domingo, 22 de junho de 2014

PRESS START # 11: Klonoa 2: Lunatea's Veil (PS2)

FONTE:http://wikicheats.gametrailers.com/images/1/17/Klonoa2Box.jpg
Fala moçada! Tudo bem? O Playstation 2 não cansa de me surpreender. Mesmo após quase 5 anos com o console, vez ou outra eu ainda me deparo com algum jogo surpreendente. E na maioria das vezes são gemas escondidas, que a maioria das pessoas deixa passar batida. Felizmente esse não é o caso do título de hoje. "Klonoa 2: Lunatea's Veil" é relativamente famoso entre os fãs mais "hardcore" do PS2, apesar de ser um título pouco conhecido entre os jogadores mais casuais. O que é uma pena! Pois o game é um prato cheio principalmente para aqueles que buscam uma jogatina despreocupada e algumas horas de diversão. Mas o que faz Klonoa 2 tão bom? Venham comigo que eu vou mostrar o porque o mascote da Namco não deixa nada a dever para seus companheiros de ofício mais famosos, como Sonic e Mario.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- O início no Playstation: uma joia oculta!

FONTE:http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120918155635/klonoa/images/b/bf/Klonoa_door_to_phantomile_front.jpg
Quando analisamos a história de Klonoa é até curioso perceber que ele é quase que perseguido por um estigma: ficar à sombra de outros títulos. O primeiro jogo foi lançado para o Playstation original no ano de 1997. "Klonoa: Door to Phantomile" é um game de plataforma estilo side-scrolling (rolagem de tela) com gráficos 2.5 D. O que isso significa? A estética do game é aquela clássica dos jogos 2D (estilo Mario e Sonic da era 16-bits), mas os cenários são em 3D. O título foi produzido pela toda poderosa Namco e foi dirigido por Hideo Yoshizawa. Este anteriormente havia trabalhado na Tecmo e foi o cabeça por trás do Ninja Gaiden (um dos jogos mais difíceis de todos os tempos). Nesse projeto ele atuou sob o pseudônimo "Sakurazaki". Isso não deixa de ser uma revelação bombástica, uma vez que Klonoa (diferente de Ninja Gaiden) privilegia a diversão e não o desafio. Talvez isso seja fruto da consciência pesada de Yoshizawa, uma vez que ele deve ter noção que fez muita gente sofrer com Ninja Gaiden,rsrs.

FONTE:http://pressakey.com/gamepix/blog/pic18.jpg
O primeiro título da série Klonoa foi um grande sucesso de crítica e vendas no Japão (onde o personagem é chamado de "Kaze no Kuronoa": Klonoa dos Ventos). Estranhamente o sucesso não foi o mesmo fora de sua terra natal e o game acabou se tornando uma das muitas pérolas ocultas do console da Sony.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDVEPPeYFkZgFpZ3ziCQvH1KsUeQHXZwVj96jQevILyr4neI1Gop040LAnRjcxIOiMtyNTEkAZG24dkWq4xoit6ewOQaMvtNwEE9B7I8mR8Fdz7cr6qtWX-GOnponKKRVCZ39bUcWLGtI/s1600/48956_Klonoa-CharacterArt-02.jpg
O game é estrelado por uma criatura antropomórfica chamada Klonoa. Não fica claro que tipo de animal ele é. Para mim ele parece uma mistura de gato com coelho (por causa das orelhas enormes :P). Klonoa nasceu para ser um mascote para a Namco e tinha um enorme potencial para isso. Infelizmente o fato de o mundo não ter aceitado o game como fez com outra séries fez com que Klonoa não figurasse na grande galeria de mascotes dos games. Mas com certeza muitos o consideram parte dela :D
Tanto Klonoa quanto os personagens de seu mundo falam um idioma próprio, que lembra o japonês. Alguns dizem que eles falam um japonês "meiguinho", estilo aquele que as menininhas de anime falam. Ah, apesar do nome e da aparência fofinha, Klonoa é macho sim viu? Rsrsrs, eu mesmo achei que ele era menina :P 
Como curiosidade vale destacar que em seu boné ele tem um desenho do Pac-man, esse sim reconhecido mundialmente como um mascote da Namco.

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/aQPBSU3qmkM/maxresdefault.jpg
Apesar de a primeira vista o esquema de jogo de Klonoa lembrar Mario, ele tem um sistema que remete mais outro mascote da Nintendo: Kirby. Assim como a bolinha rosada, Klonoa usa os inimigos da tela para lutar e superar os obstáculos da fase. Klonoa possui um anel mágico que o permite pegar os inimigos e lançar eles em outros adversários. Ele também pode usar os inimigos que pegou para realizar um pulo duplo. Por falar nisso, os controles são muito simples. Basicamente temos um botão de pulo e um botão para pegar os inimigos. A habilidade de pegar os inimigos, lançar eles e usar como impulso para o pulo duplo é muito bem utilizada durante as fases, onde surgem puzzles para impedir o avanço do jogador.
O sucesso do jogo original no Japão rendeu alguns spin-offs para outros consoles (inclusive os portáteis da Nintendo) e também aparições em outros jogos da Namco. No ano de 2008 o game original ganhou um remake para o Nintendo Wii, intitulado simplesmente Klonoa.

FONTE:http://media.ign.com/games/image/object/142/14285991/Klonoa_Wii_US_ESRB.jpg
Mas antes disso tivemos a sequência oficial, que é o assunto deste post. Lançado em 2001, "Klonoa 2: Lunatea's Veil" é a sequência direta do primeiro game. Originalmente além da versão para PS2 estava prevista uma versão para o Game Cube, mas essa acabou ficando só na promessa. O fato do game ser lançado ainda em 2001, nos primórdios do PS2, só serve para realçar ainda mais suas qualidades, uma vez que muitos games dessa época ainda não eram capaz de explorar tão bem o hardware do console da Sony como este título consegue.
Agora que conhecemos um pouco mais da trajetória de Klonoa, vamos nos focar no seu título para PS2.

- Klonoa: o viajante dos sonhos

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7NGzGPR8IFZaIaQDhVJrIBgcLf9JIuwczYLi9Z4lj854tBXDn_AuyWWydPiHztGJ3VJpAxiK_aAVzlk2CiH2tytQn0MOOiZm_pHG35tD5Qpsup7JjvSUJtEk94oRjYAfY0-1GC2YBSQUI/s400/Klonoa-2-1024x768.jpg
A aventura de Klonoa 2 começa com um sonho de Klonoa onde uma figura misteriosa está pedindo sua ajuda. Klonoa é conhecido como um "viajante dos sonhos". Ou seja, ele pode viajar em vários mundos dos sonhos. O mundo dessa vez é chamado de Lunatea. O game começa com uma cutscene onde Klonoa cai dentro de um mar chamado de "Mar das Lágrimas". Lá ele é resgatado por dois personagens novos na saga: um cachorrinho de aparência robótica chamado Popka e uma menininha com traços de macaco chamada Lolo. Esta diz que é uma sacerdotisa e fala que um ancião previu a vinda de Klonoa e que ele, o viajante dos sonhos, ajudaria a salvar o mundo de Lunatea.
Conforme a história se desenrola, descobrimos que o objetivo de Klonoa é tocar os sinos presentes nos quatro reinos de Lunatea e assim pegar os elementos que nele estão contidos. Desse modo ele seria capaz de salvar aquele mundo. Lolo, como sacerdotisa, é quem tem o poder de tocar os sinos e para isso ela se transforma em uma esfera de energia que entra na joia do anel de Klonoa (aquele mesmo que ele usa para pegar os inimigos). Apesar de tanto Lolo quanto Popka acompanharem Klonoa em sua jornada, o gameplay é exclusivo com o protagonista, sendo que a menina fica no anel (estranho falar isso,rs) e Popka só aparece nas cutscenes.
Durante sua jornada, Klonoa conhece uma pirata dos céus chamada Leorina e sua assistente Tat. A dupla deseja salvar o mundo antes de Lolo e acaba ficando no caminho da turma de Klonoa. 

Klonoa, Lolo e Popka falam com o ancião (FONTE:http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2001/ps2/klonoa2/klonoa2_790screen014.jpg).
Como vocês devem ter notado a história é muito simples, mas ela também é bem divertida. As cutscenes são recheadas de humor e Popka tem um jeito todo mal-humorado que acaba arrancando risos.

- O gameplay

FONTE:http://www.mobygames.com/images/shots/l/212018-klonoa-2-lunatea-s-veil-playstation-2-screenshot-title-screens.jpg
O jogo tem aquele tradicional esquema de fases (aqui chamadas de "visões") e depois de um tempo temos acesso à um mapa onde podemos escolher qual fases jogar. Na maioria das vezes só temos como opção seguir para a próxima fase ou jogar novamente uma fase anterior, mas algumas vezes surgem bifurcações onde podemos optar qual fase jogar primeiro (ainda que obrigatoriamente seja necessário jogar todas as fases para seguir com a história).

FONTE:http://www.futuregamez.net/ps2games/klonoa2/klonoa23.jpg
Klonoa 2 tem todo aquele charme de jogo de Playstation 1: ele é muito simples e divertido. Como eu já havia dito antes, basicamente temos apenas três controles. O direcional digital controla a movimentação, sendo que para cima e para baixo fazem Klonoa virar para "dentro da tela" ou para "fora da tela" (olhando para o jogador). O jogo não permite o controle com o direcional analógico e isso de forma alguma é um problema (pelo menos pra mim). O botão "X" serve para pular e o botão "quadrado" para pegar os inimigos e lançar. E é só! Não temos controle de câmera e os dois outros botões (triângulo e bola) fazem pular e atacar também.

FONTE:http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2001/ps2/klonoa2/klonoa2_790screen003.jpg
Aqueles que acompanham o blog sabe o quanto eu odeio jogos em que não é possível o controle livre da câmera, mas felizmente não ocorre o mesmo com esse jogo uma vez que o controle da câmera por parte do jogo é inteligente e serve como parte da experiência de jogo. Eu explico: normalmente temos uma visão quase side-scrolling clássica, mas conforme avançamos pela fase o jogo vai "brincando" com a câmera para proporcionar uma experiência única! Temos por exemplo partes na fase onde Klonoa vai pular de um lugar alto e a câmera se posiciona em cima de sua cabeça. Ou quando ele está descendo por uma corredeira na fase do parque aquático e a câmera alterna entre uma visão frontal e lateral. Fora quando usamos as plataformas de salto para pular muito alto e a câmera faz um movimento que acompanha isso e dá a exata sensação de que estamos sobrevoando a cidade. Sério, a direção de câmera desse jogo é excelente! E lembra até os jogos mais atuais do Mário. Lembrando que a Namco fez isso em 2001!

Klonoa voando pela cidade! (FONTE:http://media.gamespy.com/columns/image/article/693/693430/klonoa-2-lunateas-veil-feature_1143503535.jpg).
A barra de vida de Klonoa é representada por três corações no alto da tela. Além disso temos um contador de esmeraldas. Coletar 100 esmeraldas nos dá uma nova vida, que é representada por um contador embaixo do contador de esmeraldas com o símbolo do boné de Klonoa. Fora as esmeraldas, corações e vidas (com formato de bolacha) que estão espalhadas pelas fases, temos também estrelas e despertadores. Os relógios servem como checkpoint para o caso de morrermos. Já as estrelas são colecionáveis: cada uma dá uma parte de um desenho e quando este é completo vai para o menu de colecionáveis (na verdade eu ainda não sei para que serve isso,rsrs, mas é legal tentar pegar tudo :P).
As fases variam de curtas a bem longas, mas o jogo nunca te sacaneia. Sério, ele é praticamente uma mãe para o jogador! Quando ele percebe que você está morrendo muito, ao invés de surgirem esmeraldas aparecem corações ou mesmo vidas durante as fases. É, eu acho que o criador de Ninja Gaiden realmente se arrependeu de judiar dos jogadores,rsrs.

- Um sonho ganhando vida

FONTE:http://www.theisozone.com/images/screens/playstation-30896-41311190960.jpg
O gráficos de Klonoa 2 estão entre os mais belos do PS2. Todas as fases são muito bonitas e coloridas e há um cuidado todo especial também para a trilha sonora. O tema da fase da Arca é calmo e belo, com um assobio viciante XD
O design das fases também é muito inteligente. Klonoa 2 é o tipo de jogo que ensina você as suas regras antes de lhe botar a prova. O uso dos inimigos para superar obstáculos é extensamente explorado e alguns deles possuem efeitos especiais diferentes. Temos por exemplo o inimigo que funciona como um foguete, lançando Klonoa para o alto; ou aquele que absorve outros inimigos e muda de cor para quebrar cristais coloridos que impedem a passagem. Fora que o personagem pode lançar os inimigos tanto para frente quanto para trás e até na direção do fundo da tela e do jogador, podendo atingir assim objetos que estão lá atrás, como os ovos que liberam esmeraldas ou corações.

FONTE:http://www.mobygames.com/images/shots/l/212040-klonoa-2-lunatea-s-veil-playstation-2-screenshot-these-enemies.jpg
A dificuldade do jogo é do tipo que vai aumentando progressivamente, ideal para jogadores mais casuais. Mesmo os chefes de fase também não apresentam um desafio acima da média dos jogadores. E como eu disse, o jogo está disposto a ajudar o jogador.
A jogabilidade nas fases algumas vezes varia, podendo ter cenários em que Klonoa esquia com sua plancha enquanto coleta esmeraldas e salta inimigos. Nessas horas o jogo explora tudo que o PS2 é capaz e nós dá um espetáculo visual tão bonito que algumas vezes até esquecemos de jogar,rsrs. Sim, Klonoa 2 é um jogo tão vibrante e belo que é divertido também para quem está assistindo outra pessoa jogar.

- Finalizando...

FONTE:http://www.hardcoregaming101.net/klonoa/klonoa2-6.jpg
Klonoa 2 é totalmente obrigatório para fãs de jogos de plataforma donos de PS2! Não tenho receio nenhum em dizer que esse jogo é praticamente um Mário para o PS2,rsrsrs. Super divertido, inteligente e vibrante, é o tipo de game que vai te prender por horas na frente da TV e também pode ser jogado casualmente, para quem não quer complicações. Um verdadeiro resgate dos bons tempos dos jogos de plataforma. Super recomendado!
Obrigado pela leitura e até mais!

NOTA: 10/10 (Totalmente obrigatório!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário