segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sessão da Meia-Noite #12: A Maldição de Chucky (Curse of Chucky) (2013)

FONTE:http://cdn.bloody-disgusting.com/wp-content/uploads/2013/10/Curse-of-Chucky-Cover.jpg

Fala moçada! Tudo bem? Vocês devem ter notado que eu não curto muito falar sobre filmes atuais. A verdade é que os filmes de terror de hoje em dia não me parecem tão atraentes como os de antes (talvez seja a falta de ideais novas dentro do gênero...). Só que eu não poderia deixar passar batido o recente retorno de um dos ícones do terror oitentista: Chucky, o brinquedo assassino! Amada por muitos e ridicularizada por tantos outros, a série Brinquedo Assassino (Child's Play, no original) com certeza marcou a infância/adolescência de muita gente (inclusive quem vos escreve). Então venham comigo para apreciar essa verdadeira homenagem a franquia Brinquedo Assassino que é "A Maldição de Chucky".
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.


- Recordar é viver...

FONTE:http://cache.reelz.com/assets/content/repFrame/71719/curse-of-chucky-clip-01.jpg

Não posso negar que os filmes da série "Brinquedo Assassino" sempre estiveram presentes na minha infância e por incrível que isso possa parecer para a geração de hoje em dia, Chucky realmente me dava medo! Rsrs, sério! Por isso fiquei um pouco espantado quando descobri que muitos fãs de terror não consideram o boneco assassino como um vilão no mesmo nível de figuras tal qual Freedy Krueger ou Jason Voorhees. Só por causa de seu tamanho? Isso é preconceito, hein? Rsrs. Mesmo com seu pequeno tamanho, Chucky já fez um bom estrago nas telonas.
A série estreou em 1988 com "Brinquedo Assassino" (Child's Play, algo como "Brincadeira de Criança", em uma tradução livre). Com direção de Tom Holland (que em 1985 havia dirigido o cult "A Hora do Espanto") e roteiro de Don Mancini, John Lafia e o próprio Holland, o filme contava a história de um cruel assassino chamado Charles Lee Ray (Chucky, para os íntimos) que ao ser encurralado e baleado por um policial (o Detetive Mike Norris, interpretado por Chris Sarandon, que também fez "A Hora do Espanto") usa seus conhecimentos de vodu para transferir sua alma para um boneco da marca Good Guy. O tal boneco acaba indo parar nas mãos de um garoto chamado Andy Barclay (Alex Vincent), que vive com sua mãe Karen (vivida por Catherine Hicks) em um apartamento em Chicago. Acontece que Chucky começa a cometer assassinatos e ninguém acredita em Andy quando ele culpa o boneco pelos crimes. Além disso, Chucky descobre que o único modo de sair do corpo do boneco é transferindo sua alma para a primeira pessoa para quem se revelou, no caso Andy. O filme então conta a luta de Andy e sua mãe, que contam com a ajuda do Detetive Mike Norris, para derrotar o boneco demoníaco.

Capa do debut de Chucky (FONTE:http://www.screenslam.com/blog/wp-content/uploads/2013/04/936full-childs-play-poster.jpg).

Confesso para vocês que eu não estou tão familiarizado com este filme, sendo aquele que menos vezes eu assisti. Estranhamente o texto na Wikipédia o descreve como sendo um filme de "comédia-terror" o_O Tirando o fato de o vilão ser um boneco, eu não vejo muito diferença entre os assassinatos cometidos por Chucky e os cometidos por Jason em "Sexta-feira 13". Será que só eu levo Chucky a sério?? Eu acho que não, porque este filme e o seguinte têm sim um clima de terror sério. A propósito, este primeiro filme marca o início de figurinhas carimbadas na série ("Brinquedo Assassino" é uma das poucas séries de filmes de terror em que temos uma "fidelidade" das pessoas envolvidas): Brad Dourif interpretando Charles Lee Ray e também a voz do boneco Chucky; Alex Vincent como a vítima favorita de Chucky, Andy Barclay; e por fim o nome de Don Mancini (muitas vezes creditado como o criador da franquia).

Brad Dourif como Chucky antes de entrar no boneco (FONTE:http://dskw.tripod.com/cpstuff/cpb1.jpg).

Apesar de já ter feito um bom número de filmes, como "Um Estranho no Ninho", "Duna", "Veludo Azul" (que já falei aqui no blog) e até mesmo "O Senhor dos Anéis, com certeza Brad Dourif sempre será lembrado como a voz do boneco boca suja (e também sua breve aparição como humano). Por falar nisso, vocês sabem a origem do nome de Chucky? Charles Lee Ray deriva do nome de três assassinos notórios: Charles Manson (dispensa apresentações), Lee Harvey Oswald (suposto assassino do Presidente Kennedy) e James Earl Ray (o homem que matou Martin Luther King). Falando nisso, algo que sempre achei que poderia ser mais explorado é a figura humana de Chucky, já que com certeza ele era um vilão de peso, tendo ficado conhecido como "Estrangulador de Lakeshore" (uma região de Chicago) e ainda ser praticamente de magia negra (mais especificamente vodu). Felizmente um pouco de seu passado é contado em "A Maldição de Chucky", ainda assim ele acaba criando uns furos na história de Chucky (que vou comentar mais tarde).
Seguindo com a franquia, em 1990 foi lançada a primeira sequência da saga de Chucky, intitulada simplesmente de "Brinquedo Assassino 2" (saudade da época em que sequências tinham nomes mais simples,rs).

Uma das capas mais marcantes da minha infância (FONTE:http://images.fanpop.com/images/image_uploads/Child-s-Play-2-chucky-96624_370_507.jpg).
Esse com certeza é o filme da franquia que eu mais assisti: ele era repetido "ad nauseam" no SBT, na época em que esse tipo de filme passava até no Cinema em Casa. Não por acaso, este também é meu filme favorito da franquia. O filme traz de volta não só Brad Dourif como o boneco assassino, mas também Alex Vincent como Andy, Don Mancini assinando o roteiro e John Lafia agora na direção (é ou não é um pessoal unido?).
Após os eventos do último filme, a empresa responsável pela criação do boneco Good Guy leva os restos de Chucky até sua sede e resolve reconstruir o boneco (que ficou todo queimado ao final do primeiro filme) para se certificar que não havia nenhum defeito nele que o fizesse matar pessoas (parece mais plausível do que acreditar que tem uma alma de um serial killer dentro dele :P). Não é preciso dizer que Chucky volta a vida e resolve fazer o que ele sabe de melhor: sair matando geral. Enquanto isso Andy acabou indo para um lar adotivo (a mãe dele não é mais mencionada no filme, talvez porque a atriz Catherine Hicks não queira ter reprisado o papel; o mesmo acontece com o Detetive Norris) e não vai demorar muito para Chucky encontrá-lo.

Chucky mandando um recado para quem não acha ele um assassino digno :P (FONTE:http://basementrejects.com/wp-content/uploads/2012/10/childs-play-2-chucky-middle-finger.jpg).
O destaque do filme fica para as mortes mais elaboradas do boneco, a irmã adotiva de Andy chamada Kyle Simpson (interpretada por Christine Elise) que o ajuda a combater Chucky e também a inesquecível sequência final na fábrica de bonecos Good Guy, onde os protagonistas estão cercados por centenas de bonecos iguais ao Chucky. 
Com um primeiro filme de sucesso e uma sequência ainda melhor, parecia que a série ainda iria render muito, só que então chegou a parte três e bem... ela acabou sepultando a franquia por um bom tempo.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjICnubFHNO63CWNWZR3mFA2ny482R7PDp64BHNvq8l3D2B_qmz9MKf2B0zr_3OCwdeqSb3vLEOLNXYrAgvGOeFfPbOxFqJmnpn8U86oQEPH1jfZaY17GePPz_PBNeaz3fPXGrlQV9PJ8zs/s1600/Child%252527s%252520Play%2525203.jpg
Sinceramente eu não entendo porque "Brinquedo Assassino 3" não funcionou, mas acredito que grande parte disso se deve ao roteiro (apesar dele ser novamente escrito por Don Mancini). E eu fiquei boquiaberto ao saber que a direção é de ninguém menor que Jack Bender, que anos mais tarde seria um dos diretores mais atuantes na série "LOST". Lançado em 1991 (apenas um ano depois do anterior), o filme mostra um Andy já adolescente (agora interpretado por Justin Whalin, famoso por ser o Jimmy Olsen daquela antiga série do Superman, "As Aventuras de Lois e Clark") que é enviado para um colégio militar. Não demora muito para Chucky arranjar um jeito de voltar a vida e partir atrás do menino novamente. Só que no decorrer da película Chucky acaba arranjando um novo "amiguinho" chamado Tyler (Jeremy Sylvers) e o assassino resolve tentar roubar o corpo dele. Andy então tem que impedir novamente o boneco, enquanto ainda arruma tempo para flertar com uma colega chamada Kristen Da Silva (Perrey Reeves). Como o garoto cresceu né? Acontece que esse salto no tempo parece não ter agradado os telespectadores, ou eles já não achavam mais graça em um boneco matando pessoas. Seja o que for, essa terceira parte pode ser considerada um fracasso, rendendo menos que as outras e encerrando temporariamente as estripulias de Chucky.
O próximo filme só seria lançado sete anos depois, em 1998. Com o aniversário de 10 anos do início da franquia, Don Mancini resolve resgatar Chucky do limbo, mas como fazer um filme sobre um personagem que ninguém mais levava a sério? Simples: transformando ele mesmo em uma paródia.
"A Noiva de Chucky" joga fora qualquer pretensão de seriedade e segue a linha de comédia-terror, coisa que os primeiros filmes não faziam (ainda que existisse um pouco de humor negro por conta dos comentários do boneco).

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhmsVZ-wpkftEeoQnjdvzoU6gW8fZ_zBUopMAN1mgMRhfjIcqzIdCuB3OTR0CBSjShteD-xPU-Pw3_EQxCgSNkCMfInB-DXn3yoCxrRjps3ZLZ6wqmVgSiprZXJKrydIFQMgsPq8wSL98/s1600/bride+of+chucky.jpg
O retorno de Chucky é possível dessa vez graças a ajuda de Tiffany (interpretada pela gosto... digo, lindíssima Jennifer Tilly), que era a namorada do boneco quando ele ainda era um ser humano. Tiffany recupera os pedaços de Chucky e o revive usando um livro de vodu para principiantes (é, o filme nunca se leva a sério ¬¬). Ela pretendia se casar com ele, mas Chucky tem outros planos e Tiffany acaba parando em um corpo de boneca também o_O Chucky então diz que a única forma de eles voltaram a ser humanos é utilizando um amuleto vodu que ele carregava quando foi morto, mas para isso devem ir até seu corpo. Começam então a busca que terá muitas mortes no caminho.
Apesar de ser divertido, "A Noiva de Chucky" acaba de vez com o terror da série: vendo que ninguém mais levava o boneco a sério, Mancini resolve fazer uma paródia de sua própria criação. Curiosamente esse filme contou com a hoje muito mais famosa Katherine Heigl e também o finado John Ritter (o eterno pai do Pestinha). A direção ficou a cargo de Ronny Yu, que depois também comandaria o encontro de Freddy Krueger e Jason Vorhees em "Freddy vs Jason".
Seguindo com a linha de paródia, em 2004 foi lançado "O Filho de Chucky". Pela primeira vez na franquia Don Mancini assume não só o roteiro, mas também a direção da película. E, bem, digamos que o filme segue exatamente o final do anterior com o nascimento do filho de Chucky :S Sinceramente, temos aqui muuito humor e pouco terror. Para se ter uma ideia da onde a coisa vai, Jennifer Tilly interpreta ela mesma, além de voltar a emprestar a voz para a boneca Tiffany. O filho de Chucky, Glen (ou Glenda, quem assistir vai entender) tem a voz de Billy Boyd (mais conhecido como o Pippin da trilogia "O Senhor dos Anéis").

A capa nacional, atentem para a tagline "A família deles aumentou. A sua vai diminuir" :P (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7PxZ6cblMxCOu5xSqg-ur3ewmLtU2MAcE-PK1caws3WTGLQdI-KPdRC2VltQI02nMIFGwB7df5LItd9fX2lPkKdBUEiW6Lxjom0LHrHftiufTgUxHv7gxU-CdoPBc1DAphihNaI8cEFg/s320/O+Filho+de+Chucky.jpg).

O lançamento do quinto filme da série novamente foi seguido de mais uma pausa para Chucky e cia. Mas eis que com a proximidade do aniversário de 25 anos da franquia, Don Mancini anunciou não só a produção de um novo filme estrelando o brinquedo assassino, mas também um que retornava as origens do terror da série. E por falar em Mancini, quem é ele?
Nascido dia 25 de janeiro de 1963, Don Mancini tem como primeiro crédito o roteiro de "Cellar Dweller", que foi lançado no mesmo ano que o primeiro "Brinquedo Assassino", 1988, e foi produzido por ninguém menos que Charles Band e distribuído por sua companhia, a Empire Pictures, famosa por filmes de terror de baixo orçamento (mas muitos clássicos de qualidade também estão na sua conta, como "Do Além" de Stuart Gordon e, é claro, "Re-Animator"). O restante de sua carreira se resume basicamente a saga de Chucky, estando envolvido em todos os filmes. Duas curiosidades sobre ele: costuma usar o pseudônimo "Kit Du Bois" e é um dos poucos autores de filmes de terror assumidamente gays.

Chucky e seu pai (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Mancini,_Don_(2007).jpg).
Depois dessa "pequena" introdução, vamos falar do filme! A propósito, eu e meu irmão chamávamos o filme de Boneco Assassino :P

- Vida nova para Chucky!

FONTE:http://otakudome.com/wp-content/uploads/2013/09/url2.jpg
Esqueçam as baboseiras dos dois últimos filmes: Mancini cumpre o que prometeu e traz de volta o clima de terror dos primeiros filmes. Lançado diretamente para DVD/Blu-ray (why??), "A Maldição de Chucky" traz novamente o cast habitual da série, com Brad Dourif como o vilão Chucky e Don Mancini dessa vez dominando tudo: roteiro (em parceria com David Kirschner, produtor dos outros filmes da série e "criador" do visual do brinquedo assassino), produção e direção. O resultado é uma verdadeira homenagem aos fãs da franquia! E um bom filme de terror :D
O filme começa com a chegada de um pacote na casa onde vivem Nica Pierce (interpretada por Fiona Dourif, filha de Brad) e sua mãe Sarah (Chantal Quesnel). Nica passa sua vida em uma cadeira de rodas, sem movimento nas pernas. Logo no começo já percebemos que Sarah é um tanto quanto rude e perturbada com a filha, além de super-protetora. Ao abrir o pacote Nica descobre um boneco Good Guy novinho em folha. Sem saber quem enviou essa tralha para elas, Sarah acaba se livrando do boneco sem o conhecimento da filha. Só que como todos nós sabemos, esse não é um simples boneco, e logo Sarah descobre isso da pior maneira possível.

Nossa heroína Nica (FONTE:http://www.the-filmreel.com/wp-content/uploads/2013/10/curse_chucky_03.jpg).
Após isso, a irmã de Nica, Barbie (Danielle Bisutti) vem até a casa dela junto com seu marido Ian (Brennan Elliot), sua filha Alice (Summer H. Howell), a babá Jill (Maitland McConnell) e o padre Frank (A. Martinez). Barbie deseja vender a casa da mãe e usar a parte de Nica para pagar uma casa de repouso para a irmã. É claro que Nica não fica nem um pouco contente com isso, e nesse meio tempo Alice arranja um novo amiguinho: o boneco Chucky!
Mancini consegue criar suspense preservando a imagem de Chucky. Diferente dos últimos filmes da série, Chucky prefere usar um estilo mais furtivo para atacar suas vítimas, praticamente um "stealth Chucky",rsrs. Tanto isso é verdade que não vemos o boneco falando (com a voz de Brad Dourif) até quase metade do filme. E mesmo assim a história flui bem, com ótimas cenas de suspense (destaque para a cena do jantar, onde Chucky mostra toda sua maldade).
Com eu já disse antes, "A Maldição de Chucky" é também uma grande homenagem aos fãs da série e seus 25 anos (ela tem minha idade :P). Não faltam citações aos outros filmes, aparecendo até recortes de jornal do caso Andy Barclay. Isso sem falar as cenas finais e a imperdível sequência pós-créditos! Como não poderia deixar de ser tenho que comentar essas referências e também alguns "furos" do roteiro. Mas se você ainda não viu o filme fica o aviso: SPOILERS a frente! Se não quiser estragar as surpresas, pule para a parte final do post ;)

- A mitologia de Chucky!

FONTE:http://cdn.screenrant.com/wp-content/uploads/Summer-H-Howell-in-Curse-of-Chucky.jpg
A primeira impressão que temos ao começar a assistir "A Maldição de Chucky" é que Mancini resolveu esquecer o passado e dar um novo rumo a história do brinquedo assassino. Um fato que nos ajuda a crer nisso é que Chucky está novinho em folha, sem as cicatrizes e remendos dos filmes anteriores. Contudo, mais para frente, descobrimos que não é nada disso. O diretor conseguiu fazer o que parecia impossível: respeitar toda a cronologia já existente! "A Maldição de Chucky" não é um remake, nem um novo rumo, mas uma continuação direta, só que com um tom mais sombrio. Pessoalmente, apesar de não gostar das baboseiras dos dois últimos filmes, eu achei muito legal ele respeitar a cronologia e os fãs que acompanharam todos os filmes (talvez isso tenha sido possível porque ele foi o roteirista de todos os filmes da série).
Uma coisa que chama atenção logo de cara é a mudança na aparência de Chucky quando ele se "revela": o boneco muda a feição e parece ter um olhar mais fundo. Quando eu vi isso pensei na hora "mudaram o design, modernizaram". Incrivelmente até isso tem explicação dentro da história!

 (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmCO7TQokpAB7prrgxV40Kd4mRxozK0Wb_tSRa2crtccvuqObfOVWLKJ7FuzsX3y2q_pNExqTSM8OP80D3YYryHnl0aJdSr8T9WQybZAQKjiv6jhufGRz-4wlBTmmHRoNEgt912EXnRxDB/s1600/Curse+Of+Chucky+(2013)%2BOfficial%2BMovie%2BPoster%2B2.jpg).

Como eu disse antes, o filme ainda conta um pedaço do passado de Charles Lee Ray. E é ai que eu acho ter um furo: o Chucky humano parece muito diferente do que pensávamos ser. Não há referências ao tal "Estrangulador de Lakeshore" e temos sim um maníaco que sequestra a mulher que amava :SConfesso que só comecei a desconfiar que a história vinha mesmo depois de "O Filho de Chucky" quando Chucky começa a citar as famílias onde viveu: Barclay (família do Andy), Kincaid (de "A Noiva de Chucky") e Tilly (da atriz Jennifer Tilly, de "O Filho de Chucky"). Só achei injusto ele não citar a família da parte dois, os Simpsons (não os do seriado :P).

FONTE:http://static1.wikia.nocookie.net/__cb20131112185751/villains/images/8/8f/Mister_Charles_Lee_Ray.jpg
E graças a Deus Mancini não só evita muitos clichês como também elabora surpresas realmente surpreendentes :P Como a já citada cena do jantar (apesar de eu estar de olho no padre o tempo todo :P) e também a revelação sobre o caso com a babá (nessa ele nos pega direitinho,rsrs).
A presença de Jennifer Tilly também é muito bem vinda (ela continua com tudo em cima,rsrs) e confesso que por não me lembrar do que tinha acontecido em "O Filho de Chucky" até achei que isso era um erro ou realmente o filme era um caso de "E se...", alterando a cronologia da história. Felizmente tudo está de acordo com o final do último filme. E por falar em final... a cena pós créditos é um presente para todos os fãs da série XD Simplesmente demais!!!
Ah, quanto ao filho de Chucky, bem, melhor deixar pra lá mesmo,rsrs.

-Finalizando...

FONTE:http://static1.wikia.nocookie.net/__cb20131111231211/chuckychildsplay/images/d/d2/Chucky-Doll-Full-HD-Wallpaper.jpg
"A Maldição de Chucky" é sem dúvida um dos melhores exemplares da franquia, na minha opinião estando lado a lado com a parte 2 como os melhores filmes. Felizmente Don Mancini soube como presentear os fãs que cresceram assistindo "Brinquedo Assassino" e também criando um filme que pode apresentar Chucky as novas gerações. Realmente é estranho que um filme tão bom não tenha chegado as telas de cinema, mas de qualquer modo só posso recomendar "A Maldição de Chucky": se você não assistiu, assista pois vale muito a pena!
Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Novamente tive problemas com a formatação :S Espero que não atrapalhe a leitura ><



Nenhum comentário:

Postar um comentário