domingo, 8 de junho de 2014

Sessão da Meia-Noite #23: Higurashi no Naku Koro ni (2008)

FONTE:http://media.senscritique.com/media/000000056409/source_big/Shrill_Cries_of_Summer.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Aproveitando o clima do post anterior (sobre "Umineko no Naku Koro ni") resolvei escrever minha resenha sobre a adaptação em live-action de "Higurashi no Naku Koro ni", que foi lançada nos cinemas japoneses em 2008. Caso você não saiba o que é "Higurashi", sugiro que leia o último Nanquim&Celulóide, onde dei uma boa pincelada sobre as visual novels mais famosas da 07th Expansion. Mas o negócio agora é o filme em si! Então apaguem as luzes e venham comigo conhecer a vila de Hinamizawa e, quem sabe, desvendar seus mistérios.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- A história é contada novamente...

FONTE:http://iv1.lisimg.com/image/294158/600full-shrill-cries-of-summer-screenshot.jpg
"Higurashi no Naku Koro ni" é a terceira forma de se contar o primeiro arco da saga "Higurashi" (isso se descartarmos os mangás e light novels), sendo que as primeiras foram a visual novel original e o anime de 2006. O longa adapta o arco "Onikakushi-hen" (Capítulo Levado pelo Demônio), onde conhecemos o personagem principal, Keiichi Maebara, e suas amigas da vila rural de Hinamizawa, onde todo ano acontece o festival chamado Watanagashi em honra ao deus protetor da vila, chamado Oyashiro-sama. A história é ambientada no ano de 1983 e está recheada de mistérios além de uma boa dose de gore.
O filme chegou aos cinemas japoneses em maio de 2008 e teve a direção de Ataru Oikawa. Para quem não está lembrado, Ataru Oikawa foi o responsável pela direção do primeiro filme da franquia Tomie, de 1999, além de voltar posteriormente para dirigir mais duas sequências (Tomie:Beginning e Tomie: Revenge, ambos de 2005). Se quiserem saber mais sobre Tomie, só procurar o post aqui no blog do filme Tomie: Unlimited, onde dou uma pincelada geral na franquia ;)

O diretor Ataru Oikawa (FONTE:http://static.eigapedia.com/person-image/ataru-oikawa.jpg).
O longa-metragem foi lançado com o nome original no Japão ("Higurashi no Naku Koro ni"), mas internacionalmente (sabe Deus porque) ficou conhecido pelo título "Shrill Cries of Summer" (algo como "Estridentes Gritos de Verão"). Lembrando que o título original significa algo como "Quando as Cigarras Choram". Na verdade a palavra "Naku" significa "produzir sons" e se aplica principalmente a organismos não humanos (animais, por exemplo). Ou seja, o título também pode significar "Quando as Cigarras Fazem Barulho" ou "Cantam", ou seja qual for o barulho que elas fazem :P O mesmo vale para as gaivotas de "Umineko" :P
A adaptação traz o ator Goki Maeda no papel de Keiichi Maebara (que aparentemente não fez nada antes do filme), Airi Matsuyama como Rena Ryugu (que segundo a IMDb também era estreante), Rin Asuka como Mion Sonosaki (que em 2007 tinha participado "Kuchisake-onna 2", segundo filme sobre a famosa lenda da mulher de boca rasgada), Aika como Rika Furude (só um nome no IMDb? :S) e Erena Ono como Satoko Hojo (que em 2007 participou de outro terror intitulado "Densen uta"). 

O elenco ao lado do diretor (FONTE:http://i304.photobucket.com/albums/nn163/YuusukeHigurashi/img_488361_8058090_0.jpg).
Maeda é o protagonista do filme, enquanto Airi Matsuyama (Rena) e Rin Asuka (Mion) são as coadjuvantes de maior destaque. Aika (Rika) e Erena Ono (Satoko) têm participações discretas, assim como na história original deste arco. Além deste, têm certo destaque Ayako Kawahara (Miyo Takano), Tetta Sugimoto (o Detetive Ooishi) e Masashi Taniguchi (como o fotografo Jirou Tomitake). O doutor da vila, Kyousuke Irie (interpretado por Kotaro Tanaka) tem uma participação bem discreta. Fora isso, ainda temos os pais de Keiichi, que na história original nem tinham muito destaque (tanto que nem me lembro deles no anime,rs) e a professora Chie da escola onde todos estudam.
O longa tem duração de 106 minutos e pode ser considerado uma adaptação fiel. Mesmo assim, muitos fãs não ficaram satisfeitos com a adaptação. As duas principais razões seriam a repetição da mesma história de sempre (o que acaba com a surpresa) e a simplificação do enredo devido ao pouco tempo disponível para desenvolver o filme. Particularmente, eu achei o resultado razoável. Outra reclamação dos fãs foi a atuação dos atores, principalmente Goki Maeda. Segundo eles o rapaz não foi capaz de carregar o filme como protagonista. Tenho que concordar que Maeda não é exatamente um excelente ator, mas suas caras e bocas não chegaram a me incomodar tanto :P
Em 2009 o filme ganhou uma sequência intitulada "Higurashi no Naku Koro ni: Chikai". O segundo filme é uma adaptação do arco "Tsumihoroboshi-hen" (Capítulo da Expiação). Este arco é um arco resposta para o arco "Onikakushi-hen" adaptado no primeiro filme. E basicamente temos Rena passando pelos mesmo problemas que Keiichi no primeiro filme. A sequência contou com toda a equipe do filme original e dessa vez a protagonista é Rena (Airi Matsuyama), o que fez com que os detratores da interpretação de Goki Maeda ficassem mais felizes.
Bom, mas vamos falar sobre o primeiro filme, que foi o único que eu vi até agora.

- Bem-vindos a Hinamizawa!

A vila como representada no filme (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7c/SHIRAKAWA_GOU.JPG/799px-SHIRAKAWA_GOU.JPG).
De modo parecido com o que ocorre no anime, o filme começa com uma cena escura onde uma silhueta está golpeando alguma coisa em um quarto. Logo percebemos sangue respingando pelos móveis do lugar. Após isso entra uma montagem com os créditos do filme onde ao som de uma música parecida com as das aberturas dos animes (que tem uma letra falando de cigarras) vemos imagens relacionadas à Hinamizawa e os protestos contra a construção da represa (logo eu explico isso). Esse tipo de cena de abertura é sempre bem vinda em filmes de terror,rsrs, apesar de já ser um recurso um pouco batido. De qualquer forma, aqui funciona e causa aquela sensação de mistério.
Depois disso, corta para a chegada de Keiichi Maebara (Goki Maeda) a vila. O rapaz então é levado para se apresentar à classe da única escola do lugar. Para quem não sabe, na história de "Higurashi" a vila Hinamizawa é tão pequena que só tem uma sala de aula, de modo que alunos de várias idades estudam junto. Lembrem-se que estamos falando do Japão dos anos 80,rsrs. E gozado que aparentemente isso funciona lá. Agora imaginem aqui no Brasil, onde nem com várias salas dá muito certo :P Continuando, a Professora Chie leva para dentro da sala e cai em uma armadilha ao abrir a porta (aquele velho truque do apagar em cima da porta, que já vimos em Naruto :P).

A professora Chie e Keiichi (FONTE:http://www.azsiafilm.hu/images/stories/2009/shrillcriesofsummer1.jpg).
Após a cena cômica, Keiichi conhece seus novos colegas de classe. Os destaques ficam para Rena (Airi Matsuyama), Mion (Rin Asuka), Satoko (Erena Ono) e Rika (Aika). Digo isso porque elas são as únicas meninas maiores da sala,rsrsrs, sendo que Mion é a presidente de classe. Os outros alunos são criancinhas e para satisfazer os pervertidos de plantão, Keiichi é o único rapaz mais velho da classe. Não demora muito para rolar aquele clima entre Keiichi-Rena e Keiichi-Mion, sendo que as duas garotas são as únicas mais grandinhas da sala (se é que me entendem :P).

Rena (de chiquinhas no cabelo), Keiichi e Mion (FONTE:http://media.animevice.com/uploads/0/2262/138909-shrill_cries_.jpg).
Aqui cabe uma comparação entre o anime e o filme. Tanto no anime quanto nas VNs, Rena e Mion tem aquele visual kawaii e parecem menininhas de uns 8 anos de idade (apesar da história indicar que elas são mais velhas). Por isso não deixa de ser um pouco chocante ver elas interpretadas por atrizes adolescentes e ganharem um corpo mais real :3 Resumindo: as duas tão muito mais gatinhas,hahaha.
No início, Keiichi tem aquela cara de marrento tipo Sasuke da vida (o que faz ele parecer um bobão), mas após a introdução e conversar um pouco com as meninas, temos uma passagem de tempo de um mês e vemos o garoto de Tóquio já adaptado à vila rural. Outra diferença entre o anime é que nele já iniciamos a história com Keiichi morando na vila fazia um mês e super amigo das meninas. Não que faça muita diferença, mas o filme começa antes (ainda que a passagem de tempo leve apenas algumas cenas).
Keiichi sai com Rena e Mion para conhecer a vila e os três vão até o lago conhecido como "Garganta do Diabo". Lá as meninas contam um pouco da mitologia de Hinamizawa e como ela antigamente seria habitada por demônios. Durante a visita ao lago, Keiichi conhece Miyo Takano (Ayako Kawahara), a enfermeira do hospital local.

FONTE:http://lovingmovies.free.fr/photos/s/Shrillcriesofsummer02.png
Seguindo com o tour, Rina e Mion levam Keiichi para conhecer o Templo Furude, onde o rapaz descobre que sua coleguinha de classe Rika é na verdade a sacerdotisa do tempo. Ali ele também fica sabendo um pouco mais sobre Oyashiro-sama, a divindade local. E também é alertado sobre um lugar do tempo onde ninguém pode entrar, somente Rika.

Rika com a roupa de sacerdotisa e Satoko (FONTE:http://media.animevice.com/uploads/0/2262/115094-shrill_cries_of_summer2.jpg).
Depois de andarem um pouco e rolar aquela tensão romântica entre Keiichi e as meninas, Mion diz que tem que ir para casa. Contudo, Rena ainda tem um último lugar para mostrar: o que ela chama de Montanha do Tesouro. Na verdade o local é o sítio de construção da represa de Hinamizawa, onde os moradores jogam entulho e coisas velhas. Lá Keiichi conhece o fotografo Tomitake (Masashi Taniguchi), um homem de fora da vila que vive tirando fotos da natureza ali presente. O fotografo acaba revelando para Keiichi que o local da construção foi palco de um assassinato, onde o chefe da obra teria sido desmembrado pelos aldeões que não queriam que a represa fosse construída. Acontece que se a represa realmente tivesse sido concluída, a vila de Hinamizawa seria inundada.
Após descobrir isso, Keiichi começa a ficar com a "pulga atrás da orelha" com o pessoal da vila, uma vez que ele também é um forasteiro no local. Isso na verdade é uma coisa que fica bem mais evidente no anime do que no filme, mas falamos disso depois :P

Keiichi conhece Tomitake (FONTE:http://peliculas-y-series.programasfull.com/wp-content/uploads/Shrill-Cries-Of-Summer-1-Co.jpg).
Passado algum tempo, Keiichi vai participar do festival Watanagashi, que ocorre todo ano em honra de Oyashiro-sama. Porém, durante o festival, Keiichi se separa das meninas e acaba encontrando com Tomitake e Miyo Takano. Keiichi descobre que os dois desejam entrar no local proibido do Templo Furude e por ser um "maria vai com as outras",rsrsrs, ele próprio acaba entrando no lugar com os dois. Lá dentro Miyo se revela uma pesquisadora do folclore de Hinamizawa e conta que as ferramentas daquele galpão seriam utilizadas em tempos antigos para sacrificar humanos no Watanagashi. Segundo ela isso servia para aplacar a ira de Oyashiro-sama. Só que a moça acaba fazendo revelações mais graves: de acordo com ela nos últimos festivais pessoas foram encontradas mortas sob circunstâncias misteriosas e outras desapareceram. Isso começou a ocorrer depois da morte do chefe da obra da represa. Segundo Miyo e Tomitake, isso seria a Maldição de Oyashiro-sama, sendo que depois de todo festival uma pessoa morre e a outra some. Keiichi fica um pouco assustado com isso, mas sai do local e volta até Mion e Rena sem dizer nada para elas.

Keiichi e as meninas no festival (FONTE:http://www.gomorrahy.com/images/higurashi_naku_mb08.jpg).
No dia seguinte Keiichi começa a desconfiar que a Maldição de Oyashiro-sama pode ser real! O garoto recebe a visita do Detetive Ooishi (Tetta Sugimoto), da polícia de uma cidade vizinha (Hinamizawa nem tem uma polícia :P). O homem informa Keiichi que o fotografo Tomitake foi encontrado morto e que Miyo Takano está desaparecida. E de alguma forma Ooishi sabe que Keiichi esteve com eles na noite do festival. Para piorar ainda mais a situação, Ooishi começa a revelar detalhes do passado de Rena e Mion, o que faz com que o garoto passe a desconfiar de suas novas amigas.

Keiichi se encontra com o Detetive Ooishi (FONTE:http://s511.photobucket.com/user/Andrei_STF1/media/ShrillCriesofSummer2008DVDRipXvi-3.png.html).
 Conforme a história vai se desenrolando, Keiichi se sente mais e mais acuado pelas suspeitas contra Rena, Mion e os habitantes da vila. Para piorar, o garoto descobre um bastão de baseball com o nome de um rapaz chamado "Satoshi" no armário da escola. Quando pergunta para suas amigas quem seria ele, as respostas são evasivas. E Keiichi desconfia que algo está sendo escondido dele.
Afinal, qual o mistério por trás dos habitantes de Hinamizawa? Seria a Maldição de Oyashiro-sama real ou uma trama dos nativos? As respostas.... bem, não estão no final do filme :P Mas existem sim! Rsrsrs.

- Adaptação fiel, mas...

Não faltou nem o famoso "Mentiroso!" de Rena :P (FONTE:http://media.animevice.com/uploads/0/2262/138926-vlcsnap_47146.png).
"Higurashi no Naku Koro ni" é muito fiel à história original. Obviamente que existem mudanças e os personagens não são cosplays dos personagens do anime, mas isso é um ponto alto, dando muita credibilidade à história. Porém, infelizmente, o filme não consegue ter o mesmo clima do anime e se mantém unicamente pelo enredo. Até mesmo o famoso gore do anime foi deixado de lado. Não que não tenha sangue, mas uma cena crucial do anime foi deixada subentendida.
De modo geral, o longa não é tão assustador quanto o anime, mas mesmo assim é capaz de prender até o final. Por falar em final, a mensagem que está nele realmente me deixou com uma sensação de tristeza, especialmente quando sabemos o que de fato estava acontecendo com Keiichi durante o filme :(
Já que estamos falando do filme, achei interessante traçar alguns comparativos entre a película e o anime, ressaltando pontos que considero referências à mitologia de "Higurashi". A próxima sessão pode não ser recomendável para quem não viu o filme e o anime, apesar de que eu acredito não irá conter tantos spoilers.

- Referências...

FONTE:http://janaiblog.files.wordpress.com/2010/10/higurashi_live_action.jpg?w=584
Seguem algumas referências à história original que quem não viu o anime ou jogou as visual novels pode não notar, mas que fazem os fãs mais fiéis sorrirem de orelha à orelha,rs.

1) A armadilha do apagador

Satoko no anime (FONTE:http://kevo.dasaku.net/wp-content/uploads/2009/09/grab17993.jpg).
Satoko é uma das personagens mais divertidas de "Higurashi" e é uma pena ela não aparecer muito no filme (mas isso também acontece no arco original). Dentre suas características a principal é que ela é a especialista em montar armadilhas da turma. Ou seja, mesmo ela negando no filme, os fãs da série sabem que a armadilha do apagador no início do filme foi obra dela,rs.

2) O cutelo de Rena

Rena no anime (FONTE:http://saimoe.files.wordpress.com/2009/09/rena.jpg).
A marca registrada de Rena não poderia ficar de fora da adaptação em live-action. O cutelo de Rena é bem menor e muito menos assustador do que no original, mas ele marca presença na cena da pilha de entulhos. A diferença é que dessa vez Rena não está interessada em resgatar um boneco do personagem símbolo das lojas KFC (popular cadeia de restaurantes fast-food dos EUA, especialista em servir frango frito), como ocorria no anime, mas sim um singelo ursinho de pelúcia.

3) Invadindo o templo.

FONTE:http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20090816172014/whentheycry/images/f/f3/Saiguden_Rei.png
Diferente do que ocorre no anime, no longa a sala do proibida do templo não tem uma estátua de Oyashiro-sama. Além disso, no arco "Onikakushi-hen" original Keiichi não entra dentro da sala com Miyo e Tomitake, ele na verdade só fica vigiando para os dois entrarem. Contudo, em outro arco (que não me lembro qual), Keiichi efetivamente entra na sala proibida, sendo que isso foi aproveitado no filme. A propósito, a tal sala proibida é chamada de "Saiguden", que quer dizer "Templo do Equipamento de Ritual".

4) A cabine telefônica e a casa de Keiichi. 

FONTE:http://i2.ytimg.com/vi/31MFn5kqtz8/0.jpg
A ambientação do filme é simplesmente incrível! Totalmente fiel ao anime! Além da visão da vila, chama atenção a parada de ônibus e, é claro, a famosa cabine telefônica. Fora isso, a casa de Keiichi lembra muito a casa de Rika Furude na segunda série do anime.

5) O restaurante.

FONTE:http://cdn.myanimelist.net/images/characters/12/100086.jpg
Quem não conhece a história de "Higurashi" nem deve fazer ideia que Mion tem uma irmã gêmea chamada Shion. Acontece que no anime a primeira aparição dela se dá em um restaurante na cidade vizinha onde o Detetive Ooishi trabalha. O restaurante onde Keiichi e Ooishi se encontram no filme é muito parecido com o restaurante onde Shion trabalha. Além disso, o fato de Shion trabalhar lá é que explica como Mion sabia que Keiichi tinha mentido e havia se encontrado com Ooishi.

6) Oyashiro-sama.

FONTE:http://nopybot.com/wp-content/uploads/2009/03/snapshot20090304213139.jpg
Na segunda série de "Higurashi" ("Higurashi no Naku Koro ni Kai") surge a personagem Hanyu Furude, que seria a encarnação de Oyashiro-sama. Para variar ela é uma menininha bonitinha, mas com chifres. No final do filme, quando Keiichi vê a silhueta de Oyashiro-sama, ela é exatamente como Hanyu se parece, com longos cabelos e chifres :D

7) Miyo Takano.

Miyo Takano no anime (FONTE:http://images5.fanpop.com/image/photos/32000000/Takano-miyo-takano-32011973-711-400.jpg).
Enquanto no anime a enfermeira passa despercebida na maioria dos arcos, o filme conta com uma participação dela em uma cena que mostra que seu envolvimento na trama pode não ser o que parece a princípio.

- Finalizando...

FONTE:http://www.cinemafantastique.be/IMG/jpg/Shrill_cries_of_summer_1.jpg

Ainda que não tenha o mesmo clima do anime e nem sua violência brutal, "Higurashi no Naku Koro ni" é recomendado principalmente para quem já conhece a história, uma vez que o filme termina sem respostas. Não sei se a sua sequência ("Higurashi no Naku Koro ni Chikai") efetivamente encerrou os mistérios abertos neste primeiro filme (coisa que eu duvide, já que o anime precisou de 8 arcos para contar toda história), mas quem é fã de "Higurashi" com certeza vai gostar de revisitar Hinamizawa e ver seus personagens favoritos ganharem vida. Eu pessoalmente adorei as garotas,rsrsrs.
Bom, isso é tudo. Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Goki Maeda é a prova de que não é preciso beleza para ser um ator,rsrs, fiquei até com esperanças agora :P Fora que ele também prova que se você é o único homem da sala suas chances na paquera aumentam muito! Rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário