domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nanquim&Celulóide #10: Double Pack - O Renascimento de Dragon Ball! (Parte I)

FONTE:http://gekkougear.files.wordpress.com/2013/09/jaco_1280.jpg
Fala moçada! Tudo bem com vocês? Depois de muito tempo estou voltando com o "Double Pack", onde vamos falar de duas obras diferentes que estão relacionadas.
O ano passado com certeza foi um ano mais do que especial para os fãs de Dragon Ball: tivemos um "revival" da série não só no anime (com o lançamento do muito aguardado "Dragon Ball Z A Batalha dos Deuses), mas também no mangá com um prequel da saga de Goku na forma de Ginga Patrol Jaco. Seria esse um sinal do retorno da série?
Fã como sou de Akira Toriyama e sua obra mais famosa, não poderia deixar passar batido esses dois lançamentos do ano passado, então vamos dar uma olhada tanto na história de Jaco quanto no mais recente longa de Goku!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.

- Akira Toriyama ataca novamente!

Comentário de Toriyama sobre a produção do filme (FONTE:http://www.mochilavelha.com.br/wp-content/uploads/2012/10/akira-toriyama-dragonball2013-message.jpg).
Tudo começou no site oficial da Weekly Shonen Jump (revista que publicou originalmente Dragon Ball) quando em julho de 2012 apareceu uma contagem regressiva indicando que haveria uma surpresa no dia 14 de julho (data de lançamento da edição 33 da revista naquele ano). Na data estipulada o site mostrava Sheng Long aparecendo e desaparecendo e informações sobre um novo filme de Dragon Ball! Os fãs simplesmente tiveram orgasmos de felicidade,rsrs. Mas isso não era tudo, pois em meio ao lançamento do filme (que ocorreu em 30 de março de 2013) surgiu a notícia de que Akira Toriyama estava trabalhando em um novo mangá. E a Shonen Jump publicava uma nota que deixou os fãs de DB de cabelo em pé: "o chocante renascimento de Dragon Ball"! Em homenagem aos 45 anos de publicação da Shonen Jump,Toriyama produziria uma série de 11 capítulos, coisa que ele não fazia desde Sandland, em 2000 (que durou 7 capítulos). Mas logo que surgiu o título, muita gente estranhou: "Ginga Patrol Jaco" (algo como "Patrulheiro Galático Jaco"). Ué, mas e Dragon Ball?
A verdade é que Toriyama é um malandro,rsrs. Apesar de Jaco apresentar uma história nova e recheada de sua comédia nonsense, tem sim ligação direta com Dragon Ball.
Contrariando a cronologia de lançamentos, vou iniciar falando do mangá de Jaco e na parte dois pretendo falar sobre o filme, que no fundo foi o pontapé inicial para esse "revival" de Dragon Ball em 2013.
Então vamos lá!

- Ginga Patrol Jaco (2013)

FONTE:http://2.bp.blogspot.com/-PUAIyeGWb8o/Ud6tANjD3jI/AAAAAAAAHWU/e-LXO7_BR3o/s1600/Ginga%2BPatrol%2BJako.jpg
"Ginga Patrol Jaco" começou a ser publicado em 13 de julho de 2013 na Shonen Jump e se encerrou com os 11 capítulos previstos no dia 30 de setembro de 2013. Sua estréia foi exatamente na edição 33 (lembram que o filme também foi anunciando no lançamento da edição 33 do ano de 2012?) que comemorava os 45 anos da publicação da antologia de mangás shonen mais famosa da história.
Não só o fato de Toriyama voltar a publicar uma série relativamente longa (seus últimos trabalhos eram one-shots, histórias fechadas), mas a nota provocativa sobre o "chocante renascimento de DB" fez com que os fãs ficassem de olho em Jako. A capa do primeiro volume já dava uma dica crucial do que estaria por vir:


FONTE: http://i36.mangareader.net/ginga-patrol-jako/1/ginga-patrol-jako-4288439.jpg
Reparem na numeração: "1/10+1". E embaixo está escrito "DB-11". Haha, Toriyama realmente é um fanfarrão! Isso indica nada mais que o primeiro capítulo de Jaco se passa 11 capítulos antes de DB :D
Bom, mas vamos a história do mangá!
Tudo começa quando o patrulheiro espacial Jaco está vindo para a Terra para impedir que um grande mau a destrua. Só que ele acaba se distraindo e choca sua nave contra a Lua o_O A nave danificada cai em uma ilha isolada, onde vive um senhor chamado Omori.

Jaco e Omori (FONTE:http://img.batoto.net/comics/2013/09/15/g/read52350f646a4e7/img000001.png).
Descobrimos que Omori na verdade é um cientista que vive na ilha porque lá havia um laboratório que estudava a viagem no tempo, mas o projeto falhou e foi abandonado. Omori decide ajudar Jaco a concertar sua nave. Enquanto isso Jaco começa a conhecer mais sobre o planeta onde aterrissou (essas partes são muito engraçadas).
Conforme a história vai passando, descobrimos mais sobre o passado de Omori (que é um pouco triste) e o porque dele viver isolado na ilha e não querer contato com mais ninguém.
A primeira referência ao universo de Dragon Ball ocorre quando Omori precisa comprar suprimentos e ele e Jaco vão até a Cidade do Leste. Uma vez lá eles acabam conhecendo uma garota chamada Tights, quando o patrulheiro espacial a salva de alguns bandidos.

Tights, Jaco e Omori (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCuLrJ11tqx003ysykMR3EMIakxGAHkXm6qHIaOmvbyw9lJcMlsyUl6AKJRAibPdLDTDLvxhe8ZKhfbvWtatS952_mF_wA1ppUYOfAdlLkKpQYJGm5nvLzQW_thciCPHCCXaMKUpmMxZQ/s1600/06_08.png).
Logo que eles conhecem a garota, Omori diz que o nome dela parece com o nome das pessoas da região oeste e Tights diz que é da Cidade do Oeste. Ahá! Olha outra referência ai! Mas tem mais :D
Devido a confusão com os ladrões, Jaco tem que fugir com Tights e Omori de volta para a ilha. Então a garota acaba virando amiga dos dois.
Além de ter que se virar para consertar a nave de Jaco e agora contar com a presença de Tights, Omori precisa lidar com uma fiscal do governo chamada Katayude, que deseja expulsá-lo da ilha (já que lá é território do governo). Mas Jaco esta disposto a proteger seu amigo humano e conta com uma super-força, além das habilidades de patrulheiro galático (só peca um pouco na inteligência,rs).

- A grande revelação!

FONTE: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaJsBC9V0d_l7Mst_fvVGyJ3pIIAj9G-KeWH3kOU3ZHqdFg2zB_yCBJISsOCqhDYkkTob1KnGj9F-tTIvJC-bU37k5xrMxOGQaZt5gJppBaQniyAspEp1lNmHY43sQEq6HDxbJjSL8WABu/s1600/nextImg_big1.jpg
ATENÇÃO! Se você não leu "Ginga Patrol Jaco" ainda e não gosta de SPOILERS, pule essa parte!
Toriyama guarde o melhor para o final! No último capítulo finalmente vemos o porque desse mangá ter ligação com DB.
Uma coisa que muita gente pode ter sacado já de cara é o que é a ameaça que Jaco vem deter na Terra: se trata de nada mais nada menos que o Saiyajin chamado Kakarotto!

Jaco perde o momento da chegada de Goku (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL-Om4DzmRjpKBYPIcuJ9wyyCFfp4WMl16dyZOGluBKazCvUZ9xCbt8BhTkVdjLOUnesOZ7ivA0qvOuVzXThBglt2I-k62lymU5yhVCAgHk-Mie3T4DyzLRjqbOXF-cqo6AdF-Ndvcv-K2/s1600/11_07.png).
Felizmente graças a um descuido, Jaco não vê quando a nave trazendo Goku para a Terra passa pela ilha e o Saiyajin escapa de ser derrotado pelo patrulheiro galático. Já imaginaram o que aconteceria com a Terra sem o Goku??
Mas talvez o laço mais interessante não seja nem esse. Sabem quem dá as caras no mangá? Bulma! É ela quem concerta a nave de Jaco! E temos a revelação surpreendente de que Akira Toriyama gosta de dar irmãos para seus personagens (como fez com Vegeta no especial "O Retorno de Goku e seus amigos"),rsrs.
A última página de Jaco exibe o comecinho de Dragon Ball, para delírio dos fãs:

Um final e um começo :D (FONTE:http://i.imgur.com/6a4OeUc.png).
- E ainda tem mais!

FONTE: http://puu.sh/5V04E
Não bastasse isso, Akira Toryama anunciou que o lançamento do volume encadernado de "Ginga Patrol Jaco" trará uma história inédita que falara sobre a mãe de Goku! Ela até já recebeu um nome: "Gine", que é uma brincadeira com a palavra "Negi", que é cebolinha em japonês (quem leu/viu Gantz sabe bem disso,rs).
Mas ao que parece Toriyama não pretende fazer nenhuma série mais longa, como ele deixou expresso em uma mensagem no mangá de Jaco:

A mensagem de Toriyama: o homê tá cansado :( (FONTE:http://i.imgur.com/7z8sNfA.jpg).
De qualquer forma, "Ginga Patrol Jaco" é um mangá divertido e muito gostoso de ler, mesmo tirando o fato de ele ter conexão com Dragon Ball. Temos tudo que Toriyama sempre gostou de colocar nas suas obras: muito humor e piadas bobas com personagens engraçados.

- Teve gente que não acreditou??

FONTE: http://cdn.myanimelist.net/images/manga/2/97807l.jpg
Agora vou tirar esse espaço para contar uma historinha (ou "causo" se preferir,hehe).
Tenho de confessar que terminei de ler Jaco ano passado, mas só tive a ideia de escrever sobre ele e o filme "Batalha dos Deuses" ontem porque vi dois vídeos na Internet falando sobre as duas obras. Só que me espantei num deles pelo fato do autor ignorar que Jaco tinha ligação com DB o_O
A verdade é que eu soube de "Ginga Patrol Jaco" primeiramente pelo JBox (se não me engano), mas um vídeo que me chamou atenção na época foi do vlog "Casa do Kame", que inclusive tinha o título que citei aqui neste post ("O Chocante Renascimento de Dragon Ball"). Essa expressão dizem ter sido publicada na Shonen Jump mesmo. Para quem não viu o vídeo, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=Q28YICfR40Q

O Nelson do vlog "Casa do Kame" (ele me lembra o Dinho dos Mamonas Assassinas :P) (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/MrEownvu8Eo/maxresdefault.jpg).
Eu até gosto dos vídeos deste canal, apesar de achar que muitas informações que ele passa não são exatamente novas para os fãs de DB. Mas como eu ia dizendo, desde o primeiro capítulo de Jaco eu já sabia que cedo ou tarde ia ter uma conexão com DB! E eu sinceramente achava que todo mundo sabia disso. Só que ontem eu passei quase o dia todo vendo vídeos de um outro canal que eu gosto muito: o famoso Video Quest, do Leonardo Kitsune e o Fábio Urso (quem nunca viu isso?).

Fábio Urso e Leonardo Kitsune do Video Quest (FONTE:http://www.genkidama.com.br/videoquest/files/2012/11/banner-50.png).
Para minha surpresa, Kitsune estava comentando os capítulos do mangá "Ginga Patrol Jaco" conforme eles iam saindo em uma série de vídeos onde eles fazem isso com mangás shonen famosos (como Bleach, Naruto e One Piece) chamada "Shonen Quest". Além do Fábio Urso, também um cara chamado Graveheart ajuda a comentar os mangás.  Eis que em um vídeo em que Kitsune falava do capítulo 9 de Jaco ele, ao ler as mensagens dos fãs, fica revoltado e diz que não aguenta mais todo mundo falando que o mangá tem relação com Dragon Ball o_O Ele e Graveheart começam então a falar que fã vê o que quer onde não tem nada,etc. Os fãs claro insistiam (esses vídeos são feito em stream ao vivo) que ele tava errado e que até Goku já tinha aparecido no fim do mangá, que já tinha terminado no Japão. Chegaram até a citar o Casa do Kame (nessa hora Kitsune foi, sinceramente, arrogante, desdenhando do vlog). O resultado foi que um dos fãs do canal mandou para ele uma imagem mostrando o fim do mangá e Kitsune acabou assumindo o erro :S
Vou deixar o link do vídeo para vocês verem: http://www.youtube.com/watch?v=n25XaLZD54o
A parte que falei começa em 05:40.
Kkkkk, a lição que fica é a seguinte gente: seja humilde sempre! Pois você pode estar errado,rsrsrs. Eu até achei que eles estavam zuando,rsrsr. Ah, e depois dessa ele não comentou mais Jaco :P
Mas assistam Video Quest que é muito bom ;)

- Finalizando...

FONTE: http://media.animevice.com/uploads/0/4479/662820-jaco_large.jpg
"Ginga Patrol Jaco" é uma história curta, mas que encanta e diverte bem ao estilo de Toriyama. Espero que seja lançada no Brasil algum dia e uma animação (um OVA, por exemplo) também não seria má ideia.
Recomendado! E vocês podem achar para ler na Internet ;)
É isso aí! Aguardem a parte II desse "Double Pack", onde falaremos sobre o longa "Dragon Ball Z A Batalha dos Deuses".
Até mais!



3 comentários:

  1. Nossa! gostei bastante desse One-shot bem divertido e nostálgica Goku com um peixe dinossáurico hehe

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao canal da Casa do Dinho eu assisto apenas pra relembrar coisas boas de Dragon Ball, e Video Quest é muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários Roberto! Kkkk "Casa do Dinho" foi boa, eu também gosto das discussões da Casa do Kame e Video Quest sempre está entre meus favoritos.

      Excluir