domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRESS START # 6: The Simpsons Road Rage (PS2)

FONTE:http://www.caratulas.com/juegos/caratulas/T/The_Simpsons_-_Road_Rage-Frontal-PS2.jpg
Fala moçada! Depois de muito tempo ressuscitando aqui a "coluna" do blog intitulada "PRESS START", nosso espaço para discutir games. Isso porque ultimamente estou jogando mais do que o normal,rs (finalmente terminei a faculdade \o/). Ah, e vocês sabiam que o post com mais acesso aqui é exatamente um PRESS START? O primeirão, falando sobre Marvel vs Capcom 2 (pena que meu dvd desse jogo deu pau ¬¬). Bom, obrigado pelos acessos e hoje venho falar de um jogo que está fresquinho nas minhas mãos: The Simpsons Road Rage! Então apertem os cintos porque vamos pegar carona com Homer Simpson!
Boa leitura e não deixem de comentar ;)
R.

- Os famosos Simpsons!

FONTE:http://i1.wp.com/nerdbastards.com/wp-content/uploads/2014/01/the-simpsons-family.jpg
A menos que você tenha estado congelado em carbonite pelos últimos 30 anos, você com certeza já deve ter ouvido e assistido a família mais famosa da América (que atualmente é exibida na tevê aberta pela Band praticamente todo dia). Sinceramente, na minha opinião muito do humor da série acabou se perdendo durante todos esses anos (em 2014 já estamos na 26ª temporada). Eu considero os episódios antigos muito mais engraçados que os atuais. Talvez isso se deva ao fato da série ter se modificado um pouco para atingir um público maior (principalmente infantil), mas isso é uma teoria minha. A verdade é que atualmente eu rio mais com séries mais "hardcore", como Uma Família da Pesada (Family Guy) e South Park.
Estando no ar por tanto tempo, é claro que a série não escapou de receber uma enxurrada de games para os mais diversos sistemas. Os Simpsons possuem games para praticamente todos os consoles desde a popularização dos videogames (estou falando sério)! Só que uma coisa que chama atenção é que a maioria dos jogos inspirados na família amarela são, digamos, "estranhos". Talvez por se basear em uma série de comédia e que não tem muito espaço para a criação de um jogo de ação, por exemplo, os desenvolvedores de jogos têm que rebolar para inventar desculpas para Homer e cia sair por ai atravessando fases. Mas com a grana que a marca atrai eles fazem um esforcinho, hehe.
Esse é o quinto jogo estrelado pelos Simpsons com o qual tenho contato e só posso dizer que as experiências anteriores não foram das mais agradáveis...
Mas o começo foi bom :D O primeiro game dos Simpsons que eu joguei não foi em um console caseiro, mas nos famosos arcades. "The Simpsons Arcade Game", de 1991, foi produzido pela famosa Konami e segue a mesma linha eternizada nos games das Tartarugas Ninjas, o chamado "beat 'em up" (também conhecido como briga de rua): estilo onde você tem que sair derrotando os inimigos enquanto passa por fases. Muitos consideram este jogo o melhor dos Simpsons.

The Simpsons Arcade Game (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/_AVqyIwAwXM/maxresdefault.jpg).
 Com gráficos muito bonitos (apesar da cor de alguns personagens ser diferente da série :P) e boa jogabilidade, esse era um dos meus favoritos quando ia no shopping quando criança. Mas infelizmente, além de eu não jogar muito bem naquela época, o danado era (como todo arcade) um comedor de fichas! Era possível jogar com Homer, Bart, Lisa e Marge (cada qual tinha uma arma diferente) e até com 4 jogadores simultâneos. Pelo que eu me lembro o objetivo era resgatar a Maggie (e pela imagem parece que o Smithers sequestrou ela,rs). Estranhamente, esse jogaço nunca foi lançado para os consoles mais populares da época (como Super Nintendo e Mega Drive), diferente dos games das Tartarugas Ninjas. Pelo que consta, ele só foi portado para o Commodore 64 e para o MS-DOS (nunca achei essa versão para PC). Só que recentemente alguém notou a mancada e o game foi disponibilizado para download tanto para PS3 quanto para X-Box 360 (e eu fiquei chupando o dedo ¬¬). 
O segundo game dos Simpsons que eu tive contato foi bem menos agradável que o anterior: "The Simpsons: Bart vs. The Space Mutants", de 1992, para o Master System.

Tela da versão pra Master (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/367ZZlEJjAQ/maxresdefault.jpg).
Diferente do game anterior, este foi lançado para uma porrada de consoles: NES, Game Gear, Commodore 64, Amiga, Master System e até Mega Drive (só o Super Nintendo escapou). Lançado pela Acclaim, o game é um dos muitos estrelados pelo Bart (o "bad boy" que era o Simpson mais famoso na época). Não sei quanto a versão para Mega Drive, mas essa para o Master que eu joguei é um verdadeiro cocô, principalmente por um motivo: a jogabilidade péssima! 
O game conta a luta de Bart contra invasores do espaço, e nossa missão é... pintar objetos rosas? Sim, parece que os alienígenas precisam de objetos cor de rosa para construir uma máquina que vai dominar o mundo e o Bart deve pichar eles ou esconder com lençóis e outras coisas. Parece que com o decorrer das fases a cor dos objetos alvo muda, mas eu nunca passei da primeira fase! Não bastasse esse lance de ficar caçando objetos na fase (algo comum nos games antigos para aumentar o tempo de jogo e driblar as limitações do console, como no Moonwalker também do Master), a dificuldade do jogo é enorme e a jogabilidade porca só aumenta isso! Ou seja, fiquem longe desse jogo se não quiserem passar nervo!
Continuando a série de jogos do Bart, meu próximo contato com jogos dos Simpsons foi com "The Simpsons: Bart's Nightmare", também de 1992 e também da Acclaim!

Capa da versão para Super Nintendo (FONTE:http://hypersonic55.files.wordpress.com/2013/04/2764-1.jpg).
Apesar de ser bem melhor que "Bart vs. The Space Mutants" (o que não é muita coisa), essa bastardo ainda é difícil pra caramba! Como o nome diz, nos jogos nos pesadelos do Bart: após uma noite em claro fazendo lição de casa atrasada, o pestinha sonha que perdeu todas as folhas do seu trabalho e nós devemos percorrer as ruas de Springfield procurando as folhas. Toda vez que encontramos uma somos levados à uma tela com duas portas de cores diferentes, cada uma levando para um mini-game distinto. O objetivo é completar o mini-game e ganhar a folha no final. Bart possui uma barra de energia (representada por aqueles "Z"'s de sono ¬¬) e se ela se esvaziar é game over. O legal é que na tela de game over recebemos uma nota que depende da pontuação alcançada no jogo. Ou seja, você pode tirar um "A" mesmo não pegando todas as páginas do trabalho do Bart. Mas se vacilar leva um "F" e um olhar de reprovação da família toda :P

Bart tira um "F" :P (FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/Kqk-DDO462o/maxresdefault.jpg).
Essa é o jogo dos Simpsons que eu mais joguei e um dos games que mais me irritaram também ><; Novamente temos uma dificuldade monstro, apesar de muitos mini-games serem divertidos e a música do jogo grudar na sua cabeça (estava cantarolando ela agora mesmo enquanto escrevia,rs). Nem preciso dizer que esse é outro game que não terminei. Ah, ele também foi lançado para Mega Drive.
Finalmente, antes de "Road Rage", joguei "The Simpsons Wrestling" de 2001. Lançado pela Activision junto com a Fox Interactive (subsidiária da Fox, a dona dos Simspons), é um game exclusivo para o Playstation 1.

Homer vs Bart (FONTE:http://gamesdbase.com/Media/SYSTEM/Sony_Playstation/Snap/big/The_Simpsons_Wrestling_-_2001_-_Activision.jpg).

O game não tem nenhuma história (não que os outros tivessem alguma muito elaborada :P) e se resume aos personagens lutando em um ringue de luta-livre. Apesar dos gráficos meia-boca, confesso que este é até divertido, e com uma boa jogabilidade. Só que continuo me perguntando: da onde eles tiram essas ideias malucas??
Bom, finalmente chegamos na 6ª geração de consoles com PS2, X-Box, Game Cube e o finado Dreamcast. Agora sim teríamos bons games dos Simpsons certo? Bem, err...
De acordo com a Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_The_Simpsons_video_games) existem 4 jogos dos Simpsons para essa geração: "The Simpsons Road Rage" (de 2001, para X-Box,Game Cube e PS2),"The Simpsons Skateboarding" (de 2002, exclusivo para PS2), "The Simpsons Hit and Run" (de 2003, para X-Box, Game Cube e PS2) e finalmente "The Simpsons Game, lançado em 2007 para PS2 e também para os consoles de 7ª geração (X-Box 360, Wii, Nintendo DS, PSP,etc). Segundo o que li, esse último é o melhor de todos, mas agora fiquei curioso para ver um jogo de skate dos Simpsons,rsrs.
Mas e quanto a esse "Road Rage"?

- Hora do rush em Springfield...

FONTE:http://2.bp.blogspot.com/-ONq5vw7gznU/T9tRRCu4lHI/AAAAAAAABOE/Jw7kpIzg4wc/s1600/Road%2BRage.jpg
Com um nome que me lembra aquele clássico jogo de moto ("Road Rash" :P), "The Simpsons Road Rage" é um game do estilo "corrida" estrelando os personagens da série. Este game foi o primeiro a ser lançado para os consoles da nova geração (o último jogo antes dele a dar as caras nos videogames tinha sido o "Wrestling" do PS1) o que talvez explique seus gráficos simples. O game foi lançado pela Electronic Arts (EA, "Challenge Everything" :P) e a versão para o PS2 foi desenvolvida pela Fox Interactive (bem como a para X-Box). Posteriormente o game também ganhou uma adaptação para o Gameboy Advance, lançada em 2003 pela EA junto com a THQ (medo dessa produtora ><).
A história do game, pelo que eu entendi do vídeo de abertura, é a seguinte: o Senhor Burns resolveu expandir seus negócios e consegue a concessão do transporte na cidade de Springfield. Ele lança então ônibus radioativos (?!) que não são exatamente um modelo de segurança. Os preocupados cidadãos de Springfield então resolvem eles mesmos transportar as pessoas pela cidade criando seus próprios serviços de táxi (começando pelo Homer).

Homer 4 Hire ("Homer para aluguel"): o chefe dos Simpsons resolve virar taxista :P (FONTE:http://img.gamespot.com/gamespot/images/2001/ps2/simpsons/simpsonsroadrage_1203_screen001.jpg).
A história até que é menos louca que dos games anteriores, mas não tem como estranhar o fato de Bart e Lisa estarem por aí dirigindo carros :S (tá certo que pelo tempo que a série tá no ar eles já têm mais de 30 anos, hehe).
Como os leitores já devem ter percebido, nossa missão aqui é escolher um motorista dentre os personagens e sair pela cidade pegando passageiros e levando eles para seu destino. Como recompensa ganhamos dinheiro que pode ser usado para liberar novos personagens e novas localidades de Springfield. 
Inicialmente só temos como motoristas os Simpsons (Homer, Bart, Lisa,Marge e o vovô Abe) e também só temos a região de Evergreen Terrace (o bairro onde os Simpsons moram) para percorrer e encontrar passageiros. Ao todo temos 17 personagens (que incluem o palhaço Krusty, o Chefe Wiggum, Ned Flanders, Apu, Barney, entre outros ilustres habitantes de Springfield) e 6 localidades para percorrer (como a famosa usina nuclear onde Homer trabalha, por exemplo).

Tela de seleção dos personagens (imagem da versão de Game Cube) (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_EiUirnSFa0wdKTVNcWmmwDortZx18zhQ-Vq1qdS1CBIIVTJamsYQbY_W1D9Ygj7jQExBFfLTiwozKo5fGOA9u6eEo2dy4Pk4fQhb_tchJkwOq91Isnr5EK_qDRmTgFTSn77VLlBY7x4/s1600/The+Simpson+Road+Rage+-+04.jpg).
O interessante é que os carros refletem a personalidade dos personagens: Homer pilota seu tradicional carro rosa (e também tem a opção de liberar sua escavadora de neve, lembram do "Sr. Escavedeira"?), enquanto Marge pilota a Camionero que foi foco de um dos episódios; Bart usa um carro foguete (?!), enquanto Lisa dirige um carro elétrico (é ou não é a cara dela? :D), e por ai vai (estou curioso para ver Barney, o bêbado, dirigindo,rs).

- Simples e divertido

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/qYnL3kahJBo/maxresdefault.jpg
Como já havia citado antes, os gráficos do jogo são bem simples, de um modo até parecido com os games do Harry Potter lançados pela mesma EA. Mesmo assim eu achei eles bonitos e os personagens estão bem caracterizados. A jogabilidade também é beeem simples. Para se ter uma ideia não temos um sistema de danos: o jogador pode bater o quanto quiser, atropelar pessoas, e nada acontece :S É claro que as batidas acabam atrasando o motorista e se o tempo chegar ao final é game over. 
O jogo tem os seguintes modos: Road Rage (o modo principal, onde devemos percorrer as fases buscando passageiros e entregando nos locais corretos antes que o tempo termine), Sunday Trip (um modo de passeio, onde podemos conhecer as fases sem nos preocuparmos com o tempo ou ganhar dinheiro), Mission Mode (aqui temos missões que vão sendo desbloqueados conforme vamos cumprindo os objetivos propostos, que incluem bater em objetos específicos ou levar Krusty a salvo fugindo de seus fãs). Por fim temos também o modo de 2 jogadores, onde ambos competem para pegar os passageiros.
A mecânica do jogo é a seguinte: começamos em uma localidade com o relógio no canto superior esquerdo da tela com um limite do tempo (isso muda de acordo com a dificuldade escolhida, diminuindo no Hard e aumentando no Easy). Devemos então localizar um passageiro (que é indicado por um círculo azul brilhante). Uma vez que entramos no círculo, o passageiro (que é um dos personagens conhecidos da série, muitos sendo também motoristas que podem ser liberados ou mesmo já estão liberados, o que não faz muito sentido :S) some no carro e um dedo no alto da tela indica a direção que devemos seguir (ela também aparece como um ponto vermelho maior que o que indica a gente no mapa). Fora isso, ainda surge uma imagem do local que o cliente deseja que o levemos assim que ele some no carro (normalmente é também um lugar famoso dos Simpsons, como o mercadinho do Apu ou a taverna do Moe). E para facilitar ainda mais as coisas, o local é demarcado por uma coluna de luz que sai dos céus do meio das nuvens (parece até uma visão celestial, lindo mesmo :P).

FONTE:http://i1.ytimg.com/vi/ew9IeZfbw6A/maxresdefault.jpg
Mesmo no modo principal,.quando pegamos alguns passageiros eles podem fornecer certas condições que dão uma bonificação no final da corrida (como destruir uma quantidade específica de objetos ou não bater em nenhum carro durante o trajeto), fora que se entregarmos o passageiro em um tempo curto ganhamos um bônus por velocidade. Após entregarmos o cliente no local especificado, ganhamos além do dinheiro o tempo que sobrou da corrida (assim que o passageiro sobe no carro aparece um reloginho na parte superior da tela que estipula um tempo para a entrega), que é adicionado ao contador no canto superior esquerdo da tela. Se esse contador chegar a zero é fim de jogo. Então o esquema é pegar o passageiro, entregar a tempo e logo achar outro passageiro para que o tempo não acabe. E é só :P Simples né? Só que mesmo assim é muito divertido! E também viciante! A vontade é continuar jogando até liberar todos os personagens e localidades,rsrsrs.

- Detalhes que agradam os fãs ...

FONTE:http://www.sosgamers.com/wp-content/uploads/2011/06/The-Simpsons-Road-Rage-001.jpg
Além dos personagens e localidades, não faltam citações e "easter eggs" durante as fases que vão alegrar os fãs do seriado (como o Krusty Camp onde Bart fez uma revolução em um dos episódios, ou propagandas do filme do Comichão e Coçadinha pelas ruas). Mas com certeza o mais legal é a presença dos dubladores originais dos Simpsons! Fora que eles tem muitas falas durante o gameplay. Se por exemplo estamos jogando com o Bart e pegamos o Homer como passageiro ele vai perguntar se o garoto não devia estar na escola. Ou quando Vovô é o passageiro da Lisa, ele pergunta se a garota sabe dirigir. Haha, são pequenos detalhes que diferenciam a jogabilidade a cada partida e fazem tudo ficar mais legal. Talvez por ter tido o envolvimento da Fox, o jogo consegue ter um cuidado que com certeza vai deixar os fãs da série muito mais satisfeitos que os jogadores casuais (se bem que é quase impossível ninguém nunca ter visto pelo menos um episódio dos Simpsons :P).

- A polêmica com a Sega...

Não é só o Sr. Burns que dificulta a vida dos Simpsons... (FONTE:http://image.gamespotcdn.net/gamespot/images/2001/ps2/simpsons/simpsonsroadrage_1203_screen022.jpg).
Para minha surpresa a pesquisa na Internet revelou que "The Simpsons Road Rage" é mais conhecido por ter sido processado pela Sega por plágio o_O
O que aconteceu foi o seguinte: a criadora do Sonic achou o game muuito parecido com seu famoso "Crazy Taxi" (que foi lançado para Arcade e Dreamcast em 1999 e 2000, respectivamente). No game também somos motoristas que devem pegar passageiros nas ruas e entregar nos seus destinos o mais rápido possível. "Crazy Taxi" foi inclusive lançado para PS2 e Game Cube em 2001 pela Acclaim (eita mundo pequeno né? Rsrss).

Imagem de Crazy Taxi (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1dOv6jgkn76r5PsS7XvJbqfSp-KkSwHCutQAnSsCG_mw-D6alEdtEdVV-3hk8LOUlHA3ClcKKv6Isdm3dfmH98pF9GuTYA4ckWKIh-AC8fIb4sKQ77XlL_5ldZ6zpgfjtqs2KelTQlOk6/s1600/03.jpg).
Como eu nunca joguei "Crazy Taxi", não posso afirmar se realmente "Road Rage" é um plágio dele. Só sei de duas coisas: taxistas pegam pessoas e levam para destinos (é isso que eles fazem!); olhando as imagens dos dois games, realmente as mecânicas se parecem (como setas indicando os locais, mas até ai tudo bem). Não quero defender o game dos Simpsons, mas fica meio difícil fazer um game de táxi sem que ele seja parecido com o conceito que a Sega empregou em "Crazy Taxi". Seria o mesmo que a Nintendo começar a processar todos que criassem games de corrida parecidos com o clássico "Super Mario Kart". Que eu saiba ela não fez isso ou fez? :S
No final das contas, aparentemente os produtores de "Road Rage" tiveram que sentar com o pessoal da Sega para conversar e eles preferiram resolver tudo fora da justiça (provavelmente com uma bela soma em dinheiro,rs).
Polêmicas a parte, "The Simpsons Road Rage" é um game divertido e, como já cansei de dizer, simples. Se você busca tramas elaboradas e jogabilidade complexa, fique longe desse game. Agora se tudo que você quer é relaxar por algumas horas e não esquentar a cabeça com nada, esse jogo com certeza é uma boa pedida :D
Até mais!

NOTA: 5/10 (não é obrigatório para os donos do PS2, mas também não é um jogo ruim para passar o tempo :D)

P.S.: A minha versão "alternativa" tem uma capa com um selo da Nintendo o_O Curioso ver isso em um título para um console da Sony,rsrsrs. Entre muitos fãs isso dá até morte,rsrs. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário