domingo, 27 de maio de 2012

Face I: Eu e os filmes de terror

FONTE: https://letterboxd.com/film/suspiria/

Boa noite leitores!
O último post ficou com um erro de formatação (da metade pra baixo ele está em itálico), tentei arrumar mas não mudou. É bom pra deixar uma coisa clara: ainda sou novo nesse negócio de blog então não sei utilizar alguns recursos do blogger (dá pra notar pelo layout simples do blog). Mas acredito que com o tempo eu melhore ^^; Só quero dizer que gosto muito do design deste blog. O fundo escuro dá um ar de intimidade que me agrada :D
Bom apartir deste post pretendo falar um pouco sobre as minhas paixões e, que por consequência, serão assuntos que pretendo tratar no blog. Para inaugurar esta pequena série de postagens vou falar de algo que curto muito: filmes de terror :D
Voltando lá nos anos 90 (parece que foi há tanto tempo ¬¬) quando eu tinha os meus 8 ou 9 anos, havia uma locadora no meu bairro ( a finada Splash!) que era destino frequente meu, principalmente nas noites de sexta. Lá eu alugava os VHS para assistir no nosso antigo videocassete Philco (os mais novos devem tá imaginando o que seria isso). Havia algo de mágico nas capas daqueles filmes. Porém, uma sessão em especial da locadora me deixava ao mesmo tempo intrigado e amendrotado: a sessão dos filmes de terror. Nossa, como eu não gostava de ter que passar por ela,rs. Entre as prateleiras estavam obras que hoje eu considero clássicos: Hellraiser, Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13 e aquele que viria a me causar muitos pesadelos: It- Uma Obra-Prima do Medo (que eu e meu irmão rebatizamos para It- O palhaço assassino, entre outras variações).



A capa que me dava medo o_O (FONTE:http://atercapartedocinema.blogspot.com.br/2010/08/download-it-uma-obra-prima-do-medo-1990.html).

Ah, como aquele palhaço me trouxe pesadelos,rs. Mas como disse antes, esta sessão da locadora não me trazia só medo, trazia também um certo fascínio. E isso não ocorria só na Splash!: nas outras locadoras do bairro e das redondezas eu também evitava essa área,rs. Porém, aos poucos, a curiosidade infatil foi falando mais alto e eu e meu irmão arriscamos alugar o dito filme. O resultado? Assisti até menos da metade do dito cujo e para piorar o clima na cidade naquele dia era de chuva, exatamente como no filme,rs. E pra piorar, ao perguntar o que meu pai havia achado do filme (já que ele foi o único que assistiu até o final) a resposta foi " não é tão legal",rsrs. Desse modo, durante essa fase da minha vida dediquei a maior parte do tempo assistindo filmes da Disney e aventuras juvenis, deixando o terror pra lá. Quando muito arriscava alugar um ou outro que acabava não sendo assistido até o final.
Pelo que eu me lembre, a responsável pela essa mudança foi a Internet. Lá pelos meus 16,17 anos, navegando ainda via rede discada, me deparei com sites falando sobre um jogo para pc chamado Divi-dead (um h-game). Como na época meu pc não tinha nem condições de baixar o dito jogo, tinha que me contentar em ver suas screenshots e ler sobre o que os sites falavam (na maioria em inglês). Num destes sites o autor comparava a atmosfera do jogo com um filme italiano antigo chamado Suspiria. Curioso como sou, fui ver do que se tratava o tal filme. Buscando no Google achei uma resenha sobre ele em um site chamado Boca do Inferno. Mal sabia que este veria a ser um dos meus sites favoritos e Suspiria um dos meus filmes de terror favorito. O Boca, para quem não conhece, é um dos melhores sites sobre resenhas de filmes de terror do Brasil. Lá há (ou havia, já que o site está fora do ar nos últimos tempos) dezenas de textos de diferentes autores sobre filmes de terror antigos e novos. Eu fui lendo estes textos e entre eles havia muitos dos filmes clássicos que eu citei anteriormente e que fizeram parte do meu imaginário infatil durante a época do VHS. E como já havia dito antes, o medo e a fascinação por esse gênero de filmes foi voltando. Só que dessa vez, o medo foi perdendo espaço. Com mente de adulto (tá, nem tanto,rsrs) eu podia encarar os monstros fantasiados das produções com outros olhos e como resultado passsei a correr atrás e assistir (em alguns casos rever) os filmes que antes me davam tanto medo. Com o advento e a popularização dos aparelhos de DVD (além da minha entrada na fatia da população economicamente ativa ¬¬) passei a colecionar os discos. E advinhem qual era meu alvo de compras preferidos? O terror é claro. Hoje minha coleção é enorme e consegui comprar a maioria dos filmes que eram sucesso na minha infância (não só os de terror). Não sei se isso se deve a nostalgia ou ao fascínio que sempre tive pelo gênero (ou ainda pelo excelente site Boca do Inferno), mas só sei que agora curto os filmes de terror e a maioria já nem me traz pesadelos,rs. E como disse anteriormente, espero que este seja um dos temas a serem abordados neste blog (além de outros gêneros de filmes que eu aprecio).
Por fim, quero deixar uma citação de uma das mulheres mais fascinantes e admiráveis que já passaram pelo nosso planeta e que eu acredito ter haver com este texto e minha relação com os filmes de terror:

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie

"Nada na vida é para ser temido, é apenas para ser compreendido. Agora é a hora de compreender mais, para que possamos ter menos medo."  - Marie Curie (1867 — 1934)
 É isso ai, até mais ;)
R.

P.S.1: A imagem que ilusta este post é do filme Suspiria, do qual pretendo falar futuramente no blog.
P.S.2: Para saber mais sobre Marie Curie, leia o artigo na Wikipedia :P Ou procure mais na net
P.S.3: Como eu disse antes, até a presente data o site do Boca do Inferno estava offline. Contudo, existe uma comunidade sobre o site no Orkut (alguém ainda usa isso? Rsrs) onde fãs de terror podem se reunir e compartilhar ideias (eu sou um deles): http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100709492

Nenhum comentário:

Postar um comentário