sábado, 25 de janeiro de 2014

Sessão da Meia-Noite #8: Veludo Azul (Blue Velvet) (1986)

FONTE:http://image.tmdb.org/t/p/original/yXvdmffa0o8zlxwBBcQki8y3Fdw.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Depois de muito tempo parado vou tentar escrever o máximo possível,rsrs. E nada melhor do que falar de um filme de um dos meus diretores favoritos: David Lynch! Sim, o cara é foda e espero fazer jus a isso neste post!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



- David Lynch, gênio ou doido?

FONTE:http://image.tmdb.org/t/p/original/yXvdmffa0o8zlxwBBcQki8y3Fdw.jpg
Veludo Azul é o filme que apresentou David Lynch para o mundo! Se você não conhece David Lynch, saia do blog e vá ver um de seus filmes! Sério, o cara é o tipo de pessoa que pode ser classificado como gênio ou doido e ambos os termos podem ser adequados :P Seus filmes sempre têm um pé no surreal e observando sua filmografia vemos que cada vez mais ele foi mergulhando no surreal e deixando o convencional e o cinema que estamos acostumados para trás. Seu primeiro filme, "Eraserhead" (1977) já deixava claro que ele realmente não era um cineasta convencional, mas seu talento fez com que fosse chamado para dirigir o clássico "O Homem Elefante" (1980) com produção de Mel Brooks, que chegou a ser indicado para o Oscar. Mas o homem realmente não está acostumado a fazer filmes convencionais, e após uma experiência desastrosa com "Duna" (1984), que tinha a produção do famoso Dino De Laurentiis, Lynch experimentou sua liberdade roubada e resolveu partir para outros rumos na carreira. Já com um nome forte na indústria, ele foi capaz de filmar com mais liberdade e seu retorno se deu exatamente com "Veludo Azul" em 1986, que novamente lhe rendeu indicação para o Oscar. Sinceramente, eu considero que "O Homem Elefante" e "Duna" (apesar de não ter assistido nenhum dos dois) são filmes menos autorais de Lynch, enquanto "Eraserhead" (que infelizmente ainda não vi também), "Veludo Azul" e seus próximos filmes sim representam mais fielmente sua visão de cineasta.

"Eraserhead", o debut de David Lynch (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/Eraserhead.jpg).
Para quem nunca viu um só filme de David Lynch, eu recomendo iniciar por "Veludo Azul", pois ele oferece uma entrada suave na mente do diretor,rsrs. Ou seja, ele contém elementos familiares ao cinema convencional, mas também começa a inserir muitos elementos da mitologia que Lynch utiliza em seus filmes. E acreditem: muitas "coisas" se repetem constantemente em seus filmes. Inclusive atores e colaboradores!
Se Duna tomou a liberdade de Lynch e o fez amaldiçoar Hollywood, ao menos serviu para apresentar ao diretor Kyle MacLachlan que viria a ser um colaborador muito importante em sua carreira, protagonizando tanto Duna como Veludo Azul além de ser peça chave na super mega ulta cult absolutamente incrível série "Twin Peaks" XD Sério, eu amo essa série,rsrsrs. E espero falar dela no blog um dia. Ah sim, quem nunca viu nada de David Lynch também deveria conferir, já que ela também é bem suave no estilo do autor e está no mesmo nível de "surrealismo" de Veludo Azul, ou seja, aqui as coisas ainda fazem um pouco de sentido,rsrs.

Kyle MacLachlan, o eterno agente Cooper de Twin Peaks (FONTE:http://www.astarwasborn.com/wp-content/uploads/2012/07/KyleMacLachlan_101708_D1468b_crop.jpg).
Outro parceiro costumas de Lynch e que aparece pela primeira vez em Veludo Azul é o compositor Angelo Badalamenti. Sério, David Lynch com certeza é um cara que sabe valorizar as parcerias, porque muitos dos colaboradores que estão em Veludo Azul posteriormente foram para Twin Peaks e outros de seus filmes, sendo que Angelo é uma presença muito forte em todas as trilhas de seus filmes. Ah, fora isso temos o sempre presente Jack Nance, ator que protagonizou Eraserhead e também esteve em 90% dos trabalhos do diretor (ele fazia Pete Martell em Twin Peaks). Infelizmente Jack Nance faleceu em 1996, dando fim a parceria de ambos. Uma pena, pois seu jeito característico de interpretar sempre é lembrado por todos que viram suas cenas.

Jack Nance (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/0/0d/Jack_Nance.jpg/220px-Jack_Nance.jpg).
Além de ser diretor, David Lynch é compositor, escritor, fotografo e guru espiritual.Sério! Ele se dedica fielmente à meditação e ao ioga, dando até palestras sobre o assunto, tendo inclusive vindo até o Brasil em uma ocasião para divulgar sua "doutrina". Muito de sua espiritualidade pode ser percebido em seus filmes, quase sempre de modo bem sutil. Se quiserem saber mais sobre ele, recomendo assistir a sua entrevista no programa Roda Viva de 2008, quando ele esteve no Brasil para divulgar seu livro sobre meditação, que está disponível no Youtube no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=0MpMXPcrewI
Bom, chega de pagar pau para o homem e vamos para o filme!

- Do claro para o escuro...

O bombeiro alegre :D (FONTE:http://telstarmedia.files.wordpress.com/2013/01/blue-velvet-fireman.png).
O filme começa com uma sequência muito alegre e de música agradável onde vemos um bairro no subúrbio de uma cidade chamada Lumberton, que tem como principal atividade a indústria madeireira (lembrando muito Twin Peaks). O clima alegre é interrompido por um acidente um pouco bizarro, onde um homem (Jack Harvey) que está lavando o quintal acaba prendendo a mangueira na torneira e ao puxar arranca a válvula da torneira e a acerta na garganta o_O 
Descobrimos então que o homem tem um filho chamado Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan, que além de atuar nas obras de Lynch, também fez o vilão do filme dos Flintstones, entre outras coisas :P) e este retorna da faculdade em outra cidade para cuidar de seu pai, já que ele está internado no hospital devido ao acidente. Jeffrey tem que tomar conta da loja de ferragens do seu pai e fica em sua antiga casa com sua mãe (Priscilla Pointer) e sua tia Bárbara (Frances Bay, outra atriz que sempre trabalha com Lynch, estando em Twin Peaks e no filme da série).
Voltando de mais uma visita ao seu pai no hospital, Jeffrey corta caminho por um terreno baldio e acaba encontrando uma orelha decepada no meio do mato o_O

Fica de olho nessa orelha Jeffrey o_O (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLfeW7BdcdMR-jqPtwXHnDBcXL_v0YxjyGvk60l1SPcmjQ0hYsvpZXybhkRpzRdnxJpcVXAy265jVqfM08h4CjwxWC0OQZrIJweczvA52CekNyiKXYISHzN5_zGiaVk9VP_edzanXOGu4K/s1600/Blue_Velvet+Ear.jpg).
Como todo cidadão responsável, Jeffrey vai até a delegacia e fala com o policial que mora vizinho a casa de seu pai, Detetive Williams (George Dickerson), sobre o ocorrido. O detetive pega a orelha e diz que vai investigar o caso, prometendo informar Jeffrey sobre o andamento das investigações. Acontece que nosso protagonista acaba fascinado com a ideia de que uma coisa bizarra e obscura está ocorrendo em sua pequena cidade e não para de pensar na tal orelha. Uma noite ele vai até a casa do detetive Williams para saber mais sobre a investigação e acaba reencontrando a filha do detetive, Sandy (Laura Dern, que trabalhou como Lynch depois em Coração Selvagem e Império dos Sonhos, além de ser conhecida pelo trabalho em Jurassic Park), uma amiga de infância (ou quase) que acaba despertando certo interesse no moço. O pai da menina diz que não tem nenhuma informação sobre a orelha e fala que ele não deve conversar sobre isso pois o caso está sendo investigado (ou seja, ele deu pra trás,rsrs). Porém, Sandy tem uma pista e vendo o interesse de Jeffrey no caso resolve contar para ele: ela diz que ouviu seu pai falando sobre uma mulher que mora em um edifício próximo a casa dos dois e que talvez ela tenha algo a ver com a orelha. Jeffrey fica ainda mais curioso e pede para Sandy levar ele até o local. A menina reluta, mas acaba concordando e leva o moço até lá.

Jeffrey e Sandy começam a investigar :P (FONTE:http://www.overduereview.com/wp-content/uploads/2013/04/Blue-Velvet-post-1.png).
Jeffrey acaba descobrindo que a tal moça é uma cantora chamada Dorothy Vallens (Isabella Rosselini, que me lembra muito a Letícia Spiller :S). Como qualquer pessoa sensata faria, Jeffrey resolve achar uma maneira de entrar no apartamento da moça para xeretar o_O Rsrsrs, acho que ele tá indo longe demais :P
Ele convence então Sandy a ajudá-lo em um plano aparentemente sem falhas: se disfarçar de exterminador de insetos para entrar lá durante o dia e deixar uma janela aberta para voltar mais tarde, enquanto a moça seria uma distração, fingindo ser Testemunha de Jeová :S 

A cantora Dorothy Vallens (FONTE:http://missdeestyle.files.wordpress.com/2013/12/blue-velvet-post-2.jpg).
O plano não funciona exatamente como ele pretendia: durante sua visita surge um homem mal encarado (Dennis Hopper, infelizmente falecido em 2010) e ele não consegue deixar uma janela aberta, mas faz mais que isso e acaba pegando uma cópia da chave do apartamento. Definitivamente ele está indo longe demais para uma mera curiosidade,rsrsrs.
Jeffrey sai de lá com a chave e conta para Sandy sobre o homem. A menina diz que não pode mais ajudar ele nessa loucura (fora que ela tem um namorado e ele não ficaria muito contente em saber que ela está andando por ai com um cara suspeito como ele,rsrs). Nosso detetive novamente fica enchendo o saco dela e ela concorda em ficar de vigia do lado de fora, buzinando assim que visse a cantora voltar do clube onde ela trabalha. Jeffrey então entra a noite no apartamento e fica lá bisbilhotando, só que no exato momento em que Dorothy retorna e Sandy buzina, ele resolve ir no banheiro e dá a descarga. Ou seja, ele não ouve o sinal e quase é pego por Dorothy, se escondendo no closet na última hora. Lá dentro, ele começa a observar a moça e nós começamos a achar que suas intenções não são assim tão "detetivescas" como pareciam,rsrs.

Olha o voyeur aí! (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVR77zCTZbqRpIK76zBMB-OaOeXCZmmJWRKvg68da9o0o1BxhfDZ2C_aeTd-pl9Gx4su2o6-6hNnGSh1aCy9hcEZsrjQZ3aKXQpS4IZfbvWOMaJk0HPgL7CR5Y-BHir3_obB7zM2uppgoY/s1600/blue-velvet-1.jpg).
A sessão de voyeurismo vai bem até que o homem do outro dia reaparece e descobrimos que seu nome é Frank. Este começa a fazer coisas muito bizarras com Dorothy :S Parece que ele é um tipo de sadomasoquista e que Dorothy é sua escrava. Ele então bate nela e faz sexo com a moça. Uma coisa curiosa é que ele quer que ela o chame de Papai e a chama de Mamãe :S Além disso, para ser mais bizarro, ele usa uma máscara de gás, onde inala alguma droga (mais tarde eu descobri na net que o que ele cheira é óxido nitroso, aquele gás que os dentistas usavam antigamente para anestesiar e é conhecido como gás do riso). Depois de ver tamanha bizarrice, Jeffrey acaba ficando com pena da moça e sai do armário (literalmente,rsrs) para conversar com ela. Claro que no começo ela não fica nada feliz em ver que ele estava escondido lá, mas logo ela o aceita e, bem, quer que ele faça carinho nela o_O Só que ela o começa a chamar de Don e Jeffrey desconfia que Frank está na verdade chantageando a moça.

O malucão Frank (FONTE:http://derekwinnert.com/wp-content/uploads/2013/10/494.jpg).
Conforme a investigação segue, descobrimos que Frank Booth é um perigoso criminoso e ele de fato está envolvido no incidente da orelha, além de estar metido em tráfico de drogas e outros crimes. Pouco a pouco Jeffrey vai se envolvendo cada vez mais com Dorothy, ao mesmo tempo em que se apaixona por Sandy (e essa por ele), só que as coisas não serão nada fáceis, uma vez que Frank não está disposto a perder sua musa e Dorothy parece estar cada vez mais distante da sanidade. O que se segue é um verdadeiro mergulho no lado negro do ser humano, onde Jeffrey vai cada vez mais passando do claro para o escuro...

- Os pássaros sumiram...

FONTE:http://www.liveforfilms.com/wp-content/uploads/2012/06/BlueVelvet.jpg
Talvez o significado mais óbvio de Veludo Azul seja a perda da inocência. Jeffrey começa o filme como sendo alguém que vive no lado iluminado da humanidade, mas aos poucos Dorothy (e também Frank) mostram que existe um lado muito mais podre das pessoas. Um simbolismo interessante é que em muitas cenas vemos os personagens saindo das sombras, como Sandy na sua primeira aparição e Jeffrey algumas vezes. Além disso, em determinado momento, Sandy fala que os pássaros sumiram e por isso o mundo está mais escuro. Isso deve ser lembrado, porque no final do filme alguém diz que os pássaros voltaram (na verdade eles citam uma espécie de pássaro em específico, acho que o rouxinol ou o robin, que não sei o nome em português). E é exatamente quando o pai de Jeffrey se machuca que os tais pássaros somem. Ou seja, o filme seria sobre alguém descobrindo o pior lado do ser humano.
Durante sua jornada, além de Dorothy e Frank, conhecemos muitos outros personagens um tanto bizarros, como os amigos de Frank e sua gangue (na qual está Jack Nance, interpretando Paul, que não cansa de falar seu nome para Jeffrey,rsrs).

A gangue de Frank (FONTE:http://www.movpins.com/big/MV5BNzAxOTMxNDM4OV5BMl5BanBnXkFtZTcwNTYyMjUxNw/still-of-isabella-rossellini-and-kyle-maclachlan-in-blue-velvet-(1986)-large-picture.jpg).
Destaque para Brad Dourif (mais conhecido como a voz do boneco Chucky na série Brinquedo Assassino) como um dos amigos de Frank, Raymond, que canta e é completamente bizarro,rs. Jeffrey conhece este durante uma jornada pela noite com Frank, que novamente simboliza uma viagem pelo lado escuro do ser humano.

Frank visita Raymond (FONTE:http://telstarmedia.files.wordpress.com/2013/01/blue-velvet-frank-booth.png).
Como eu disse antes, considerando que estamos vendo um filme de David Lynch, Veludo Azul é um filme quase convencional, que conta uma história com um simbolismo que pode ser facilmente acessível ao espectador, algo muito distante do filmes posteriores do cineasta. Ou seja, extremamente recomendado não só por ser um bom filme, mas também de ser uma "iniciação" perfeita para todos que desejam conhecer mais sobre o  mundo desse diretor tão controverso.
E Frank Booth é um dos maiores vilões do cinema, ou no mínimo, um dos mais insanos,rsrs.
Super recomendado!
Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: De acordo com entrevista de Dennis Hopper, a droga que Frank usa não é óxido nitroso, e sim nitrato de amila (ou 3-metil -1-nitrosooxibutano), um medicamento utilizado para o tratamento de angina (dor no peito por falta de oxigênio) que era utilizado como droga recreativa no época das discotecas. Ainda de acordo com uma entrevista de David Lynch, originalmente o gás seria hélio, mas Dennis Hopper (que na vida real usava algumas drogas) achou a ideia ruim e resolveu mudar o gás para essa droga, porém, durante todo o filme não é citado que droga ele usa e isso ficou sendo algo fora das telas (FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Booth_(Blue_Velvet)).


Nenhum comentário:

Postar um comentário