domingo, 20 de janeiro de 2013

Nanquim&Celulóide # 7: Berserk (1989- )

FONTE:http://www.jefusion.com/2011/07/berserk-anime-movie-title-confirmed.html
Fala moçada! Tudo bem? Curtiram o último post, sobre Sakura Card Captors? Como prometido, após falar de um título mais leve e colorido, vou agora falar de outro que é o extremo oposto: Berserk! Isso mesmo, finalmente Gatts vai ter vez aqui no blog. E como de costume, vou aqui dividir a obra em dois lados: o mangá (lado A) e o anime (lado B). Mas atenção: estarei aqui considerando apenas o primeiro anime, já que ainda não tive a oportunidade de assistir a nova adaptação (que saiu direto para o cinema). Tudo certo então? Vamos agora para o mundo medieval de Berserk!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.



Lado A: O mangá: Berserk (1989- )

Capa do primeiro volume encadernado original (FONTE:http://www.ifilmdb.com/Manga/series.php?manga_id=2).
 Berserk é criação de Kentaro Miura (1966- ). A ideia para a criação de Gatts e seu universo surgiu primeiramente em um protótipo (capítulo piloto) de 48 páginas que venceu um concurso da Comi Manga School no ano de 1988. Inclusive, tal protótipo (intitulado Berserk Prototype) foi publicado em um dos volumes encadernados do mangá ( o volume 14 ou 28 na edição brasileira). A partir de 1989, Berserk passou a ser publicado na revista Young Animal, da editora Hakusensha. A revista é especialista em publicar mangás seinen e tem periocidade bimensal (saem dois volumes por mês). Dentre os mangás publicados na Young Animal está Futari Ecchi (que é publicado aqui pela JBC). Inicialmente a revista se chamava "Animal House", mas mudou para o nome atual em 1992.

O autor em uma foto antiga (FONTE:http://thebandofthehawk.wordpress.com/2012/01/07/kentaro-miura/).
 Berserk continua sendo publicado no Japão e ainda não tem previsão para sua conclusão. Atualmente o mangá conta com 332 capítulos, sendo que a edição encadernada conta com 36 volumes.
No Brasil, o mangá é publicado pela Panini Comics desde 2005, na versão meio-tankobon, contabilizando até agora 72 volumes (ou seja, já alcançamos o original, o que provoca um hiato na publicação da edição nacional :P). Eu considero a edição nacional muito boa, no conhecido padrão da Panini, contendo notas de tradução e glossário no final do volume, além de curiosidades históricas e mesmo um espaço para cartas dos leitores (o Correio do Falcão), que sempre trazia boas perguntas e até sugestões de pauta.

Capa da primeira edição nacional. As capas melhoraram muito no decorrer da publicação :P (FONTE:http://www.comicvine.com/berserk-vol-1/37-285255/).
Berserk se caracteriza por ser um mangá "dark", contendo muita violência e situações adultas. Ou seja, não é de forma alguma recomendado para menores de dezoito anos. Porém, não devemos confundir o excesso de violência e sangue da obra com falta de história: a obra conta com uma história muito bem elaborada e com referências históricas da Idade Média. Além disso, a arte é um verdadeiro colírio para os olhos: muito detalhada e extremamente agradável! Fora que o mangá é conhecido por fazer uma representação muito fiel do período da Idade Média, incluindo as tramas políticas da época, além do design das construções. De qualquer modo, eu considero um excelente mangá e recomendo à todos que desejem uma história profunda e "dark". Claro que não é recomendado aos leitores mais sensíveis, mesmo porque muitas vezes além do sangue a história incorpora alguns elementos de terror e mesmo situações pertubadoras. É, Miura sabe como "pesar a mão" de vez em quando,rs. Mas vamos à história...

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Berserk_%28mang%C3%A1%29 (em português)
                http://en.wikipedia.org/wiki/Berserk_%28manga%29 (em inglês)
                http://thebandofthehawk.wordpress.com/2012/01/07/kentaro-miura/ (para saber mais sobre o autor, em português)

- O início: O Espadachim Negro! 
Gatts e Puck (FONTE:http://www.cosplay.com/showthread.php?t=41490).
Berserk começa com uma homem misterioso chamado Gatts chegando até uma cidade. Gatts carrega uma espada enorme (a Dragon Slayer, ou Matadora de Dragões), tem uma prótese mecânica no lugar do braço esquerdo e não tem o olho direito (mantém estre sempre fechado). Além disso, ele possui uma estranha cicatriz no pescoço, com o formato de um símbolo. Devido sua aparência, Gatts é apelidado de "Espadachim Negro" (Black Swordsman, no original). Aos poucos descobrimos que Gatts (também chamado Gutts em algumas traduções) está em uma missão: ele busca derrotar os membros de um grupo chamado "Mão Divina" (God Hand, no original). Estes são seres sobrenaturais com aparências assustadoras (demônios?) que dizem controlar o destino dos humanos. Ao mesmo tempo que caça estes, demonstrando ódio principalmente por um dos seus integrantes (chamado Femto), Gatts também é caçado por criaturas sobrenaturais: a cicatriz em seu pescoço sangra cada vez que um demônio se aproxima e o cheiro do sangue faz com que eles sejam atraídos até nosso herói. Como curiosidade vale dizer que o design dos membros da "Mão Divina" se assemelha muito ao design dos Cenobitas do filme "Hellraiser" (que já comentei aqui no blog). Ao que parece Miura se inspirou nos monstros criados por Clive Barker, além da própria obra ter um "que" de "Hellraiser", com muito sangue e sexo :P

Os membros da "Mão Divina", sendo que o último é o Femto (FONTE:http://thebandofthehawk.wordpress.com/2012/04/15/analisereview-volume-03-2/).
Durante este primeiro arco, somos apresentados ao ambiente em que a história vai se desenrolar, além de conhecermos bem pouco sobre Gatts, cuja alma atormentada parece guardar algum segredo sombrio no seu passado. Fora isso, temos o encontro de Gatts e Puck, o elfo. Este é resgatado por Gatts (meio que sem querer) durante o início do arco e passa a acompanhar o Espadachim durante toda a história. Puck pode ser considerado um alívio cômico ao sempre tenso clima que permeia Berserk.
Este primeiro arco, que pode ser considerado uma introdução à história do mangá, dura do capítulo 1 até o capítulo 8 (volume 1 ao 3). Após isso, somos apresentados à um longo flashback que conta o passado de Gatts e mostra como ele chegou até onde está e se transformou no homem frio e calado que viria a ser conhecido como Espadachim Negro.

- O passado de Gatts: A Era de Ouro! 

O passado glorioso de Gatts (FONTE:http://www.flogao.com.br/worldofberserk/47677352).
Este arco é o mais famoso da obra e é o foco principal da série em anime e dos dois longa-metragens que foram lançados no Japão recentemente. Na minha opinião, este arco é sim muito importante, mas não é aqui que temos a verdadeira "essência" de Berserk. Afinal, no fundo Berserk é uma história sobre um homem buscando vingança contra demônios e lutando contra seres sobrenaturais. Porém, aqui temos muito mais um enredo de batalhas da Idade Média, além de intrigas, com muito poucos toques sobrenaturais (perto do final isso muda). De modo que, de certa forma, eu fico um pouco revoltado com o excessivo foco que os produtores dão à esta fase do mangá (é muito parecido com o que acontece com Dragon Ball, onde as aventuras de Goku adulto são mais valorizadas que o início da série). Tanto é que produziram uma segunda adaptação animada para esta saga, enquanto o restante da obra permanece unicamente no mangá! Ou seja, quem ver só as séries animadas pode ter uma ideia errada sobre o que realmente é Berserk... Bom, mas agora que desabafei, vamos ao enredo,rsrs.
Gatts teve um passado duro e marcado por tragédias, começando por seu nascimento. Ele simplesmente nasceu do cadáver de uma mulher enforcada por suspeita de ser bruxa! O bebê despenca no chão em uma poça de sangue e é encontrado por uma mulher chamada Shisu, que é esposa do comandante de um exército de mercenários. A mulher o batiza de Gatts e passa à criá-lo como se fosse seu próprio filho. Porém, três anos depois, a mulher morre vítima da praga e o menino passa a ser criado pelo líder dos mercenários, um homem chamado Gambino. Gatts passa o pão que o diabo amassou nas mãos de Gambino, já que o mesmo o trata de forma violenta e possui uma personalidade um tanto psicótica. Ao mesmo tempo, ele treina o garoto para ser um espadachim e integrar o bando de mercenários. Logo Gatts começa a desenvolver grande habilidade em manejar espadas, principalmente espadas maiores que ele, uma vez que não existem espadas para crianças e ele é obrigado a treinar com espadas de adultos.
Em um episódio chocante, Gambino "aluga" Gatts para um dos homens do exército (sem o menino saber) e este estupra o garoto o_O. É, vai vendo que ele não teve uma vida fácil...
Após algum tempo, Gambino acaba ferido em batalha e perde uma perna, o que acaba de vez com sua carreira de mercenário. Frustrado, Gambino passa a ficar cada vez mais enlouquecido, até que em uma noite ele ataca Gatts. O garoto se defende e acaba matando acidentalmente seu "pai adotivo"...

Gatts mata Gambino (FONTE:http://berserk.wikia.com/wiki/Gambino).
Os membros do grupo de mercenários descobrem o assassinato de seu líder e tentam matar Gatts. O garoto consegue fugir, e durante a fuga enfrenta alguns dos homens. Aqui ele demonstra o que o faria tornar um espadachim tão conhecido e o que dá o título ao mangá: berserk. Afinal, o que é isso? Berserk (ou berserkers) eram guerreiros nórdicos ferozes que entravam em fúria assassina e incontrolável antes de qualquer batalha. Ou seja, entrar em "berserk" é entrar em uma fúria cega, acertando tudo que está diante dos olhos. O mangá tem este título porque durante as batalhas Gatts muitas vezes entra neste estado berserk (quem assistiu Neon Genesis Evangelion deve achar esta expressão familiar) e sai cortando tudo que vê pela frente (algumas vezes até atingindo aliados). Para mais informações sobre isso e a origem do termo, ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Berserker
Continuando, Gatts escapa dos mercenários, mas é obrigado agora à procurar outro lugar para viver. Ele passa então à atuar como mercenário em outro bando. Como curiosidade, vale dizer que a cicatriz que Gatts carrega no nariz foi causada por Gambino, diferente do que o anime mostra.
Anos depois, Gatts está em uma batalha da chamada Guerra dos 100 anos, uma guerra que está envolvendo os reinos de Tudor (uma referência à Inglaterra) e de Midland (aparentemente, baseado na França). Durante a batalha, Gatts conheceria o homem responsável por mudar sua vida para sempre: Griffith, também conhecido como o Falcão Branco.

Griffith, o Falcão Branco (FONTE:http://www.nemumpoucoepico.com/2010/05/para-gostar-de-hqs-4-berserk/).
Griffith é líder de um grupo de mercenários chamado de "Bando do Falcão". Não vou aqui repetir os adjetivos que toda matéria sobre Berserk dão à Griffith (que ele é carismático, líder nato,etc.) ¬¬ Basta dizer que Griffith é um homem com um plano e que faz tudo que for necessário para alcançar isso, sendo que é capaz de atrair as pessoas para a sua causa. Ou seja, é um líder carismático :P
O Falcão Branco fica admirado com as habilidades de Gatts e resolve recrutá-lo para o Bando do Falcão. Contudo, Gatts é recusa a oferta. Griffith então o desafio para um duelo e diz que se Gatts fosse derrotado, ele entraria para o bando. Gatts aceita o desafio e acaba derrotado por Griffith. Sem alternativa, ele entra para o Bando do Falcão. Entre os membros do bando temos Caska (única mulher do bando e que no início não vai com a cara de Gatts), Pippin (um gigante de bom coração), Judeau (um habilidoso guerreiro que usa lâminas de arremesso), Corkus (um tipo meio trapaçeiro e que também não vai com a cara de Gatts), Rickert (o membro mais jovem do grupo) e Gaston (que logo se torna um grande amigo de Gatts).

Da direita para a esquerda: Corkus, Judeau, Caska, Griffith (ao fundo, de costas), Pippin e Rickert (FONTE:http://www.theanimegallery.com/gallery/image:19480/the-band-of-the-hawk).
Apesar de no início Gatts manter certa distância dos membros do bando, aos poucos ele vai se aproximando de todos, até chegar ao ponto de considerá-los como uma grande família, da qual ele próprio faz parte, coisa que nunca tinha acontecido na sua vida antes.
Conforme as batalhas vão acontecendo, Gatts e o Bando do Falcão vão ficando cada vez mais poderosos e afamados, chegando ao ponto de Griffith receber um título de nobre do reino de Midland. Logo descobrimos o sonho do Falcão Branco: ele deseja fundar seu próprio reino e não vai poupar esforços e intrigas para atingir seu objetivo, o que inclui usar a apaixonada princesa Charlotte (que morre de amores pelo galante Griffith) para chegar à realeza. Em meio à tudo isso, Gatts começa a se aproximar cada vez mais de Caska e também a se questionar sobre qual seria seu real objetivo na vida.
Durante uma das batalhas que tomam parte, Gatts e Griffith se deparam com um homem conhecido como Zodd, o Nosferatu (imortal).

Zodd, o Nosferatu (FONTE:http://myanimelist.net/character.php?id=600).
Após uma luta feroz, onde Gatts e o Falcão Branco conseguem encurralar o guerreiro monstruoso, este surpreende os dois ao se transformar em um tipo de leão com asas e chifres o_O  Está é a primeira vez que Gatts se depara com uma criatura sobrenatural.

Zodd mostra sua real forma (FONTE:http://www.postavy.cz/nosferatu-zodd/).
A situação fica preta e quando Zodd está prestes a matar Gatts e Griffith, ele repara que o Falcão Branco possui um colar com uma pedra vermelha no pescoço. Este é o chamado "Behelit" o qual é conhecido como o "Ovo do Conquistador". Ao ver o colar, Zodd interrompe seu ataque e parte, não sem antes profetizar para Gatts o seguinte: "se você considera este homem seu amigo (Griffith), você vai morrer assim que ele alcançar suas ambições". Ambos ficam muito feridos e assustados, mas partem do local sem pensar muito no que o monstro dissera.

O Behelit de Griffith (FONTE:http://blondesearch.ru/index.php?key=%E5%89%A3%E9%A2%A8%E4%BC%9D%E5%A5%87%E3%83%99%E3%83%AB%E3%82%BB%E3%83%AB%E3%82%AF&page=1).
Gatts e o Bando do Falcão continuam vencendo muitas batalhas e a guerra está perto de terminar, com a vitória de Midland. Em uma das batalhas, Gatts entra em modo berserk e acaba derrotando 100 homens, o que lhe garante o apelido de Hundred Man Slayer (Matador de Cem Homens). Contudo, apesar das muitas glórias Gatts continua pensando sobre qual seria seu real objetivo na vida, uma vez que todos ao seu redor parecem ter sonhos e metas. Aos poucos ele acaba se convencendo que deve deixar o Bando do Falcão e partir para uma jornada solitária em busca de seus próprios objetivos. Porém, ao contar seus planos para Griffith este fica irritado e diz que só permitirá que ele parte caso o derrote em batalha. Para surpresa geral, Gatts derrota o Falcão Branco facilmente e assim deixa o Bando do Falcão. Isso faz com que Griffith entre em depressão (é sério!) e ele começa a perder seu poder. Logo ele entra em desespero e para conquistar seu sonho resolve invadir o quarto da princesa Charlotte para tentar conquistá-la e assim virar um possível sucessor do rei. Contudo, o Falcão Branco é pego pelos guardas do castelo e o rei (que nutria um ciúme doentio pela filha) encara o ato como uma traição. Além do que, desde o começo muitos nobres não admitiam que Griffith, um réles soldado mercenário, fosse parte da nobreza. De modo que durante a história muitas intrigas políticas tomaram parte, inclusive com uma tentativa de assassinato ao Falcão Branco. Logo, ao ser pego no quarto da princesa, os nobres têm a oportunidade perfeita para desmoralizar e acabar com o líder do Bando do Falcão. Griffith é então preso como traidor e o Bando do Falcão é caçado e perde toda sua glória.
Enquanto isso, durante sua jornada solitária, Gatts conhece o ferreiro Godo e sua filha adotiva Erica, além do misterioso Skullknight.

O misterioso Skullknight (FONTE:http://www.animevice.com/the-skull-knight/18-15229/all-images/84-54621/skull/83-21598/).
Porém, logo Gatts descobre o que aconteceu com Griffith e o Bando do Falcão. Ele se une aos membros remanescentes do Bando, entre eles estão Caska, Judeau, Pippin, Corkus e Gaston, para resgatarem Griffith, que está preso à um ano. Após alguns combates, Gatts e cia (com a ajuda da princesa Charlotte) conseguem encontrar o Falcão Branco, mas descobrem que durante seu tempo de prisioneiro ele foi duramente torturado, tendo seu corpo quase que completamente destruído (o que impede que ele lidere novamente o bando). Mesmo assim, Gatts e os integrantes do Bando fogem com ele, tentando escapar dos perseguidores enviados por Midland. Estranhamente, começam a surgir diversas criaturas sobrenaturais no caminho do Bando do Falcão. Logo a razão disso é explicada: um eclipse ocorre e o behelit de Griffith invoca os "Mãos Divina". Todos são levados para uma dimensão alternativa, onde o líder dos monstros (Void) diz que ocorrerá uma cerimônia de sacrifício para que surja o novo membro da "Mão Divina". 

Griffith no cenário do Eclipse (FONTE:http://berserk.wikia.com/wiki/Eclipse).
 Para surpresa de todos, o tal novo membro é ninguém mais ninguém menos que Griffith. Para se tornar o Quinto Mão Divina, o Falcão Branco deve sacrificar seus companheiros do Bando do Falcão. Void pergunta se Griffith aceita isso e este responde que sim, para surpresa de Gatts. Void então marca todos os membros do bando com um sinal (a marca do sacrifício).

Void e a marca do sacríficio (imagem do anime) (FONTE:http://www.pobladores.com/channels/aficiones_y_tiempo_libre/BERSERK/area/10/subarea/4).
 O que ocorre em seguida é um massacre: todos os membros são mortos e devorados por monstros, enquanto Griffith entra dentro de uma mão gigante onde começa a se transformar. Enquanto isso, Caska e Gatts lutam para sobreviver. Logo só sobram os dois e Gatts presencia o nascimento de Femto, o Quinto Mão Divina.

O nascimento de Femto (FONTE:http://www.tumblr.com/tagged/femto).
Em uma das cenas mais odiosas dos mangás (e que vão fazer você odiar Griffith/Femto tanto quanto Gatts), Gatts é segurado por monstros e forçado à assistir Femto estuprar Caska. Gatts então atinge o limite do ódio e corta fora seu próprio braço para tentar atacar Femto! Isso porém se mostra inútil, pois logo ele é preso novamente e tem seu olho furado pela garra de um dos monstros. Quando ambos estão prestes à ser mortos por Femto, Skullknight invade a dimensão do eclipse e os resgata.
Algum tempo passa e descobrimos que Caska agora perdeu a razão (ela não fala mais), enquanto Gatts se recupera de seus ferimentos na casa de Godo. Lá ele se decide por sair em uma busca de vingança contra Griffith e a "Mão Divina", caçando seus apóstolos (nome dos seguidores deles). Contudo, Skullknight informa que como ele e Caska possuem marcas do sacríficio, eles seram constantemente perseguidos por demônios e monstros. Gatts então decide deixar Caska com Godo, em uma caverna pertencente no passado à elfos (ou duendes, não lembro) onde a garota estaria protegida. Ele então ganha sua prótese mecânica de Godo, além de encontrar a espada Dragon Slayer durante o ataque de um apóstolo à casa do ferreiro. Assim Gatts parte em sua jornada, que o levaria ao começo do mangá, como vimos...

- O futuro de Gatts! 

FONTE: http://patrulhanoturna.blogspot.com.br/2008/04/desenhos-para-todos-os-gostos.html

Bom, acho que acabei me empolgando e contando demais do mangá,rsrs. Pois bem, basta dizer que apartir do capítulo 95 (volume 14) voltamos a acompanhar Gatts ao lado de Puck, no ponto em que o mangá parou antes do flashback. E é então que a história realmente vai evoluir, com Gatts ficando cada vez mais "animal" e seguindo em sua caçada contra os apóstolos e a Mão Divina. Posso dizer que muita coisa rola e temos inclusive um retorno de Griffith, além da formação de um Novo Bando do Falcão. Além do que, novos personagens se unem a Gatts e temos inclusive o retorno de Caska.
Atualmente, o mangá conta a viagem de Gatts e cia à terra natal de Puck, onde Caska poderia ser curada. Porém, em meio à isso temos uma guerra entre Midland e um reino vizinho, que envolve o renascido Falcão Branco e o novo Bando do Falcão.
Bom, acho que não preciso me alongar mais para dizer que Berserk é um mangá imperdível para quem curte uma história complexa e não liga para altas doses de violência e temas adultos!
Obrigado pela leitura, não esqueçam de comentar e não deixem de conferir o Lado B, que publicarei em breve, falando sobre a adaptação em anime!
Até mais!

FONTES: http://en.wikipedia.org/wiki/Berserk_%28manga%29 (em inglês)
                http://pt.wikipedia.org/wiki/Berserk_%28mang%C3%A1%29 (em português)






4 comentários:

  1. Cara Amei o Blog adoro o anime tambem!!!
    Parabens boa sorte;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Seu comentário é muito importante! Espero em breve estar postando coisas novas no blog ;)
      Abraço!

      Excluir
  2. parabéns cara sua pagina é ótima. :)

    ResponderExcluir
  3. parabéns cara sua pagina é ótima. :)

    ResponderExcluir