quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PONTO DE VISTA #3: A França criticando o Brasil???

FONTE:http://www.relay.com/Covers/FicheProduit/66234.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Acharam que nunca mais ia ter "Ponto de Vista"? É, mas eu fiquei puto e agora vou desabafar! Se tem uma coisa que eu odeio é gente que se colocar por cima da situação e resolve meter o pau no país que vive e, principalmente, nas pessoas deste país (sendo que ele próprio faz parte deste povo). Ser cego não, agora usar de manipulação para criticar o seu país é sacanagem. Calma que vocês já vão entender o que eu quero dizer.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
Internet: ninho de notícias falsas.

FONTE:http://4.bp.blogspot.com/-9rn8gJIaLRU/UflUaQkP-CI/AAAAAAAAKkM/HawBGwl42PE/s1600/ANONYMOUS.jpg
Outra coisa que me deixa puto: correntes falsas da Internet! Vocês sabem do que eu estou falando: aquelas notícias furadas que as pessoas compartilham sem nem conferir se é verdade. Quer um exemplo? A famosa história de que o professor é o único profissional no Japão que não precisa se curvar para o Imperador. Bonito, lindo, inspirador, perfeito... mas FALSO!
Tenho que admitir que existem muitas pessoas criativas na Internet e também com muito tempo livre para criar histórias mirabolantes. Mas muitas histórias têm um fundinho de "más intenções". As mais comuns são aquelas que visam atacar alguém ou algum partido político. A bola da vez é, como sempre, a situação, ou seja, o PT, Lula, Dilma,etc. Isso porque o povo tem uma memória mais curta que a Dori do "Procurando Nemo" e acredita que o governo do PSDB era uma maravilha (sendo que ambos são farinha do mesmo saco). Enfim, eis que navegando no Facebook eu me deparo com a mais recente "corrente falsa que quer te manipular". Vou reproduzir o que o texto (longo e cansativo, além de ser recortes de outras "correntes") diz ter sido publicado em uma revista de esportes francesa (cuja capa estampa o começo deste post):

"Na França o Brasil é visto assim:

12 Páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos:

QUERO VER LER ISSO AQUI E NÃO SENTIR VERGONHA...

- Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso.

- A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.

- A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.

- A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.

- Tudo se desenvolve a base de propinas.

- Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.

- Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.

- O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.

- O Brasileiro elege jogadores de futebol para cargos públicos.

- Romário (ex-Barcelona) é hoje deputado. Aproveita o descontentamento com a Copa para se auto-promover, mas nunca apresentou um projeto de lei sobre saúde ou educação. Sua meta é dar ingresso da Copa para pobre(como se essa fosse a prioridade para um pobre brasileiro)

- O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?

- Em uma das músicas deste palhaço analfabeto ele diz: “Ele é ladrão mas é meu amigo!”, Isso traduz bem o espírito do Brasileiro. ( http://letras.mus.br/tiririca/176533/ )

- Brasileiros se identificam com analfabetos.

- A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo.

- Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.

- Há um dito popular que diz que “Deus é brasileiro”.

- A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Aparthaid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.

- O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.

- A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. http://www.youtube.com/watch?v=urmR5fXMJu8

- Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição.

CONFRONTOS:

- Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado...

- Há um movimento chamado “Black Blocs” que ameaça revidar a violência do Governo.

- Há um # hastag que já foi repetido mais de 500.000.000 de vezes em redes sociais e ameaça#naovaitercopa

- Os próprios brasileiros pedem para os estrangeiros não irem para o Brasil. Há milhares de vídeos feitos por brasileiros neste sentido : http://www.youtube.com/watch?v=0A-mFVEE7Ng

- O governo brasileiro acaba de gastar 400milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os…. Brasileiros (???) Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.

- Há um movimento de alguns jogadores de futebol, liderado pelo ídolo do Lyon (França) Juninho Pernambucano, chamado “Bom Senso”, pedindo conscientização dos jogadores.

- Analisando os países sedes desde 1970, o número de mortes em estádios, nos 16 anos prévios a cada edição da Copa:

México: (1970): 06 mortes;
Alemanha (1974): 00 mortes;
Argentina (1978): 04 mortes;
Espanha (1982): 00 mortes;
México (1986): 12 mortes;
Itália (1990): 00 mortes;
EUA (1994): 00 mortes;
França (1998): 00 mortes;
Japão (2002): 00 mortes;
Coreia do Sul (2002): 00 mortes;
Alemanha: (2006): 00 mortes;
Africa do Sul: (2010): 17 mortes;
Brasil: (2014): 234 mortes;

http://www.youtube.com/watch?v=8bn17OLPyOY

OBRAS:

- O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.

- O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke.

- A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes.

- A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência.

- Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.

- O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros(o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros.

- Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros.

- E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados.

- Mas o custo não é alto porque os trabalhadores recebem muito. Os trabalhadores recebem salários de fome.

- As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos.

- Não há segurança para os trabalhadores, acidentes e mortes são comuns. Na França o número de mortes nas construções foi 0(zero)

- Mesmo com os milhões a mais, os Estádios são ruins.

- Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Panamericano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens.

- O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos. Isso mesmo, 6 anos….

- Hoje o estádio está interditado e não recebe mais jogos. Detalhe: custou mais de 150 milhões de Euros(mais do que o Estádio do Olympic de Marseille), e hoje serve de ninho para pombos.

- Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos.

- Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes. Tudo com financiamento público.

- Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, 23km do centro da cidade e sem metrô até lá.

- O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes.

- Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .

- Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses. Lula, claro, se declara socialista.

- Este estádio é igualmente ruim, alagamento, péssima infraestrutura, e antes mesmo de inaugurar já caiu, matando funcionários. vide: http://oglobo.globo.com/esportes/video-mostra-momento-do-acidente-no-itaquerao-10911765

TRANSPORTES:

- A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm )

- Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto.

- Mas o dinheiro desapareceu e nem um único centímetro do TGV brasileiro foi construído.

- Nenhum brasileiro cobra da Dilma a responsabilidade sobre a promessa do trem bala.

- Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o Aeroporto.

- O taxis são caríssimos e os taxistas fazem trajetos mais longos com os estrangeiros que não conhecem a cidade.

- Aprenda Português pois os Taxistas não falam nem espanhol, francês não existe. Inglês nem pensar???

- Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: ( vide: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml )

- É assim que o Brasil está se preparando para receber os turistas, ensinando inglês para as prostitutas. Pergunte se há um programa assim para policiais???

- Metrôs não funcionam bem, não cobre nem 10% das cidades ou simplesmente não existem.

- Os ônibus são precários, com muitos atrasos.

- O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente.

- Diariamente os ônibus são atacados por gangues que lhes ateiam fogo sob ordem de criminosos ou simplesmente para protestar.

- Às vezes não dá tempo do passageiro sair correndo e morre carbonizado.

- Ninguém é preso, mas as autoridades dizem: “estamos investigando…”

- O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França.

- Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegam a cobrar 1.000Euros durante a copa.

- Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA.

- Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança.

- Muito cuidado ao dirigir, o trânsito é uma selvageria. Sinalização, quando existe, é exclusivamente em português.

- Ônibus lotados a toda velocidade, dividem faixas com carroças, mendigos que puxam carros de ferro-velho, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos de horas. Em São Paulo chega a passar de 300km de engarrafamento, dentro da cidade, o maior da humanidade.

- Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem.

- Não tente andar de bicicleta, será atropelado ou roubado.

- As estradas estão caindo aos pedaços, sem sinalização e o número de mortes em acidentes de trânsito em 2008 foi de 57.166, na França, 399, ou seja, quase 15.000% a mais de mortes, e levando em conta que no Brasil não há acidentes por neve ou gelo na pista.

- Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos.

- Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista.

- Não existe transporte fluvial, apesar de ser o país com mais rios no mundo. O Brasil deveria investir em barcos, todo ano as cidades alagam. Videhttp://www.youtube.com/watch?v=aNHnPUcZOFA

- As autoridades dizem que foram pegas de surpresa!

- Não há transporte por trens.

SAÚDE:

- Reze para não ter problemas de saúde enquanto estiver alí.

- Vacina contra febre amarela é recomendada.

- Use repelentes, no Brasil ainda há pessoas morrendo com dengue, malária ou doença de chagas, já erradicadas na França no século XVIII.

- Faça um seguro de saúde privado antes de ir ao Brasil.

- Médicos privados cobram mais de 100Eurs por consultas de 20minutos.

- Os hospitais públicos são péssimos. videhttp://www.youtube.com/watch?v=cE9znkKV--kcomparáveis a zonas de guerra.

- Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. vide http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/

- O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso.

- O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu.

- A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo.

- Resultado: Brasil é 72. entre 100 países pesquisados pela OMS, a França 7.

- O craque Zinédine Zidane já era mal visto no Brasil, por ser responsável direto por 2 derrotas humilhantes da “canarinha” em mundiais. Ao saber que o Brasil sediaria a Copa, Zidane afirmou que o Brasil tinha outras prioridades, como a saúde, não os Estádios.

- Ronaldinho Fenômeno rebateu a frase dizendo que “não se faz copa com hospitais”. videhttp://www.youtube.com/watch?v=uRRoXJQf8f0

- A frase de Ronaldinho Fenômeno virou hit no Twitter e record e visualizações no youtube.

- O Pelé pediu para os Brasileiros esquecerem os problemas e curtirem a Copa.

HOSPEDAGEM:

- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.

- São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sulamericanas.

- Nem no Brasil é a mais visitada. Ninguém faz turismo em São Paulo.

- Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.

- No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.

- Na época da Copa, um hotel de baixa qualidade em São Paulo chega a pedir 800Eurs por noite.

- Os brasileiros não tem hábito de intercambiar casas, alugar sofás ou hospedar pessoas por sites em internet.

- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.

TELECOMUNICAÇÕES:

- Minuto de celular mais caro do mundo. vide http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml

- O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.

- 4G não existe na maioria das cidades.

- A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. vide http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao

SEGURANÇA:

- Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui.

- No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.

- No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.

- A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano.

- Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes.

- Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado.

- 1% dos casos resultam em prisão.

- Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos.

- As prisões parecem masmorras e não recuperam.

- Rebeliões com dezenas de mortos, pessoas decapitadas, esquartejadas são frequentes.

- Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto.

- Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”.

- Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível.

- Se for assaltado, não reaja.

- Não ande pelas ruas após as 22hs.

- Caixas eletrônicos não funcionam após as 22h30, devido aos assaltos. Os políticos, no lugar de aumentar a segurança, tiveram a brilhante idéia de proibir o cidadão de bem de tirar dinheiro do caixa.

- Os bancos fecham as 16hs.

- Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil.

- Policiais são monoglotas. Aprenda frases como: “Eu fui assaltado”; “preciso de ajuda”, “estou ferido”, “sou francês, leve-me ao consulado por favor”

- Há falsas blitz para assaltar pessoas.

CONCLUSÃO:

- O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sulamericanos.

- O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;

- Apenas 3% dos Brasileiros são bilingues.

- A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero!

- Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira.

- O país tem 9% de analfabetos;

- No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais.

- Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.

- No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)

- O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia…. até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar.

- UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol.

Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse:

“O Brasil não é um país sério” "


Após esse longo texto publicado por um usuário, começam as tradicionais discussões sobre manipulação e Matrix que agora são moda na Internet (bem como o sempre presente ateísmo de Internet). Agora olha que bacana: invés de alguém contestar essas informações todas que supostamente a revista fala em sua reportagem de 12 páginas, as pessoas preferem seguir no rebanho, tomando isso como verdade. São essas pessoas que se dizem "esclarecidas e despertas da Matrix"? Rsrsrsrsrsrs.

Duvide sempre!

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_ekG-8ZOibVbGvnQ1UbT6KXJqctlrRyLCINC_S3GpE2Bv_qHFwMUTOTFG-0XnC7a4zRQFek6DyR4ljLIukh2R9RcRhHhxt2H5iBpl1xljk8FY8KZFTg5yPhkx3ptB9l8zixQLg020qJw/s1600/bonecoDuvida.jpg

Como eu já tô véio de Internet, logo desconfiei que tudo isso era balela e ainda muito parecida com outra corrente: a do estrangeiro que morou no Brasil e lista os motivos de ter ido embora. Só que se quem criou isso foi "caprichoso" para escrever este texto enorme, eu fui ainda mais e resolvi ir atrás da tal revista francesa. Não demorou muito e achei o pdf da danada. Gozado que nem colocaram um link na postagem né? Porque será? Dizem que é proibida de acessar no Brasil,rsrsrs. Nossa, deve ser muito boa essa matéria,rsrs.
Eu achei a revista para download via torrent, mas como muita gente não é familiarizado com este sistema (eu mesmo não sou) resolvi upar na minha conta do Dropbox. Vou deixar o link aqui para vocês: https://www.dropbox.com/s/y6vvgbh7dq8yony/%5BFullTorrent.ec%5D.France.Football.N3537.du.28.Janvier.2014.FRENCH.eBook.pdf
Agora vai acontecer uma coisa inédita aqui no blog: pela primeira vez vou postar um texto que não é meu! Eu com muita garra e teimosia traduzi uma parte da tal matéria que detona o Brasil. Sinceramente, fiquei tão de saco cheio com os acentos que o francês tem e também vi que não havia necessidade de continuar a tradução (apesar que eu li por cima a matéria toda, em busca de citações do Tiririca,rs). Logo, quem quiser ler a matéria na integra, pega no link o pdf e usa o Google Tradutor,rsrs.
Então, ai vai a matéria bombástica em português :S

Brasil: Medo no Mundial

No prazo fixado pela FIFA, 31 de dezembro de 2013, apenas 6 estádios de 12 tinha sido entregues.

            Eron Morais de Melo é um protético de 32 anos de idade. No seu tempo livre, ele se veste de Batman e se torna o símbolo mascarado das reivindicações sociais de seus concidadãos. Ele mesmo fez uma capa preta e vai as manifestações usando as grandes orelhas pontudas do célebre super-herói. No dia 9 de janeiro, o homem-morcego foi saudado com aplausos quando veio apoiar os habitantes de uma favela do Rio que seriam remanejados para a instalação de um shopping. << Toda vez sua presença parece deliciar e reconfortar as pessoas. Sem dúvida com ele os manifestantes esperam que sua causa será ouvida>>, disse o fotógrafo da AFP no Brasil, Yasuyoshi Chiba, a serviço do site do Monde. 



FONTE:http://boavistaja.com/wp-content/uploads/2013/09/protesto-7-de-setembro-2.jpg
Menos de 140 dias do início da vigésima fase final da Copa do Mundo, no dia 12 de junho (uma quinta-feira) em São Paulo, o país onde o futebol é rei oscila em suas certezas. Hospedar a maior competição global pode permitir que o Brasil ganhe um sexto título. Este seria um novo recorde e o culminar de um longo caso de amor. Mas a realidade já revelou o coração obscuro e menos glamouroso deste desafio. A crônica de tropeços e atrasos em série foi responsável por revelar um abismo entre dois mundos que têm muito pouco em comum. De um lado, a FIFA impôs sem ceder suas especificações, por vezes desproporcionais, muitas vezes inadequadas. Do outro, um país que espera um crescimento de 0,4% até 2019, mas que a inércia política, a corrupção e o aumento dos preços tornaram-se uma bola de neve insuportável. Para hospedar um evento para o qual ele era o único candidato, após a retirada da Colômbia em abril de 2007, o Brasil tem construído ou reformado 12 estádios e investiu mais de 11 bilhões de euros. Em 2013, o orçamento para a Educação foi de 12,8 milhões de euros.
            Tal como Portugal, que sediou a Eurocopa 2004, e Atenas, que recebeu os Jogos Olímpicos no mesmo ano, o Brasil enfrenta agora o peso da organização de um mega evento que estabelece uma hierarquia de prioridades cada vez mais restritivas e menos equitativas. Mesmo Batman, o Cavaleiro das Trevas reinventado, parece não ser suficiente para resolver todos os problemas. É preciso reduzir o impacto no atraso na entrega de metade dos estádios, limitar o risco de um novo aumento de raiva na população, garantir a segurança contra os torcedores violentos e até mesmo contornar os problemas causados por diferenças de temperaturas existentes entre o norte e o sul do país. 

Para alguns estádios, o nível de alarme foi atingido.

            O ultimato foi emitido nesta terça-feira por Jérôme Valckle, durante sua visita à Curitiba, capital do estado do Paraná. << Não podemos organizar os jogos sem o estádio, ameaçou o secretário geral da FIFA. Esperamos que a reunião que tivemos tenha resultado e que a cidade não precise ser excluída da Copa do Mundo>>. Na sequência, Valckle foi apresentado à um plano de contingência que prevê um aumento de 30% no número de trabalhadores- de 1000 para 1500- e a liberação de ajuda pública de 12 milhões de euros. Este aviso não é um ato isolado. Ele segue o alarmismo de Sepp Blatter. Por várias vezes, o presidente da FIFA foi categórico: << O Brasil é o país que mais se atrasou desde que eu estou na FIFA. No entanto é que o teve maior tempo – sete anos- para se preparar.>>
            No prazo estipulado pelo organismo internacional, 31 de dezembro de 2013, apenas 6 dos 12 estádios foram entregues (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e o Maracanã do Rio). Um sétimo foi inaugurado na semana passada, a Arena das Dunas de Natal, no nordeste do país. Há quinze dias, para o microfone da France Bleau, Jérôme Valckle não minimizou os atrasos no cronograma: << Vamos terminar com uma infraestrutura que não é plenamente estabelecida, sem período de adaptação. Sabemos que isto é fundamental para garantir um melhor fluxo de pessoas dos aeroportos para as cidades e das cidades para os estádios.>> Um quarto dos parques dos estádios é de qualquer maneira condenado à se tornar elefantes brancos, por falta de clubes residentes (Brasília, Manaus e Curitiba principalmente).


FONTE:http://neandertha.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2013/04/aaabababajerc3b4me-valcke.jpg
A cadência imposta para compensar os atrasos já fez 4 vítimas. Em junho de 2012, um trabalhador morreu em uma queda no estádio de Brasília. Outro foi vítima do mesmo acidente em março de 2013 no estádio Arena Amazônia, em Manaus. Em 27 de novembro, em São Paulo, dois trabalhadores morreram após o colapso de uma estrutura de metal e um guindaste. A Arena de São Paulo é onde ocorrerá a partida de abertura, no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia. O estádio de 68 mil lugares foi motivo de muitas controvérsias e atrasos que retardaram a implementação da maioria dos lugares. Sua construção começou em maio de 2011, após anos de discussões, e não vai terminar antes de meados de abril. O estádio está situado na área do Itaquerão e é apelidado de Lulão, em referência à Lula, o ex-presidente da República. Torcedor fervoroso do Corinthians, sua opinião pesou muito para que não se seguisse a proposta de renovação do Morumbi, defendida por outro time local, o São Paulo FC. Teria custado duas vezes mais barato para a comunidade. Sob uma legislação “ad hoc”, que lhes permite estabelecer os preços das obras e do aumento em caso de atrasos, as sete maiores empresas de construção no país podem se beneficiar imensamente com os derivados eleitorais e os pequenos arranjos entre os governos. Como elas também são as principais fontes de financiamento dos partidos políticos e suas campanhas, quase todo mundo já encontrou sua conta. Menos o contribuinte. Os doze estádios foram então financiados pelo Estado, sendo que havia um compromisso de que eles seriam feitos com dinheiro privado. O relatório do comitê técnico da FIFA, no entanto, conclui que seria suficiente de oito à dez estádios que satisfaçam os critérios impostos.

As infraestruturas sempre em repouso

            Se a FIFA tem uma parcela de culpa, é por deixar por muito tempo Ricardo Teixeira agir à sua maneira. O patrocinador do futebol brasileiro teve que modificar o estatuto da Federação Brasileira (CBF) para desempenhar as funções de Presidente da Federação e do comitê organizador local (COL). Rodeado por familiares, há muito tempo tem convivido com ministros do COL, como tinha feito na África do Sul e outros comitês de organização. Ansioso para utilizar a Copa do Mundo como um trampolim para a candidatura para a presidência da FIFA, em maio de 2015, ele ainda nega qualquer envolvimento de Pelé, o ícone nacional. Em março de 2012, depois de 23 anos de reinado incontestado, o ex-genro de João Havelange, renunciou de todas suas funções e fugiu para Miami. Está envolvido no caso de subornos e propinas da ISL, antiga empresa de marketing da FIFA, além de ser suspeito de desviar dinheiro público através da organização de um amistoso entre Brasil e Portugal, em 2008. Teixeira é próximo de Jérôme Valckel. Os observadores mais venenosos acreditam que os laços de amizade entre ambos obscurecem as coisas e colocam a FIFA em descrédito. Em 2007, o atual secretário geral da Federação Internacional trabalhou durante 4 meses para a elaboração da candidatura do Brasil, quando ele estava livre de qualquer engajamento profissional. Valckel sempre evita misturar as coisas: << Eu atuei como conselheiro pela agência MPM. Trabalhei 4 meses para eles e recebi uma taxa por três meses. Quando surgiu uma oportunidade na FIFA, encerrei essa colaboração. Eu entrei para a FIFA em julho de 2007.>>
            Em março de 2012, o francês foi declarado provisoriamente “persona non grata” por ter dito que os organizadores “deveriam levar um chute na bunda” se quisessem reduzir o atraso nas obras. Na época esse comentário foi chocante, mas hoje ele se justifica. As razões para a ansiedade também afetam a infraestrutura, o transporte, metrôs e aeroportos. A construção de uma linha de trem ligando São Paulo ao Rio seria um forte sinal de que os investimentos poderiam beneficiar a todos. Os trilhos ainda estão nas caixas.

 Traduzido por mim, da edição de janeiro da France Football.

Conclusões:
- Não foi dessa vez que o Tiririca ficou conhecido na França;
- Quem redigiu o texto original da corrente não deve nem ter lido a reportagem (que tem 10 páginas e não 12);
- Não citaram o Batman :(
- A reportagem parece ser contra a FIFA e não atribui a culpa toda pela lambança ao Brasil, como diz o post;
- O Teixeira já é conhecido pela malandragem no mundo todo, mas ninguém fala sobre corrupção ser uma plaga entre toda a população;
- Lulão? Eu nunca vi ninguém chamar o Itaquerão assim,rsrsrs.

Bom, é isso pessoal. O que aprendemos é que tem gente que manipula outras pessoas para livrar elas da manipulação :S Ou seja, são na verdade pessoas que são contra as pessoas que estão no topo do sistema, mas não contra o sistema. Pessoas assim na primeira oportunidade vão querer assumir o poder e fazer exatamente o que quem eles derrubaram fazia. Basta ver as lideranças estudantis do passado que agora são nossos ilustres governantes. Por isso desconfiem sempre do que leem! E das ideias que são jogadas dentro da sua casa pelo PC.
Muito obrigado pela leitura e desculpe por um post tão longo e tedioso como esse, mas é que eu estressei mesmo,rsrs.
Até mais!

P.S.: Charles de Gaulle nunca disse que o "Brasil não é um país sério". Quem disse isso foi o embaixador brasileiro na França. A história completa está em: http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/historia-2/historia-atras-da-frase-que-de-gaulle-nunca-disse-e-mais-divertida/

22 comentários:

  1. realmente um otimo post que deveria ser compartilhado muito mais que mentira citada no começo , parabens .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Felipe Neves!
      O autor do post que originalmente me fez escrever este post deletou ele do Facebook, mas ontem a corrente voltou, agora com uma imagem do BBB 14 ilustrando. Uma pena que muita gente usa de má fé para escrever mentiras e fazer críticas usando a "voz" de outras pessoas. Estou pensando em entrar em contato com a revista "France Football" para informar o que estão fazendo com a sua imagem aqui no Brasil.
      Abs

      Excluir
    2. Opaaa......Concordo com o a questão do bom trabalho investigativo e da má fé...mas me diz uma mentira que esteja escrita neste texto????O texto não conta uma mentira meu jovem!!!!!!Este é o legado do PT!!!!

      Excluir
  2. Raphael, obrigado pelos esclarecimentos. Virei teu fã.

    ResponderExcluir
  3. Ler artigos de pessoas inteligentes é outra coisa! Lúcido devia ser seu nome, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo trabalho, brother! artigo top!!

    ResponderExcluir
  5. A questão não é se há verdades ou mentiras, no texto. O problema é a manipulação desonesta do seu conteúdo. Ou os fins justificam os meios?

    ResponderExcluir
  6. E qual foi a grande mentira falada nesse texto, com esseção dos pequenos errinhos?

    Por que em vez de receber essas criticas como ofensas pessoais, não recebemos elas como critica construtiva, um aviso do estado atual, como uma abertura de nossos olhos.
    Tudo o que foi dito é o Brasil, é claro que sempre existe algum erro, mas sempre existe um lado ruim e um lado bom, mas no momento o que está vigorando é o lado ruim, esta tão a mostra que se externou para o mundo.

    O que importa se é a França, Brasil ou qualquer outro país que critica o Brasil, em nada vai mudar e nem melhorar a realidade. Reclamar de onde saiu a informação é IRRELEVANTE visto que a realidade é essa e devemos nos ater à realidade.

    Vamos parar de chorar e pensar numa solução, infelizmente esta é a realidade e ela não vai se resolver apenas com murmurios contra a França ou qualquer outra coisa.

    O problema começa a se resolver quando começamos a pensar em soluçoes.

    A primeira solução que EU recomendo é começar a raciocinar por conta própria sobre qualquer coisa que esta acontecendo.
    2 - Buscar informações, de onde saiu, qual foi a história, qual o contexto, quem esta envolvido?
    3 - Pensar muito bem nos candidatos em que for votar, analisar a historia de cada um, o partido de cada um.
    Fazer uma lista negra e uma branca.
    4 - Não votar no PT, PSOL, PSDB e toda essa porcaria esquerdopata e comunista.
    5 - Não votar em todos os corruptos de direita
    6 - Esquecer essa questão de direita e esquerda, e votar naquele do qual apresenta traços legítimos de ética, moral, justiça, liberdade de expressão, liberdade do individuo, que segue o que esta na constituição, que não mente, que nao tem fixa suja, que esta do lado da justiça e do povo brasileiro e não apenas de um grupo ou uma minoria. Bom acho que encontrar esse tipo de politico vai ser BEEEM dificil, mas é o que devemos fazer e não se acomodar.
    7 - Se todas essas coisas falharem, defenda-se você mesmo contra as injustiças, seja um guerreiro da justiça, da liberdade e da ética, o mal existe em todo canto, o mal só triunfara quando os justos se calarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes com você. Principalmente sobre esquecer essa questão de direita e esquerda e buscar informações nas fontes. Agora a grande mentira falada no texto é que a revista francesa publicou uma matéria falando do Tiririca e dizendo para os franceses aprenderem a falar "fui assaltado" antes de vir para o Brasil.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Imaginei que o conteúdo daquele site tinha um quê de manipulação . Ainda bem que não estava errado!! rs . Obrigado por esclarecer .

    ResponderExcluir
  8. Resolvi pesquisar mais sobre o tema tbm, pois vi algumas incoerências no texto, e claro pelo fato de não ter o link da reportagem original aí vim parar aqui e foi muito bom ficar por dentro do que realmente acontece.

    Parabéns pela iniciativa e com certeza compartilharei sua página.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo post... Gostaria de te-lo achado antes pois teria me economizado o tempo que usei escrevendo uma resposta a um amigo que postou o post mentiroso no facebook...

    Segue abaixo minha resposta ao amigo:

    "O Brasil tem muitos problemas e tem que ser muito cego para nao vê-los. Entretanto nao entendo a atitude de muitos brasileiros que acham que malhar o Brasil ajuda em algo... Ao longo da leitura do texto percebi a "composicao" nao fazia o menor sentido... Vejamos bem: O autor do texto diz que o seu post contem uma traducao de trechos de uma materia publicada na revista francesa "France Football". Revista que por algum motivo, no segundo paragrafo, foi elevada pelo autor a "respeitado meio de comunicação francês" (!!!). Indo adiante nao entendi como o um “respeitado meio de comunicacao de qualquer lugar que seja” se referiria ao Tiririca como: “palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas”. Mas considerando o caso como verdade, fiquei extremamente curioso para saber como se escreve isso em frances!!! Para infelicidade do autor do texto acima o texto que ele menciona como base encontra-se na integra no seguinte endereco: http://www.scribd.com/doc/205694254/Peur-sur-le-Mondial-France-Football-pdf#download. Lendoo original apenas confirmei o que ja desconfiava… O comentario sobre o Tiririca mais me parecia um comentario pejorativo de um Brasileiro a respeito do Brasil. Brasileiro este ignorante sobre o que acontece no resto do mundo e que, provavelmente, inclui no seu dia a dia bordoes como “ai que vergonha, se fosse na Europa ou nos EUA isso nunca aconteceria mas aqui nessa baderna que é o Brasil…” sem, muitas vezes jamais ter ido a Europa ou aos EUA…
    Meu caro, sem glorificar o Romario, ate que ele me tem surpreendido para o bem. O Brasileiro simpatiza sim com analfabetos talvez por termos uma parcela significativa destes (estamos em oitavo lugar no ranking do maior numero de analfabetos no mundo!!!) Quanto a corrupcao, todos sabemos que o brasil e um pais corrupto mas caso nao saiba, no ranking, figuramos junto a Italia (que fica na Europa, caso vc nao saiba…) e muito antes de nossas mulheres fruta eles ja tinham a Cicciolina (!!!). E, finalmente, para sua informacao, a maioria dos programas que se assiste na TV aberta do Brasil, nao é criacao brasileira e sim copia de programas estrangeiros o vai de Jo Soares a Big Brother…
    Me lembro agora de um trecho de SEU texto (pois nao se trata de traducao de revista francesa alguma) que os Brasileiros sao taxados de “corruptos do povo ao governo”. Nao teria vc se corrompido falsificando a origem das ideias do texto? Nao seria uma forma de corrupcao se valer de um texto de base em Frances, que o autor menciona ser inexistente no Brasil, para dar suporte a ideias de sua propria cabeça? O texto contem dados fabricados… O SEU texto nada mais é do que o que sua cabeça acha que Franceses (que vc deve considerar superiores…) acham do Brasil… Uma manobra de pensamento um tanto complexa para pessoas de mente pequena… Toda nacao que se destaca tem, muito antes, orgulho de ser quem é! E enquanto o Brasil tiver VERGONHA de ser Brasil isso nao vai mudar… Eu prezo por um Brasil evoluido e com identidade e nao por que quer ser igual a algum outro pais por ter vergonha de si mesmo… Se falarmos a verdade sobre o Brasil veremos que a realidade ja e bem dura e que muita coisa tem que mudar mas VOCE nao acredita no Brasil e infelizmente a maioria tb nao acredita, entretanto TODOS “esperam” que o Brasil mude e cresca… grande paradoxo… Coitado do Brasil…
    Nao espere, faça sua parte! ;)"

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Cara muito bom mesmo, esse é o espírito que esta faltando no brasileiro. Ser honesto e não faltar com a verdade. Apesar da intenção da pessoa que criou o texto ser incitar a indignação dos brasileiros, não é com mentiras que se vai conseguir mudar o brasil. De mentiras já temos o suficiente. É de honestidade e coragem que precisamos para mudar o país. Fica aqui os meus parabéns pela pesquisa e divulgação da verdadeira matéria.

    ResponderExcluir