quinta-feira, 27 de março de 2014

Sessão da Meia-Noite #18: Suspiria (1977)

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7W2qYUWB_TxsP3QfiwDV8EuU5DuB2ylZknvhuqP8xQP6TA5KBfsp1NR5Cc6UitAD3PE9zKp5rVga48WEiLjq7YXp9gjaice5CTzAJ0qG-2hmvmzyRH28XVl9rrn6fp2CuTV9_l4QqycY/s1600/suspiria_poster_05.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Finalmente, a espera acabou! Desde que eu iniciei o blog e fiz a primeira postagem falando sobre filmes de terror, eu queria falar sobre este filme: "Suspiria" de Dario Argento. Para mim um dos melhores filmes de terror já produzidos! Se você ainda não conhece, sente-se na cadeira e prepare-se para conhecer a "ópera de horror" dirigida pelo maestro Argento.
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.
- Dario Argento: o "Hitchcock" italiano!

Dario Argento (FONTE:http://simondrax.files.wordpress.com/2010/03/dario_rev101.jpg).
Diz a lenda que Alfred Hitchcock, após assistir "Profundo Rosso" (1975), soltou a seguinte frase: "Este jovem italiano está começando a me preocupar." O jovem era ninguém menos que Dario Argento (1940-). Filho de Salvatore Argento (um reconhecido produtor cinematográfico) e uma fotografa chamada Elda Luxardo (que pasmem, é brasileira!), Dario já nasceu respirando o cinema e as artes. Iniciou sua carreira como colunista e passou para roteirista, escrevendo em colaboração com Bernardo Bertolucci o script do clássico faroeste espaguete "Era uma vez no Oeste" (1968), dirigido pelo lendário Sergio Leone. 

Pôster de "Era uma vez no Oeste" (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb77JWpJv1kvUuhzDekgbI5iDChDOTihldZtbkdgWesKqzmzKYVJqAQc-LeQeOmzD8Bw_kWwpJrUewfGMAVq-lAyFHf9MQOeqJcD6GVj4N9YGzS7KvjpjvnYi27j3GsXd7VdFkrw5TzL0/s1600/Poster+-+Once+Upon+a+Time+in+the+West_03.jpg).
Logo no ano seguinte ao lançamento do western, Dario começou a trabalhar em seu debut como diretor: "O Pássaro das Plumas de Cristal". Lançado na Itália em 1970, o filme se tornou um hit. Aqui é necessário abrir um parentese para explicar um pouco o gênero ao qual pertence tanto o debut de Argento, quanto muitos outros de seus títulos. Estamos falando do "giallo".

Pôster de "O Pássaro das Plumas de Cristal" (FONTE:http://blogdoheu.files.wordpress.com/2010/03/bird_with_crystal_plumage_poster_02.jpg).
De um modo simples, "giallo" é um termo italiano para filmes de suspense. A palavra quer dizer "amarelo" e se deve ao fato de que antigamente se vendiam folhetins de mistério com a capa desta cor. O título então acabou se estendendo para os filmes e se tornou um verdadeiro gênero na Itália. Os "gialli" têm algumas características em comum: um assassino misterioso (que na maioria das vezes usa luvas pretas e não mostra o rosto até o final); um mistério normalmente relacionado ao passado do assassino, e que se decifrado explica sua motivação; mulheres em perigo; e, na maioria das vezes, assassinatos muito violentos.
Dario Argento é considerado como o "rei dos gialli". "O Pássaro das Plumas de Cristal" foi na verdade o primeiro capítulo do que ficou conhecido como a "Trilogia dos Animais". No ano de 1971, Argento lançou "O Gato de Nove Caudas". 

FONTE:http://101horrormovies.files.wordpress.com/2013/08/cat_o_nine_tails_poster_071.jpg
E, no ano de 1972, o diretor fechou a trilogia com "Quatro Moscas sobre Veludo Cinza". Ainda que os três filmes sejam referidos como uma trilogia, suas histórias não têm nenhuma conexão. Têm sim elementos em comum, aqueles que citei: assassino misterioso de luvas negras, mistério no passado,etc. E, é claro, os nomes de animais nos títulos. Um traço marcante dos roteiros de Argento é que ele gosta de colocar sempre uma chave para o enigma logo no começo da história e que o personagem só é capaz de interpretar perto do fim do filme. Ele faz muuito isso, inclusive em Suspiria.
Depois de ficar um tempinho longe dos gialli, Argento voltou com tudo em 1975 para filmar "Profundo Rosso".

FONTE:http://lounge.obviousmag.org/polimorfismo_cultural/2014/02/14/Profondo%20Rosso%201975.jpg
Considerado por muitos como o "giallo definitivo", "Profundo Rosso" lançou o nome de Dario Argento pelo mundo afora, servindo de inspiração para diretores como John Carpenter (diretor de Halloween).
Mas o melhor ainda estava por vir, pois em 1977 Argento filmou "Suspiria", um terror sobrenatural muito diferente dos outros filmes da época. "Suspiria" é um verdadeiro espetáculo audiovisual, com muitas cores e músicas orquestradas pelo conjunto "Goblin" (que é um grande colaborador de Argento, tendo como integrante o brasileiro naturalizado italiano Claudio Simonetti). 
Agora eu tenho que falar com o coração,rsrsrs. "Suspiria" é muuito phoda! Ele também é um dos motivos por eu entrar nesse mundo de filmes de terror italianos. Foi através desse filme, e da busca por vê-lo, que eu conheci tantos astros do cinema de terror italiano, como Lucio Fulci, Lamberto Bava, e o próprio Argento!
Falando um pouco mais sobre o diretor, ele foi durante muito tempo casado com a atriz Daria Nicolodi, com quem teve Asia Argento, que também é atriz (esteve inclusive em filmes hollywoodianos como Triplo X). Tanto a ex-mulher como a filha já estrelaram muitos filmes de Dario. Resumindo: o cara é phoda! Rsrsrsrs.
Dario Argento conta com uma cacetada de filmes no currículo e a grande maioria é muito bom. Inclusive ele dirigiu a Jennifer Connelly em seu primeiro papel principal! Lembram que eu tinha dito isso no post de "Água Negra"???
Olha eu não quero me alongar muito, mas só posso recomendar os filmes do Argento, porque ele sabe o que faz! Ou sabia, porque seus últimos filmes estão saindo umas bombas, como "Drácula 3D" (2012).
Bom, mas voltando...
Após "Suspiria", Dario colaborou com George Romero em "Madrugada dos Mortos". Fraco o cara né? Rsrs. Argento foi creditado como "produtor executivo", mas dizem que eles fez bem mais que isso, inclusiva arrastando a turma do Goblin para fazer a trilha sonora.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZgjF_eal5heT8lVsVkUFfCz7SD0ZBdvEpp72nWLxhyphenhyphen3lfeXtzyeQMuhtyiAaw9fQaR4yg_tNgpM0MPlEMTfwqrpmMEvvG7e4RG6lcSb0sILgEUjPB_F1DE6rmdoISqoiZsGuem5wynn8/s1600/dawn_of_the_dead_1978.jpg
Depois disso ele filme "Inferno" (1980), que é um tipo de sequência de "Suspiria", bom, mas disso vou falar mais adiante. Se vocês quiserem saber mais sobre Dario Argento e seus outros filmes deem uma pesquisada na net que vão ver muita coisa boa surgir :D
Agora vamos para "Suspiria"!

- Um pesadelo em Technicolor!

FONTE:http://horrorhothousereview.files.wordpress.com/2013/01/suspiria_bannion.jpg
É comum as expressões "pesadelo", "ópera do terror", "surreal" e parecidas quando falamos de "Suspiria". A verdade é que elas se adequam muito bem ao filme. Segundo contam, Dario filmava as cenas em meio à música do Goblin tocando à todo volume, para inserir os atores no clima do filme. A música é um verdadeiro personagem na película, bem como a cor. "Suspiria" foi um dos últimos filmes rodados em Technicolor, uma das primeiras tecnologias para "colorir" os filmes e que foi usada em clássicos como "O Mágico de Oz" e no desenho "Branca de Neve e os Sete Anões". A principal característica desta técnica eram as cores "saturadas", que Argento usa com maestria em "Suspiria".
O filme teve roteiro escrito por Dario Argento e sua esposa na época, Daria Nicolodi. A produção ficou a cargo de seu irmão, Claudio Argento, e o pai dos dois, Salvatore Argento.
Segundo o que se conta, Dario tirou a inspiração para a história do livro "Suspiria de Profundis" do escritor inglês Thomas De Quincey. Na verdade, ele tirou mesmo é de uma passagem do livro, que fala das "três tristezas" que têm os nomes das "mães" da Trilogia das Mães. É, "Suspiria" também é parte de uma trilogia!
Composta por "Suspiria" (1977), "Inferno" (1980) e "The Mother of Tears" (2007), a Trilogia das Mães conta a história de três bruxas muito poderosas e suas moradas na Terra. Inicialmente, em "Suspiria", não temos menção à essa "mitologia", mas no filme seguinte, Dario monta todo um enredo contando sobre as três bruxas: "Mater Lacrymarum" (a Mãe das Lágrimas), "Mater Suspiriorum" (a Mãe dos Suspiros) e "Mater Tenebrarum" (a Mãe das Trevas). Esses três nomes são citados no livro de De Quincey. Como a maioria deve ter sacado, cada filme fala de uma Mãe.
Antes de falar do enredo de "Suspiria", quero dizer que "Inferno" é no mínimo tão bom quanto o primeiro filme (tenho sérias dúvidas se não é ligeiramente superior, mesmo que me doa falar isso,rs) e "The Mother of Tears" (a Mãe das Lágrimas, no Brasil) é muito, mas muito inferior aos dois. Infelizmente Argento deixou de lado o clima de pesadelo dos dois primeiros filmes e partiu para um filme mais convencional, o que resultam em um filme de terror...comum :S
Bom, agora vamos à "Suspiria"...

- Suzy Bannion...

FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Suspiria_logo.png
O filme começa com uma narrativa que remete aos contos de fadas, onde o narrador (o próprio Dario Argento na versão italiana) fala que Suzy Bannion (Jessica Harper) decidiu aprimorar suas técnicas de ballet e viajou até Friburgo (Alemanha) para se matricular em uma renomada escola de dança. Vemos então Suzy saindo do aeroporto em meio à uma tempestade.

Suzy no táxi (FONTE:http://fanboydestroy.files.wordpress.com/2013/06/suspiria-a.jpg).

Essa sequência inicial é simplesmente sensacional! A música do Goblin tem muitos toques de tambor e Dario joga com as luzes em cena, mostrando o desespero de Suzy chegando em um país desconhecido. Se você tiver dúvidas sobre esse filme, assista essa primeira sequência e verá que o diretor estava muito inspirado :D
Após lutar para conseguir um táxi, Suzy pede que ele a leve até a escola de dança. Mas ao chegar lá ela encontra uma moça fugindo do local desesperada e que fala alguma coisa que ela não compreende bem (olha ai a mania do Argento de jogar uma chave do mistério já no início,rs). A moça é Pat Hingle (Eva Axén) e logo descobrimos que ela foi expulsa da escola. Suzy tenta entrar no local, mas uma voz no interfone diz para ela ir embora. Sem alternativas, a moça americana entra no táxi e vai para a cidade.
Enquanto isso, Pat chega ao apartamento de uma amiga e parece estar sendo perseguida.

Pat no saguão do hotel (FONTE:http://intratecal.files.wordpress.com/2013/05/suspiria-1977-5.jpg).
Isso nos leva ao primeiro assassinato da trama e um dos mais violentos/engenhosos de todo o cinema!!! Se você tinha dúvidas quanto a capacidade de "gore" de Argento, essa cena diz tudo,rsrsrsr. E é óbvio que eu não vou contar nada sobre isso!
No dia seguinte, Suzy volta à escola e dessa vez é recebida pela vice-diretora Madame Blanc (Joan Bennett) e a professora linha dura Miss Tanner (Alida Valli).

Suzy chega a escola (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhboLB6HASisOFhJPI_N8LK5sRyYGHByOHkdsIvEgMVUsCkJGh_nw6CfpW_WYjFH6wGHWsD8jcqUwB-M6SHDH8-8LaNNLhFaQf-tvtCILSN82IB1qGNrOj4oiC3jLi-ukrnTUnDnSPyyUE/s1600/suspiria3.jpg).
Detalhe para os visuais psicodélicos dos cenários! "Suspiria" tem um visual tão "único" que ele praticamente não envelheceu com o tempo!
Além das professoras, Suzy conhece Olga (Barbara Magnolfi) e Sarah (Stefania Casini). A primeira inicialmente se mostra antipática, enquanto a segunda viria a ser sua melhor amiga no local. Devido ao incidente com a fuga de Pat, Suzy tem que ficar um tempo no apartamento de Olga, mas logo a menina acaba voltando "meio" que forçada para a academia de dança, após passar mau durante um dos ensaios sem motivo aparente.

Sarah e Suzy (FONTE:http://img17.imageshack.us/img17/7125/ndvd073.jpg).
Conforme a história se desenrola, Suzy descobre que tem algo de muito estranho acontecendo na academia e Pat sabia disso! A garota tentou contar o segredo para Sarah, mas isso pode fazer com que ela também entre em perigo... Em sua busca por respostas, Suzy conhece o Dr. Frank Mandel (Udo Kier, fazendo uma ponta), um psiquiatra especialista no oculto e que considera a bruxaria como uma doença mental. Mandel é amigo de Sarah e Suzy descobre que a academia de dança foi fundada por uma mulher chamada Helena Markus, conhecida como a Rainha Negra. Agora, que segredos estão escondidos nas paredes da escola de música? E será que Suzy é capaz de resolver esse mistério sem se tornar mais uma vítima? A resposta está no fim do filme :D

- Altos e baixos...

FONTE:http://images.myreviewer.co.uk/fullsize/0000218239.jpg
Como todo filme, "Suspiria" não é perfeito e tem seus pontos altos e baixos. As melhores coisas com certeza são a ambientação e o clima criado por Argento. Ainda que o filme não seja tão desconexo como um pesadelo de verdade, ele consegue criar uma atmosfera surreal muito forte. A história em si é até simples, não tendo muitas reviravoltas. A diferença aqui é a condução! Um simples andar pelo corredor da academia vira uma viagem surreal na mente de Suzy,rsrs. Eis a diferença de uma direção boa ;)
Como pontos fracos tenho que citar boa parte da atuação de Jessica Harper. Longe de mim desdenhar da moça, Suzy é uma das minhas heroínas favoritas, mas inicialmente ela exagera um pouco nas caras e bocas, além de usar uma mesma expressão sempre (aqueles olhos arregalados,rs). Alguns outros pontos fracos são o subaproveitamento de certos personagens, como Daniel e a própria Olga, que após um tempo de projeção simplesmente some da trama sem maiores explicações! Eu sei que é algo até comum em filmes italianos, mas dessa vez foi bem berrante,rsrs. Outra coisa que senti falta foi um clímax mais alongado: tudo termina de maneira abruta e novamente alguns personagens têm seu potencial (e tempo dedicado até então) simplesmente desperdiçado. Contudo a direção é tão firme que os 98 minutos de duração passam voando e nunca ficamos entediados :D

- Finalizando...

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-PkNnbsvk6stpUmbEdTfUvqBmUtuc_146y7NzwCETSBj6KskIvJvR9QfIye8qYrVXJiozKZ8BO3O4PrqxtilGIIHsy5-MU9QUsvLDRJbsfwnfRzE5TuomDKH_8wVXu6OiF2cIn070puc/s1600/Suspiria26.jpg
Suspiria é um daqueles filmes que eu não canso de recomendar e que está no meu top 10 de filmes de terror ao lado de "Medo" e "O Chamado". Também recomendo a sequência "Inferno" e o bem menos genial "Mother of Tears", apenas para vocês verem o fim da trilogia,rsrs.
Então, acho que não fiz jus ao filme com esse post, mas espero despertar o interesse de quem ainda não viu o filme ou não conhecia Dario Argento. Ah, a imagem acima tava num dos meus primeiros posts, sobre filmes de terror, mas sumiu,rsrs.
É isso ai pessoal! Obrigado pela leitura e até mais!

P.S.: Algum tempo atrás saíram duas notícias sobre remakes: um anime pelo estúdio Gonzo (seria demais XD) e um novo filme por estúdios americanos (esse já não boto tanta fé...). Infelizmente (ou não), até agora não houveram mais notícias a respeito. De qualquer forma, temos o original :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário