domingo, 30 de março de 2014

Sessão da Meia-Noite #19: Tomie Unlimited (2011)

FONTE:http://www.impawards.com/intl/japan/2011/posters/tomie_unlimited_xlg.jpg
Fala moçada! Tudo bem? Antes de tudo tenho que confessar que não fiquei muito satisfeito com meu texto sobre Suspiria. Eu acredito que falei mais com o coração e a emoção do que qualquer outra coisa. Acontece que eu gosto tanto desse filme que fiquei muito empolgado,rsrs. Mas espero sinceramente que ao menos o texto tenha despertado um pouquinho de interesse em quem nunca tinha ouvido falar da película. Bom, mas hoje eu vou falar de outra coisa. Vou falar de um filme que faz parte de uma série muito popular no Japão, mas que aqui no Ocidente pouca gente conhece. Vamos falar sobre Tomie! Especificamente o mais recente filme da franquia, "Tomie Unlimited". Mas afinal, sobre o que é tudo isso? Vou tentar passar para vocês :D
Boa leitura e não deixem de comentar!
R.


- O pai de Tomie: Junji Ito.

FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipVqS67EWFeqE3Z87tTlN6aiJ7ulX_tfYopqOdRG8PQM8UjDoKWotfaqpN14dXIe0_oSwrUAr8JCqREZGSa3WYKSZD0k0rXoM2RCHg3vABVC5_xKGu0V-n2gJouprzC1_oLadH4D4MJHdu/s1600/junjiito.jpg
O rapaz na foto acima é o mangaká Junji Ito e tenho que confessar que ele parece muito mais novo e "normal" do que eu imaginava,rsrs. Nascido em julho de 1963, Junji Ito é atualmente um dos mais reconhecidos mestres dos mangás de terror. Seu pontapé inicial neste meio foi uma menção honrosa no "Prêmio Kazuo Umezu" de 1987, com uma história curta na revista "Gekkan Halloween". Aqui vale abrir um parenteses para falar um pouco mais sobre Kazuo Umezu, outro pilar dos mangás de terror e que serviu de inspiração para o próprio autor de Tomie.

Kazuo Umezu (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCICHSHoS1EC6TZHFTA4Th9-Mgq3Zk-9bTqrWtI8vQF4qZWYmThMpLedRJ5JzzMymGLzZnwxoCkvjI-Qy9XHDvZNdIu_Kw48_44vkbrGpwKFiWNIRcl_F-tPmIc4iFu4-AppNadiJw2-M/s400/P1040818.RW2.jpg).
Nascido em 1936, Kazuo pode ser considerado como um dos inventores do mangá de terror moderno. Além de desenhar e escrever mangás, o homem ainda é músico e ator. Seus trabalhos mais reconhecidos são "Orochi:Blood" (1969-1970), "The Drifting Classroom" (1972-1974), "Nekome Kozo" (1982-1986). Ainda que seja famoso pelos mangás de terror, Umezu também se aventurou por quase todos os gêneros de mangás, indo do shonen ao shoujo, passando por comédia e sci-fi. Definitivamente este autor é um dos grandes nomes do mangá e merece ser conhecido pelos fãs. 
Apesar de não ter lido nenhum mangá do cara, eu tive uma experiência muito boa com seu trabalho ao assistir "Kazuo Umezu no Noroi" (A Maldição de Kazuo Umezu), um anime de pouco mais de 43 minutos que foi lançado em 1990. Incrivelmente o anime está disponível no Youtube legendado em português por conta de um fansubber. E acreditem: é muuito phoda XD. Segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xnB1Q8adRa4.


Assistam que vale a pena ;) 
Então, Junji Ito teve muita influência de Kazuo Umezu e também de outro grande mestre dos mangás de terror, Hideshi Hino (cujo mangá "Panorama do Inferno" foi lançado pela Conrad aqui no Brasil e vale muito a pena). Esses três mangakás são os que eu considero os mais influentes dos mangás de terror atualmente. Todas suas obras são bizarras e mexem com sentimentos fortes como inveja, solidão, ira e paranoia.

Hideshi Hino (FONTE:http://contraversao.com/wp-content/uploads/2014/03/hideshi.jpg).
Voltando a Junji Ito, "Tomie" foi seu primeiro mangá e conta a história da garota com o nome do título. Tomie é retratada como uma jovem extremamente bela e que atrai a atenção de todos os homens. Acontece que ela não é uma garota normal: Tomie é a encarnação de todos os piores sentimentos do coração humano e ela é capaz de despertar os mesmos nas pessoas que estão envolta. Fatalmente, Tomie acaba levando seus admiradores a loucura e estes acabam por assassina-la. Contudo, Tomie é imortal! Ela sempre volta!

FONTE:http://i2.mangareader.net/tomie/12/tomie-1012225.jpg
Apesar de não ter lido o mangá, pelo que pesquisei ele segue basicamente este esquema: temos histórias mais ou menos fechadas em cada capítulo (que conta com em média 45 páginas) onde Tomie encarna diferentes personagens (ela não é sempre a "mesma" Tomie, apesar de manter o nome e aparência) que acabam por envolver os outros personagens em histórias de horror e tragédia. Alguns outros personagens também são recorrentes, como um professor chamado Takagi e a amiga de Tomie chamada Tsukiko. Sobre o professor, ele é o assassino de Tomie na primeira história e passa a aparecer nas outras aparentemente com algum conhecimento sobre a garota, mas também ainda continua insano pelo "amor" dela.

Imagem normal do mangá,rsrs (FONTE:http://cdn.bloody-disgusting.com/wp-content/uploads/2013/11/tomie1.jpg).
Antes que vocês perguntem, ninguém sabe o que realmente é Tomie. O mangá (e os filmes) nunca tentam explicar sobre exatamente o que seria a menina. Ela pode ser um demônio, espírito, alien,etc. Os personagens não estão muito preocupados com isso e Junji Ito também não parece se preocupar em explicar tudo detalhadamente. Nós só conhecemos algumas características dela: Tomie é capaz de seduzir as pessoas em volta, fazendo elas literalmente enlouquecerem por ela; ela também é capaz de se regenerar e criar "clones" dela mesma a partir de seu sangue ou pedaços do seu corpo; Tomie é extremamente manipulativa e sabe extrair os piores sentimentos de todas as pessoas, como a inveja e o ódio. Além disso, no final do mangá é dito que existem mais "Tomies" pelo mundo afora (e mesmo neste filme vemos várias delas). Ou seja, talvez Tomie seja um símbolo para os maus sentimentos dos humanos. Ou mesmo tenha sido gerada por eles, como um encarnação física do mais puro mal.

FONTE:http://i3.mangareader.net/tomie/1/tomie-1011754.jpg
Além de tudo, Tomie também tem alguns "poderes" bizarros, como usar seus cabelos, língua ou partes do corpo para estrangular as pessoas, ou mesmo aumentar seus membros, cabeça, se deformar toda,etc. Ela pode fazer as pessoas se sentirem em um verdadeiro pesadelo.
Quem quiser ler o mangá, eu recomendo o site Manga Reader, onde temos os primeiros doze capítulos: http://www.mangareader.net/1109/tomie.html. Ah, este está em inglês.
Por falar nisso, meu primeiro contato com Junji Ito foi o seu também famoso mangá "Uzumaki" (1998-1999). O mangá tem apenas três volumes (como Tomie) e conta a história de uma vila e seus habitantes, que começam a ficar obcecados por espirais (Uzumaki, em japonês).

Imagem do mangá (FONTE:http://ambrosia.virgula.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Uzumaki_Wallpaper_by_fradiavalo.jpg).
"Uzumaki" (que nada tem a ver com Naruto,rsrs) foi lançado aqui no Brasil pela Conrad, com o subtítulo "A Espiral do Horror", e eu adquiri apenas o primeiro volume. Contudo terminei de ler a história no Manga Reader e só posso dizer uma coisa: esqueçam a lógica! Rsrsrs, o final é totalmente bizarro! Diferente de Tomie, temos uma narrativa mais linear, com personagens que são os mesmos até o fim da história. O mangá foi adaptado para filme live-action no ano de 2000 e está na minha lista de filmes para ver,rs.
Além de "Tomie" e "Uzumaki", Junji Ito é conhecido pelo mangá "Gyo" (2001-2002). Possuindo dois volumes, "Gyo" conta a história de peixes que saem do mar para atacar os humanos o_O. Apesar da premissa ser um pouco estranha, estamos falando de um mangá de Junji Ito e os resultados com certeza devem impressionar.

FONTE:http://i28.mangareader.net/gyo/1/gyo-2375417.jpg
"Gyo" recebeu uma adaptação em anime no ano de 2012 e, pelas críticas que eu li, parece não ter agradado muito os fãs do mangá. Tai outra coisa que preciso assistir,rsrs.
Bom, já que falamos em adaptação, não podemos começar a abordar o filme "Tomie Unlimited" sem dar uma pincelada nos outros 8 (?!) longas que o precedem. Então vamos lá...

- A série de filmes...

Imagem de "Tomie Unlimited" (FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFvEtscmy2u4oj75srL56M-VdT2i9LjhkBPJra-hLqltnWhOLLv2K7BFtyEjSw7Inloc7miEfUbn8ms4x6dFdpmgtXXil_Io8k8S45TQh8dae93767zloYo3it5yMH164VmTn6ySCrmbo/s1600/tomie+dead.jpg).
Como já foi dito, "Tomie" conta até agora com 9 filmes. A série teve início em 1999. Assim como no mangá, cada filme conta uma história fechada e a única relação com os outros é a presença da jovem chamada Tomie. A propósito, eu esqueci de citar que a aparência de Tomie tem duas características marcantes: os longos cabelos negros e uma pinta abaixo do olho (algumas imagens mostram no direito outras no esquerdo, então estou confuso,rsrs). Em cada filme Tomie sempre volta para infernizar a vida de todos e ela também acaba morrendo e voltando no mesmo filme! Ah, e outra coisa: as atrizes que fazem Tomie também mudam de filme para filme. Tanto que algumas pessoas começaram a comparar a série de filmes com a série "soft-core" Emanuelle (quem ai via Cine Band Privê? Rsrs). Mas engana-se quem pensa que os filmes apresentam putaria: estamos falando de filmes japoneses! Ainda que Tomie seduza todo mundo, é tudo muito sutil. Talvez para o padrão dos japoneses uma colegial beijando um rapaz seja um escândalo, mas para nós ocidentais isso não é muito,rs.
O primeiro filme, simplesmente intitulado "Tomie", teve a direção de Ataru Oikawa (que além de dirigir outros dois filmes da série, também comandou a adaptação do anime "Higurashi no Naku Koro ni" para os cinemas) e traz a atriz Miho Kanno como Tomie (que também fez o filme de outro mangá, "Eko Eko Azarak" em 1995).

Pôster do primeiro filme (FONTE:http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20130327003647/drama/es/images/d/dc/Tomie1999.jpg).
A história parece se passar após o fim do mangá e inicia com a investigação do assassinato de uma jovem chamada Tomie Kawakami (Miho Kanno). O detetive encarregado do caso (Tomoro Taguchi) conta com o auxílio de uma colega de classe da menina chamada Tsukiko (Mami Nakamura) que sofre de amnésia. Durante as investigações, o detetive descobre uma trilha de corpos e também pistas de que Tomie já existia no ano de 1860 o_O.
No final do ano de 1999, foi lançado a sequência do filme, intitulada "Tomie: Another Face". Esta sequência é na verdade um lançamento direto para o vídeo e é uma coleção de três episódios. Como no mangá, nenhuma das histórias tem relação uma com a outra (e nem com o primeiro filme). Em cada história temos Tomie (dessa vez interpretada por Runa Nagai) seduzindo e enlouquecendo as pessoas, apenas para ser morta e voltar novamente. Vão se acostumando,rsrsrs, que isso é Tomie! O filme foi dirigido por Toshiro Inomata.

Tomie representada por Runa Nagai (FONTE:http://img169.imageshack.us/img169/5354/vlcsnap11767xk3.png).
No ano de 2000 tivemos "Tomie:Replay", dirigido por Fujiro Mitsuishi. Este longa teve com inspiração um capítulo em particular do mangá original, intitulado "Basement" (Porão). A atriz que interpreta Tomie dessa vez é Mai Hosho. A história começa quando uma menina de seis anos vai até um hospital com uma dor de estomago e descobre que tem uma cabeça de Tomie crescendo dentro dela o_O

Tomie em "Tomie:Replay" (FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/9/9e/Tomie_Replay.JPG).
O próximo título da série, "Tomie: Re-birth", foi lançado em 2001 e traz Miki Sakai como Tomie. A direção ficou a cargo de Takashi Shimizu, conhecido por ser o diretor da série "Ju-on" (adaptada para "O Grito" nos EUA). No filme Tomie namora um pintor chamado Hideo, que está fazendo um quadro dela. Contudo, Tomie provoca a ira de Hideo e este a mata. Mas vocês já sabem o que ocorre em seguida, não é?

Pôster do quarto filme (FONTE:http://img3.shopimg.ca/content/zoom/20518727_main_zoom.jpeg).
A próxima inclusão de Tomie nos cinemas foi em 2002 e teve o subtítulo "Forbidden Fruit". A direção foi de Shun Nakahara e o papel título dessa vez ficou com Nozomi Ando. Algumas fontes dizem que este filme tem o título "Tomie: The Final Chapter- Forbidden Fruit". Como obviamente não foi o último capítulo, achei melhor me referir apenas como "Tomie: Forbidden Fruit".

FONTE:http://media.senscritique.com/media/000000136851/source_big/Tomie_Forbidden_Fruit.jpg
Após um intervalo de 3 anos, em 2005 foi lançado "Tomie: Beginning", que na verdade é um prequel, mostrando eventos antes do primeiro filme. Ou seja, aparentemente o "Final Chapter" era uma intenção dos produtores do filme anterior em finalizar a série. Mas Tomie sempre volta...
"Tomie: Beginning" foi lançado direto para o vídeo e é filmado em HD. O longa trouxe de volta o diretor Ataru Oikawa, do primeiro filme, o que novamente dá a ideia de que essa película é um recomeço após o final de uma série anterior. Dessa vez Tomie ganha o rosto (e as curvas :3) de Rio Matsumoto, que também já trabalhou em outras adaptações de mangá, como "God's Puzzle" (2008) e "Wagan Midnight: The Movie" (2009). Sendo que "God's Puzzle" foi dirigido por ninguém menos que Takashi Miike (de Ichi The Killer)!

Tomie em "Tomie: Beginning" (FONTE:http://s0.wdstatic.com/images/it/ll/4/43/Tomie_Beginning.JPG).
Ainda no ano de 2005, em um espaço de tempo muito curto entre o lançamento anterior (menos de uma semana!), foi lançado também para o mercado de vídeo "Tomie: Revenge". Novamente temos Ataru Oikawa na direção, só que a Tomie dessa vez ganha vida através da atriz Anri Ban. Este longa é baseado especificamente em um capítulo chamado "Revenge". A história envolve um médico em busca de uma garota que ele viu vagando a noite, nua, machucada e que tem uma pinta em baixo do olho (ixi...). O que ele acaba encontrando não é nada agradável...

FONTE:http://i102.photobucket.com/albums/m87/jochui/Movies/TomieRevenge01a.jpg
Dois anos depois de "Tomie:Revenge" e "Tomie: Beginning", em 2007, foi lançado o oitavo filme da série: "Tomie vs Tomie". Com a direção de Tomohiro Kubo, o filme baseia-se especificamente no capítulo "The Gathering" do último volume do mangá. Aparentemente dessa vez temos mais de uma Tomie,rsrs, de modo que não achei quem faz a Tomie :P A trama conta a história de duas crianças que tiveram o sangue de Tomie injetadas nelas e começam a crescer como novas "Tomies" :S

FONTE:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/84/Tomie_vs_Tomie_poster.jpg
E finalmente, ufa, chegamos ao ano de 2011, onde o último capítulo da saga de Tomie foi lançado (até então): "Tomie Unlimited". A novidade é a Toei Company na produção e distribuição do longa (me corrijam se eu estiver errado,mas esse é o primeiro filme em que achei a citação da Toei). A direção ficou a cargo de Noboru Iguchi, que antigamente dirigia filmes pornôs o_O (ou AVs- adult videos). Mas atualmente ele dirige filmes mainstreams, sendo o responsável por "The Machine Girl" (2008), "RoboGeisha"(2009) e até mesmo uma adaptação do mangá de Kazuo Umezu, "Nekome Kozo" (2006)! Eita mundo pequeno,rsrs. Ah ele também é um dos diretores da coletânea de curtas "The ABCs of Death" (2012). O seu curta foi o "F is for Farth". Kkkk, esse curta é um dos mais loucos! E eu recomendo o filme como um todo ;)

O diretor gordinho :D (FONTE:http://twitchfilm.com/assets/2011/02/Noboru-Iguchi-ext2-thumb-465x649-20908.jpg).
A Tomie dessa vez é interpretada por Miu Nakamura, que era uma conhecida "gravure idol" (tipo de modelo fotográfica). Atualmente além de atuar ela também canta.

Miu Nakamura pagando uma calcinha básica (FONTE:http://ppcdn.500px.org/38718374/50f6b12dfac384bf731543e18f7e32f4e1b56147/5.jpg).
Bom, mas vamos falar do filme?

- Ciúmes de irmãos...

FONTE:http://image.tmdb.org/t/p/original/yeH3VQZKPSpDijg9ZZ0wTSmZyqp.jpg
O filme começa mostrando a jovem colegial Tsukiko (interpretada por Moe Arai). A garota faz parte do clube de fotografia da escola e esta perto de uma construção tirando algumas fotos. A sua amiga, chamada Yoshie (Aika Ota), chega e pergunta o que tanto ela tira fotos. Tsukiko diz que não se importa do que está tirando fotos, tudo o que ela quer é tirar fotos. Yoshie (que não é a Yoshi do Mario :P) então sugere que Tsukiko tire fotos de sua irmã. Nisso Tsukiko olha e vê a irmã mais velha conversando com Toshio (Kensuke Owada). Logo de cara a gente nota que Tsukiko tem uma queda por Toshio, que ela chama de Toshio-senpai. Sobre o "senpai", no Japão esse é um pronome de tratamento utilizado para pessoas que são mais velhas que a gente em um local (na escola, por exemplo). O equivalente em português seria o termo "veterano" (como a JBC usou no mangá Ranma 1/2). Voltando... Para nossa surpresa a irmã de Tsukiko é na verdade a própria Tomie (Miu Nakamura)!

Yoshie e Tsukiko (FONTE:http://cdn.blu-raydefinition.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/01/Tomie_Unlimited_UK_01.jpg).
De cara eu já notei duas coisas: primeiro que Tsukiko sente um certo ciúmes de Tomie, talvez por acreditar que ela é muito mais bonita e interessante que ela; segundo que Yoshie também é uma tremenda fdp,rsrsr. Fica claro que ela fez de propósito em mostrar que Tomie estava conversando com Toshio. O legal é que depois isso vai fazer muito sentido :D
Seguindo com o filme, Tsukiko vai até Tomie e a "puxa" para tirar uma foto. Tomie tem uma personalidade meio calma, mas dá para ver um pouco de ironia e maldade em suas falar. A garota concorda em tirar o retrato e começa a soltar algumas palavas estranhas para Tsukiko. Ela diz que os retratos mostram as verdadeiras intenções e sentimentos de quem os tira e que pode sentir a inveja de Tsukiko. Isso afeta um pouco a irmã mais nova, só que Tomie continua e diz que isso logo vai acabar. Eis que do nada uma enorme cruz de ferro começa a cair do céu, girando no ar e atinge com tudo Tomie! Aparentemente isso veio do prédio que estava em construção no fundo o_O E já temos a primeira cena sangrenta do longa!

Ui, isso deve ter doído um pouco :P (FONTE:http://www.isugoi.com/wp-content/uploads/2012/02/tomie-unlimited-2011.jpg).
Tomie fica "estrebuchando" um pouco antes de partir dessa para uma melhor, mas antes ainda fica jogando um olhar sinistro pra sua irmã e soltando sangue pelos olhos, boca, nariz ><; Após finalmente cair, não sem antes cuspir muito sangue, descobrimos que isso na verdade é um pesadelo de Tsukiko. Não entendam errado: Tomie realmente morreu desse jeito, só que isso já ocorreu há um ano atrás. Desde aquele dia Tsukiko se sente culpada pela morte de sua irmã mais velha e deixou de tirar fotos. Além de fazer um ano da morte de Tomie, ainda é o dia em que ela faria o seu 18º aniversário. Vemos que os pais das meninas não são exatamente modelos de pessoas normais: ambos comemoram o aniversário da menina como ela ainda estivesse viva. Parece que eles ainda não superaram a morte da filha, o que é até compreensível. Acreditem, aqui eles ainda agem como pessoas normais,rsrs. Detalhe para a expressão de Tsukiko quando seus pais pedem que ela sopre as velas do bolo. É, parece que Tsukiko sempre viveu a sombra de Tomie...
Depois de comemorar o aniversário, Tsukiko recebe um telefonema de Yoshie que diz para a amiga que Toshio-sempai deseja que ela volte a tirar fotos, para poder ser a fotografa oficial do clube de judô que ele faz parte. É, parece que o sempai tem uma quedinha por Tsukiko também. Mas a menina ainda não se sente bem em fazer isso por sentir culpa pela morte de Tomie. Só que Yoshie diz para ela esquecer isso, pois já passaram um ano e que Tomie com certeza desejaria que ela fosse feliz.
Tsukiko começa a se convencer um pouco disso, mas para sua surpresa (e nossa também!) alguém bate na porta e afirma ser Tomie! Não preciso dizer que a menina fica em pânico e chama seus pais. Só que a voz da pessoa é idêntica a da Tomie e para a surpresa de todos é exatamente a garota que aparece do outro lado da porta, quando o pai de Tsukiko abre.

Tomie retorna com fome! (FONTE:http://img.rp.vhd.me/4734099_l1.jpg).
Após o susto inicial, a família toda fica emocionada e abraça a garota. Notem que nenhum deles se pergunta nem por um instante como era possível o retorno da garota! Vão se acostumando, porque Tomie é isso,rsrs. Ah e até dá pra entender o lado deles também, afinal tudo o que eles queriam era a garota de volta, não importa como. Só que Tomie aparentemente está mudada: sua personalidade é fria e mandona. Ela come o bolo e diz que está uma porcaria. Ela fala que quer comida "chique". Os pais ficam assustados e prometem fazer tudo o que ela quer. O filme não mostra a personalidade de Tomie antes da morte, mas pelas reações de Tsukiko fica claro que ela não era tão "cruel" quanto a nova Tomie.
Os próximos dias na vida de Tsukiko são um verdadeiro inferno! Tomie domina completamente seus pais e faz eles fazerem tudo que ela quer. Uma cena bizarra é quando Tsukiko chega e vê seu pai "comendo" o cabelo de Tomie (na verdade ele tava cheirando e colocando na boca :S). O pai se irrita pela reação de Tsukiko e diz "que o que há de errado em um pai matar as saudades de sua filha?" Err... bem... Isso é bem bizarro,rsrsr.

Tsukiko, sua mãe e Tomie (FONTE:http://i1095.photobucket.com/albums/i461/gokbiloz/ARNTMKV/e61d3490.jpg).
Tsukiko encontra sua mãe no jardim queimando todas as fotos de Tomie com a família e pergunta por que ela está fazendo isso. A mãe dela diz que Tomie quem mandou. Tsukiko se revolta e pega todas as fotos, ainda acaba discutindo com Tomie e a empurra. A garota então ordena que seus pais a castiguem. Os dois amarram Tsukiko e a espancam com um fio de ferro o_O É, Tsukiko está ferrada :S
Com marcas em todo corpo, Tsukiko vai tomar um banho e começa a se perguntar o que diabos está acontecendo com Tomie (finalmente alguém pensando,rsrs).
A garota vai espiar Tomie no banho e fica tentando ver se ela tem a cicatriz do acidente. Tomie então sugere que as duas tomem banho juntas. Uiii...

Tomie no banho... (FONTE:http://i1095.photobucket.com/albums/i461/gokbiloz/ARNTMKV/2c737e2b.jpg).
Durante o banho, Tsukiko observa a cicatriz de Tomie e para sua surpresa dela sai uma língua bizarra o_O. A garota sai correndo e começa a gritar que Tomie é um monstro ("bakemono, bakemono", um tipo de monstro do folclore japonês que se transforma em formas variadas). É claro que os pais dela não acreditam e depois disso Tomie diz que está de saco cheio da família e que vai embora. Os pais se desesperam e prometem que vão castigar Tsukiko, mas Tomie está decidida e para que ela não vá o pai toma uma atitude desesperada...

Alguém achou que seria outra coisa? :P (FONTE:http://prod.entertainment.telly.sky.com/image/unscaled/2012/10/12/Tomie-Unlimited-DI.jpg).
Depois de uma cena hiper violenta, o pai e a mãe dão um jeito no corpo de Tomie e Tsukiko fica em choque. Rsrsrs, essa parte é muito bizarra, porque todos eles parecem estar meio que em transe e não veem a gravidade da situação. 
A partir dai temos então uma verdadeira enxurrada de Tomies na vida de Tsukiko! A garota volta a escola e descobre que uma nova aluna esta na sua sala e ela é, adivinhem, Tomie! Além disso, um pedaço do corpo da Tomie cai na marmita que a mãe de Tsukiko prepara para ela e isso gera várias "cabecinhas de Tomie" dentro do arroz que atacam Yoshie. E também temos a cabeça de Tomie, que começa a influenciar o pai de Tsukiko a fazer coisas muito bizarras para alimentar ela...

Tomie e sua "cabecinha" (FONTE:http://www.bringthenoiseuk.com/wordpress/wp-content/uploads/tomie_unlimited_pic_2.jpg).
Eu não vou contar mais do enredo (acho que já falei até demais,rsrs), mas só posso adiantar que os 85 minutos de duração do longa reservam muitas cenas bizarras e uma verdadeira viagem psicodélica, lembrando um pesadelo. Só que tudo lá é "real".

- Muito sangue e até tentáculos!

FONTE:http://media.senscritique.com/media/000004763150/960_nocrop/Tomie_Unlimited.jpg
"Tomie Unlimited" tem tudo o que o "gore" japonês tem a oferecer. Aqueles que já leram algum mangá de Junji Ito ou Hideshi Hino, ou mesmo que viram animes japoneses com cenas de gore, como "Akira"(1988) ou mesmo o hentai "A Lenda do Demônio", que passava na Band, já sabem o que esperar. Muito sangue, vísceras e pedaços de corpos se combinando em monstros, e até temos uma cena com tentáculos!
O filme também trata de temas bem polêmicos, como incesto. Certas cenas mostram Tomie seduzindo a irmã (elas até se beijam!) e o pai da garota também parece ter caído na sua sedução o_O. Fora que temos as passagens mais sexuais, com Tomie e Toshio. O engraçado são os beijos sem língua do filme,rsrs, provavelmente o máximo que os japoneses estão acostumados a ver. Rola até uma cena de "estupro", onde uma Tomie centopeia (é ver para crer) entra no meio das pernas de uma mulher e faz jorrar sangue para todo lado.

Tsukiko e as Tomies centopeia (FONTE:http://ucorean.com/files/attach/images/24060/488/715/014/03a613cec0c8ed3646de6d665b8f0394.jpg).
Os efeitos especiais estão bem competentes, e apesar de termos algum sangue em CG, ele está bem discreto e não chega a ser vergonhoso (como o usado em "The Penny Dreadful Picture Show, que eu analise há pouco tempo atrás). E ainda falando nos efeitos, não esperem muita lógica nas viagens do filme, como por exemplo quando aparece uma cabeça gigante de Tomie. Os mais familiarizados com este estilo de terror japonês sabem que nas cenas de terror a imaginação dos autores é o limite.
Incrivelmente o filme consegue dar alguns calafrios em certas cenas, ainda mais se você assistir ele a noite e com um fone de ouvido (como eu fiz). Por falar nisso a trilha sonora e os sons bizarros das criaturas são muito bons, dando o clima certo em cada cena.

- Finalizando...

FONTE:http://www.beyondhollywood.com/uploads/2012/02/Tomie-Unlimited-2012-Movie-Image-3.jpg
"Tomie Unlimited" foi o primeiro filme de Tomie que eu assisti por completo, ainda que tenho visto alguns pedaços de um dos outros, cujo título nem me recordo. Eu acho que um dos pontos mais altos da história é retratar a relação de ciúmes entre irmãos, algo que nós sabemos que é um assunto muito comum. É claro que no filme a situação chega a extremos muito bizarros,rsrs, mas é interessante mesmo assim.
Eu recomendo o filme para todos que são fãs do terror japonês, mas também tenho que salientar que ele não é para menores. Ainda que as cenas mais sensuais sejam bem "lights", temos cenas muito violentas (com decapitações on-screen) e mesmo os temas são um pouquinho pesados.
Ao final do filme temos a conclusão que eu já citei anteriormente: Tomie não é apenas uma pessoa, ela é uma "coisa" que simboliza tudo que há de pior no coração dos seres humanos. Com uma carinha de anjo, a garota de pinta embaixo do olho sempre volta, de um jeito ou de outro, para atormentar os homens e as mulheres. Ah, quase me esqueci: uma diferença entre o mangá e os filmes é que nos longas Tomie seduz tanto homens quanto mulheres, enquanto no mangá ela tem aquela relação de rivalidade com as mulheres.
Bom, eu acho que isso é tudo. Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais sobre Tomie!
Obrigado pela leitura e até mais!

2 comentários:

  1. MUITO BOM CARA! EU LI TODOS OS MANGÁS DE JUNJI ITO JÁ LANÇADOS PELOS SCANLACTORS BRASILEIROS E ESTAVA PRESCISANDO DE UMA RECOMENDAÇÃO COMO A SUA PARA VER AS ADAPTAÇÕES, VALEU E CONTINUE COM O ÓTIMO TRABALHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Roberto! Eu realmente gostei do filme e a série Tomie é uma boa pedida para nós fãs do terror japonês.

      Excluir