sábado, 18 de agosto de 2012

PONTO DE VISTA: O que te impede de "pensar"?

FONTE:http://www.clinicaceliagarrido.com/?page_id=7
Fala moçada! Depois de mais um tempinho sem postar nada (ah, até que não foi muito tempo ¬¬) retorno aqui com uma novidade: é a "sessão" PONTO DE VISTA! Como o próprio nome diz, aqui vou demonstrar meu ponto de vista sobre determinados assuntos.
Inicialmente, quando pensei em fazer um blog, pretendia falar sobre assuntos mais, digamos, "filosóficos", dando minhas opiniões e "teorias" sobre assuntos diversos. Porém, vi que isso restringiria muito o formato do blog e acabei optando por um mais abrangente. Só que agora, a sessão Ponto de Vista vai retomar um pouco dessa ideia original.
Aviso: aqui vou postar minhas opiniões e meu modo de ver o mundo, sendo que as mesmas (como em qualquer ser humano) podem estar erradas. Mas quero também que os leitores participem e discutam sobre o que for dito. Todo ser humano está em constante evolução e pode modificar seu ponto de vista!
Pois bem, para começar vou discutir um tema que muita gente gosta de utilizar para criticar o comportamento e os gostos dos outros (principalmente nas redes sociais): a alienação. Vou aqui falar da, segundo minha opinião, maior "máquina" de alienação popular que existe e que é ignorada pela maioria... Quer saber o que é? Então venha comigo e leia o post completo!
Boa leitura e não se esqueça de comentar!

R.

P.S.: A facul tá ficando cada vez mais "osso",rsrs. Muitos trabalhos para fazer, então o tempo vai ficar realmente escasso, mas vou continuar atualizando o blog sempre que der ;)
A maior máquina de alienação que existe!


FONTE: http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com.br/2012/05/marionetes.html
 A Igreja? As religiões? O futebol? A mídia? As novelas? O Big Brother? A Rede Globo? Ou o Governo? Seria muito fácil não? Apontar um destes... A maioria são instituições relativamente poderosas, mas são "palpáveis", não são "inabaláveis" nem (virtualmente) "indestrutíveis". Mas e se eu dissesse que não é nenhuma delas? E se eu dissesse que a maior "máquina" de alienação popular é algo muito mais profundo, enraizado em nossa sociedade de tal modo que confundi-se com ela mesma. Está em nossa volta a cada segundo, está nas escolas e sendo ensinado para nossas crianças desde que aprendem a falar, talvez até antes... Vou manter um pouco mais o mistério e não citar seu nome por enquanto,rs.
Continuando...

FONTE: http://palavrasoutras.blogspot.com.br/2012/03/em-busca-do-tempo-perdido.html
O dia é dividido em 24 horas. Dentro dessas 24 horas o ser humano comum, adulto, deve se alimentar, dormir, trabalhar/estudar (ou ambos) e "viver". Dia após dia está é a rotina da maioria da população. Aos fins de semana, quando a maioria não trabalha e nem estuda, sobra tempo para ficar com a família, sair, se divertir. É ou não é o retrato perfeito de um integrante típico da nossa sociedade?
Agora vamos pensar um pouco (como diria o narrador do Telecurso 2000,rs): 24 horas são suficientes para fazer tudo isso que eu citei? É óbvio que não! Junte a isso preocupações diárias e com certeza terá alguém com a mente bem ocupada.
Já não dizia aquele velho ditado "Mente vazia é oficina do diabo"? Então, quando as pessoas têm tempo livre começam a pensar sobre coisas que não deveriam, como porque o governo de certo país não toma medidas contra a fome, ou porque o desmatamento na Amazônia continua aumentando, ou ainda porque os altos impostos não são revertidos em melhorias públicas.
Mas não, não temos tempo para isso, temos que trabalhar para ganhar nosso suado dinheirinho. E porque queremos isso? Óbvio não é? Aprendemos que os adultos trabalham, compram casas, constituem família, dirigem carros. Isso é ser adulto, é ser um membro produtivo da socidade. Preocupações com outras questões, isso fica em segundo plano. Ah, e aqueles manifestantes de causas nobres? Quem nunca ouviu alguém falar: "Será que eles não têm empregos?".

FONTE: http://www.aporrea.org/internacionales/n76947.html
Entenderam onde quero chegar? Quando disse que a maior máquina de alienação está em nossa volta estou me referindo à sociedade de consumo em que vivemos! Ela não está só em nossa volta, na verdade nós é que somos engrenagens desta máquina. E por falar nisso...

Engrenagens...

FONTE: https://sites.google.com/site/minattocalc/engrenagens
 Engrenagens, meio clichê, mas o símbolo perfeito para representar o ser humano na máquina capitalista e alienante que nos cerca. Engrenagens pequenas, grandes, não importa, todas têm sua função: fazer o mundo girar, produzir e consumir.
O dinheiro não é o vilão aqui, na verdade é apenas mais um símbolo do sistema em que vivemos. Ele é o objetivo, o queijo no final do labirinto para que nós (os ratos) possamos seguir em frente. Nós precisamos precisar de dinheiro,rs. Porque? Porque o ser humano gosta de padrões, isso faz ele se sentir seguro. Uma pessoa pode passar o dia todo desconfortável se, pela manhã, não estacionar o carro em sua vaga habitual. E o ser humano padronizado tende a agir de um modo semelhante, ora, se age de modo semelhante é mais prevísivel e mais fácil de manipular. Esse é o ponto!
A sociedade diz: você precisa de um casa, uma moradia fixa. Legal, você finca raízes e se preocupa em pagar a dita cuja, que obviamente custa os olhos da cara. Para isso você precisa manter um emprego fixo e estável por muitos anos, assumindo uma mesma rotina.
A sociedade diz: agora você precisa de um carro. Ótimo vamos comprar um último tipo, porque isso é ser adulto, isso é ser responsável, isso é ser livre (rsrsrsrs, oh, é claro). Excelente, mais dívidas e estabilidade, rotina e padrão. Brigar com seu chefe? Mas nem pensar, você precisa do emprego. Se revoltar com a falta de segurança da empresa? Não deixe para lá.
A sociedade diz: o que falta agora? Uma família, é claro. E com filhos, de preferência. Filhos são bons, eles fazem você pensar duas vezes antes de cometer alguma loucura, tipo iniciar uma revolução contra sua empresa ou o Governo. Eles também ajudam a te manter em uma conduta comportada e socialmente aceita. Além do que, você os educará e moldará perfeitas novas "engrenaginhas". Que meigo :P
Daí você me diz: "não, eu vou me esforçar, estudar e ser alguém". Ótimo, com certeza você terá um pouco da graxa que sobrar das engrenagens maiores. Ou quem sabe, até funde sua própria empresa? Então quando você faz isso, percebe que seus antigos patrões também eram "moldados" pelo sistema: o Governo soube colocar freios estratégicos neles. E agora você vai ter que lidar com isso também.
Enquanto isso tudo acontece, você vai vendo o tempo passando e vai envelhecendo. Ah, mas terá a época da aposentadoria não? Quem sabe ai você pode pensar sobre questões mais "amplas", como a saúde, o meio ambiente, a educação,etc. Opa, mas quantos anos você tem pela frente depois que aposenta? Terá que idade? Mais de 60 não é? Provavelmente. Um pouco velhinho para ser um revolucionário não? O Governo agradece por isso ^^

Moldes da socidade de consumo.

FONTE: http://www.felipeguedes.com/2011/03/um-pouco-sobre-o-lendario-henry-ford.html
Conhece o homem na foto acima? Não?! Se você fizer qualquer faculdade de Engenharia, cedo ou tarde vai esbarrar com ele. Henry Ford foi um dos maiores inventores da Humanidade. Ele é responsável por dois dos mais fortes símbolos da sociedade de consumo: a linha de produção e o automóvel. E engana-se quem acha que o último foi sua maior invenção: o fordismo é dono deste título. A capacidade de produzir em larga escala, isso sim é o que modificou a história do mundo (tá, o carro também é muito importante :P). Não vou entrar em detalhes (na Internet você acha isso muito fácil), mas basicamente o modelo proposto por Ford (o fordismo) consiste em uma linha de profissionais, cada qual desempenhando uma função, para produzir o produto final. Cada qual era especialista em uma área... Só que então, veio a Toyota.

FONTE: http://leanconstruction.wordpress.com/2009/01/26/reportagem-por-que-as-empresas-querem-ser-toyota/
E eles criaram um novo modelo de trabalho: o toyotismo! Agora não basta saber desempenhar sua função bem, você precisa conhecer todas as funções e etapas de trabalho! Profissionais mais aptos e competentes...
Hoje em dia, em qualquer site sobre o mercado de trabalho você encontrará algo mais ou menos assim: " o profissional do século 21 é proativo, multifuncional e está sempre se aperfeiçoando". Lindo não? Parece até que eles quiseram dizer que o profissional do nosso século é alguém que está sempre se auto aperfeiçoando. Mas não é nada disso! Traduzindo, sem eufemismos: eles querem um cara que seja pau para toda obra! Ou seja, hoje em dia o que se precisa é de engrenagens facilmente substituíveis, porque diferente das verdadeiras engrenagens, o ser humano adoece, quebra, cai de produção,etc.
 E eu vejo muita gente falando isso como se fosse a melhor das qualidades e se sentindo o "reconhecido pela empresa": "Não, porque eu sou um profissional multiuso". Pff... o famoso "Bombril" que os patrões amam, pois dispensa o uso ( e pagamento) de outros funcionários além de ser peça de reposição. Só que, me digam, quem é o mais dispensável: aquele que pode fazer de tudo um pouco, ou aquele cuja tarefa só ele é capaz de realizar? E é isso que as empresas querem: acabar com a especialização, pois isso diminui os salários. Quando isso não é possível, vamos fazer o que? Aumentar a oferta de profissionais na área!
Pensem: porque muitos cursos são tão difundidos, enquanto outros são escondidos do povo? Oferta e procura, não é? Alguém ai já ouviu falar de curso de Gestão Pública? Muito pouco não é? Alguém conhece alguém que cursa isso? E Admistração? Rsrsrs, aposto que sim.

O capitalismo burro.

FONTE: http://blog-do-manel.blogspot.com.br/2008/07/voz-do-burro.html
 Imaginemos a seguinte situação: João trabalha em uma pequena empresa que pertence a Antônio. A empresa produz cerca de 400 peças por semana. Porém, devio à uma queda na demanda, só será necessário a produção de metade desse valor. Ou seja, em metade da semana, o trabalho estará feito e como o produto é perecível, não é possível realizar a estocagem. O que fazer?
Se os trabalhadores ficarem parados, isso será dinheiro desperdiçado não é? Ah, Antônio teve uma ideia genial: diminuir a produção diária, desligando uma das máquinas. Assim a produção levará maior tempo, haverá economia de energia e os trabalhadores não ficarão ociosos. Só perderam tempo...
Mas afinal: uma empresa existe para produzir um determinado produto, ou para empregar os funcionários? Não seria mais lógico, simplesmente produzir de uma vez as 200 peças? Poupando a fadiga dos trabalhadores e dando-lhes tempo livre?
Em uma lógica simplista sim, mas não na lógica da economia de mercado. Dos empregados de Antônio, a metade além de trabalhar estuda, uma folga ajudaria muito.
Muitos podem dizer que ele poderia simplesmente descontar os dias que a empresa passaria parada. Seria até justo para ambas as partes. Porém, existe outra questão: um trabalhador vale mais trabalhando do que o seu dia trabalhado. Rsrss, experimente chegar para o seu chefe e dizer: "Hoje não vou trabalhar, mas aqui está o valor do meu dia." Não vai colar, não é? É óbvio! Porque o sistema de produção é esquematizado de tal forma que o preço do dia de um trabalhador não é o suficiente para pagar a quantidade de produtos que ele faria neste dia. Estranho não? E tem mais: a mão de obra é de longe, na maioria das empresas, o menor gasto do empregador.
Nossa, como sou valorizado por ser um profissional multi uso :P

Finalizando...

FONTE:http://blog.rats.at/tag/ouroboros
 Bom, ainda poderia fala rmuito sobre isso, mas vou parar por aqui. A mensagem é a seguinte: eu não sei quem é mais idiota, se a pessoa que passa sua vida se preocupando com questões financeiras, com problemas do trabalho e deixando de lado o que realmente importa. Ou se é aquele que vive apontando os outros e dizendo que só porque eles assistem futebol e BBB são alienados, sendo que ele próprio está até o pescoço com dívidas de um carro zero. Ou seja: a sociedade está ai para te alienar! Não é um programa, um passatempo que faz isso (pelo menos não só), mas o próprio sistema em que vivemos. E mais: já reparou como ninguém faz questão de ensinar ao povo como ser economicamente saudável? Como não se enfiar em dívidas, etc. Coisa que deveria ser ensinada nas escolas! Ora, é o que eu disse: povo endividado é povo alienado! Que não se preocupa com questões sociais, ambientais, humanas ou de conhecimento. Porque não tem tempo para isso e quando tem, precisa descansar, porque não é feito de ferro. Resumindo: a sociedade quer colocar um cabresto no povo. Só fica a dúvida: isso é planejado ou uma bola de neve? Uma rede criada por nós mesmos e que agora nos envolve? Será que um dia, quando o planeta estiver condenado, a fome estiver alastrada, vamos perecer simplesmente por sermos vítimas de um sistema econômico/social que nós mesmos criamos? Fica a dica: não aceite nem ache bonito ser moldado! Eles dizem: cada ser huimano é único, mas fazem tudo para que seja o contrário. A Internet mesmo, que deveria ser uma forma de mostrar a diversidade de pensamento do ser humano, está sendo um molde para os mesmos. É só ver as redes sociais! Faça o teste: copie algumas frases dos seus amigos e depois misture tudo, sem anotar os nomes, e veja se reconhece quem disse o que. Está tudo muito igual! E isso inclui os famosos "memes": as pessoas estão reagindo de modo igual, pensando de modo igual. Isso não é assustador? É como eu disse: pessoas padronizadas são faceis de controlar.
E você, quer ser mais um, mais uma engrenagem?

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Haha, viajei nesse post. Hoje em dia eu penso um pouco diferente: temos que nos esforçar para encontrar tempo para tudo, sempre buscando o auto aperfeiçoamento e nossos objetivos. Se as regras do mundo são essas, vamos vencer ele nesse jogo não é? Obrigado pelo comentário!

      Excluir