sábado, 25 de janeiro de 2014

Sessão da Meia-Noite #7: Pássaro Sangrento (Stage Fright- Aquarius-) (1987)

FONTE: http://retroslashers.net/wp-content/uploads/2010/09/stagefright.jpg

Fala moçada! Tudo bem com vocês? Finalmente eu voltei! Após muito tempo sem postar nada e observando que tinha gente que lia o blog, senti novamente vontade de voltar a postar coisas novas! 
Para começar, vou falar de um dos "slashers" mais inteligentes que eu já vi! Com vocês: Pássaro Sangrento, de Michele Soavi!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- Mas antes do filme, um pouquinho de informação...

FONTE: http://i.imgur.com/Ojz2f.jpg


"Pássaro Sangrento" é um filme relativamente famoso entre os amantes do gênero terror, especialmente os fãs dos filmes tipo "slasher". Caso você não saiba o que é um "slasher", basta lembrar de filmes como Halloween e Sexta-feira 13, talvez os representantes máximos deste gênero em que jovens são trucidados de formas criativas por psicopatas mascarados. Como eu dizia, devido sua fama, muitos podem estranhar o fato de eu ter creditado o título original como sendo "Stage Fright - Aquarius". A verdade é que esta película é conhecida por pelo menos três nomes diferentes no exterior: "Bloody Bird" (Pássaro Sangrento), "Aquarius" (obviamente de Aquário) e "Stage Fright" (algo como Medo do Palco, em uma tradução literal). Isso pode parecer estranho para os leitores, mas tal fato passa a ser mais aceitável quando lembramos que estamos falando de um filme italiano, onde esse tipo de coisa é relativamente comum (principalmente nos lançamentos de terror dos anos 80). Contudo, ao menos na cópia que assisti, os créditos iniciais apresentam o filme como sendo "Stage Fright -Aquarius":

Tela de título do filme (FONTE: http://www.horrorexpress.com/images/01%20-%20title%20card-681.jpg)

Isso me leva a crer que este é realmente o título "oficial" do filme. Fora isso, quase me esqueci, ainda circulam imagens de uma capa que chama o filme de "Deliria" o_O 
Ou seja, o título deste filme é uma verdadeira salada para todos os gostos :S

Outro título?! (FONTE:http://www.ivid.it/fotogallery/imagesearch/images/deliria_david_brandon_michele_soavi_007_jpg_tyuh.jpg)

Devo admitir que a capa de "Deliria" é muito bonita, apesar da máscara do assassino não ter nada haver com a imagem do pássaro que aparece nela :S
A verdade é que a capa que a capa do filme que eu assisti dizia "Bloody Bird" (Pássaro Sangrento) e também foi este título que a Hipervídeo utilizou quando lançou o filme em VHS no mercado nacional, utilizando "Aquarius" como o nome original. Sim, algumas pessoas tiveram o prazer de ver este filme em VHS, imagino que no final dos anos 80 e início dos 90! E surpreendentemente existe um filme oriental com este título também, só que muito mais antigo o_O

A capa do VHS nacional (FONTE: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjov5sl_qYOlwYnnOk-55KAKWypQxXWTgR3uNIyPoUDDfhx8idyClmgRQfrE1pqBX60XOOhPTg_rCBb2Eq6f93p4AVPTHcTvkm6fCXc5YVe7mJrRSaRznUQtN3_SDxlktXhSpszIlpl0gTb/s1600/1290122_503244816436862_229546491_n.jpg).

 Quem observar atentamente a capa acima vai notar outra curiosidade: o nome do diretor é creditado como Michael Soavi e não Michele Soavi, como eu citei na introdução do post. Pois bem, acreditem se quiser, o autor também tem dois nomes! Rsrsrsrs, esses italianos.
A verdade é que o cara chama Michele Soavi, mas utiliza o pseudônimo Michael Soavi em seus lançamentos internacionais (talvez porque para nós de fora da Itália o nome Michele é unicamente feminino). Então se você pensou que a "diretora" era uma mulher, pode tirar o cavalinho da chuva. 

O diretor em foto tirada em 2011 (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b4/Michele_Soavi_2011.JPG)
O nome Michele (ou Michael) Soavi não é também desconhecido dos fãs de terror dos anos 80, no caso, dos fãs de terror italiano. Soavi este envolvido com renomados diretores da época, como Lucio Fulci, Dario Argento e Joe D'Amato. E acreditem se quiser o cara começou atuando! Sim, Soavi é ator por formação.
De acordo com a Wikipedia, Michele Soavi nasceu em Milão no ano de 1957 e teve lições de atuação no Studio Fersen de Milão (uma escola particular de teatro). Seu primeiro trabalho como ator em filmes de terror foi em "Alien 2" (1980) de Ciro Ippolito, que é uma cópia italiana de "Alien" de Ridley Schott, lançado no ano anterior. No mesmo ano ele ainda atuou em "Pavor na Cidade dos Zumbis" de Lucio Fulci. Ele então começou a colaborar na direção de filmes de Joe D'Amato (outro que tem uma lista de pseudônimos de dar inveja, mas esse fique para outra hora :P) até que passou a trabalhar com o famoso Dario Argento (um dos melhores diretores do cinema italiano de terror). Soavi inclusive foi diretor assistente de Argento em um dos filmes que muitos consideram como sendo seu melhor exemplar: Tenebrae (ou Tenebre) de 1982, que tem até a presença do ator americano John Saxon (famoso por interpretar o pai da Nancy em A Hora do Pesadelo). 

Pôster de Tenebre (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-3-IGjAhDNN6efDrH5jDNgzeH0xFLD0ZP8bCwCMlHNLy56Oqhx87QYRTUMG9BFsKztauoxDalOTa599fNyUlfCMQwNHT99G_23rwuOuoLzG4enOKj644tAx7ZdsWTYnGb2RbZ3HrQxqo/s1600/tenebre-1982-poster.jpg).
Pessoalmente não considero Tenebre o melhor filme de Argento (talvez por ter assistido ele com a expectativa lá no alto), mas é definitivamente um grande filme.
Após conhecer Argento, o que se conta é que Soavi tornou-se praticamente um afilhado do grande diretor (a verdade é que não só ele, mas os outros diretores mais antigos consideravam Soavi como o futuro do cinema italiano de terror). Podemos dizer que Soavi foi um aprendiz (ou estagiário) dos grandes nomes do cinema italiano de terror da época. O estima rendeu sua primeira oportunidade como diretor em 1987 exatamente em "Stage Fright- Aquarius", que foi produzido por Joe D'Amato (provavelmente usando um dos seus milhares de pseudônimos, tanto que nem notei que ele era o produtor até ler a informação na pesquisa para este post). E podem crer que o "garoto" soube aproveitar muito bem sua estréia na cadeira de diretor. Tanto que após esse ele ainda atuou como diretor assistente de Terry Gilliam em "As Aventuras do Barão Munchausen" de 1988 (mostrando que o nome dele já era forte até mesmo no exterior), e como diretor de "A Catedral" de 1989 e "A Seita" de 1990. Muitos consideram "A Catedral" como sendo seu melhor filme. Novamente eu discordo, talvez por também ter visto este com a expectativa lá no alto, e apesar de não ter visto "A Seita", acredito que "Pássaro Sangrento" está anos-luz a frente de "A Catedral" no quesito direção e condução da história (se bem que a história de "A Catedral" é uma verdadeira viagem :S).
Ah, quase me esquecendo: Soavi dirigiu também o "cult" "Dellamorte Dellamore" (também conhecido como Cemetery Man) de 1994, com o ator Rupert Everett (o Garra do filme do Inspetor Bugiganga :P). Fora isso ele também atuou em "Demons", "The New York Ripper"... ou seja, o cara esteve envolvido em muita coisa boa dos anos 80, início dos 90, a fase áurea do terror italiano. Logo, quem curte esse gênero ouviu ou ainda vai ouvir falar muito dele.
Seu último trabalho como diretor, de acordo com a Wikipedia, foi um filme chamado "Blood of Losers" (2008), mas o cara foi diretor assistente no filme "Irmãos Grimm" de 2005 o_O que foi dirigido por, adivinhem, Terry Gilliam :D É quem tem amigos tem tudo :D
Bom, agora que já viram que o cara é foda, vamos ao filme!

- A história...

FONTE: http://www.scaredstiffreviews.com/wp-content/uploads/2013/06/stage-fright-12.jpg
Antes de mais nada esqueçam a sinopse que roda na Internet, pois ela contêm um erro que muda completamente um dos quesitos que eu achei mais genial do roteiro. Por falar neste, o roteiro é de autoria de Sheila Goldberg e George Eastman (como Lew Cooper, de acordo com a Wikipedia). Epa, George Eastman?!!!  Sim!!! Ele mesmo, o interprete do nefasto canibal Nikos Karamanlis no infame "Anthropophagus" (aka "The Grim Ripper) de 1980, dirigido por Joe D'Amato. É minha gente, esse mundo realmente é muito pequeno,rsrs. E Soavi sempre esteve rodeado pelas lendas :P
Pois bem, passado esse choque, vamos a história.
O filme abre com a trupe liderada pelo diretor Peter (David Brandon) ensaiando uma parte do musical chamado "The Night Owl" (A Coruja da Noite) que retrata um assassino de mulheres que veste uma máscara de coruja. Após alguns minutos de dança e simbolismos onde a vítima do assassino dança com ele (?!) ao som de um som de sax no melhor estilo filme dos anos 80, Peter interrompe o ensaio e diz que tudo está uma droga. Sim, o diretor é um verdadeiro carrasco e vai infernizar os atores até conseguir sua visão de peça.

Peter de cabelinho com gel e seu assistente Mark  (FONTE: http://img.rp.vhd.me/4509049_l2.jpg).
Conhecemos então a protagonista do filme, Alice (Barbara Cupisti) que sofre nas mãos do diretor carrasco e aparentemente machucou o tornozelo durante os ensaios. Aos poucos somos apresentados também aos outros integrantes do teatro: Laurel (Mary Sellers), Danny (Robert Gligorov), Sybil (Jo Ann Smith), Brett (Giovanni Lombardo Radice), Mark (Martin Philips), Corinne (Loredana Parrella) e Betty (Ulrike Schwerk). Sim, são muitas pessoas, mas não me preocuparia em guardar todos os nomes se fossem vocês, já que estamos em um slasher,rsrs. Ah, a diferença aqui é que o roteiro é mais elaborado, mas já vamos chegar nisso...
Peter está ansioso para a estréia da peça, que ocorrerá em uma semana, mas o patrocinador do espetáculo, Sr. Ferrari (Piero Vida) acredita que o diretor está dificultando as coisas para os atores e o lembra que a peça não está sendo montada para satisfazer os seus caprichos. Aparentemente todos os integrantes são atores meio que falidos e a peça seria uma última chance deles decolarem na carreira (o que inclui Peter também).
Enquanto isso, Alice reclama que seu tornozelo está muito machucado para Betty, que é a maquiadora. A moça convence a atriz a dar uma escapadinha do ensaio para ver um clínica próxima ao teatro. As duas conseguem sair com a ajuda do zelador do local, chamado Willy (James Sampson). Acreditam que só agora notei que ele tem o mesmo nome do zelador da escola do Bart Simpson? Rsrsrsrs.

A mocinha Alice (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/yfkL5zGnygc/hqdefault.jpg).
Neste meio tempo, Peter continua exercendo seus métodos tiranos de direção nos atores, mas chega o momento de Alice entrar em cena e a moça não está no teatro. Peter se irrita profundamente e manda Sybil tomar o lugar da garota (o que ele sempre quis fazer).
Alice e Betty chegam até a tal clínica e descobrimos um pequeno furo no roteiro (mas que não desmerece a história no final das contas): a clínica na verdade é uma clínica psiquiátrica :S Alice nota a burrice da maquiadora, mas Betty se defende afirmando que "médicos são médicos" ¬¬
Infelizmente a atendente da clínica não concorda com a suposição de Betty e está prestes a expulsar as moças do local quando um médico aparece e a maquiadora usa de seu charme para convencê-lo a atender sua amiga (para desespero da secretária). Enquanto caminham até a sala do doutor, Alice vê um paciente amarrado em uma cama em um quarto como grades de ferro.

Melhor não xeretar ai Alice! (FONTE:http://static.uloz.to/cdn/R/T/3/xRT3rfD.640x360.0.jpg).
A moça pergunta para o doutor quem é o paciente e ele explica que se trata de Irving Wallace (Clain Parker), um assassino psicopata que foi responsável pela morte de 16 garotas, sendo que desmembrou todas suas vítimas. Betty comenta que ele ficou conhecido como o "estripador de algum lugar" ou coisa parecida que eu não lembro :S e estranha a colega não conhecer a história (na verdade ela tá é contando para a gente,rsrs). Ahá! Ai está o furo nas sinopses que encontramos na Internet! Todas elas dizem que eles estavam fazendo uma peça sobre o Irving Wallace desde o começo, sendo que na verdade a peça não era sobre ele e sim sobre a tal Coruja! Mas veremos adiante o porque o roteiro ser tão genial...
Continuando, Alice pergunta porque o tal Wallace fez tudo isso e o médico responde que ninguém sabe, pois o maníaco não fiz uma só palavra (alguém lembrou de Michael Myers?). Enquanto isso, o psicopata arrebenta a tira de pano que prende seu braço na cama e acaba finalizando um pobre enfermeiro incompetente que vai até o ser quarto (um outro furo seria o porque deixar um assassino psicopata tão perigoso em uma clínica tão simples como essa, mas isso é necessário para o filme :S).
Após ser massageada pelo doutor, Alice vai embora com Betty, mas o que ambas não contam é que estão levando Irving Wallace de carona!
No teatro o ensaio continua rolando e descobrimos um pouco mais sobre as futuras vítimas, digo, personagens: Sybil na verdade tem um romance com Danny e descobrimos que a moça está grávida (aparentemente) do ator. Ele então diz que ela deve tirar o bebê, como já fez antes o_O para que isso não atrapalhe a grande chance deles. Temos também Brett que é o interprete do assassino de máscara de coruja da peça e ele é o engraçadão do filme: não perde uma chance de fazer alguma piada ou assustar os colegas. Fora que ele tem como característica ser, digamos, afeminado (nada contra :P). Corinne é a mocinha de óculos que parece ser assistente do diretor ou roteirista da peça (ou talvez as duas coisas, já que eles têm pouca verba :S).

Ensaiar, ensaiar, ensaiar: a vida no teatro não é fácil (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/hs7PHsWzvwE/hqdefault.jpg).
Quando Alice finalmente volta ao teatro, Peter já sabia de sua fuga e come o rabo da moça (não literalmente ne?) e também do zelador Willy. Além disso, ele também a expulsa da peça e informa que seu papel é agora de Sybil. Nesse meio tempo, Betty está do lado de fora perto do seu carro procurando alguma coisa e acaba sendo a primeira vítima de Irving Wallace quando tem sua cara quebrada por uma pá pelo assassino :S
Alice está indo embora do teatro e acaba encontrando a amiga morta. A atriz retorna gritando para dentro e logo a polícia chega ao local. Por incrível que pareça em um filme de terror, todos ficam cientes que Irving Wallace é o culpado e que ele fugiu da clínica no carro de Betty :D Milagre \o/
Ferrari diz para Peter que agora sim a peça está acabada, mas eis que o diretor mala tem uma ideia absolutamente genial (e os roteiristas também!). Peter pede para falar com o repórter que está no local e também com o policial, ele também pede que todos os integrantes do teatro se reúnam em alguns minutos lá dentro, incluindo Alice. Lá dentro, Peter pede a Corinne que tranque a única saída do teatro e que esconda muito bem a chave. Finalmente o diretor revela seu grande plano: modificar a peça para que esta seja na verdade uma peça contando a história de Irving Wallace! Bom, na verdade tudo o que ele faz é dar um nome para a coruja, Irving Wallace :P Ele também diz que informou a imprensa que a vítima (Betty) era uma atriz da peça e que o ataque ocorreu exatamente no ensaio da peça sobre o assassino. Com isso ele pretende atrair público para a peça com a notícia da tragédia. Viu como as sinopses na Internet distorceram tudo? Rsrsrs, afinal é bem mais crível a história do filme do que o fato de um assassino atacar a peça que estão fazendo sobre eles :P

Ferrari conversa com Peter (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG7BzyFUNfhvIAw3mc_Tce8vGeY12LFdFVRx9aalB3_n2r5DIkGa9lxVyTF3Rg2G1Fe_Im6XsJns0lD2_jFsso8a6kAkfQOZ1OW7Jh0TJL6ES3uJ0ty0Ci8gJU_MEW5TxGQUY5fXGiThQ/s320/007.png).
Só que tem um porém: para seu plano de gosto duvidoso dar certo, Peter avisa que a peça deverá estrear antes do previsto, dali a 3 dias. E para isso ele diz que os atores devem ensaiar a noite toda. É óbvio que ninguém fica satisfeito, mas o diretor consegue que Ferrari adiante o pagamento deles (o que convence alguns), mas Alice fica indignada pelo fato dele estar tentando lucrar com a morte de sua amiga e tenta sair do teatro, só que descobre que a porta está trancada. Peter então diz que essa é a última chance de todos eles e se quiserem ir embora podem ir, mas serão fracassados para o resto da vida (mais ou menos isso :P). Ele também devolve o papel para Alice. No fim todos acabam concordando em ensaiar.
Do lado de fora, um par de policiais patetas ficou de vigia para caso de Wallace voltar, mas o que eles não sabem e o que os integrantes da peça logo vão descobrir é que o assassino está dentro do teatro, trancado com  eles!
Não leva muito tempo para o psicopata botar suas asinhas de fora (com o perdão do trocadilho :P) e ele acaba sumindo com Brett e roubando sua máscara de coruja. Então ocorre uma cena absolutamente genial! Corinne também é atriz da peça :P ou talvez só fosse atriz parecendo assistente, e então ela começa a ensaiar sua cena com todos observando. Peter estranha a demora de Brett e começa a berrar para que o mascarado entre logo no palco. Eis que surge Irving usando a máscara de coruja e quando o diretor berra para que ele estrangule a atriz, o assassino faz exatamente isso e ainda tira uma faca de dentro da roupa acabando por esfaquear de verdade a moça O_O

Epa, isso não tava no roteiro o_O (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfdl1UbBQOZjxBgLAA4c-Kv7Pot8DhvJQblQUBP6E4XOkFWxNqwLyJ2INCyWJsxmDxcXSeflnF2jGvP2qBzyDBCbL7iwpgVfWxL20-UG81AjSVtgV3YKgDrFXNZwyW3sxYEp1OtVNlVX2t/s1600/stagefright+06.jpg).
É então que eles percebem que Irving está lá dentro. Só que as portas estão fechadas e a única que tinha a chave é a própria Corinne! A moça não vive tempo o suficiente para contar onde escondeu a chave e todos agora têm que lutar para escapar das mãos do assassino de máscara de coruja! É ou não é genial esse lance da chave estar exatamente com ela? Rsrsrs.

- Um slasher com história...

FONTE: http://wondersinthedark.files.wordpress.com/2010/10/sf1.png
Sim, esse é o principal diferencial de "Pássaro Sangrento": a história! Diferente de outros slashers, aqui temos um enredo com o mínimo de justificativas para jogar os protagonistas em um lugar isolado junto com um psicopata. O teatro só tem duas saídas, mas ambas estão bloqueadas: a saída de incêndio está fechada com tijolos e a porta trancada com a chave escondida por Corinne. Do lado de fora os policiais absolutamente patetas ficam conversando e uma forte chuva impede que eles ouçam os gritos do pessoal lá de dentro, fora que o teatro tem isolação acústica. Eu acredito até que esse seja o motivo do subtítulo "Aquarius": todos estão presos como se dentro de um verdadeiro aquário.
Irving Wallace é o assassino caladão que estamos acostumados, mas ele está na verdade brincando com suas vítimas: ele se esconde após uma morte e fica nas sombras preparando novos ataques! Peter até mesmo chega a dizer que ele está se divertindo com o jogo. E uma outra cena genial é quando o diretor resolve virar o jogo e parte para caçar o assassino, algo que muitos fãs de slashers já devem ter sonhado que os protagonistas fizessem. Claro que no fim isso não adianta nada, mas acaba rendendo um tipo de sensação de vingança para quem está vendo o filme e realmente começamos a torcer mais pelos protagonistas depois disso.
As cenas de morte são bem criativas, como em todo bom slasher: temos desde pessoas sendo atravessadas por furadeiras até a boa e velha motoserra (Wallace acha um verdadeiro arsenal na sala de ferramentas do teatro). Temos também uma cena muito interessante, onde um personagem cai num buraco e quando é puxado de volta somente metade do seu corpo sobre o_O Tal cena inclusive é muito lembrada por quem já viu o filme.
Eu poderia dizer até que o filme é perfeito, mesmo com alguns pequenos defeitos no roteiro, mas infelizmente o que mais me incomodou foi o desnecessário final, digo, o "segundo" final. Não vou contar aqui o final, obviamente, mas basta dizer que após um clímax temos uma outra sequência totalmente desnecessária e que não faria falta alguma se fosse deixada de fora. Infelizmente esta cena "extra" acaba por ter um desfecho muito inverosímel e que termina por tirar um pouco o brilho do filme. Fora isso, "Pássaro Sangrento" é com certeza um dos melhores slashers já produzidos e com certeza merece ser visto!
Super recomendado!
Obrigado pela leitura!
Até mais!

P.S.: Quando um filme tem muitos títulos diferentes é comum o uso da expressão AKA, que significa "Also Know As" (também conhecido como...). O mesmo vale para pseudônimos usados por pessoas ;)

2 comentários:

  1. Não sei se vc vai voltar nesse blog, visto que vc parou de publicar em 2014 coisas aqui, mas quem substitui a Alice na peça é Laurel, não a Sybil.
    Tô falando isso, pois vc cometeu esse erro duas vezes na resenha rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaji-san, tudo bem?
      Puxa nem tinha reparado, hahaha. Obrigado pelo toque. Estou pensando em voltar com o blog, mas primeiro vou dar um pente fino nos posts antigos para achar erros como esse.
      Valeu!

      Excluir