domingo, 22 de junho de 2014

Sessão da Meia-Noite #24: Hellraiser III: Hell on Earth (1992)

FONTE:http://retrocriticblog.blogspot.com.br/2012/03/hellraiser-iii-review.html
Fala moçada! Tudo bem? Chegando aqui com mais um post sobre a série "Hellraiser"! Após um primeiro filme quase irretocável e uma sequência competente, a série deu uma esfriada e o terceiro longa só chegou 4 anos depois do segundo. Isso pode ser considerado um sinal de perda de popularidade? Vamos descobrir isso e ver qual rumo Pinhead tomou nesse terceiro capítulo da franquia!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- Novos ares...

FONTE:http://img716.imageshack.us/img716/383/image29342992.jpg
"Hellraiser III: Inferno na Terra" apresenta duas mudanças importantes em relação aos dois primeiros filmes. A primeira é uma renovação no casting de personagens. Nesse capítulo não temos a continuação da história de Kirsty Cotton (interpretada por Ashley Laurence) e muito menos de Tiffany, que foi introduzida no segundo filme. Ao invés disso temos novos personagens se deparando com Pinhead e sua caixa demoníaca. A segunda mudança importante também influencia na primeira: "Hellraiser III" é o primeiro filme da franquia filmado fora da Inglaterra. O palco dessa vez é a cidade de Nova York, com direito a World Trade Center e tudo mais.

FONTE:http://i7.minus.com/ikJVfkQxKfbua.jpg
Apesar dessas mudanças, o filme continua com boa parte da equipe do anterior. O roteiro é novamente escrito por Peter Atkins (que novamente digo que não é o autor de livros de Química,rs) e dessa vez com a colaboração de Tony Randel, que dirigiu o segundo filme. Na produção volta Christopher Figg (sendo que esse filme foi seu último como produtor da franquia) e a direção ficou a cargo de Anthony Hickox, conhecido por dirigir o "famosinho" "Waxwork" de 1988. Segundo a Wikipédia, originalmente Peter Atkins seria o diretor desse terceiro filme, mas quando a Miramax comprou a franquia, eles acharam melhor escalar um diretor mais experiente e o cara acabou ficando só com o roteiro mesmo. Ainda que os créditos na Wikipédia não citem Clive Barker na produção, eu tenho quase certeza que seu nome está nos créditos como produtor executivo. E a divulgação do filme sempre leva seu nome. A grife Clive Barker ainda continuava forte nesse capítulo,rs.

FONTE:http://cinemasights.com/wp/wp-content/uploads/2013/06/hellraiserIII-confusing.jpg
É óbvio que Doug Bradley retorna também para dar vida ao Pinhead. Por falar nisso ele é o único dos Cenobitas originais que volta, mas quem viu o final do último filme sabe que isso é bem coerente. Por falar nisso o roteiro novamente dá continuação aos eventos mostrados no filme anterior. Afinal, ele também foi escrito por Atkins né? Importante salientar isso porque se a série tomou esses rumos foi pelas mãos do roteirista que também escreveu a sequência original, que muitos consideram quase tão boa quanto o primeiro filme. Ou seja: é tudo culpa do Atkins ><; Rsrsrs.

FONTE:http://celebrityink.eu/image/cache/data/7515W-1000x1000.jpg
A protagonista desta vez é interpretada pela atriz Terry Farrell (foto acima) que dentre outras coisas esteve na série "Star Trek: Deep Space Nine". Mas isso foi depois desse filme, uma vez que a série durou de 1993 a 1998. Terry interpreta a repórter Joanne "Joey" Summerskill. E conta com a companhia da jovem Terri, interpretada por Paula Marshall, que no ano seguinte participaria de "Warlock: Armageddon", também dirigido por Anthony Hickox. Viu como é bom ter amigos? Rsrsrs.
Além disso, Paula Marshall apareceu no filme de 2007, "Eu sei quem me matou", ao lado de Lindsay Lohan. Só não me pergunte se o papel dela era importante, porque eu vi o filme mas nem notei ela lá,rsrs.

Terri (Paula Marshall) (FONTE:http://edgeofthefringe.files.wordpress.com/2012/09/1826788359_8.jpg).
Como eu já falei antes, Ashley Laurence (a eterna Kirsty) não é a protagonista dessa vez, mas ela faz uma participação especial. Quando Joey está investigando sobre a caixa, ela assiste alguns vídeos do Instituto Channard com o depoimento da protagonista dos dois primeiros filmes. 

A participação de Kirsty (mas relaxem que no filme a qualidade é melhor,rsrs) (FONTE:http://www.wearysloth.com/Gallery/ActorsL/9952-8369.jpg).
Completando o cast principal temos o ator Kevin Bernhardt, que interpreta o dono da boate "Caldeira", J.P.Monroe. Incrivelmente, além de ser ator, ele também é produtor e roteirista, tendo inclusive participado no roteiro do filme Rambo de 2008 (apesar de não ter sido creditado). Outra coisa curiosa sobre ele é que, ao menos para mim, ele é a cara do Billy Zane,rsrs. Parece até um cover no filme :P


É ou não é o Billy Zane? Rsrs (FONTE:http://image.toutlecine.com/photos/h/e/l/hellraiser-iii-1992-01-g.jpg).
Uma última curiosidade é o fato do filme contar com uma música do Motorhead em sua trilha sonora. Intitulada "Hellraiser", a música toca apenas nos créditos finais mas é aquele tipo que fica grudada na memória por um bom tempo, devido seu refrão ("Hellraiser"!) :P Ao contrário do que parece, "Hellraiser" não foi escrita especialmente para o filme, sendo lançada um ano antes. E foi gravada originalmente por Ozzy Osbourne. Além dessa faixa, o Motorhead também tem outra canção no soundtrack do filme, intitulada "Hell on Earth". Para quem não conhece a música "Hellraiser", segue link do vídeo no Youtube, onde além de cenas do filme temos Pinhead jogando pôquer com o vocalista da banda O_O Link: https://www.youtube.com/watch?v=1M4FG1UXH5w&feature=kp

FONTE:http://www.clivebarker.info/hellmotor1a.jpg
Bom, após essa mega introdução, vamos ao filme ;)

- Que fim levou Pinhead?

FONTE:http://www.vcdq.com/files/samples/27-2012/94152/1222780109.jpg
O filme começa com J.P. Monroe (o clone de Billy Zane) indo até uma loja de antiguidades em Nova York onde ele encontra um totem bizarro. O rapaz fica fascinado com a "obra de arte" e o dono da loja aparece para dizer que ela é dele e ele pode dar quanto achar que ela vale (meio suspeito isso né?). Como curiosidade vale dizer que o ator que interpreta o suposto dono da loja é na verdade um dos produtores do filme, Lawrence Mortorff. E enganasse quem pensa que essa foi a única participação do cara como ator. Ele já atuou em uma porrada de filmes, incluindo o live-action do Mogli o menino lobo, "The Jungle Book" de 1994.
Pois bem, J.P. compra o trambolho e leva para o seu clube noturno, a famosa "Caldeira" (The Boiler Room). Enquanto isso conhecemos a repórter Joey (Terry Farrell). A garota não é levada a sério pelos diretores da emissora onde trabalha, que sempre a enviam para cobrir notícias idiotas. No único dia onde eles mandaram ela ficar de prontidão na emergência de um hospital, nenhum só ferido aparece a noite toda. É, parece que a coisa tá feia para o lado da repórter com apelido de homem :P Por falar nisso, nas legendas do meu DVD a Terri é chamada de "Terry", o que faz com que as duas moças tenham nome de homem :P

Desanima não Joey, que as coisas vão melhorar (ou piorar :P) (FONTE:http://terapeliculas.com/img/4NNt:22YEEw.ZrKLkrG.Zx2LHPl2HwEz2rj2rwIIdHpljHlI.tCn.png).
Junto de Joey está o cameraman da emissora, Daniel "Doc" Fisher (interpretado por Ken Carpenter, que aparentemente não é parente do diretor de Halloween). A emissora chama Doc pelo rádio e pede que ela vá cobrir um evento mais importante, deixando assim Joey sem carona para voltar pra casa :P Acontece que na saída do hospital ela é surpreendida pela chegada de um paciente gravemente ferido com correntes rasgando seu corpo. Junto do homem está uma menina chamada Terri (Paula Marshall). A garota deixa o homem lá e foge do local, não antes de citar o nome do clube de J.P.Monroe. 
Na sala de operações Joey presencia uma cena bizarra: o homem com as correntes começa a ser eletrificado e sua cabeça simplesmente explode o_O Lembrei de "Scanners" nessa cena.

Dr. Octopus é você? (FONTE:http://thegreatob.files.wordpress.com/2014/01/hellraiser_3_2.jpg).
Após essa cena no mínimo bizarra, Joey resolve ir atrás de Terri na "Caldeira". Ela então conhece o dono do local (J.P.) e descobre o quão legal com as mulheres ele pode ser. A repórter deixa cartões pela boate toda e pede que Terri procure ela. A moça vê que Joey está no local, mas resolve ficar na surdina.
Em seu apartamento, Joey começa a ter sonhos com seu pai desaparecido na Guerra do Vietnã, mas em meio aos seus sonhos ela se encontra com o Capitão Elliot Spencer. Para quem não sabe, ele é a parte humana do Pinhead. Enquanto isso, na Caldeira, J.P. descobre que seu totem tem um buraco e resolve enfiar a mão lá dentro. Para nossa surpresa lá dentro tem um enorme rato que o morde, fazendo jorrar sangue no totem. Vocês já sabem no que isso vai dar não é? 

Ainda não Pinhead, guenta a mão ai (FONTE:http://1.bp.blogspot.com/-a0wD_jLy8e4/URh6rvFZ1OI/AAAAAAAAAIE/SRMvIZFtt)

Terri liga para Joey e pede para ir até o apartamento da repórter, já que o namorado dela (J.P.) a colocou na rua. Buscando a verdade, Joey aceita que Terri durma lá. As duas conversam sobre o homem que morreu no hospital e Terri diz que ele provavelmente era um ladrão, já que estragou a estátua do J.P. e ficou com o cubo. A menina então revela o cubo que o homem segurava.

Ai minha cara >< (FONTE:http://thegreatob.files.wordpress.com/2014/01/hellraiser-3.jpg).
É engraçado como o diretor filma essa cena: Terri praticamente joga o cubo na cara do espectador,rsrs. Imagino que ficaria legal isso em 3D, mas aqui a cena fica exagerada e caricata demais. O incrível é que o diretor usa o mesmo recurso outra vez mais adiante no filme. Seguindo com a história, J.P. leva uma moça para o quarto e temos a primeira e única cena de sexo do filme, onde o dublê de Billy Zane toma o cuidado de tampar os seios da mocinha.

Tirem as crianças da sala (FONTE:http://media7.fast-torrent.ru/media/files/s4/bp/je/vosstavshij-iz-ada-3-ad-na-zem.jpg).
Aparentemente Pinhead fica animado com a cena e após J.P. humilhar a mocinha, ganchos saem do totem e ela é devorada por ele (não antes de ter sua pele arrancada). Isso é o bastante para Pinhead despertar e falar com J.P., apesar de ainda estar preso no totem.

Começou (FONTE:http://www.meangoblin.com/wp-content/uploads/2013/02/hellraiser-hell-on-earth-a.jpg).
O vilão então começa com aquele jogo de seduzir J.P. e tal, usando psicologia. Enquanto isso, Joey e Terri investigaram a loja de antiguidades onde o dono da boate comprou o totem (foi Terri quem achou o lugar para o namorado) e a repórter descobriu que o local estava abandonado à meses. Lá ela também descobre documentos do Instituto Channard (do segundo filme), com fotos de Kirsty e vídeos dela. Joey deixa Terri sozinha no apartamento e J.P. liga para a ex-namorada. Ele acaba convencendo ela a voltar para a Caldeira. O plano do rapaz é dar a garota para Pinhead "devorar', completando assim sua regeneração. Apesar de isso não sair como o previsto, Pinhead acaba voltando a vida e agora está livre para trazer o inferno para Nova York.

Pinhead vai para a balada (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi97pTFHji-liMofE_HpWp1Pju6kBkSYjFeVTgdBRfKUNehnBctQ6eQIPO7g_52O8tleD9Ia6b14riyixLbPsHbR31vrthI7fLAgqshzfHL5YDn4rQkwBhxa-lINYwDaKy-dk4nlLkmCjLK/s1600/Hellraiser+3+1992+Uncut+720p+HighCode-PHD-RMZ.by.bruner_00_59_28_00006.jpg).
Enquanto isso, Capitão Elliot Spencer fala novamente em sonho com Joey e explica que ela é a única capaz de parar Pinhead. Para isso ela deve atrair ele para dentro do mundo dos sonhos, onde Spencer tem poder. E a chave é o cubo, já que o vilão deseja destruir ele para manter sua liberdade intacta. E agora, conseguirá Joey derrotar Pinhead com a ajuda do fantasma de Spencer? Ou ele vai tocar o terror em Nova York? O final fica por conta de vocês.

- Sem sutilezas!

Essa cena é bem filmada (FONTE:http://thegreatob.files.wordpress.com/2014/01/hellraiser3_3.jpg).
Talvez uma das coisas que tornem os filmes de terror assustadores seja o fato de que os vilões agem de maneira sutil. Digo, normalmente temos um personagem contra um vilão sobrenatural, sendo que o mundo não sabe de sua existência. A partir do momento em que Pinhead ressuscita, o filme deixa de lado qualquer sutileza e parte "tacar o foda-se". Logo de cara o vilão massacra todos os jovens que estavam na "Caldeira". E nisso não faltam mortes bestas, como o DJ assassinado por CDs voadores ou um casal empalado em uma só corrente. Detalhe para as péssimas interpretações dos jovens assassinados. Mas o ápice do exagero é quando Pinhead sai pelas ruas de Nova York destruindo lojas e tudo mais que estiver na frente. E então acontece talvez o ponto mais absurdo de todos os filmes: o vilão sobrenatural enfrenta a polícia de Nova York o_O. E aí se vai todo o clima de suspense do filme,rsrs.

FONTE:http://3.bp.blogspot.com/-2ncdbppnWi8/UDdJI3iahWI/AAAAAAAAWKE
Após ofender todos os fãs dos filmes originais, Pinhead resolve dirigir sua fúria contra a igreja e o Cristianismo. Em uma cena bem perturbadora, o vilão invade uma igreja onde Joey se escondia junto com um padre. Rola até um momento comédia. Joey diz que está sendo perseguida por demônios e o padre começa a falar que demônios são metáforas e coisas psicológicas. Nisso Pinhead arrebente a porta e Joey diz: "então que porra é aquela?" Rsrsrsrs. E essa é a outra cena com o cubo na nossa cara,rsrs.

O padre e Joey (FONTE:http://1.bp.blogspot.com/-g4erVQEj7kg/URh6rW-YdEI/AAAAAAAAAII/SLeA8xGTyN4/s1600/Hr.1992.Ghunt3r.mp4_snapshot_01.14.42_%5B2013.02.11_01.58.50%5D.jpg).

Pinhead começa então a tirar uma onde sinistra com o padre e no auge do cinismo o vilão sobe no altar e faz uma imitação grotesca de Jesus Cristo, deixando o padre e os espectadores cristãos putos da vida. Em seguida ele ainda pega um pedaço de sua carne e tenta fazer o padre engolir, simulando uma hóstia. Com certeza uma das cenas mais polêmicas que eu já vi.

A imitação de Pinhead (FONTE:http://www.somniumxxx.biz/br_screencap/hellraiser3/large/16.png).
Polêmicas a parte, Pinhead está muito diferente do que nos filmes anteriores. Isso pode até ser explicado pela história, uma vez que aqui ele é o "puro mal" sem sua parte humana, mas não deixa de ser estranho. Nos outros filmes ele era muito mais frio e racional, enquanto aqui ele parece ser bem mais cínico e sarcástico, lembrando um pouco o Freddy Krueger. E por falar nele: o lance dos sonhos muitas vezes nos faz pensar que estamos vendo um filme da série "A Hora do Pesadelo". Não que isso estrague (ainda mais) o filme, mas é nítida essa semelhança.

- Os novos cenobitas...

Tira esse dedo da minha cara! (FONTE:http://cinemasights.com/wp/wp-content/uploads/2013/06/hellraiserIII-whatisthat.jpg).

Depois de escapar do totem, Pinhead cria uma nova classe de Cenobitas para ajudar em sua destruição. Os novos Cenobitas são Terri (que tem um cigarro na garganta), J.P. (com dois pistões na cabeça), Doc (que ganhou um olho de câmera), o cara do CD (que lança CDs nas vítimas :P) e o barman (que cospe fogo). Esse merece uma menção a parte, pois tanto em sua forma humana como cenobita foi interpretado pelo roteirista Peter Atkins. E convenhamos, virar cenobita foi até pouco pelo que ele fez com a franquia nesse filme :P

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOGieZMNRzn5NEEYCCcR_WmIWQ3NFT9KrBQSxPTJO8aG1_BlRSPyQtBkqioq2UEKIuwLc5b3zl-oXUwkCX3wCQl9IF4Jx_lKuybqzHz71So2Yrm301Y9kDxOGQ-20q43KpCnluI3fxL4tD/s400/Hellraiser-III.jpg
Os novos cenobitas não têm o charme dos originais e se resumem à capangas do Pinhead. Não que os antigos não fossem, mas pelo menos a Cenobita Fêmea, tanto no filme original quanto na sequência, tinha uma personalidade forte, chegando até mesmo a discutir com Pinhead. Nesse filme porém os cenobitas são deixados de lado e Pinhead é a grande estrela.

- Finalizando...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ5raGqw7LSSOTCbHHrRMWPrUpZRN38hud_dYSlZMp11im5aum0rHNvGteoVZad1SgdgbZP8wbInjOw842TA1UbN4tpaI0ezaSzMbZIOUoVAU_HkVnkFovstCN04GYUexhYrMdlKA9NNfo/s400/hell3.jpg
"Hellraiser III" com certeza está muito aquém dos dois primeiros filmes. Ele foi o começo do declínio da série e ainda que tenha deixado um gancho para a sequência (que é até melhorzinha), se mostra mais como um filme feito para os fãs do Pinhead, ou uma tentativa de transformar o vilão em algo parecido com outros ícones do terror, como Freddy Krueger ou Jason Voorhees. Uma pena, pois os fãs dos dois primeiros filmes sabem que o real potencial de Pinhead e a mitologia de Hellraiser estava bem além disso.
Bom é isso pessoal, obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Apesar de tudo tenho muito carinho por esse filme e lembro de assistir ele várias vezes no SBT :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário