domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nanquim&Celulóide #10: Double Pack - O Renascimento de Dragon Ball! (Parte II)

FONTE: http://thunderwave.com.br/wp-content/uploads/2013/10/DBZ-batalha-dos-deuses.jpg
Fala moçada! Tudo bem? O que acharam da postagem sobre "Ginga Patrol Jaco"? Bom, agora vamos falar da segunda parte do "revival" da franquia Dragon Ball que tivemos ano passado (que na verdade veio primeiro que o mangá do Jaco :S). Lembrando claro que Dragon Ball também esteve firme e forte nos games em 2013, mas isso é algo que os fãs já estão acostumados ;)
Então boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (2013)

FONTE: http://omelete.uol.com.br/images/galerias/Dragon-Ball-Z-Battle-of-Gods//DBZ-Battle-of-Gods-poster-01Abr2013.jpg
Antes de mais nada: esse título me lembra mais um longa de Cavaleiros do Zodíaco do que Dragon Ball,rsrs.  Ou até mesmo de Yugi-oh!, rsrs.Lançado em 30 de março de 2013, "Dragon Ball Z: Kami to Kami" (algo como "Deus e Deus") foi produzido pela Toei Animation (como sempre) e contou com a direção de Masahiro Hosoda (que era um dos diretores do anime) e o roteiro de Yusuke Watanabe (que trabalhou na adaptação de Gantz para o live-action de 2011), além é claro de Akira Toriyama, que esteve profundamente envolvido na concepção do filme. O longa é o 18º filme sobre Dragon Ball (ainda que muitos dos ditos "filmes" tenham menor duração) e chegou depois de 17 anos desde o último lançamento em cinema de uma película da série (a última havia sido o especial de 10 anos da saga, "Dragon Ball: O Caminho para o Poder", de 1996). Uma coisa interessante sobre o filme é que ele é o primeiro longa-metragem japonês concebido para ser exibido em IMAX. Realmente um marco :D
O filme contou não só com o retorno de Toriyama e o diretor Hosoda, mas também dos dubladores originais da série, excetuando aqueles que faleceram (como o interprete de Tenshinhan, que faleceu em 2006).
"Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses" também conseguiu o feito de ser exibido nos cinemas brasileiros, algo que já fazia um tempo não ocorria com animes. Lançado aqui em 11 de outubro de 2013, o filme levou cerca de 155.000 pessoas na estreia e ficando em segundo lugar nas bilheterias (um feito notável para a geração atual, onde poucos vão aos cinemas). A dublagem também trouxe todos os dubladores originais da série, excetuando os falecidos (como no Japão). Destaque para o retorno de Alfredo Rollo (o Vegeta), que não havia participado da dublagem de Dragon Ball Kai (o que gerou muitas críticas dos fãs).
Mas o filme é bom?

- A história...

Goku e Bills (FONTE:http://www.wallpaper.blog.br/wallpaper/1920x1440/filmes-dragon-ball-z-a-batalha-dos-deuses-802452.jpg).
O filme se passa um tempo após a derrota de Majin Buu, mas antes da passagem de 10 anos. Ou seja, Trunks e Goten ainda são crianças.A história começa com o despertar de Bills, o deus da destruição. Como os fãs de DB sabem no universo da saga existem vários deuses (como o Sr. Kaioh, o Supremo Sr.Kaioh, Emma Daioh,etc), alguns baseados no panteão de deuses japoneses e alguns criados por Toriyama. Então, Bills é um desses deuses que esteve dormindo por muitos anos. Logo que ele desperta o Supremo Sr. Kaioh (Kibitoshin) avisa o Sr. Kaioh que o universo terá problemas e a paz acabou. Só que para o azar do Sr. Kaioh, Goku está naquele mesmo momento no planeta Kaioh (que não me perguntem como foi reconstruído :S) e fica curioso ao ouvir o deus falando sobre Bills. O Saiyajin enche tanto o saco do Sr. Kaioh que ele acaba contando a história de Bills e como ele é poderoso. Ao contrário do Sr. Kaioh, Goku fica muito animado por existir alguém tão forte e deseja lutar contra ele. Só que dessa vez o deus avisa Goku que ele deve ficar na dele e não provocar Bills.

Goku de boa com o Sr.Kaioh (FONTE:http://www.douglasrosa.com/wp-content/uploads/2013/10/Dragon-Ball-Z-Battle-Of-Gods-BDRip-720p-1080p-1.png).
Enquanto isso, o deus da destruição conversa com seu assistente Whis sobre Freeza. Ele então resolve que deve acabar com Freeza porque ele está se tornando muito poderoso. Só que para sua surpresa, Whis avisa que Freeza foi morto por um Saiyajin enquanto Bills dormia. O deus gato então relaciona isso com um sonho que ele teve, sobre a existência de um deus Saiyajin. 

Whis e Bills (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuD9VS06VcmpOVc4fzDgNSTCTAcecbTZCvBh5FxnFniigsWT_7Kx1xixx2L6gXOvT6of61dMPTSpeoaF6PLs86VCj9TRFoU6cpheBOg7qIrIScSHltPRePtBE2SGaQjJPRl0rqUn2O2cYf/s400/Dragon-Ball-Z-Battle-of-Gods2.jpg).
Acreditando que seu sonho foi uma premonição, Bills vai atrás do responsável por derrotar Freeza e chega facilmente ao planeta do Sr. Kaioh. Este esconde Goku dentro da casa dele, mas o Saiyajin se revela e resolve lutar contra Bills, que fica satisfeito em descobrir se ele realmente é um deus Saiyajin.
O resultado é que Goku toma uma sova fenomenal e o planeta do Sr. Kaioh é quase destruído.

Goku SSJ3 encara Bills (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzzudaD5AIkm0d4M95-FIxx4NeGY5yUmPOGRPJPlpSFbxUvCFA-f0f6OYI_1l5Q0J4KOCiyldk9ecV7vmHz813KvPEItVE7aTXZPFe1Kfr_NEY2V41E0r8BjWEUuixk6dV8aWCKmwaVlts/s1600/DBZgods10.jpg).
Como Bills é teimoso, ele resolve ir atrás dos outros Saiyajins remanescentes para verificar se algum deles é o deus Saiyajin do seu sonho. Enquanto isso Goku fica no planeta do Sr. Kaioh se recuperando e imaginando como enfrentar um adversário tão poderoso.
Na Terra, Bulma, Vegeta e todos os personagens principais estão realizando uma festa por algum motivo que eu me esqueci :P Quando Bills chega, Vegeta se lembra dele do passado, na época que seu pai Rei Vegeta era vivo. Ele temia Bills mais do que Freeza (essa parte é legal, porque vemos que Bills teoricamente já existia no universo de DB antes desse filme). Começa então uma verdadeira comédia: Bills e Whis ficam na festa comendo, enquanto Vegeta tenta convencer ele a não destruir a Terra, ao mesmo tempo em que tem que evitar que Bulma e cia desrespeitem o deus. Rsrsrs, acho que Vegeta nunca passou por tamanho aperto.
O evento principal da festa vai ser o bingo e Bulma anuncia que o vencedor vai levar como prêmio as 7 esferas do dragão (rsrs, só ela pra oferecer um prêmio desses num simples bingo). E é por isso exato motivo que estão lá Pilaf, Mai e Shu. 

Pilaf e sua gangue (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbrTePcaIgy-ygiEiRoPPV6ozUjvISAEG2C21yetbk3rMF4bPhSq50tSkDtkJuZsHaD0dEte5gFF87U79mRKqKvClAcDYz448TLy7kBBKiobSgq8aawNUNDoE8BctuOQFovtWl8afcz6k/s1600/Dragon+Ball+Z+-+Battle+of+Gods+-+Gangue+de+Pilaf.png).

Só que dessa vez Pilaf e cia não desejam dominar o mundo: eles reuniram as esferas antes e acidentalmente se tornaram crianças (notaram a semelhança com DBGT? Rsrsr). "Chibi" Pilaf acaba causando muita confusa e Mai vira namorada do jovem Trunks,rsrs.
Tudo vai bem até que Bills briga com o Sr. Buu por um pedaço de pudim e resolve destruir a Terra o_O Sem outra alternativa, Vegeta e os outros partem para a porrada, mas o deus da destruição derrota eles facilmente. Quando tudo parecia perdido, Goku retorna e diz que pode mostrar o deus Saiyajn para Bills se ele prometer não destruir a Terra. Goku invoca Sheng Long e pergunta como se tornar o deus Saiyajin. O deus dragão (quantos deuses né? Rsrsrs) diz que para se tornar um deus Saiyajin ele precisa que 5 pessoas de sangue Saiyajin deem suas energias pra eles. Como só existem 4 Saiyajins por ali (Vegeta, Trunks, Goten e Gohan) Goku fica preocupado, mas Videl salva o dia revelando que está grávida (da Pan né?).
Todos transferem a energia pra Goku e finalmente vemos um novo nível: o Super Saiyajin Deus!

A nova forma de Goku! (FONTE:http://i.imgur.com/8qLeRWi.jpg).
Mas será que mesmo com esse novo poder Goku será páreo para Bills, o deus da destruição? A resposta eu deixo para vocês descobrirem sozinhos.

- Não é o que parece...

FONTE:http://www.dblegends.com/wp-content/uploads/2013/05/dbz1408.jpg
Muita gente pode se decepcionar com este filme se achar que vai ver um filme de ação e lutas super disputadas. A verdade é que "Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses" é antes de tudo uma grande festa! Podemos até dizer que o filme é uma comédia. Não que ele não se leve a sério, mas só que o humor aqui é mais importante que as lutas (quase como era em Dragon Ball). O filme nos presenteia com cenas hilárias, sendo a minha favorita a canção do Vegeta,rsrsrs. Sério, isso vai ficar colado na cabeça de vocês por um bom tempo: http://www.youtube.com/watch?v=72V2_qKWYJ4

Acho que Vegeta aprendeu essa pose com o Capitão Ginyu,rsrs (FONTE:http://japanication.files.wordpress.com/2013/09/punch_dragon_ball_z_-_a_batalha_dos_deuses_fullhd-mkv_snapshot_00-41-29_2013-09-20_10-34-21.jpg).

Só que a parte das lutas deixa muito a desejar. A sensação que temos é que os personagens simplesmente não estão com vontade de lutar (o que é muito estranho para os Saiyajins,rs). Tudo é mais resolvido na conversa com que na porrada. Talvez seja sinal da mudança dos tempos,rs. Mas a impressão que fica é que os produtores ficaram com preguiça de fazer lutas :P
De qualquer modo, esse filme tem muitos pontos que anunciam um novo começo na saga de Goku, quase como criando ganchos para uma nova continuação que tomaria o lugar do odiado DBGT. Temos por exemplo Bills informando que existem mais universos e que existem seres mais poderosos que ele (inclusive no universo em que eles vivem!). Isso claro abriria espaço para mais e mais lutas de Goku e cia,rsrs.
Por falar nisso: seria mesmo esse filme e o já falado mangá de Jaco sinais de um recomeço para Dragon Ball? Sinceramente, eu acredito que não. Depois de ler o mangá e assistir esse longa, eu mudei de ideia quanto a isso. Acredito que foram mais modos de agradar os fãs e, é claro, faturar em cima da marca. Talvez saiam novas histórias, spin-offs, como o do Bardock e a agora anunciada história da mãe de Goku, mas dificilmente veremos uma nova série estrelando Goku e sua turma.
Seja como for, eu recomendo este filme para todos os fãs e também aqueles que gostem de animes (principalmente de comédia), pois além de não ser muito longo (tem só 86 minutos), é divertido, bem animado e descomplicado. Além é claro de adicionar novos elementos a mitologia de Dragon Ball.
Bom isso é tudo! Até mais e BINGO! Rsrsrsrsrsrs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário