domingo, 20 de janeiro de 2013

Nanquim&Celulóide # 7: Berserk (1989- ) Pt.2

FONTE:http://animesegames2008.wordpress.com/2008/07/26/berserk/
Fala moçada! E aí, curtiram o último post sobre "Berserk"? Acredito que ficou bem menos completo do que eu planejava, mas deve ter servido para dar uma ideia geral sobre a série e despertar o interesse em quem não conhecia. Agora vamos para o Lado B: o anime.
Boa leitura e não se esqueçam de comentar e dar sugestões!
R.


Lado B: O anime: Berserk (1997-1998)

FONTE:http://tuga-anime.blogspot.com.br/2011/08/berserk-tera-trilogia-nos-cinemas.html
Acreditem se quiser, o anime de "Berserk" foi produzido pelo mesmo estúdio responsável por produzir Pokémon (eu também fiquei de queixo caído o_O), o OLM. Indo ao ar pela primeira vez em outubro de 1997, a série teve seu último episódio exibido em março do ano seguinte, contabilizando 25 episódios. Originalmente, sua exibição ocorria em uma faixa de horário depois da meia-noite, no canal Nippon Television. Logo, a série também não é recomendado para o público mais novo, ainda que seja um pouco menos violenta que o mangá. A direção da série ficou à cargo de Naohito Takahashi (que também dirigiu Figure 17, entre outros animes do estúdio).
Além da animação boa para a época, a série chama atenção pelas músicas de abertura e encerramento. A abertura ganhou a música "Tell Me Why" do grupo Penpals e o encerramento é "Waiting So Long" do Silver Fins. Apesar de ambas as bandas serem japoneses, as duas músicas têm letras em inglês, o que facilita o entendimento para nós ocidentais, fora que as duas são muito boas e viciantes (o que nos leva a sair por ai cantando elas após assistir o anime :P). Fora isso, ainda temos um tema que toca no preview de cada episódio, intitulado "Forces" de Susumu Hirasawa. Este é responsável também pela trilha sonora do anime.
Como já disse anteriormente, este anime se foca mais na chamada Era de Ouro do mangá: a relação de Gatts com o Bando do Falcão até sua decadência. A história é bem fiel, mas muitas liberdades foram tomadas e alguns personagens e eventos simplesmente sumiram (vou falar mais sobre isso adiante).
Recentemente, como já disse no outro post, dois longa-metragens foram lançados nos cinemas japoneses. Ao que parece, o plano dos produtores é contar toda a história do mangá em uma série de filmes. Porém, segundo ainda lendo, o primeiro filme desagradou muitos fãs do mangá por cortar e modificar algumas coisas. Além do que, como já desabafei da outra vez, novamente temos aqui um foco apenas na Era de Ouro, tirando a atenção do restante da obra ¬¬
Bom, mas vamos falar desse anime...

- A história! 
FONTE:http://noticiasanimeunited.com.br/noticias/breve-retorno-do-manga-de-berserk/
Assim como no mangá, o anime inicia com Gatts (já como Espadachim Negro) chegando até uma cidade do reino de Midland. Ele está em busca de um conde que seria apóstolo da Mão Divina. Após se meter em uma encrenca com alguns capangas do conde, ele acaba enfrentando o monstrengo e detonando ele de um jeito foderoso como sempre,rsrs. Nisso ele obtém um behelit, que o tal conde usava. Ele então começa a recordar seu passado e temos um longo flashback (que dura o restante da série) mostrando como Gatts conheceu Griffith e entrou para o Bando do Falcão, e também como sua vida foi destruída no eclipse.
Ou seja, basicamente a história do mangá, mas com algumas diferenças, que vou enumerar abaixo.

- Diferenças entre mangá e anime! 

FONTE:http://garotasgeeks.com/wordpress/2010/09/03/o-fantastico-e-sombrio-universo-de-berserk/
- Personagens cortados!

FONTE:http://berserk.wikia.com/wiki/File:Puck.jpg
 Muitos personagens foram cortados fora na transição para o anime. Dentre os mais importantes estão o elfo Puck e o misterioso Skullknight. A ausência de Puck talvez se deva aos produtores preferirem dar um tom mais sombrio à série (mas o mangá tem o elfo fazendo piadas e nem por isso deixa de ser sombrio), e não é tão sentida, uma vez que o anime acaba após o eclipse. Por outro lado, o fato de Skullknight não aparecer faz com que o desfecho do anime tenha um furo: quem afinal salvou Gatts e Caska do eclipse?? Isso não fica explicado no anime e quem não leu o mangá vai ficar perdido.
Fora isso, alguns personagens também aparecem bem pouco, como o ferreiro Godo, que aqui só faz uma ponta no primeiro episódio e no último, como se estivesse forjando a Dragon Slayer para Gatts, quando no mangá ele já havia feito a espada há muito tempo atrás.

- Eventos mudados!

FONTE:http://www.skullknight.net/forum/index.php?topic=12771.0
 Ainda que os eventos mais importantes permaneçam fiéis ao mangá, alguns acontecimentos menores foram modificados. Por exemplo, após o resgate de Griffith, no mangá o Bando do Falcão enfrenta uma guarda especial do rei, cujo um dos integrantes é um apóstolo. O anime não mostra nada disso e a fuga é bem resumida. Também é bem resumido o tempo que Gatts passa longe do Bando do Falcão. Por outro lado, temos quase todas as maquinações e intrigas do Falcão Branco contra os nobres de Midland intactas. Além do mais, no início do anime alguns moradores de Midland comentam que Griffith se tornou rei, coisa que até agora o mangá não mostrou (e talvez nem mostrará). E mais: a origem de Gatts não é mostrada em detalhes, sendo que o flashback já inicia com ele na luta em que conhecerá Griffith. A cicatriz em seu nariz, por exemplo, ganha outra origem no anime (como ferimento de batalha).

- Uma mudança no tom da história ?

FONTE:http://garotasgeeks.com/wordpress/2012/03/08/top-15-galas-dos-animes/
 Como já disse anteriormente, uma das famas de Berserk é de representar fielmente a vida na Idade Média. Porém, ao ler o mangá, notamos que a história parte muito mais para o lado sobrenatural do que o anime dá à entender. Ou seja, quem só assistir o anime pode ficar com uma ideia diferente sobre a obra, visto que este foca uma parte da obra (importante, é verdade) e deixa de lado o restante. Aqui temos uma presença do sobrenatural bem menos constante e mais contida do que na obra original, apesar de todo episódio começar com Void falando como a Mão Divina controla o destino dos homens.
O anime, então, pode ser encarado muito mais como o retrato de soldados na Idade Média imersos em jogos de intriga e poder, além de batalhas medievais, do que a busca de vingança de um homem contra demônios (mesmo porque ele acaba antes disso :P).

- Um final anti-clímax?

FONTE:http://www.animepro.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=4101&p=68806
Durante minha busca por imagens para este post (parte que não gosto muito,digasse de passagem :P) encontrei um fã dizendo que o final do anime é um tremendo anti-clímax. Na verdade, não é a primeira vez que ouço falar isso. E quem diz isso realmente tem certa razão: o final da série é inconclusivo. Ora, o que temos no final? Após o eclipse, Gatts e Caska escapam de não sei que forma (sendo que Caska nem aparece, só Gatts) e o Espadachim Negro pega sua espada gigante forjada por Godo e vai embora jurando vingança. E só! Claro que quem não leu o mangá deve ter ficado com a pulga atrás da orelha e achado isso broxante. Fora que muita gente deve ter pensado que a série teria uma continuação. Eis que anunciam longa-metragens que, advinhem, recontam a história toda desde o começo! Imagine a ira de quem acreditava que finalmente veria a continuação da busca por vingança de Gatts,rsrs. O mesmo ocorreu recentemente também com Hunter X Hunter, quando a nova animação simplesmente reconta tudo de novo, ao invés de animar as partes do mangá que ainda não foram animadas (se bem que se fizessem isso, teríamos que esperar muuuito tempo até o autor lançar novas histórias ¬¬). Ou seja: assista o anime, mas leia o mangá!

- Concluindo... 
FONTE:http://www.animedokidoki.com/anime/berserk
Berserk, tanto o anime como o mangá, é indispensável para qualquer pessoa que goste de boas histórias, personagens profundos e complexados e intrigas de poder. Ou também para quem simplesmente gosta de ver um cara com uma espada gigante fatiando tudo que aparece pela frente,rsrs. E Gatts é foda demais! Que outro personagem é capaz de cortar um cavaleiro e seu cavalo em um só golpe? Rsrsrsrs.
Então, para quem não conhece ainda a obra de Kentaro Miura, deixo aqui o convite: venham conhecer o Espadachim Negro e seu mundo! Garanto que não vão se arrepender!
Obrigado pela leitura e até mais!

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Berserk_episodes (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário