sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sessão da Meia-Noite #11: A Sociedade dos Amigos do Diabo (Society) (1989)

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOlIKgBU8uLdgvIjdtJLx9iekqxyl4f-njd1Y6Qy1qH19Uy9h9sraW3MU1hf61SaqaYibEcexrQHbuyta6ccbGZ8fG-LPCPzOBBQxRN670JxYmdoj2KG_bulaQpBwL_-69tAAUrydVz7L7/s1600/SOCIETY.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Eu espero manter agora um fluxo constante de postagens e vocês devem ter reparado que ultimamente estou focado mais em filmes do que qualquer outra coisa. Mas outros assuntos vão continuar presentes no blog, basta eu ter inspiração para escrever sobre eles, ok?
No post de hoje vamos falar sobre uma agradável surpresa que está enterrada no gênero terror dos anos 80: "Society", ou como foi lançado aqui no Brasil, "A Sociedade dos Amigos do Diabo", de 1989. Esse filme não só consegue entreter como também traz uma mensagem não tão oculta sobre as regras da nossa sociedade e aqueles não se enquadram nela.
Então sentem-se na cadeira e vamos ver o que a sociedade tem para nos mostrar neste filme!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.

- A "grife" Brian Yuzna.

FONTE:http://farm1.staticflickr.com/229/468796597_cbee29af2f_o.jpg
Devo confessar que não havia assistido "Society" até algumas semanas atrás, mas sabia que o filme havia sido lançado no Brasil e inclusive foi exibido algumas vezes no finado (e cultuado) "Cine Trash" da Band. Contudo, o que mais me chamou a atenção no filme foi o fato de ele ser dirigido por Brian Yuzna. "Quem?", pergunta o leitor menos informado. Brian Yuzna é simplesmente o parceiro de Stuart Gordon no clássico "Re-Animator" (1985), além de dirigir suas duas continuações (o excelente "A Noiva do Re-Animator", de 1990 e o bem menos genial "Re-Animator- Fase Terminal" de 2003), isso fora dirigir e estar envolvido na produção de vários clássicos do terror oitentista e noventista. 
Só o nome do diretor (que é nascido nas Filipinas, mas radicado nos EUA) já me fez crescer os olhos neste filme, uma vez que eu simplesmente adorei "A Noiva do Re-Animator" (sério, se você ainda não viu esse filme não sabe o que está perdendo).
Incrivelmente, eu descobri que "Society" havia sido filmado antes de "A Noiva do Re-Animator", mas acabou sendo lançado só em 1992 (a sequência de Re-Animator foi lançada em 1990). Ou seja, oficialmente esse filme é o debut de Brian Yuzna.
Além das maquiagens elaboradas e as nojeiras características de outras produção em que esteve envolvido, o que me chamou atenção neste filme foram as sutilezas do roteiro escrito por Rick Fry e Woody Keith. "Society" consegue ser um daqueles filmes em que você pode considerar a história do jeito que ela está sendo mostrada ou também pegar as "pistas" do enredo e montar uma outra história, com um significado diferente (mais para frente vocês vão entender o que eu estou tentando dizer).
Mas vamos ao filme!

- A história que vemos!

FONTE:http://31.media.tumblr.com/db99fcc12b2ea6084c6c4cc907115d77/tumblr_mubjf8qAAl1r3rur9o1_1280.png

"Society" conta a história de William "Bill" Whitney (interpretado por Billy Warlock, que esteve em "Halloween II" e também interpretou o personagem Eddie Kremer nas primeiras três temporadas de "Baywatch"), um jovem estudante do Ensino Médio que pertence à uma rica família de Beverly Hills. A vida de Bill parece perfeita: ele é popular na escola, namora uma líder de torcida, tem uma família podre de rica e é o favorito para ser presidente do conselho estudantil. Contudo, longe do que parece, Bill é atormentado por pesadelos em que sua a família o persegue e ele acredita que seus pais não o aceitam do jeito que ele é. Resumindo: ele se sente um estranho no ninho em sua própria casa. Esse "complexo" o leva a ter sessões com o psiquiatra Dr. Cleveland (Ben Slack). 

Nosso herói com seu mullet tradicional dos anos 80 :P (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDSLPGR933wqfUxm99r00mOWTNeWnVgDfqRBqoYbqrAsNBhIkr-QJNDzgZBwMgvjs57LCa_P_Kw_10dvCuvzU2uXiHvMf2d_j_e1wtYv32e1bf7qKy7UMznE944bZSb6oGTxF7ZfAsGttI/s1600/society2.JPG).
O médico não leva muito a sério os medos de Bill e acredita que ele logo fará parte da sociedade. Enquanto isso, Jenny (Patrice Jennings), a irmã de Bill, está se preparando para ser apresentada para a alta sociedade da qual pertencem seus pais, Nan e Jim Whitney (interpretados por Connie Danese e Charles Lucia, respectivamente). Só que o ex-namorado da garota, Blanchard (Tim Bartell), se esconde no quarto da moça e a "ataca" por ser contra o fim do relacionamento. Bill então expulsa Blanchard da mansão aos pontapés, mas o rapaz insiste que precisa conversar com Jenny.

Jenny e Dan Whitney (FONTE:http://img62.imageshack.us/img62/5133/fdb0.jpg).
Bill achava estranho a atitude de Blanchard, mas acredita que isso seja a típica atitude de quem levou um pé na bunda. Os pais de ambos contudo não se abalam muito com a situação e só pensa na festa de apresentação da menina.
Na escola, Bill participa de um debate com seu principal oponente na disputa pela vaga de presidente do conselho estudantil. Durante seu discurso ele nota a presença de uma garota na platéia que faz de tudo para chamar sua atenção (abrindo e fechando a perna :3).

A garota misteriosa da platéia (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLk6XhmoGArX3CfVVyOFemzj-NpcPacJmJ7NeRxswpgpJXqNPACt0LXRXVBspFexyRL4M7wkGRm_cVExpcDu2aEiCAMTgqYeQ3kDpd8ckuDinn_y1pvBpe7c9rdzMaDL1h0d3juWFFLzQw/s1600-h/Society-Devin-DeVasquez-3.jpg).
A deliciosa, digo, linda garota é Clarissa Carlyn (interpretada pela ex-Playmate Devin DeVasquez). Quem não fica nada satisfeita com esse "assanhamento" é a namorada de Bill, Shauna (Heidi Kozak), que chama a atenção dele batendo com um livro na mesa. Quando volta a si, Bill percebe que Clarissa simplesmente sumiu da platéia.
Bill e Shauna vão à praia para tentar se entender novamente e lá a garota conta que deseja ir até a festa de Ferguson (Ben Meyerson), um colega da escola que não vai nem um pouco com a cara de Bill. Para agradar a namorada, Bill vai até Fergunson perguntar se eles vão dar alguma festa. O mala tira uma com a cara dele e diz não saber de festa nenhuma. Nisso a garota de Bill some da praia e o rapaz se reencontra novamente com Clarissa e também vimos pela primeira vez a mãe da garota, uma senhora de tamanho bem avantajado :S

Ferguson e Bill (FONTE:http://nsae01.casimages.net/img/2013/09/29/130929025313663516.png).
Ainda na praia, Bill é abordado por um perturbado Blanchard que pede que ele ouça uma fita um tanto suspeita. Nela Bill ouve seus pais e Jenny falando sobre o que ela faria na festa e descobre que na verdade se tratava de uma orgia o_O E que seus próprios pais eram coniventes com isso. Abalado, Bill ataca Blanchard e rouba seu gravador. O rapaz então leva a gravação para o Dr. Cleveland que se recusa a ouvir a fita naquele momento e fica com o gravador para ouvir com Bill no dia seguinte. Quem acha que a fita não tinha nada daquilo no dia seguinte acertou: Bill ouve seus pais apenas conversando normalmente, enquanto Dr. Cleveland diz que espionagem é um crime muito grave. Longe de achar que está ficando louco, Bill liga para Blanchard e pede que ele traga uma cópia da fita até ele. Só que no caminho para o ponto de encontro, Bill encontra o carro de Blanchard enterrado em um poste e um policial informa que o moço morreu. Bill então desconfia que definitivamente alguma coisa estranha está acontecendo.
Sem poder confiar em ninguém a sua volta, Bill passa a investigar a tal conspiração que existe na sociedade em meio a visões que ele considera alucinações (como pessoas girando partes de seu corpo de modo absurdo). Durante sua busca ele acaba ficando mais que amigo da bela Clarissa, mas esta também parece estar envolvida com os mistérios da sociedade.
E agora? Será que Bill está realmente ficando louco ou existe algo de podre na sociedade em que ele vive? A resposta fica guardada para quem assistir este filme até o final ;)

- Um outro lado para a história?

Clarissa é bem flexível (FONTE:http://image.tmdb.org/t/p/original/b3KCfs3aZX0xw3zJ8A9OJbPEms9.jpg).
A primeira coisa que me chamou a atenção ao assistir "Society" foi o fato do roteiro se mostrar não só um conto de terror, mas também uma crítica (ou alegoria) a alta sociedade. Isso fica muito evidente em certos pontos da película, mas existe também um outro caminho que certas pistas do filme me levam a ver que pode parecer bem mais sútil (ainda que muita gente deve ter chegado a essa conclusão), mas encontra vários fatos que o sustentam. E ao notar isso eu só fiquei ainda mais impressionado com o filme!
A partir daqui pretendo analisar certos aspectos e acontecimentos do filme e será inevitável entrar em certos detalhes que podem estragar as surpresas de quem ainda não viu "Society", por isso fica aqui meu alerta de SPOILER: caso você ainda não viu esse filme e não deseja perder as surpresas sugiro que pule a parte abaixo e siga até a próxima seção ("Finalizando").
Pois bem, para você que continua, vamos ver algumas interpretações que tirei sobre o que eu chamo de sub-texto (ou mensagem oculta) do filme.

* Bill e o sexo:

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/j81nbbKdz8A/maxresdefault.jpg
Quem viu o filme deve ter reparado que na maioria das vezes em que Bill vê um corpo feminino este se distorce de alguma forma bizarra. Isso acontece pela primeira vez quando ele vai buscar o bronzeador no banheiro de sua irmã e vê a silhueta dela no box se contorcendo:

FONTE:http://trashisking.files.wordpress.com/2010/05/society5.jpg
A segunda vez que isso acontece é quando Bill está na casa de Clarissa e a moça exibe o mesmo comportamento. Notem que em ambos os casos os seios e a bunda ficaram do mesmo lado. Dois objetos de desejo masculinos!
Mais adiante no filme, quando descobrimos a "real identidade" de todos da sociedade, Bill vê uma mistura de sua irma e sua mãe, onde a cabeça de Jenny está exatamente entre as pernas de Nan:

FONTE:http://www.cinemaenthusiast.com/images/society51.jpg
Minha teoria é que essas distorções simbolizam um desconhecimento de Bill sobre o corpo feminino! Ele não conhece o corpo das mulheres ou têm algum tipo de aversão à eles, de modo que todo vez ele os enxerga disformes. Isso também se reflete na concepção que ele tem de sexo, como sendo uma coisa degradante e pervertida! Como a orgia que vemos na festa perto do final do filme:

FONTE:http://www.seanceofcinema.com/wp-content/uploads/2012/11/Picture-71-e1353398069431.png
Mas então seria Bill gay? Isso me lembra muito a análise do enredo de "A Hora do Pesadelo 2", onde muitos sustentam que Freddy na verdade seria o lado gay do personagem principal :S Eu admito que é uma interpretação curiosa, mas naquele filme temos muito menos fatos para sustentar isso do que nesse aqui. Afinal em determinada cena de Society o melhor amigo de Bill, Milo (Evan Richards), confessa que foi ele quem deixou coisas no armário e no carro dele (sendo uma delas uma boneca inflável com o nome de Clarissa). Ele ainda diz que fez isso porque estava bravo. Mas reparem que em momento algum do filme Bill fez algo para deixar ele bravo, ou seja, só podemos concluir que ele estava com ciúmes!
Todos esses fatos me levaram a crer que existe uma subtrama na qual Bill está na verdade vivenciando todos os seus temores internos: ele estaria então em dúvida quanto a sua sexualidade! Vou mais além: talvez ele até se sentisse atraído por Jenny, por mais bizarro que isso pareça! 
Mas ai você diz: "então nada que vimos na tela é real?", eu acredito que seja sim real: a sociedade seria composta por aqueles bichos bizarros que sugam a vida dos que não fazem parte dela.Contudo isso também seria uma metáfora, uma vez que nunca é explicado quem são eles (sendo que o juiz até diz que eles sempre estiveram ali e não eram aliens ou nada assim).
De qualquer modo, "Society" parece passar uma mensagem que vai além da história contada.

- Finalizando...

"Não seja um bundão e veja esse filme" (FONTE:http://www.qagoma.qld.gov.au/__data/assets/image/0005/66857/27._Society.jpg).
Teorias e polêmicas a parte, "Society" vale cada minuto de projeção! Além de contar uma história perturbadora (quer coisa pior do que imaginar que a sua própria família é sua inimiga?) e envolvente, temos um show de maquiagem e efeitos visuais bizarros, bem ao estilo de Brian Yuzna e seu camarada Stuart Gordon nos filmes de "Re-Animator" e "Do Além" (outro clássico dirigido por Stuart).
Resumindo: super recomendado!
Obrigado pela leitura e até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário