domingo, 6 de janeiro de 2013

Sessão da Meia-Noite #5: Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

FONTE:http://www.zonafilmes.net/2012/09/assistir-online-resident-evil-o-hospede.html#.UOmycayeO8U
Fala moçada! Tudo bem? Só agora percebi minha falta de educação no post anterior (PRESS START #5), quando nem desejei um feliz ano-novo para vocês,rsrsrs. Foi mal! Rsrsrsrs. Um feliz 2013 para todos!
De volta aqui para falar sobre um filme que para muitos é uma boa adaptação, enquanto para outros já começou denegrindo a imagem da série de games que lhe deu origem: Resident Evil (que no Brasil ganhou o subtítulo "O Hóspede Maldito"). Querem saber o que eu acho? Vamos então comigo para dentro da "Colméia" descobrir quais foram os resultados dos experimentos da Umbrella!
Boa leitura!
R.

P.S.: Comentem, opinem, discordem, reajam! Rsrsrsrs

- A "grife" Resident Evil:

FONTE:http://www.allthelikes.com/application.php?ref=application&quotesFrom=180&quotesTo=200&app=347159
 A menos que você não esteja saindo de um hibernação na Antártida, com certeza deve saber que Resident Evil é uma das maiores séries de "survival horror" dos videogames, criada pela Capcom e disponível em "trocentas" versões diferentes para os mais variados consoles, sendo que seu "debut" foi no finado Playstation 1, com Resident Evil (Biohazard, no Japão) em 1996. De lá para cá vieram várias continuações, além de invasões em outras médias, como mangás, gibis, animações e, é claro, filmes.

Imagem do game original (FONTE:http://gamesantigos.blogspot.com.br/2012/03/resident-evil-1-pc-link-atualizado.html).
O game original trazia dois personagens (Chris e Jill), integrantes de um time especial da polícia de Raccoon City (o S.T.A.R.S., um tipo de "SWAT" local) que se viam às voltas com zumbis e monstros criados pelos experimentos de uma indústria farmacêutica chamada Umbrella Corporation, que secretamente desenvolvia armas biológicas em um laboratório localizado no subsolo de uma mansão nos arredores de Raccoon City. O jogo se passava dentro da tal mansão e se caracterizava pelo clima claustrofóbico e os sustos constantes, além da escassez de armas e suplementos. Apesar de não ser o primeiro do gênero "survival horror" (antes tivemos o "vovô" Alone in the Dark), Resident Evil disparou a onda de jogos de horror, gerando além de sequências, games similares (como Dino Crisis e Silent Hill, entre outros). Tanto sucesso, como sempre, despertou a ganância da indústria cinematográfica de Hollywood e logo o game ganharia uma adaptação para as telonas (na verdade, até que demorou bastante, uma vez que o filme só saiu em 2002, 6 anos depois do primeiro game ser lançado no Japão :P).

- Nas mãos de um profissional (?):

FONTE:http://jogos.uol.com.br/album/a-trajetoria-de-resident-evil_album.htm
 Para transpor Resident Evil dos games para as telas do cinema, a Constantin Films (principal produtora da película) resolveu delegar a tarefa à alguém que já tinha outra adaptação no currículo: Paul W.S. Anderson, que em 1995 havia adaptado (com sucesso) outra grande franquia dos games, Mortal Kombat.

O diretor inglês Paul W.S. Anderson (FONTE:http://es.residentevil.wikia.com/wiki/Paul_W.S._Anderson).
Dessa vez, o diretor inglês atuou não só na direção: ele também foi o roterista e produtor do filme. Ou seja, teriamos um "Paul W.S. Anderson's Resident Evil",rsrsrs. Segundo entrevistas presentes nos bônus do DVD, Paul jogou todos os games até então lançados (RE1, RE2, RE3:Nemesis e RE Code: Veronica) para buscar inspiração para o roteiro. Contudo, ele preferiu seguir uma história diferente dos games originais, criando um tipo de "prequel" para o primeiro jogo: o filme se propõe a mostrar o que aconteceu na mansão antes da equipe do S.T.A.R.S. chegar no local e como a infecção zumbi começou. Bom, em partes ele teve sucesso...
Para protagonizar o filme, Paul escalou a ucraniana Milla Jojovich (famosa pela atuação em "O Quinto Elemento", com Bruce Willis), além de contar com os nomes de Michelle Rodriguez ("Velozes e Furiosos"), Eric Mabius ("The Crow: Salvation") e James Purefoy (da série "Rome") no elenco. A trilha sonora ainda contava com ninguém mais ninguém menos que Marylin Manson. O filme foi lançado nos cinemas americanos em março de 2002 e recebeu distribuição da Screen Gems (subsidiária da Sony Pictures), chegando ao Brasil em maio do mesmo ano. Custando cerca de 33 milhões de dólares, Resident Evil foi um sucesso de bilheteria, gerando uma receita de aproximadamente 103 milhões, mais que o triplo de seu custo. O resultado foram, até agora, 4 sequências, todas com Milla Jojovich e Paul W.S. Anderson no comando (ambos se casaram em 2009).

- A história:

A bela Milla Jojovich é Alice (FONTE:http://warezone.biz/showthread.php?t=44693&langid=1).
O filme começa com uma figura misteriosa roubando alguns recipientes do laboratório subterrâneo da Umbrella Corporation. Estes contém o chamado T-Virus (o vírus responsável por toda a epidemia zumbi dos games) e o ladrão, após roubar o vírus, joga um dos frascos no chão no laboratório antes de partir (só de zueira,rsrs). O resultado é que o vírus começa a se espalhar pelas instalações e contaminar os cientistas. Porém, o laboratório (chamado de The Hive, a Colméia) é controlado por um super computador batizado de Rainha Vermelha (Red Queen) que é uma inteligência artifical com a aparência de uma menininha (?!). A Rainha Vermelha, vendo a confusão que o vírus causaria, resolve tomar "medidas drásticas": ela mata todos os cientistas e sela a Colméia.
Após isso, somos apresentados à nossa heroína: Alice (Jojovich) desperta nua em uma banheira dentro da mansão.Parece que os diretores adoram mostrar Milla nua, desde que ela apareceu assim em "De Volta à Lagoa Azul" (sim, é ela no clássico da Sessão da Tarde,rs). Bom, Alice acorda e está completamente desorientada, sem saber nem quem mesmo ela é. A moça começa então a andar pela mansão (que diga-se de passagem lembra muito à do game original) até que ouve sons estranhos vindos de fora. Assustada, ela volta para dentro da mansão e é abordada por um homem, Matt (Eric Mabius), que diz para ela fugir. Não demora muito para a mansão ser, literalmente, invadida por soldados vestindo máscaras pretas e que chegaram em um helicóptero, quebrando as janelas.

Matt (Eric Mabius) (FONTE:http://www.aveleyman.com/ActorCredit.aspx?ActorID=31816).
TEMPO! Não era para ser um "prequel" do game original? Então por que diabos eles estão quebrando toda a mansão?! Sendo que quando Chris e Jill chegam ao local ele esta perfeito?! Já viram que o filme não segue a história do jogo ¬¬ Continuando...
A equipe de soldados pertence a Umbrella e foi enviada para investigar o que está havendo na Colméia, já que eles perderam contato com ela. Os homens então pegam Alice e Matt e atravessam o espelho (a passagem que leva a Colméia fica atrás de um espelho, alguém lembrou de "Alice no País dos Espelhos"?) para adentrar o laboratório.
A equipe é composta pelo especialista em computadores Kaplan (Martin Crewes), o líder James "One" Shade (Colin Salmon), J.D. Salinas (Pasquale Aleardi), a médica sem nome (Liz May Brice) e Rain (Michelle Rodriguez). Para variar, Michelle Rodriguez interpreta a mulher casca grossa (papel que ela vive reprisando :P).

Rain (Michelle Rodriguez) é casca grossa (FONTE:http://www.residentevilspace.com/2012/02/rain-ocampo-saiba-mais-sobre-volta.html).

Para chegar até a Colméia (que fica há vários quilômetros das superfície de Raccoon City), a equipe precisa pegar um trem na estação abaixo da mansão. Dentro do trem, eles acabam encontrando Spence (James Purefoy), que está desacordado e também perdeu a memória, como Alice. A perda da memória dos dois se deve à um gás liberado pelo computador da Colméia, segundo a médica sem nome relata :P Outra coisa: sempre achei que o papel de James Purefoy se chamava "Spencer" (uma referência ao proprietário original da mansão do game), mas todas as fontes indicam seu nome como Spence, vai saber então :P

Spence (James Purefoy) (FONTE:http://www.zedwordblog.com/2012/07/resident-evil-movie-review.html).


Após finalmente chegar à Colméia, a missão da equipe finalmente fica clara: a Umbrella perdeu contato com a Rainha Vermelha à algumas horas e mandou eles para saber o que está acontecendo. TEMPO de novo! Quer dizer que eles têm um super computador tomando conta do laboratório, mas não conseguem saber o que está acontecendo dentro dele de fora?! Bullshit total ><; Mas, vamos lá...
Não demora muito para a turma descobrir que todo mundo está morto e as salas estão trancadas. Eles então deduzem que o computador elouqueceu e matou geral, e resolvem desligar a Rainha Vermelha. Porém, isso fará com que as salas se abram e liberem tudo que está dentro... Logo todos descobrem que a Umbrella esconde muito mais segredos do que imaginam e Alice e cia vão ter que sobreviver à uma horda faminta de zumbis.

- Parecido, mas...

Capa de uma das edições nacional (FONTE:http://ewmix.com/filme/1002/resident-evil-o-hospede-maldito-edicao-de-luxo).
 Sinceramente, eu gosto deste filme :D E tenho a edição em DVD da imagem acima.
Resident Evil não é uma adaptação perfeita, mas ao menos transmite um pouco do clima claustrofóbico do primeiro game: Alice e os outros se vêm presos na Colméia, cercados por zumbis e com poucos recursos para fugir. Isso sim é Resident Evil!
Claro que também temos muitas besteiras: como as cenas de ação de Alice, chutando cães zumbis, ou os diálogos totalmente clichês entre Rain e Salinas. Porém, não demora muito para o filme virar a tradicional ação com zumbis: com metade do elenco indo para o saco, e a outra metade fugindo dos mortos vivos, não faltando nem o tradicional drama do personagem que é infectado. Tudo muito familiar para quem está acostumado com filmes de zumbi, mas mesmo assim diverte em seus 100 minutos de duração. O final então, é competente e diria até que ousado e criativo. Infelizmente, a franquia não terminou aqui ¬¬ As sequências só foram piorando com o decorrer do tempo e se afastando cada vez mais do espírito dos games originais, de modo que o único filme que se salva é este (o seguinte já transforma Alice em uma super humana caçando zumbis ¬¬).
Os fãs podem encontrar várias referências aos games, principalmente à Resident Evil CODE: Veronica (que na época do filme era o jogo mais recente). Temos por exemplo o nome gravado no trem (ALEXIA) que é o mesmo nome da principal vilã de CODE: Veronica, além da Rainha Vermelha, que também faz alusão a mesma personagem. De resto, o filme cria sua própria mitologia. Curiosamente, os produtores da CAPCOM parecem ter gostado de algumas ideias de Anderson, já que nos games posteriores algumas situações do filme aparecem. Podemos citar por exemplo o trem que aparece em Resident Evil Zero (um verdadeiro prequel do primeiro game, que saiu para Game Cube no mesmo ano do filme), ou a famosa armadilha laser, que também deu as caras em Resident Evil 4 (de 2005).
Concluindo: Paul W.S. Anderson pode não ter repetido o êxito de Mortal Kombat com esta adaptação, mas ao menos fez um filme competente e que tem um "que" do game original, coisa que as continuações acabariam por destruir por completo :S
Bom, é isso ;) Em breve, talvez, eu fale sobre o fiasco chamado "Resident Evil: Apocalypse" que foi, literalmente, apocalíptico para os fãs,rsrrs.
Até mais!

P.S.: Até hoje não deixo de pensar que a série LOST tem muitos pontos em comum com este filme,rsrsr. Como as cenas començando nos olhos dos personagens, Michelle Rodriguez, flashbacks, referências à Alice no País das Maravilhas,etc. Bom, mas é só uma teoria minha,rs

P.S.2: Todas as informações retiradas de: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_%28film%29 (em inglês) e suas ramificações ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário