sábado, 25 de janeiro de 2014

Sessão da Meia-Noite #9: Dreamaniac (1986)

FONTE:http://image.tmdb.org/t/p/original/8PiWOBU57uK8ORNQFqDvjaoUWDA.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Curtiram a última postagem? Vocês sabem que aqui no blog eu sempre procuro trazer bons filmes ou no mínimo filmes que eu gosto, mas pela primeira vez eu vou escrever sobre um filme que não está em nenhuma das duas categorias! Preparem-se para ver uma verdadeira bomba saída dos anos 80! Não é divertido, não é bom, é um raro exemplar de filme totalmente ruim: Dreamaniac! Que esse post sirva para alertar que sim, existem filmes muito ruins por aí!
Bom leitura e não deixem de comentar!
R.



- Muito lixoso para o cinema :P

Selo na capa de Dreamaniac (FONTE:http://drunkenzombie.com/blog/wp-content/uploads/2012/05/too-gory.jpg).
Ah, os anos 80/90, a época do VHS! Que bons tempos :D Era muito diferente. A Internet era uma utopia e as locadora bombavam. Os amantes de filmes iam aos finais de semana buscando filmes bons e não podiam contar com dezenas de resenhas online para cada título. O máximo que existia eram as revistas de filmes (como a famosa SET) ou as resenhas em algum jornal. Fora isso, só restava confiar no atendente da locadora, que na maioria das vezes sabia por fulano ou ciclano que alugou tal filme que ele era bom. Mas e quando fulano ou ciclano gostava de qualquer porcaria?
A verdade é que nessa época muitas pessoas alugavam os filmes sem saber o que realmente estavam levando. Choviam títulos espalhafatosos e as sinopses nem sempre eram exatas. Fora que existiam muitos lançamentos obscuros que chegavam as locadoras, muitas vezes nem eram lançamentos "oficiais" (até hoje lembro de ter visto um filme sobre um Robocop vampiro na locadora do bairro o_O, infelizmente nunca aluguei). Nessa categoria de filme, muitas pérolas podiam estar escondidas, mas também muita porcaria estava lá. E a única forma de saber qual das duas classes você estava locando era assistindo. Estou dizendo tudo isso apenas para transmitir o sentimento que tive ao assistir "Dreamaniac". Não, eu não vi em VHS, mas baixei o filme totalmente no escuro, apenas confiando na sinopse e sem saber o que viria. Infelizmente, o resultado foi uma verdadeira bomba :P
Buscando imagens para esse post me deparei com uma capa onde o selo acima estava estampado. "Too gory for the silver screen" ("Muito sangrento para o cinema"). Bom, ao menos se trata de uma produção direta para o vídeo, o que diminui um pouquinho a culpa do pessoal que fez essa bomba atômica. Fora isso, temos que o diretor é também o produtor, logo temos um filme de David DeCoteau (esse é o culpado por isso,rs). A roteirista é Helen Robinson e de acordo com a IMDb esse é o único roteiro dela (graças a Deus) além de uma colaboração na equipe de um outro filme como assistente de produção (que também foi dirigido pelo DeCoteau). Para minha surpresa, o diretor tem uma vasta produção, principalmente para o vídeo, e destaco a direção de um exemplar da franquia Puppet Master ( o terceiro filme de 1991). Mas acredito que estamos falando mais de quantidade e menos de qualidade,rsrs.
Vocês acham que estou malhando muito ele? Esperem até ver o filme!
Incrivelmente, este filme foi lançado aqui no Brasil pela obscura Phoenix Home Vídeo (tanto que a versão que vi é ripada do VHS, e a imagem tem a qualidade de uma fita bem velha, mas as legendas são no melhor estilo old school VHS :D). Mas não tenho nenhuma informação da versão nacional e só tenho dó de quem pagou uma locação para ver isso no fim de semana :S
A capa ainda tinha a cara de pau de tentar vender o filme como se fosse uma versão de A Hora do Pesadelo, com uma mulher no lugar do Freddy. Atentem para a tagline: "Você não precisa viver na Rua Elm para ter um pesadelo." Hahaha, boa.
Mas vamos à "história"? 

- Roteiro sem pé nem cabeça

Nosso "herói" Adam (Thomas Bern) (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX1xDbmBBBlpABhsj4Sko7HA3SIsO1FuP6rraW31ns7GkTu39susiHE_3-9_VSod2903T1vkjLnK6J7BixhC7Q3g1e616hQDrhwnrsusm8_BcD0f7Vqeh9AmPLU769b0SVplhGYhZhGW0/s400/Untitled-1.jpg).
O filme começa com uma interminável sequência de créditos! Sério, dura quase 3 minutos até finalmente vermos algo além de uma tela preta com títulos brancos passando (eu aprendi que se um filme tem uma sequência tão longa assim de créditos, coisa boa não vem por aí :S). Quando finalmente paramos de encher linguiça, somos presenteados com uma cena onde o "mocinho" Adam (interpretado por Thomas Bern, que também não fez mais nada além desse filme, de acordo com a IMDb, ou quem sabe mudou de nome depois disso :P) aparece pelado andando pela casa. Vão se acostumando, porque para um filme que tem ligeiro apelo erótico temos muito mais cenas de bundas de homens do que qualquer parte do corpo feminino à mostra. Talvez isso seja porque a roteirista era uma mulher :S Bom, ao menos podemos falar que eles tentaram fazer algo diferente do gênero, já que naquela época a mulherada pelada era constante em filmes de terror. Ou eles estavam fazendo propaganda da depilação dos caras,rsrs. Vai saber, só sei que é estranho um filme que fala sobre uma súcubo, que seria um demônio que seduz homens mostrando formas atraentes, mostrar mais homens pelados do que mulheres! Continuando...
Adam encontra uma mulher mergulhada em uma banheira de sangue e esta começa a beijar e acariciar ele. No melhor da festa, nosso amigo é despertado (alguém achava que não era um sonho?) por sua namorada Pat (Ashlyn Gere, que usou um pseudônimo aqui, Kim McKamy, e pode escapar de boa, fazendo muitos outros filmes depois, como A Vingança de Willard de 2003). Pat é a tipica punk dos anos 80 e Adam é um compositor de heavy metal que incrivelmente usa um violão para compor suas músicas da pesada o_O Eu não entendo de heavy metal, mas definitivamente não é a imagem de um cara tocando violão que me vem a cabeça quando penso neste tipo de música. Enfim...

Pat e Adam (FONTE:http://80sfear.com/blog/wp-content/uploads/2013/03/dreamaniac2.jpg).
Após um sexo básico com Adam, Pat lembra que naquela noite sua irmã viria dar a festa na casa dele (o rock star quebrado alugou a casa para cunhada dar uma festa para as amigas). Adam não parece feliz com isso, mas a garota acaba dobrando ele. Só que nosso herói tem uma outra ideia: como todo roqueiro de filme dos anos 80, Adam também é satanista nas horas vagas, e encantado com a moça dos seus sonhos, resolve invocá-la para o mundo real. O resultado é a aparição de Lily (Sylvia Summers) que seria a tal súcubo da história. O mais bizarro de tudo é que Pat, a namorada de Adam, é mil vezes mais bonita do que a súcubo, o que já acaba com a trama do filme, uma vez que a súcubo deveria ser o ideal da sedução :S
O que acontece então é que Jodi (Lauren Peterson), irmã de Pat, chega para arrumar a casa para a festa e logo seus convidados também chegam para virar vítimas de Lily (o nome dela deve vir de Lilith, a mulher que teria seduzido Adão/Adam nas história judaicas). 

Lily beija Adam (FONTE:http://s3.amazonaws.com/auteurs_production/images/film/dreamaniac/w448/dreamaniac.jpg).
Os convidados de Jodi são aqueles clichês de filmes de terror: o drogado, a mocinha que só quer fazer sexo, a vadia, o babaca,etc. Dentre eles só se destaca uma delas, Francis (Cynthia Crass) que é ex-namorada do atual namorado de Jodi, o babacão Brad (Brad Laughlin). Isso rende uma sub-trama bobinha onde Francis acaba levando Brad para a cama e tendo o revival, o que faz com que Jodi fique bebendo o resto do filme e andando por aí com uma garrafa de vodka (clichê para dizer que você tá deprimido).

Brad e Francis na cama (FONTE:http://racksandrazors.com/dreamaniac5.jpg).
Enquanto isso, Lily trata de despachar os convidados, começando pelos homens, o que rende mais algumas cenas, ah, meio gays...

Jamie (Bob Pelham) e sua cueca branca: realmente não precisava disso ¬¬ (FONTE:http://moviesfilmsandflix.files.wordpress.com/2012/06/dreamaniac.jpg). 
Enquanto isso, Adam fica sumindo e aparecendo da trama... Sério! Isso é uma verdadeira bagunça de continuidade! Os personagens somem do nada e depois voltam do nada também!
Após muitas mortes sem graça e o tal "gore" que é tão grande que não podia ser exposto no cinema (ah tá ¬¬), finalmente Pat e Jodi descobrem que Adam está de conluio com a tal súcubo e têm que enfrentá-lo, pois a roteirista agora resolveu que ele é o vilão e tá possuído :S Além é claro de enfrentar o zumbi do cara de cueca, já que a aparente súcubo domina eles depois de mortos também.

Jodi e Pat vão ao ataque com uma furadeira enorme :S (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMmHqVaixmZ35pGERXdWmuxV7DG8V4CKnn_7QuuqevEAeXUFdEvqZpIjVdbBRPMv8S5xnMXdcytm59XbR4YOckQCNkNq665DaqVVkUpwDDZuRmI6WNt744t9XGzK6hD8IbcAgak9xgfUo/).
- Ruim, mas nada divertido...

Quem é essa? Não sei até agora :S (FONTE:http://fotos.subefotos.com/e860cb839f22d509508e2f0388370250o.jpg).
Vocês já devem ter ouvido falar que determinado filme é ruim, mas divertido. Sim, existem filmes assim, mas com certeza esse não é o caso. "Dreamaniac" é ruim e chato: lento, arrastado e mal dirigido, assistir seus 81 minutos é uma verdadeira tortura. E o final só mostra o que quem assiste o filme deve ter pensado sobre tal história :P Isso porque eu acredito que o filme podia sim ser um bom filme, mas infelizmente a direção aqui é o que realmente pecou. Até agora eu não entendo como certos personagens simplesmente somem da trama do nada! Parece que o diretor não consegue lidar com muitos personagens simultaneamente em cena, ou até que alguns atores nem estavam no set uns com os outros (isso explicaria os sumiços de Adam em algumas cenas), mas acho que não é esse o caso.
De qualquer forma, só recomendo "Dreamaniac" caso você tenha uma curiosidade muito grande ou realmente queira ver um filme ruim e nem um pouco divertido. Talvez a única coisa boa seja a atriz que faz a Pat, já que ele é bem bonita :D Mas de resto: fiquem longe, pois definitivamente este é um pesadelo, só que no mau sentido da palavra :S
Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Peço desculpas pela qualidade das imagens, é que aparentemente o filme fez tanto "sucesso" que nem sequer foi lançado em DVD, existindo apenas em VHS até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário