domingo, 6 de janeiro de 2013

PRESS START # 5: Silent Hill 3 (PS2)

FONTE: http://www.unionrip.com/forum/portal.php?np=1456
Fala moçada! Depois de mais um longo, longo inverno,rsrsrs, retorno para um post inédito! Aproveitando que estou de férias da faculdade e o TCC já está pronto (graças a Deus), estou dedicando meu tempo a revisitar a minha "biblioteca" de jogos do PS2. E por pura coencidência, enquanto no último "PRESS START" falei de Silent Hill 2, neste estarei falando do jogo que acabei de terminar: a sequência, Silent Hill 3! Então apertem "start", equipem suas armas e vamos ajudar Heather Manson a escapar deste pesadelo que é Silent Hill!
R.

P.S.: Comentem e opinem!



- De volta as raízes:

FONTE:http://www.playstationblast.com.br/2012/12/blast-from-past-silent-hill-3-ps2.html
Como disse no post sobre Silent Hill 2 (PRESS START #4), Silent Hill teve seu início no PS1 em 1999. O primeiro game contava a busca de Harry Manson por sua filha (Cheryl) perdida na fantasmagórica cidade de Silent Hill. Contudo, o game de 2001 (Silent Hill 2) não era uma sequência direta de seu antecessor: trazia apenas a ambientação de Silent Hill, mas contava com novos personagens e uma história sem ligação com o primeiro game da série. A principio os fãs ficaram com um pé atrás, mas após jogarem a (excelente) história de SH2, não tinha como criticar o game. Porém, no ano de 2003, a Konami lançaria o terceiro título da franquia, que surpreendentemente continua a história do primeiro game da série. "Epa, então eu preciso jogar Silent Hill 1 para poder jogar Silent Hill 3"? Não, não mesmo. Eu nunca joguei SH1 e entendi perfeitamente a trama de SH3 (apesar que ter um plano de fundo sobre o que acontece no primeiro game torna as coisas mais claras).
Como eu joguei primeiro SH2 e depois SH3 (seguindo a lógica :S) fica meio inevitável fazer comparações entre os dois, sendo que estas vão aparecer ao longo do texto. Levando em conta que estamos falando da mesma série e do mesmo sistema (PS2), acredito que não estarei sendo injusto em comparar os dois games.

- A história: 

A protagonista do game, Heather (FONTE:http://www.giantbomb.com/silent-hill-3/61-10369/).
O game não perde tempo e já inicia colocando a nossa protagonista, a jovem Heather, dentro de um parque de diversões macabro e cheio de criaturas bizarras. É, mais um dia típico em Silent Hill :P Após essa introdução, que serve para conhecer os comandos e se situar no game, descobrimos que tudo não passou de um pesadelo e Heather está sã e salva dentro de uma lanchonete (Happy Burguer) em um shopping center. Contudo, não demora muito para as coisas se complicarem: a garota percebe que está sendo seguida por um homem. Este é Douglas, um detetive particular que foi contratado para encontrá-la.

O detetive particular, Douglas Cartland (FONTE: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?p=29280208).
Heather, presentindo que isso ia dar confusão, resolve dar um "perdido" no detetive e foge. Contudo, no meio de sua fuga, ela acaba se deparando com a enigmática Claudia, uma mulher que parece conhece-la de algum lugar. E em meio a tudo isso, o shopping começa a "mudar", se tornando um lugar macabro tal como Silent Hill, e lotado de monstros. Heather precisa agora então se livrar das terríveis criaturas que infestam o lugar e encontrar uma saída, tudo para chegar em casa e encontrar seu pai à tempo de comemorar seu aniversário de 17 anos.

A misteriosa Claudia (FONTE:http://www.giantbomb.com/silent-hill-3/61-10369/).

Agora vocês se perguntam: e onde entra a trama do primeiro game? Pois bem, acredito que o que eu vou dizer aqui já nem pode ser considerado spoiler (uma vez que qualquer sinopse do game cita esta informação): Heather é ninguém mais ninguém menos que a filha de Harry Manson, protagonista do primeiro game. Sim, ela é Cheryl, a garota que fez ele percorrer toda Silent Hill no game do PS1. Na verdade seu nome completo é Heather Cheryl Manson. Ela mudou de nome pois após os eventos do primeiro jogo, a seita religiosa de Silent Hill (alguns integrantes permaneceram vivos) passou a perseguir Harry e a menina. Mas por que eles têm tanto interesse em Cheryl? Bom, isso também remete ao primeiro game e agora sim, podemos considerar até um spoiler (pois tem haver com um dos finais do game de PS1), porém, considero um spoiler médio,rs. Alerta de SPOILER:

Cheryl é na verdade uma reencarnação de Alessa, uma menina de Silent Hill que serviu de hospedeiro para o deus cultuado pela seita. Em um dos finais do game, após Harry matar o tal deus, um bebê lhe foi dado: esta é a nova Cheryl, que é a Heather com quem jogamos. 

Fim de SPOILER.

Pois bem, durante sua jornada Heather ainda topará com mais um outro personagem importante (ou nem tanto,rs): Vincent. Este também permanece com uma postura misteriosa e nunca sabemos de que lado da trama ele está.

Vincent, será que podemos confiar nele? (FONTE:http://www.ign.com/wikis/silent-hill-hd-collection/Vincent_Smith).


Apesar do game se iniciar fora de Silent Hill, no decorrer da trama vamos descobrindo mais sobre o passado de Heather e acabamos por (re)visitar a famosa cidade assombrada. Inclusive, temos a oportunidade de rever alguns dos lugares em que James Sunderland esteve em Silent Hill 2 (como o Brookhaven Hospital e suas terríveis enfermeiras).

- Melhorias, mas...  

Heather enfrentar um "cãozinho" de Silent Hill (FONTE:http://survivalhorrorlist.blogspot.com.br/2012/03/silent-hill-3-review-score-1010.html).
 Quem leu meu post sobre Silent Hill 2, deve se lembrar que eu elogiei bastante o game (principalmente pela sua história e personagens), mas também fiz algumas críticas quando aos gráficos e até a jogabilidade. Incrivelmente, eu tenho que dizer o exato oposto de SH3: os gráficos são incríveis! Este game é um verdadeiro colírio para os olhos, com personagens muito bem modelados e cheio de detalhes! Até mesmo as CG's estão espetaculares. Os personagens estão muito realistas, com defeitos e imperfeições na pele (Heather tem sardas, Douglas rugas, Claudia tem sobrancelhas muito finas e Vincent é meio vesgo,rsrs).Talvez isso se deva ao fato de SH3 ser um game mais "maduro" do PS2, enquanto SH2 foi lançado pouco tempo depois do console. 
Até mesmo a jogabilidade foi melhorada: Heather é menos "dura" que James, e as batalhas ficaram mais fáceis. Além te contarmos com mais armas e mais munição (você vai se viciar na Katana XD), algumas vindas do primeiro game. Contudo, não façam como este que vos escreve e achem que estão jogando Resident Evil 4: o fator "survival horror" aqui ainda é alto, e munições e itens de cura não estão presentes à cada esquina, forçando o jogador a economizar. Os pontos altos do game anterior também permanecem: músicas, trilha sonora e ambientação no melhor estilo Silent Hill. Os puzzles estão bem mais desafiadores e o jogador que não apelar para um detonado vai ter que queimar muitos neurônios para resolver alguns deles.
Contudo, se o game melhorou em vários aspectos em relação ao segundo, estranhamente, ele parece ter sofrido uma leve "piora" no que tinha de melhor em SH2: a história e os personagens.
Enquanto em Silent Hill 2 tinhamos uma história complexa e com uma revelação final bombástica, além de personagens principais e secundários profundos e cheios de dilemas, aqui temos uma história bem mais simples: típico "bem contra o mal", sem revelações (a menos que você ache a identidade de Heather uma revelação :P), nem reviravoltas na trama. Tanto isso é verdade, que eu simplesmente achei dispensáveis a maioria das cutscenes, enquanto no SH2 elas eram super interessantes e realmente adicionavam a história! Eu não cheguei a cortar nenhuma CG, mas que deu vontade deu :P Afinal, quantas vezes precisamos ficar ouvindo que Vincent não é confiável? Ou que Claudia deseja trazer o Paraíso na Terra? Na maioria das vezes, as cutscenes não vão adicionar nada de novo à história, tendo em vista que a mesma como um todo é limitada e não tem muito o que ser desenvolvida (dói no coração falar isso de um game de Silent Hill ><;)
Além disso, o game conta com apenas UM final na primeira jogada! Você só poderá obter os outros finais (que são só DOIS, um sendo o UFO), depois que terminar o game pela primeira vez. Sendo que além deste "mimo", você ainda recebe uma arma especial (que depende de que tipo de armas você usou para matar o chefe final e os monstros no game) e a chance de mudar a roupa da protagonista (através de um sistema de senhas disponível no menu principal), fora que o game libera a dificuldade Hard para Action (lutas) e Riddle (puzzles). Incrivelmente, se você terminar o game na dificuldade Hard para os dois quesitos (Action e Riddle), você libera a dificuldade Extreme e se fizer isso novamente, a Extreme 2 e assim em diante até a dificuldade Extreme 9 o_O Ganhando armas novas e mais roupas a cada rodada. Ou seja, o replay value é alto.

- Concluindo: 

Heather detona o primeiro chefe (FONTE:http://www.umbrelasgames.com/Silent%20hill%203%20%20passo%20a%20passo.html).
Mesmo com uma história pobre e personagens pouco profundos, Silent Hill 3 é sim um grande game (diria um dos melhores do PS2). Ele definitivamente explora o potencial do console de Sony e oferece gráficos e jogabilidade muito superiores à SH2, sendo que como game ele é plenamente satisfatório. Contudo, como disse antes, falta alguma coisa para ele ser um capítulo digno da saga Silent Hill: a história. Confesso que mesmo não jogando SH1, por ter lido sobre a história, esta não é também um primor (como de SH2), mas pode até ser considerada mais interessante que a desse capítulo. Ah, quase ia me esquecendo: os chefes também são muito fáceis! Você com certeza vai se surpreender com a facilidade que é matar o primeiro chefe no modo Normal (ainda não tentei o Hard), bastando economizar na munição para derrotar a maioria dos chefes sem muito esforço. Sendo que alguns deles possuem padrões de ataque e estratégia para serem derrotados, enquanto outros simplesmente devem ser espancados "ad nauseaum", no maior estilo "porrada na louca",rsrsrsrs. Não que eu reclame da dificuldade do game (acho que um game muito difícil pode desistimular o jogador), mas é surpreendente chegar em um chefe com uma introdução super caprichada e derrotar o bicho em menos de 2 minutos! 
Bom, apesar dos pesares, SH3 é a continuação definitiva do primeiro game e rendeu até adaptação para o cinema (Silent Hill Revelations 3D, ainda inédito aqui no Brasil, lançado este ano nos EUA) e é sim um grande game para PS2, que merece ser jogado por todos que admiram o velho guerreiro da Sony.

Cena do filme, até que a Heather ficou parecida né? (FONTE:http://www.girlsofwar.com.br/game-of-thrones-guerra-pelo-dominio-de-westeros-no-seu-pc/).
  Agora, se você gosta de games com histórias surpreendentes e com surpresas e reviravoltas, SH3 vai te deixar com uma sensação de "poderia ser melhor". Com certeza, SH2 ainda ganha no enredo. Isso porque ainda não citamos Silent Hill: Shattered Memories, o último Silent Hill para PS2 e que faz uma reinvenção da história do primeiro. Definitvamente, este tem uma das melhores histórias não só da saga, mas dos games *_*  Mas isso, já é assunto para outro post...
Até mais!

NOTA: 7,5/10 (descontei só meio ponto pela história, porque os gráficos e a experiência do game compensam :D)

P.S.: Retirei a grande maioria das informações utilizadas para escrever este post do artigo sobre o game na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Silent_Hill_3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário