domingo, 13 de janeiro de 2013

Nanquim&Celulóide # 6: Sakura Card Captors (1998-2000)

FONTE:http://www.animeq.com.br/2010/12/sakura-card-captors-episodios-online.html
Fala moçada! Tudo bem? Depois de um bom tempo sem postar nada na sessão "Nanquim&Celulóide" volto aqui para falar de um anime bem popular no Brasil e que representou muito bem uma categoria de animes/mangás até então pouco explorada (fora Sailor Moon): o "mahou shoujo" (meninas com poderes mágicos). Estamos falando de Sakura Card Captors (ou Cardcaptor Sakura, no original) que teve boa recepção aqui no Brasil e com certeza tem um lugar especial no coração de quem assistiu seus episódios. Com esse post, pretendo abordar um gênero que ainda não abordei aqui no blog: o shoujo (mais especificamente, como disse antes, SCC se encaixa no mahou shoujo, mas vamos entender mais sobre isso). Então, venham comigo conhecer as aventuras de Sakura e seus amigos, para juntos gritarmos: "Liberte-se!" :P Rsrsrsrs.
Boa leitura e não se esqueçam de comentar ;)
R.


- Shoujo: mas o que é isso??   
FONTE:http://filmesegames.com.br/2012/resenha-card-captor-sakura-edicao-especial/
Com certeza, se você é gosta de mangás e animes como eu, já deve ter esbarrado com palavras como "shoujo", "shonen" e "seinen" (aqui no blog mesmo já citei isso). De modo cru: "shoujo" são mangás produzidos tendo como alvo o público feminino, mais especificamente o público feminino adolescente. Ele seria a contraparte do "shonen" (menino), sendo que "shoujo" significa menina em japonês. 
Assim como o "shonen" possui suas características próprias de enredo e até traço, o "shoujo" também tem detalhes que tornam a maioria de suas obras semelhantes. Normalmente temos estória centradas em romances e dramas, explorando bem os sentimentos dos personagens. O traço também possui diferenças notáveis, como personagens esguios e cores mais suaves. Mas, obviamente, assim como os outros gêneros de mangás (e animes), os enredos variam muito, indo do dia a dia de colegiais, até meninas combatendo monstros alienígenas. Curiosamente, muitos mangás "shoujo" também possuem histórias e personagens com apelo "shonen". Ou seja, novamente temos aqui uma classificação mais baseada em que tipo de revista o mangá é publicado, do que seu conteúdo propriamente dito. Inclusive, temos casos do caminho inverso: alguns mangás "shonen" possuem características de "shoujo". Talvez o melhor exemplo disso seja o famoso "Cavaleiros do Zodíaco", cujos traços lembram bastante o estilo "shoujo", com personagens esguios e quadros com efeitos de brilho branco.
Como disse anteriormente, dentro do "shoujo" existem vários nichos diferentes, sendo um destes o chamado "mahou shoujo". "Mahou" significa mágica, ou seja, "mahou shoujo" seria algo como "menina mágica". Basicamente, neste tipo de história temos uma heroína (tipicamente uma estudante) que recebe poderes mágicos e passa a lugar contra vilões para cumprir sua missão (seja lá qual for). Um fator que é muito enfocado nestas histórias é a conciliação entre a vida de heroína mágica da garota e sua vida comum (na maioria das vezes sua identidade deve ser mantida em segredo).
Não temos como falar deste gênero sem citar a obra que é sua representante máxima (ainda que não primeira): Sailor Moon, de Naoko Takeuchi.

FONTE:http://confrariadearton.blogspot.com.br/2012/07/animes-na-confraria-sailor-moon-volta.html
Não, eu me recuso a acreditar que alguém aqui não saiba (ou tenha ao menos ouvido falar) o que é Sailor Moon ><; De qualquer modo, um dia eu espero falar sobre essa série no blog ;) (gosto muito do live-action :D).
Pois bem, no ano de 1996, um grupo de mangákas extremamente famoso e respeitado no Japão, chamado CLAMP, lançou o mangá entitulado "Cardcaptor Sakura".

Capa do primeiro volume encadernado do mangá (FONTE:http://ccs.wikia.com/wiki/List_of_Cardcaptor_Sakura_chapters).
Publicado na revista shoujo Nakayoshi (onde a própria Sailor Moon foi publicada), da poderosa editora Kodansha, Cardcaptor Sakura rendeu 50 capítulos mensais, sendo publicada de 1996 até 2000. Os capítulos renderam 12 volumes encadernados (os famosos tankobons). O sucesso da série gerou um anime, que foi produzido pelo estúdio Madhouse (Death Note, Perfect Blue, HunterXHunter, entre outros) e teve 70 episódios. Além disso, foram produzidos dois filmes e três especiais (OVA, Original Video Animation, episódios lançados direto em vídeo). A série durou de 1998 à 2000, sendo exibida pela NHK.
No Brasil, tivemos o privilégio de ter tanto o mangá como o anime. 
O primeiro a chegar foi a série animada. Lançada aqui como Sakura Card Captors, a série recebeu exibição primeiramente no canal a cabo Cartoon Network, em 2001. Posteriomente, foi exibida na tevê aberta pela Rede Globo e também reprisada no também canal a cabo Boomerang. Por sorte, o anime recebeu uma adaptação decente no nosso país, diferente da versão retalhada exibida nos EUA (onde vários episódios foram cortados). Aqui tivemos a adaptação do anime diretamente do original japonês, de modo que a série foi mantida o mais próximo do original.
Ainda no ano de 2001, a JBC surpreendeu à todos com a publicação do mangá, que junto de Samurai X, foram uns dos primeiros mangás a serem publicados em um formato similar ao original (com leitura invertida e em preto e branco). Aqui o mangá recebeu o mesmo título da série (Sakura Card Captors) sendo publicado em edições com metade das páginas do encadernado original (coisa que antes era padrão no Brasil), gerando portanto 24 volumes, o dobro do original.

Capa da primeira edição brasileira (FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardcaptor_Sakura).
O mangá fez tanto sucesso que até hoje suas primeiras edições estão esgotadas e se tornaram raridade entre os colecionadores (segundo o que li na Internet :P). Em 2012, a JBC resolveu "presentear" os fãs com a re-publicação da série, desta vez em formato igual o original, totalizando 12 volumes, incluindo páginas coloridas, iguais aos encadernados originais. Mimo para nenhum fã botar defeito :)
Sakura Card Captors não tem mérito por ser um dos primeiros "mahou shoujo" a fazer sucesso aqui no Brasil (como Sailor Moon), mas também por ser um dos primeiros trabalhos do CLAMP a terem contato com o público brasileiro (sendo o primeiro mangá deste publicado em território nacional). Mas, afinal, quem é o CLAMP?

- As divas do mangá shoujo: o CLAMP! 

O grupo CLAMP (FONTE:http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2012/12/gibi-review-pessoa-amada-de-clamp.html).
Seria verdadeiro pecado falar de SCC sem deixar de citar suas criadoras. Na verdade, se formos falar de shoujo como um todo, não podemos de citar o CLAMP.
Atualmente formado por quatro mangákas, o CLAMP (que segundo as próprias integrantes signfica "uma pilha de batatas") começou quando as meninas ainda eram estudantes e produziam "doujinshis" (tipo de fanzines, revistas feita por fãs). O primeiro trabalho oficial delas foi um mangá chamado "RG Veda", que foi publicado em 1989.

Imagem de RG Veda (FONTE:http://animaxmagazine.blogspot.com.br/2012/10/rg-veda-nas-bancas-do-brasil.html).
De lá pra cá as meninas não pararam mais de publicar e o "jeito CLAMP" caiu nos gostos de leitores não só do Japão, mas do mundo todo. Só no Brasil o CLAMP já possui 11 trabalhos publicados (todos pela JBC), que incluem: X/1999, Chobits, Tokyo Babylon e Angelic Layer.
Por onde passam, as obras do CLAMP angariam uma grande quantidade de fãs fiéis.
Tendo sido fundado por um grupo de 12 meninas, atualmente a formação possui só 4:Ageha Okawa, Mokona, Satsuki Igarashi e Tsubaki Nekoi. Mais informações sobre as meninas podem ser encontradas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/CLAMP.
Diferente do que pode parecer, a primeira obra do grupo a chegar ao Brasil não foi Sakura Card Captors. Os fãs mais antigos, como eu, devem se lembrar de um anime chamado "Guerreiras Mágicas de Rayearth", que foi exibido em meados de 1996 pelo SBT. Originalmente chamado de "Magic Knight Rayearth", o anime foi a primeira inclusão da "grife CLAMP" no Brasil. Posteriormente, o mangá foi publicado pela própria JBC, seguindo o formato de metade das edições originais (foram 12 volumes, publicados de 2001 à 2002).

As Guerreiras Mágicas de Rayearth (FONTE:http://animesoulbr.blogspot.com.br/2010/09/o-classico-dos-animes-guerreiras.html).
A série pode não ter marcado época, mas foi o primeiro contato da maioria do público nacional com o trabalho do CLAMP e, segundo me lembre, apenas Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captors foram exibidos em rede aberta no Brasil, sendo portanto os únicos animes do CLAMP à alcançarem a maioria dos brasileiros.
Bom, mas chega de enrolação e vamos direto ao assunto: o anime de Sakura Card Captors!

- As aventuras de Sakura: 

A nossa heroína, Sakura (FONTE:http://blogmundodocoringa.blogspot.com.br/2011/06/volta-de-sakura-card-captor-as-bancas.html).
O anime conta a história de Sakura Kinomoto, uma menina de 10 anos, que vive com seu pai e seu irmão mais velho (Toya) na cidade fictícia de Tomoeda. Sakura leva uma vida normal, indo ao colégio e ajudando nos afazeres domésticos, uma vez que seu pai vive fora (ele é professor universitário) e sua mãe faleceu quando ela era menor. Seu irmão ajuda a família trabalhando em empregos de meio período. Por falar nesse, Toya possui um grande amigo chamado Yukito. Este é alvo de um amor platônico por parte de nossa heroína.

Toya (de cabelos escuros) e Yukito (de óculos) (FONTE:http://www.tumblr.com/tagged/tsukishiro).
Completando ainda o cast de personagens introduzidos no começo da história, temos Tomoyo, a melhor amiga de Sakura na escola. Está adora a amiga e vive com uma câmera na mão, para filmar as ações de Sakura (além de gostar de costurar roupas "bonitinhas" para a amiga usar).

Tomoyo (FONTE:http://cartasklow.blogspot.com.br/2011/05/tomoyo.html).
A vida de Sakura muda quando, em uma tarde arrumando a casa, ela ouve sons estranhos vindos do porão. A menina, apesar de medrosa, resolve ver o que está acontecendo e desce até o porão escuro. Lá, ela segue o ruído até alguns livros velhos de seu pai. Ao tocar em um deles, entitulado "The Clow", a garota acaba libertando as cartas nele contidas. Estas cartas mágicas saem voando para todos os lados e desaparecem. Não demora muito para que de dentro do livro saía um tipo de "leão em miniatura", com aparência de bicho de pelúcia, que se apresenta como sendo Kerberos, o guardião do livro. Logo apelidado de Kero, o bichinho conta para Sakura que aquele livro continha as poderosas Cartas Clow (cartas criadas por um mago chamado Clow). Ele diz que por culpa da menina as cartas foram soltas e agora vão espalhar o caos por toda a cidade de Tomoeda. Uma vez que a culpa foi de Sakura, Kero diz que está deve se tornar uma Card Captor ("capturadora de cartas" em tradução literal e tosca :P) e capturar todas as cartas (que são 52 no anime e bem menos no mangá).

Kero é o mascote do anime (FONTE:http://magicloworld.blogspot.com.br/2010/04/kero.html).
Para se tornar uma Card Captor, Kero dá para Sakura um chaveiro que se transforma em um báculo mágico após a garota falar a sua "frase mágica" ("Chave que guarda o poder das trevas! Mostre seus verdadeiros poderes sobre nós, e ofereça à essa Valente Sakura que aceitou esta missão! Liberte-se!"). Com a ajuda de Kero, Sakura passa a capturar as Cartas Clow, sendo que cada uma capturada lhe permite utilizar seu poder para capturar as outras (as cartas possuem poderes elementais como vento, água, terra, ou sombra, tempo, entre outras).

Sakura com uma Carta Clow (FONTE:http://08tohkun.blogspot.com.br/2012/12/quem-aqui-nunca-assistiu-sakura-card.html).
 Inicialmente, Sakura só conta com a ajuda de Kero (uma vez que sua missão deve ser mantida em segredo), contudo, não tarda para que a menina ganhe reforços. Em primeiro lugar, Tomoyo se une a Sakura e Kero. A amiga fica sendo a responsável por gravar as ações de Sakura, além de providenciar suas roupas de "garota mágica" (Tomoyo insiste em ver a amiga como uma autêntica "mahou shoujo"). Mais adiante, Sakura conhece Shaoran Li, um garoto vindo da China e que se diz descendente direto de Clow Reed (o criador das Cartas Clow). No começo, Shaoran acaba se tornando um rival de Sakura (ele acredita ter o direito sobre as Cartas Clow), mas no decorrer da história ele e Sakura acabam se tornando amigos (e ao final da série, algo mais que amigos,rs). Na cola de Shaoran, surge sua prima e noiva (?!) Meiling Li. A menina chega justamente quando Sakura e Shaoran estavam se tornando amigos e fica morrendo de ciúmes de Sakura, a qual considera sua rival. Porém, assim como Shaoran, ela acaba se unindo à Sakura na busca pelas cartas fugitivas.

Meiling e Shaoran (FONTE:http://english.turkcebilgi.com/Meiling+Li).
Talvez o grande trunfo da série seja mesclar a fórmula "monstro do episódio" (onde cada episódio mostra Sakura lutando contra uma Carta Clow) e os dramas pessoais dos personagens (sua vida cotidiana, relações entre si,etc.). Muita gente vai gostar mesmo do anime pelos momentos que mostram Sakura convivendo com seus amigos ou fazendo atividades cotidianas do seu país, e que para nós são totalmente novas. Fora que a série também possui muito humor (Kero é um alívio cômico frequente, mas sempre temos piadas para todos os personagens,rs). De certa forma, o anime pode até ser considerado um tipo de "sátira" aos "mahou shoujo" tradicionais, com elementos característicos de outros trabalhos do CLAMP.
No meio do anime, Sakura acaba capturando todas as Cartas Clow e precisa enfrentar um segundo Guardião (o primeiro é Kero) para possuir o direito de ter as cartas para si. Após isso, o anime traz um garoto que se diz reencarnação do Mago Clow e que deseja roubar as cartas para si. Para impedir isso, Sakura deve transformar as Cartas Clow em Cartas Sakura. No decorrer do anime vamos descobrindo mais coisas sobre Sakura, seu passado e de seus familiares (algumas revelações são surpreendentes). No final, o anime se volta mais para a relação entre Sakura e Shaoran, que também é melhor explorada no segundo filme da franquia (que pode ser considerado um final para a série).
Apesar de essa sinopse dar a entender que o anime é simples, alguns detalhes criaram polêmica entre os telespectores e retratam alguns aspectos recorrentes nas obras do CLAMP (e até no shoujo como um todo), muitos dos quais são meio "estranhos" para nós fãs ocidentais. Vamos falar um pouco disso...

- As polêmicas de Sakura:   

FONTE:http://www.vibeflog.com/sakurathebest/p/2897331
 Um tema recorrente nos shoujos é o amor. E aqui digo o amor em suas mais diferentes formas: amores proibidos, amores entre duas pessoas do mesmo sexo, amores impossíveis,etc. Isso é um tema muito forte também nos trabalhos do CLAMP, e mesmo Sakura possuindo fatores que o fazem ter um grande apelo shounen (como lutar e cartas mágicas) e ser dirigido para um público adolescente, o anime ainda deixa várias situações que podem criar alguma polêmica com quem acredita que desenhos animados são feitos apenas para crianças. Diferente do que podem pensar, nada disso aparece de maneira explícita na série, mas somos apresentados à isso de modo sutil, tanto que muita gente mais desligada pode deixar alguns fatos passar. Tais polêmicas em relação aos personagens foram motivos dos cortes na versão exibida nos EUA. Por sorte, tivemos aqui uma exibição sem nenhum corte aparente. E mais: aqui a série nem sequer foi alvo dos sempre presentes críticos puritanos que adoram censurar tudo! Como eu disse, talvez isso se deva exatamente ao fato da série ser muito sútil nas questões polêmicas, de modo que nem todo mundo pega o que está rolando na história,rsrs. Mas vamos falar um pouco sobre essas relações polêmicas :)

- Toya e Yukito

FONTE:http://galaxiadonerd.blogspot.com.br/2012/10/dicas-galacticas-liberte-se.html
 Talvez o símbolo máximo das polêmicas da série (tanto que é a imagem dos dois que abre essa parte do post), o "casal" Toya e Yukito é um prato cheio para todos os fãs que resolvem extrapolar a obra e criar histórias (fanfics, ficção criadas por fãs) com teor yaoi (homossexual). Na verdade, para os telespectadores mais atentos, fica claro que a amizade entre o irmão de Sakura e Yukito é bem mais que amizade. Muita gente não sabe, mas o romance entre homens é recorrente nas obras do CLAMP, sendo Tokyo Babylon seu maior exemplo ( a série traz dois namorados que resolvem casos sobrenaturais em Tóquio, e é muito boa, rendendo dois OVAs que já assisti e recomendo :D), além de comuns no próprio gênero shoujo também. Mas como disse antes, aqui tudo é tão sutil que os fãs mais inocentes podem até deixar passar o romance dos dois batido. E já que falamos em Yukito...

- Yukito, Sakura e Shaoran?

FONTE:http://www.fotolog.com.br/fairlyworld_cwt/32070924/
Que Sakura tem uma queda por Yukito está mais do que explícito na série, mas muita gente deve estranhar o fato de Shaoran ficar vermelho cada vez que encontra o moço. É meus amigos, inicialmente Shaoran também tem uma queda por Yukito e sua carinha angelical,rsrs. Novamente aqui temos que deixar um pouco os preconceitos de lado e entender a visão do shoujo, onde o amor é incondicional e ocorre nas mais variadas formas. Isso pode até parecer especulação, mas muito dos atos de Shaoran demonstram que ele tem, no minimo, uma admiração por Yukito (ele chega a disputar com Sakura e Toya a atenção do cara). Porém, mais adiante na série, temos uma revelação que pode explicar essa "atração" de Shaoran por Yukito, ainda que ao meu ver ele estava mesmo era encantado pelo jeito e simpatia do rapaz.
Para finalizar, vamos para uma das maiores polêmicas e que aparece de maneira bem mais velada no anime...

- Rika Sasaki e Yoshiyuki Terada

FONTE:http://gallery.minitokyo.net/view/400510
 No anime, Rika é uma das colegas de classe de Sakura, tendo pouco destaque. Contudo, em alguns momentos ela demonstra estar apaixonada pelo professor da turma, Yoshiyuki Terada. O que muita gente não sabe (inclusive eu, que descobri agora o_O) é que no mangá, Rika e Terada namoram!!! Não bastando o fato do "tabu" aluna e professor, temos ainda o delicado assunto da pedofilia (ainda que tratada de forma "romântica"). Sinceramente, não li o mangá e não tenho base para falar da forma que esse relacionamento é descrita, mas mesmo no anime temos claros indícios dos sentimentos da menina, ainda que neste o professor (aparentemente) não corresponda. Para quem quiser saber mais sobre isso, leia: http://ccs.wikia.com/wiki/Rika_Sasaki#Relationship_with_Yoshiyuki_Terada
Além dessas polêmicas, eu poderia ainda citar a "admiração" de Tomoyo por Sakura, que muitos acreditam ser amor, ou ainda um personagem da segunda metade da série que se veste como mulher e dá em cima de Toya, mas na verdade é um homem, mas acho que já deu para vocês terem uma ideia da profundidade que CLAMP colocou nas relações entre seus personagens, que vai bem mais além do que parece existir à primeira vista.

- Concluindo: 

FONTE:http://tokiorevolution.blogspot.com.br/2010/10/sakura-card-captor-first-season.html
Sakura Card Captors é um anime mais que recomendado para quem procura uma história leve e bem humorada, com um pouco de profundidade nas relações entre os personagens. Com certeza este anime ficou no coração de todos aqueles que o acompanharam um dia. Infelizmente não li o mangá, então não posso comparar ambos, mas acredito que a adaptação foi bem fiel. Arrisco ainda dizer que Sakura Card Captors pode servir como introdução para quem nunca assistiu um shoujo antes, uma vez que este mescla elementos do shonen com o shoujo, permitindo assim uma transição mais ou menos "suave" entre os gêneros. Além é claro, de ser uma introdução ao trabalho do CLAMP ;)
É isso aí, quem ainda não assistiu, dê uma chance para Sakura e seus amigos ;)
Obrigado pela leitura, comentem e até mais!

P.S.: As informações utilizadas neste post foram retiradas de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardcaptor_Sakura (em português)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mah%C5%8D_sh%C5%8Djo (em português).

P.S.2: Esse post ficou bem fofinho né? Rsrsrsrs. Não se preocupem, da próxima vez vou falar de algo mais violento e sangrento,rsrs.


2 comentários:

  1. Oiê! Posso dar uns spoilers? xD Sahushauhs talvez você já tenha lido o mangá agora, então...
    Mas o mangá é muito mais aberto nesse quesito polêmico, embora, muitas vezes, eles citem essas coisas astrológicas de um personagem ou outro.
    Tomoyo assume na caruda que ama a Sakura ...tipo, lésbica mesmo! Mas ela sabe que é impossível e faz de tudo pra menina ficar com Shoran... A mãe da Tomoyo mantinha o mesmo amor pela prima (mãe da Sakura), por isso tem raiva do Fujitaka xD Rika e Terada ficam até noivos, mesmo que escondidos. E eles mantém um amor meio puritano...ele seria algo como...10 anos mais velho e lembrando que no Japão não tem muito dessas de não poder...o problema maior deles era o fato de ele ser professor e ela aluna. Sem contar a professora do Toya, lembra? Que teve um casinho com ele e depois o largou? Enfim, ela fica com o Eriol...D: E ele tb tem 10 anos...mesmo que ele seja o Mago Clow encarnado, ele é criança shuahushas xD Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigado pelo comentário! Nossa, não sabia não O_O Eu não cheguei a ler o mangá, mas parece que o Clamp pintou e bordou em Sakura tbm,rsrsrs.

      Excluir