obscuros, ultra violentos e muitas vezes pornográficos. Muitas vezes tais lançamentos eram na verdade "alternativos" (piratas). Me lembro de ter encontrado em uma locadora aqui do bairro, quando eu tinha uns 9 ou 10 anos, uma fita de um anime hentai contando a história de Pandora, uma mulher que devorava homens em uma mansão no meio da floresta. E tome gore e sanguinolência na telinha. Não que hoje em dia não existam animes violentos, mas agora eles estão em proporção igual ou menor do que os animes "mainstream" como Naruto, Pokémon, etc. Ao meu ver o que ocorreu é a perda de um estigma relacionado à animação japonesa. No comecinho dos anos 90 os animes eram sempre vistos como "desenhos para adultos". Principalmente com o lançamento de "Akira" nos EUA e resto do mundo, que apresentou o gore japonês à um público acostumado com os desenhos da Disney. Então as distribuidoras da época corriam atrás desse tipo de material, resultando em pouca variedade de gêneros de animes nas locadoras, o que acabava por reforçar o rótulo das animações japonesas. Mas temos que concordar que naquela época os "japas" pegavam pesado mesmo! O que não faltavam eram tripas voando pela tela. Se bem que hoje em dia temos festivais de gore em animes como "Elfen Lied", a série "Higurashi" e até "Umineko", mas esses são lançamentos menos obscuros que obras como "Bride of Deimos" e outras fitas da época.

FONTE:http://www.anime-kun.net/animes/screenshots/bride-of-deimos-4766.jpg
De qualquer modo, "Bride of Deimos" é um OVA interessante e que conta com um roteiro consistente, além de uma animação competente. Mesmo vendo hoje em dia, 26 anos após seu lançamento, a animação da Madhouse não faz feio.
Na correria dos dias atuais, vale a pena gastar meia hora para curtir uma história simples e eficaz, com todo aquele clima "dark" dos animes de terror dos anos 80.
Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Além de estar disponível no Anitube legendado, o anime também está no Youtube. As legendas são do fansub Malkav Animes (http://fansubberma.blogspot.com.br/). 

2 comentários: