segunda-feira, 3 de março de 2014

Nanquim&Celulóide # 12: Gantz (2000-2013 ) Pt.2

FONTE:http://www.weeatfilms.com/wp-content/uploads/2013/04/watch-hacksign-episodes-online-english-sub-thumbnailpic1.jpg
Fala moçada! Tudo bem? O que acharam da primeira parte do post sobre Gantz? Agora vamos seguir com a adaptação para anime que é ao mesmo tempo a mesma história, mas também conta com algumas pequenas mudanças que fazem muita diferença! Então se preparem para vestir o traje negro e vamos voltar para a sala de Gantz!
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.


Lado B: O anime: Gantz (2004)

FONTE:http://www.wallsave.com/wallpapers/1024x768/gantz/58394/gantz-de-pantalla-japon-free-58394.jpg
Com o sucesso nas páginas da Young Jump, não demorou muito para que os caçadores da esfera negra entrassem na mira dos produtores de anime e em abril de 2004 era lançada a adaptação em animação de Gantz. O estúdio responsável por trazer para a tela da tevê a obra de Hiroya Oku foi o conhecido estúdio Gonzo, responsável por muitas séries de peso, como "Hellsing", "Full Metal Panic!" e "Samurai 7", por exemplo. A animação segue a linha dos animes mais atuais, com menos episódios em troca de uma maior qualidade. Inicialmente foram produzidos 13 episódios, no que foi chamado de primeira temporada. Posteriormente, produziram os 13 episódios seguintes que encerram a série. Ainda que dividam a série em 1ª e 2ª temporada, a exibição no Japão pela Fuji Television e AT-X foi praticamente contínua, com apenas um mês de diferença entre uma e outra temporada. Vale ressaltar que a exibição na tevê teve várias cenas cortadas, devido a violência e principalmente o sexo, que foram lançadas depois nas versões em DVD.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhabqlYSIz7q03JY6U3hWJLkmDGl3tZATOB2WrF4g6ggaa6hTx5z021ZlvCUTAnMdDfdpRuwhBvMHp6dcpa6Mv3gG17qVLgbFUqvhb-yc2uBrtS1Zw6CHBjG36j0rfi3wNmBMli9vZ5wd82/s1600/2009121314529175641298293.jpg
A direção do anime ficou por conta de Ichiro Itano, que já fez uma porrada de coisas no mundo dos animes, dirigindo inclusive alguns episódios de "Hokuto no Ken". E temos aqui a adaptação das três primeiras missões do mangá e uma última missão filler que encerra o anime.
Talvez uma das melhores coisas do anime seja a abertura, com a fantástica (e viciante) música "Super Shooter" do grupo Rip Slyme. Se você ainda não ouviu essa abertura coloque no Youtube e prepare-se para ficar viciado como eu XD O encerramento fica por conta de Bonnie Pink (que já fez encerramentos de Samurai X, entre outros) e se chama "Last Kiss", sendo também uma música muito legal e gostosa de ouvir.
Mas e quanto a história?

- E lá vamos nós de novo...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1DLs-jmaQ5ORE7OCmj5sYV1hulV1v7OGF7dgHfvKjnDUS9p2KIm3buzuxjFu7oeduNCv-gOtDK3EaUC5AgZ39lCmqSBblPlRvj_UuU8wJBC7SeOIDN2zXSrJYPgonnc0SLohO6Xn8L1Bo/s1600/gantz-6273.jpg
Novamente começamos com Kurono, só que dessa vez ele é muito mais tarado (ou demonstra mais isso) do que no mangá! Sério, logo de cara temos uma cena em que ele imagina sua professora pelada. Como eu disse antes, a história é praticamente a mesma, só que alguns personagens mudaram muito. Enquanto no mangá Kurono era um fdp por não se importar com as pessoas, no anime ele é um verdadeiro tarado, sendo que inclusive sua roupa negra reage com sua perversão e é assim que ele a aciona em dado momento do anime (?!). Rsrsrs, o legal é que mesmo quem leu o mangá vai ter umas surpresas :P Mas como eu assisti o anime depois de ler o mangá, confesso que certas mudanças me pareceram desnecessárias (por que não seguir a história original??).
Além da perversão do Kurono, a ordem em que os caçadores encontram o alien na primeira missão também muda, com o herói e Kishimoto assumindo um papel mais central do que no mangá (na história original eles não estão presentes no primeiro embate com o alien Negi e só aparecem mais tarde).

FONTE:http://www.anime-kun.net/animes/screenshots/gantz-6274.jpg
Mas talvez a maior mudança seja na personalidade de um dos bandidinhos da gangue que aparece na segunda missão, cujo nome não me recordo. No mangá ele era um tremendo fdp, inclusive quase matando Kurono. Enquanto que no anime ele é... um pai de família? Rsrsrsrs, isso sim que é mudança no personagem. E o mais engraçado é que depois da missão, na segunda temporada do anime, ele aparentemente vira um fdp de novo,rs. Curiosamente, no filme live-action que foi lançado em 2011 esse mesmo personagem também é retratado como bonzinho,rsrs. Que será que viram nele, hein?

- As missões...

FONTE:http://canime.files.wordpress.com/2009/07/gantz05.jpg?w=500&h=281
Como no mangá, na primeira missão Kurono e cia devem caçar o Negi seijin (que vive com uma cebolinha japonesa na mão). Após o massacre e aprender um pouco mais sobre Gantz, acompanhamos a vida cotidiana de Kurono enquanto ele tenta dar uns pegas na Kishimoto, com sua habitual perversão. Mas logo eles retornam para a sala do Gantz para caçar um novo alvo: o Suzuki seijin. Epa, não era Tanaka Seijin?? Ai entra outra mudança do anime: talvez por medo de um processo do tal Seiji Tanaka que inspirava o alien original, tanto no anime quanto no filme o nome dele foi modificado para Suzuki seijin. O por que do nome Suzuki eu não faço ideia, mas talvez tenha algo a ver com pássaros, uma vez que os aliens têm a ver com isso. 

FONTE:http://www.anime-planet.com/images/anime/screenshots/gantz1.jpg
A primeira temporada termina exatamente no embate decisivo entre Kurono e o chefão dos aliens Suzuki. Após isso vem a última missão inspirada no mangá e que para mim fecha o primeiro arco da saga original, na minha opinião o melhor arco. É a famosa missão das estátuas budistas, onde os aliens são estátuas dentro de um templo budista. Nessa missão Kurono simplesmente toca o terror e mostra o porque é o fodão do anime. Claro que antes ele teve um incentivo da cover de Lara Croft, hehe.
Finalizada esta missão, partimos para a reta final do anime. Apesar de se tratar de uma missão filler, tenho que reconhecer a dedicação dos produtores, pois nos episódios anteriores eles já jogaram elementos (como personagens) que depois seriam de importância nesta missão final.

FONTE:http://static1.wikia.nocookie.net/__cb20120429165720/gantz/images/5/5d/Episode16.jpg
Esta última missão mostra um inimigo surpreendente: Kurono! Aparentemente a esfera negra fica de saco cheio de Kurono e resolve fazer dele o novo alvo (isso é parecido com uma missão que ocorre bem depois no mangá). Nisso algumas regras do jogo também vão pro espaço, como o "delay" dos tiros das armas (coisa que também ocorre bem mais pra frente na história do mangá). O final acaba por não resolver muita coisa e fica longe do que ocorre no final do mangá. Claro que isso se deve principalmente pelo fato de que na época do fim do anime o mangá ainda não estava nem perto do final e muito provavelmente o anime se encerrou por ter alcançado o mangá. Curiosamente não houve nenhum interesse para continuar a animar a saga de Gantz a partir de onde o anime parou, sendo que isso poderia até ser possível, visto que o final é um tanto aberto e vago. Enfim, quem sabe um dia vemos toda a saga de Kurono sendo animada.

- Além do mangá e do anime...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEcYl7YJvh2SQzDjVRdE4hszNoGxLqTRf58x95FdFAJNvc0NA9oLkRKg6OI8MYeuPshRN89OtTLyRy4GTTUsUfbtWPUeoXUP0Fhl441O3ZNl38rkX4WdjDVlWRyOSNBenFXYPSOr4n6kE/s500/Gantz.jpg
Como eu já havia dito, em 2011 Gantz ganhou uma adaptação para as telonas em live-action. O longa foi dividido em duas partes, mas havia sido gravado ao mesmo tempo (como Matrix Reloaded/Revolutions). Ao ver ambos os filmes isso só me leva a crer que um pouco do orçamento foi sacrificado nesta divisão. Explico: visualmente a primeira parte é muito mais robusta que a segunda, contando com melhores efeitos especiais e maquiagem. Ao passo que na segunda parte simplesmente transformaram os aliens em humanos comuns :S Para mim foi uma verdadeira decepção e novamente não temos muito mais do mangá. O primeiro filme faz igual o anime e engloba as três primeiras missões, enquanto o segundo pega os personagens dos Vampiros (que aparecem nos mangás) e resolve dar um final para a saga, totalmente diferente de anime e mangá. Como eu também já havia citado antes, alguns personagens também foram modificados e mesmo a formação de certas equipes durante as missões foram alteradas (talvez para manter os mesmos atores por mais tempo em cena,rs). Mesmo com tudo isso, ainda curti Gantz em live-action e é bom saber que os japoneses estão investindo em filmes de suas próprias criações (como Samurai X) ao invés de vender seus direitos para americanos fazerem atrocidades como Dragon Ball Evolution :P
Os dois filmes foram exibidos com legendas aqui no Brasil pela HBO e o anime também chegou a ser exibido DUBLADO pela Animax! Tem até uma cena do primeiro episódio, a da professora pelada, rodando pelo Youtube,rs.
Fora isso, ainda tivemos duas light novel lançadas na própria Young Jump, intituladas Gantz/Minus e Gantz/EXA. Estas contam a história de caçadores anteriores à Kurono e Katou, do tempo em que Nishi chegou a sala de Gantz. Se não me engano, a Panini lançou pelo menos a primeira delas aqui no Brasil. Ainda no ramo das publicações, foi lançado um super manual contendo tudo sobre Gantz, intitulado Gantz/Manual. Esse eu tenho quase certeza que não chegou ao Brasil, infelizmente. Mas quem sabe um dia né?
Temos ainda o game para PS2, que foi lançado 2005 pela Konami. Eu tenho esse jogo e ele é até interessante, sendo um jogo de tiro em terceira pessoa com uma pitada de RPG. Só que tem um problema: ele é totalmente em japonês! Então, assim como o jogo que tenho de Berserk, eu não tenho o menor ânimo para jogar ele ¬¬ Mas pelo que andei vendo ele consegue ir um pouco mais além na história do que o anime, incluindo ao que parece até a saga dos Vampiros.

Capa do jogo (FONTE:http://realdown.files.wordpress.com/2011/10/b0007cvyug-09-lzzzzzzz.jpg).
Enfim, tem muito material de Gantz para quem quiser conhecer :D

- Finalizando...

FONTE:http://www.recantododragao.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Gantz1.jpg
Gantz é uma obra pela qual tenho muito carinho, uma vez que ela esteve presente comigo durante muito tempo. Me lembro de ler o mangá no intervalo do meu antigo emprego e ficar ansioso para o próximo volume :D De qualquer modo eu recomendo Gantz, mas devo alertar que ele não é absolutamente uma história para menores: tanto o anime quanto o mangá têm cenas muito violentas e nudez, fora algumas cenas de sexo. Então fica o alerta para a descrição dos leitores ;)
Bom é isso aí. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre Gantz.
Obrigado pela leitura e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário