sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nanquim&Celulóide # 9: Perfect Blue (1997)

FONTE:http://images.fan-de-cinema.com/affiches/large/cb/34619.jpg

Fala moçada! Tudo bem? Depois de um bom tempo volto com uma postagem da sessão "Nanquim&Celulóide". E venho agora falar de um anime que há muito tempo desejo abordar aqui no blog: Perfect Blue. Este que talvez seja a resposta definitiva para aquelas pessoas que vivem falando que anime é coisa de criança.
Se você nunca ouviu falar de Perfect Blue se prepare para embarcar nesse verdadeiro thriller animado conduzido pelo mestre Satoshi Kon. Com vocês: Perfect Blue!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.

- Satoshi Kon, o mestre do terror psicológico.


Satoshi Kon e suas criações (FONTE:http://www.true-gaming.net/home/wp-content/uploads/2013/02/satoshi-kon.jpg).
Eu confesso que fiquei verdadeiramente chateado quando li em agosto de 2010 a notícia de que Satoshi Kon havia falecido. Sim, infelizmente o responsável por este e outros animes igualmente inteligentes e bem feitos faleceu com apenas 46 anos, vítima de um câncer de pâncreas há quase 4 anos atrás. Realmente uma pena, pois Kon era com certeza um diretor diferenciado e suas obras sempre trouxeram um ar psicológico e de reflexão.
Meu primeiro contato com a obra de Satoshi Kon foi exatamente com este longa-metragem, "Perfect Blue". Lembro que nos idos anos 2000, 2001 era comum as revistas especializadas em anime (Anime-Do, Anime Mix, etc) citarem "Perfect Blue" e "Serial Experiments Lain" como exemplos de que anime não era só coisa de criança. Essas publicações diziam que "Perfect Blue" era tão "adulto" que se fosse filmado com pessoas reais ao invés de desenhos estaria no mesmo patamar de filmes de suspense como "Atração Fatal" ou "Instinto Selvagem". Isso fez com que por muito tempo eu alimentasse o desejo de ver esse longa-metragem, mas como naquela época minha internet não era essas coisas, isso só foi possível em 2007, quando adquiri o dvd de um fansubber (Anime Sul) com o meu primeiro salário :') Que emoção :D (Só para constar, o outro dvd que adquiri na época foi Bible Black, que até hoje não terminei de assistir,rs).
Satoshi Kon é o que eu costumo chamar de criador "cult": ele não é uma máquina de criar, mas cada trabalho seu tem todo um cuidado tanto na parte técnica quanto no roteiro, e podemos dizer que ele deixava sua marca em cada uma das obras em que estava envolvido. Uma prova disso é o fato de que ele teve apenas uma série em seu currículo (digo como criador mesmo): "Paranoia Agent"(2004), com 13 episódios. Ou seja, sua especialidade eram mesmo os longa-metragens animados. Sendo seus mais famosos, além do próprio "Perfect Blue" (seu primeiro longa como diretor), "Millennium Actress" (2005), "Tokyo Godfathers" (2003) e "Paprika" (2006).
Infelizmente só tive contato com "Perfect Blue" e "Paranoia Agent" (pretendo falar nessa série aqui algum dia, é muito boa e recomendo), mas foi o suficiente para me tornar fã do cara. De certa forma, eu o acho um tipo de "David Lynch da animação",rsrs. E durante a pesquisa para a confecção deste texto descobri que ele foi assistente de Katsuhiro Otomo na criação do mangá Akira :D Ou seja, o cara sempre teve boas companhias,rs. 
Antes de ser diagnosticado com câncer, Satoshi Kon estava trabalhando em um novo longa chamado "Dreaming Machine". O estúdio responsável por essa trabalho (bem como todas as animações de Kon) era o Mad House e eles resolveram finalizar o longa, seguindo as ideais originais do diretor. Infelizmente durante a produção houve uma falta de verbas, mas de acordo com as últimas notícias o estúdio pretende finalizar "Dreaming Machine" e lançá-lo provavelmente no ano de 2015. Os fãs das boas animações agradecem :D

- Mas e "Perfect Blue"?


FONTE: http://umanimepordia.com.br/12/09/2013/perfect-blue/
"Perfect Blue" é baseado em um livro de mesmo nome escrito por Yoshikazu Takeuchi e que conta a história da pop star Mima Kirigoe. Mima faz parte de um grupo chamado "CHAM!", formado além dela por Yukiko e Rei. A trama se inicia com o anúncio da saída de Mima do "CHAM!", pois a garota deseja seguir outros rumos para a sua carreira. Acontece que teoricamente o "CHAM!" é um grupo destinado à crianças (tipo as Paquitas da Xuxa), mas percebemos que boa parte do público no show de despedida do grupo é de homens ou adolescentes doidinhos para ver as pernocas de Mima e as outras :3
Descobrimos que Mima está na verdade incerta sobre deixar o grupo que a tornou famosa, mas acontece que Rumi (sua assessora) e Tadokoro (seu empresário), desejam que ela siga uma carreira mais lucrativa como atriz de cinema. Contudo, no decorrer do filme, percebemos que mesmo aqueles que se diziam fãs de Mima começam a hostilizá-la por deixar o grupo e partir para uma carreira mais "adulta" (a verdade é que muito fãs dela na verdade tinham um tipo de fetiche por sua figura sempre dançando e cantando de modo infantil). Dentre esses fãs mais "exaltados", temos Uchida, o tradicional fã verdadeiramente fanático e que coleciona tudo sobre seu ídolo.


Uchida, o fã malucão (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpQQ0AeuwTkEU8VntqVjmE_y_iIDkQuK7_I1jBB1AajuFgaZtY99D1QVvLL3P2jVtLuQLHRLEQrSeFOXK9hnvUYvhLrZOMG1cDShmBQ9JbTlKjhI6NIJMbuUjU_aqA0mqliVRACKg0YuA/s1600/tumblr_mcoi5pmGWS1rk28sqo2_1280.png).
Mima começa então a conhecer os aspectos de sua nova carreira como atriz e seu primeiro papel é justamente em um filme de suspense. Acontece que para dar um "up" em sua carreira, seu empresário arranjou para ela logo de cara um papel apelativo, onde ela é violentada em cena. A jovem começa a sofrer com a pressão dessa reviravolta e passa a ter visões de si mesma com sua antiga roupa de "CHAM!", mostrando como ela era feliz antes. Paralelamente, Mima descobre um blog na Internet chamado "O Quarto de Mima" em que um fã descreve detalhadamente todos os passos dela. A jovem atriz começa então a ficar paranoica e o diretor começa a mexer não só com o psicológico de Mima como de nós telespectadores (o que é a especialidade dele). Não bastando tudo isso, começam também a ocorrer assassinatos e atentados contra as pessoas envolvidas na nova carreira de Mima como atriz!

FONTE:http://static2.wikia.nocookie.net/__cb20130327173027/animebaths/images/f/f6/Perfect_Blue_1.png
Contar muito sobre "Perfect Blue" é estragar a experiência de quem assiste. Como todo bom suspense, quanto menos você souber sobre a trama melhor. Com uma animação que é um colírio para os olhos e personagens com design mais realistas do que estamos acostumados, "Perfect Blue" com certeza é uma anime para adultos, lidando com temas maduros de modo inteligente, sempre puxando para o lado psicológico dos personagens, o que é uma característica de Satoshi Kon.
Sendo uma obra de tamanha qualidade, só posso recomendar que vocês assistam "Perfect Blue" caso ainda não o tenham feito. E também recomendo qualquer outra obra de Satoshi Kon, pois todas sempre são elogiadas pela qualidade, tanto de animação quanto história ("Paranoia Agent" é um dos poucos animes que mexeram comigo e realmente me deixaram assustado, mais do que muitos filmes).
E é isso pessoal!
Obrigado pela leitura e até mais!


3 comentários:

  1. "Só para constar, o outro dvd que adquiri na época foi Bible Black, que até hoje não terminei de assistir,rs"
    Safadinho <_<

    ResponderExcluir
  2. Após ver esse filme eu ganhei um novo medo psicológico o de apagar e acordar sem saber o que fiz inconsientemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Bible Black foi só para conhecer,rsrsrs. Pensei em escrever algo no blog sobre animes desse tipo, vamos ver...
      Então, curiosamente em "Paranoia Agent" tem uma personagem que sofre desse mal. Obrigado pelo comentário!

      Excluir