sábado, 28 de julho de 2012

Nanquim&Celulóide # 3: Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) (1986-1991)

FONTE: http://garotasgeeks.com/wordpress/2011/02/14/original-soundtrack-de-saint-seiya/
Fala moçada! Retornando para mais um post da "sessão" Nanquim&Celulóide, falando sobre animes, mangás e afins :P
Mas antes de começar este post tenho algumas coisas para falar:
1º- Estou muito feliz, pois o blog está tendo muitos acessos XD Não imaginava que seriam tantos! Os post mais acessados estão sendo os da série que fala sobre Dragon Ball (acho que vou ter que falar mais sobre Goku e seus amigos aqui :P). Não sei se isso se deve ao conteúdo dos posts ou às imagens, mas estou contente ^^
2º- Infelizmente, apesar de muitos acessos o blog não teve até agora um só comentário... Isso é frustrante, pois o único canal entre os leitores e este autor aqui são os comentários. Sei que a maioria acha chato ficar comentando, mas peço que dediquem alguns minutos do seu tempo para dizer algumas palavras sobre o post que leram (estão lendo, não é?). Eu adoraria receber críticas, elogios, sugestões... Afinal, o blog não é um monólogo e também depende da interação de vocês leitores, ok?
Bom, é isso. Agora vamos falar sobre o assunto deste post: Saint Seiya (mais conhecido no Brasil como "Os Cavaleiros do Zodíaco")! 
Novamente eu vou me jogar na difícil tarefa de fazer um "Lado A" e um "Lado B" sobre esta série (como fiz com Dragon Ball). Mas desde já vou avisando que não sou tão "expert" em "Cavaleiros" quanto sou em DB. Mas como me propus a falar aqui sobre animes e mangás, não poderia deixar de falar sobre está série que foi um verdadeiro marco dos animes no Brasil (e porque não dizer dos mangás?), responsável por abrir as portas para as produções japonesas.
Amado por muitos, odiado por tantos outros. Agora vamos falar da obra máxima de Masami Kurumada. Com vocês: Saint Seiya!

R.

P.S.: Só vou abordar a série original (mangá e animê) ;)



Lado A: O mangá: Saint Seiya (1986-1991)

Capa original do primeiro volume encadernado da série (FONTE:http://www.mangareader.net/1004/saint-seiya.html).
  Saint Seiya (Santo Seiya) começou a ser publicado em 1986 na revista semanal Shonen Jump (mesma em que Dragon Ball era publicado). A série durou por 5 anos, sendo finalizada em 1991. Ao todo a série contabilizou 109 capítulos, que foram reunidos em 28 volumes encadernados (os tankobons). O autor responsável por dar vida à Seiya e seus amigos é Masami Kurumada (1953- ).

O autor, com cara de poucos amigos, em foto mais recente (FONTE:http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Masami_Kurumada).
Além de Saint Seiya (sua obra mais conhecida), ele também é autor de diversas outras obras, entre as mais conhecidas constam:  "Ring ni Kakero" (1977-1983), "Fuuma no Kojiro" (1982-1983) e "B't X" (1994-2000). Todas se caracterizam por terem protagonistas parecidos com Seiya :P Atualmente o autor trabalha na supervisão e roteiros das novas séries baseadas em sua obra máxima: "Saint Seiya Lost Canvas" (que é desenhada por Shiori Teshirogi) e "Saint Seiya Episode G" (de Megumu Okada), além de desenhar e roterizar a "continuação" da série original: "Saint Seiya Next Dimension".
Como 99% dos mangás de sucesso, Saint Seiya também ganhou sua adaptação em anime. As aventuras do cavaleiro de Pégaso ganharam as telinhas com a produção da Toei Animation (também responsável por DB) e duraram de 1986 à 1989, totalizando 114 episódios. O anime é bem parecido com o mangá, porém não cobre a última saga da série ( a saga de Hades) que só viria a ser adaptada posteriormente (em 2002) através de uma série de OVAs que concluem a epopéia de Seiya e os cavaleiros de Athena.
Recentemente, ocorreu uma retomada à febre que foi Saint Seiya no Japão, com o lançamento dos novos mangás e suas adaptações em animação, além do lançamento de uma nova série ("Saint Seiya Omega"), muito criticada pelos fãs por se distanciar do estilo da original.
Reza a lenda que o nome internacional da série ("Os Cavaleiros do Zodíaco") foi primeiramente usado na França, sendo então adotado no restante do mundo. Particularmente, acho o nome adequado. O nome original ("Saint Seiya") se deve ao fato de os cavaleiros de Athena serem chamados no original de "Saints" (Santos). Acredito que Kurumada tentou traçar um paralelo entre a figura da deusa e os seus santos (como ocorre no Cristianismo), talvez seja por isso que no Ocidente a série teve o nome alterado (para evitar confusões religiosas), mas isso é só um palpite meu. Sobre Seiya: seu nome significa "Flecha Estelar", uma referência ao signo de Sagitário, que é o signo do autor e do protagonista. Do mesmo modo, os outros protagonistas também têm nomes com significados que refletem suas características (os japoneses pensam bem para escolher o nome dos seus protagonistas ¬¬). Não vou entrar em detalhes aqui, mas é fácil encontrar referências aos nomes na Internet.

Da esquerda para a direita: Ikki, Shun, Hyoga, Shiryu e Seiya, os cinco cavaleiros de bronze (FONTE:http://cine31.blogspot.com.br/2011/10/saint-seiya-cavaleiros-do-zodiaco.html).
No Brasil a série venho primeiro com a exibição do anime em 1994 na exinta Rede Manchete. Ele foi o percursor de uma verdadeira febre no país e que foi responsável pela vinda de muitas outras séries famosas (como Yuyu Hakusho, Dragon Ball, Shurato, Sailor Moon,etc), além da popularização dos animes no Brasil. Sua exibição durou de 1994 até 1997. Infelizmente a Rede Manchete acabou falindo e os animes acabaram sofrendo um "báque" que só viria a ser superado com o que eu chamo do "segundo boom" de animes, que na realidade começou nos mangás. Foi a publicação de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco pela Conrad em 1999. Isso fez redespertar o interesse do público não só pelos mangás e animes, como por Saint Seiya. De modo que a série original voltou a ser exibida em 2003 no Cartoon Network. E logo voltou a TV aberta em 2004 pela Band.
Bom, mas depois desta introdução, vamos falar do mangá, que é dividido basicamente em três arcos (Santuário, Poseidon e Hades). Vamos lá!

FONTES:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Cavaleiros_do_Zod%C3%ADaco (em português)
                 http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Seiya (em inglês)
                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Masami_Kurumada (em português)

- Saga do Santuário

Hyoga e Seiya (FONTE: http://saintseiyafan.com/Forum/index.php?topic=595.0)
A primeira saga da série e aquela que é considerada por muitos (inclusive este que vos escreve) como a melhor. O mangá começa contando ao leitor que a cada aproximadamente 200 anos a deusa grega da paz e justiça, Athena, reencarna na Terra. E com ela retornam também seus sagrados cavaleiros ("Saints"), cuja função é garantir sua proteção. 
No presente (que no caso se passa em 1986 :P ), Seiya é um jovem que está no Santuário de Athena na Grécia treinando para se tornar um Cavaleiro de Bronze (existem três tipos de Cavaleiros: Bronze, Prata e Ouro, sendo que a ordem de força está relacionada com a "nobreza" do metal) sob a tutela de Marin, uma Amazona (mulher cavaleiro) de Prata. Marin explica que os Cavaleiros são pessoas especiais, capazes de controlar o Cosmo (ou Cosmo Energia) que existe dentro de todo ser humano. Com isso eles são capazes de executar proezas sobre-humanas, como fissurar o átomo. Aqui vemos que o autor quis imbutir um pouco de ciência na obra: segundo a mitologia da série, tudo foi criado pelo Big Bang (a grande explosão), de modo que nós seres humanos também somos poeira das estrelas (poético, né?). Assim sendo, os Cavaleiros são capazes de realizar um Big Bang com seu Cosmo (aura, ki, energia espiritual,etc.) aumentando sua energia. Ah, e aí entra também a ideia mais genial de Kurumada: cada Cavaleiro é protegido e tem uma armadura que representa uma das 88 constelações conhecidas na Antiguidade. Seiya, por exemplo, é o Cavaleiro da Constelação de Pégaso. E para ganhar a Armadura de Bronze de Pégaso, prova de que ele realmente é um cavaleiro, Seiya deve derrotar Cassius, último candidato remanescente ao título de Cavaleiro de Bronze.

Marin, a Amazona de Prata de Águia e mestra de Seiya (imagem do anime) (FONTE: http://saintseiyafan.com/Forum/index.php?topic=595.0)
Seiya mostra que realmente dominou o Cosmo e derrota completamente Cassius, recebendo das mãos do Grande Mestre do Santuário a sagrada armadura de Pégaso.

Seiya veste a Armadura de Pégaso (FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/Pegasus_Seiya)
Descobrimos então a motivação de Seiya: ele e sua irmã eram orfãos no Japão e viviam no Orfanato da Fundação Graad (pertencente à Mitsumasa Kido), só que ambos foram separados, com Seiya sendo enviado para treinar na Grécia contra sua vontade. O desejo do garoto agora é retornar ao Japão para reencontrar sua irmã. Contudo, no caminho para sair do Santuário, ele ainda tem que enfrentar Shina, a Amazona de Prata de Cobra, que era mestra de Cassius e não aceita a derrota de seu pupílo. No início relutante, Seiya acaba por vestir a armadura e derrota a mulher com seu famoso golpe (que vira sua marca registrada) chamado "Meteoro de Pégaso". Ele ainda parte a máscara da Amazona (as mulheres têm que usar uma máscara para serem Amazonas, pois um homem nunca pode ver seu rosto, aquele que vê, ou deve ser morto pela Amazona, ou casar-se com ela).

O "Meteoro de Pégaso" no anime (FONTE:http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php?f=14&t=14764&start=15).
Ao chegar no Japão, Seiya descobre que Mitsumasa Kido está morto e a nova responsável pela Fundação Graad é sua neta, Saori Kido. Saori foi criada desde pequena na companhia dos orfãos que viviam na Fundação e Seiya nutre antipatia por ela, por conta de sua personalidade mesquinha e egoísta quando pequena. A jovem está no meio de uma coletiva de impressa onde anuncia a "Guerra Galática": uma competição onde os 10 Cavaleiros de Bronze (todos orfãos da Fundação) irão se enfrentar para ver quem será digno de ganhar a Armadura de Ouro, uma reliquía que seu avô obteve em uma viagem à Grécia. Seiya, contudo, não está nada interessado nisto e exige que a garota lhe fale o paradeiro de sua irmã. Saori, espertamente, diz para o Cavaleiro de Pégaso que a Guerra Galática será exibida pela televisão para o mundo todo e que se ele vencesse a competição, de certo sua irmã (Seika) o veria e voltaria para encontrá-lo. Seiya acaba convencido pelo argumento da herdadeira e aceita participar da competição.

Saori Kido com seu famoso báculo (imagem do anime) (FONTE: http://yonihon.wordpress.com/2009/10/24/cavaleiros-do-zodiaco-saint-seiya/).
Os 10 Cavaleiros de Bronze são: Seiya de Pégaso, Hyoga de Cisne, Shiryu de Dragão, Shun de Andrômeda, Ikki de Fênix, Jabu de Unicórnio, Ichi de Hidra, Nachi de Lobo, Ban de Leão Menor e Geki de Ursa Maior. De todos, apenas Ikki e Hyoga não aparecem no Torneio inicialmente.

Da esquerda para a direira: Jabu (de roxo), Ban (de laranja), Ikki, Shiryu, Seiya, Shun, Ichi Hyoga, Geki e Nachi: os 10 Cavaleiros de Bronze (imagem do anime) (FONTE:http://saintseiya.wikia.com/wiki/Bronze_Saints).
O Torneio atrai a atenção de toda a mídia do mundo e logo na primeira luta Seiya tem que derrotar Geki. Esta primeira fase (a Guerra Galática) serve para introduzir os personagens e mostram um pouco do "background" de cada um, além de suas habilidades. Logo surge Hyoga, que veio da Sibéria (onde treinava) para acabar com o torneio por ordem do Santuário (já que os Cavaleiros são proibidos de lutarem por causas próprias). Mas o grande vilão aqui é outro: Ikki, o Cavaleiro de Fênix surge no meio do torneio, juntamente com Cavaleiros Negros trajando armaduras similares à sua, para roubar a Armadura de Ouro.

Ikki e os Cavaleiros Negros (montagem com imagens do anime) (FONTE: http://www.cavzodiaco.com.br/galeria_dos_fas/fanart/todos/todos/codigo_da_imagem/decrescente/pagina_8).
O passado de Ikki é revelado: ele tomou o lugar de seu irmão Shun para ir treinar na Ilha da Rainha da Morte, onde ganhou a Armadura de Fênix. Mas para isso teve que passar pelo pior treinamento de todos, já que a Ilha da Rainha da Morte é conhecida como o Inferno na Terra. Por isso ele acaba nutrindo um grande ódio pela Fundação Graad e os outros Cavaleiros. Ele se aliou aos Cavaleiros Negros (cavaleiros renegados que lutam contra o Santuário), entre os quais há 4 que são exatas cópias de Seiya,Shun, Hyoga e Shiryu. Ikki consegue roubar algumas partes da Armadura de Ouro, mas os Cavaleiros de Bronze recuperam o elmo.
Passado algum tempo, Ikki envia um desafio à Seiya e cia: uma disputa pela Armadura de Ouro nas cavernas abaixo do Monte Fuji. Devido aos combates da Guerra Galática, as armaduras de Seiya e Shiryu ficam muito danificadas e o cavaleiro de Dragão resolve partir em busca de Mu de Jamiel, o único ferreiro capaz de consertar as armaduras. Logo os 4 Cavaleiros de Bronze se mostram prontos para enfrentar Ikki e os Cavaleiros Negros...
Passada esta primeira batalha, Seiya e cia descobrem que agora são alvos dos Cavaleiros de Prata, já que o Santuário os considera traidores! Entre as sangrentas batalhas, uma verdade é revelada: Saori Kido é na verdade a reencarnação da deusa Athena! Seu avô a recebeu durante uma viagem na Grécia dos braços de um Cavaleiro de Ouro ferido, Aiolos, juntamente com sua armadura (a Armadura de Sagitário). Saori explica que está ocorrendo um complô no Santuário, já que o Mestre está manipulando todos os Cavaleiros sob a desculpa de que é a própria Athena que está dando as ordens. Sem outra alternativa, os 4 Cavaleiros de Bronze resolvem ir até o Santuário para pedir explicações. É então que a saga chega no seu auge: Saori é ferida por uma flecha dourada e morrerá se em 12 horas os Cavaleiros não cheguem à Sala do Mestre (único que pode tirar a flecha). Porém, para chegar até a Sala, os Cavaleiros devem enfrentar os terríveis 12 Cavaleiros de Ouro, que protegem suas respectivas casas. E eles é que são os reais Cavaleiros do Zodíaco, já que cada um possui uma Armadura com o nome de um signo (de Áries à Peixes).
Para derrotá-los eles devem dominar o Sétimo Sentido (o ser humano normalmente possui 5: olfato, tato, visão, audição e paladar, fora o sexto, a intuição), que é descrito como o total controle do Cosmo. Durante as batalhas, Ikki acaba retornando para ajudar seus companheiros.

As Doze Casas do Zodíaco (FONTE: http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Batalha_das_Doze_Casas).
Como já disse antes, esta primeira saga é considerada a melhor: temos bons combates e personagens legais. Acho que a grande sacada de Kurumada foi se utilizar das constelações para designar as armaduras, principalmente no caso dos Cavaleiros de Ouro, já que o telespectador era capaz de se identificar com o Cavaleiro do seu signo (eu não acho o de Áries nada parecido com a descrição, mas.. rs).
Essa primeira saga durou os primeiros 45 capítulo, correspondendo os 13 primeiros volumes encadernados. No mangá, antes da próxima saga, temos uma pequena história de Hyoga (os Guerreiros do Gelo) que não consta no anime.

Os Cavaleiros de Ouro (FONTE:http://saintseiya.wikia.com/wiki/Gold_Saints).
 - Saga de Poseidon:

Poseidon e seus Generais Marinas (imagem do anime)  (FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Saint_Seiya_antagonists).
Após desvendarem a conspiração do Santuário, os Cavaleiros de Bronze precisam enfrentar o deus dos mares, Poseidon. Assim como Athena, ele também reencarnou e seu desejo é inundar toda a Terra, para assim ter tudo sob seu domínio. Para isso ele conta com seu próprio exército de cavaleiros: os Generais Marinas, cada qual protetor de um dos 7 mares.

Poseidon no mangá (FONTE: http://www.ssiceplanet.net/?dir=personajes/poseidon).
Ele acaba raptando Saori e a leva até seu palácio no fundo do mar. Os Cavaleiros de Bronze partem para resgatá-la e descobrem que para isso teram que destruir os pilares dos mares, só que cada um está sob a proteção de um General Marina. Familiar não?
Novamente, nesta saga o autor faz uso da fórmula que deu certo na anterior: saem as batalhas das 12 casas e entram as batalhas dos 7 pilares. Interessante, mas vemos uma queda na originalidade ¬¬ Talvez os fãs e produtores também não tenham gostado disso, já que o anime original só adaptou até está parte (ou talvez seja devido à proximidade entre anime e mangá?). Fora que novamente temos Saori no papel de refém dos vilões, ainda que seja dever dos Cavaleiros à protegerem, seu papel como deusa fica meio abalado né? Bem, continuando... Esta saga durou do capítulo 46 até o 66, que corresponde do volume 14 ao 18.

 - Saga de Hades:

Imagem do anime (FONTE: http://contenidos.terra.com.pe/wordpress/index.php/peliculas/saint-seiya-hades).
Por fim, Seiya e cia devem enfrentar o próprio deus grego da morte: Hades, que foi libertado de sua prisão e agora busca trazer a escuridão eterna sobre nosso mundo. Ele conta com 108 Espectros Malignos, além da ajuda de alguns Cavaleiros de Ouro mortos e dois deuses menores (Hypnos e Thanatos). Para piorar, os Cavaleiros de Bronze descobrem que um deles é a própria reencarnação do vilão, que acaba se aposando de seu corpo temporariamente. No fim, Seiya e seus amigos devem cruzar Inferno e Céu para derrotar Hades, novamente garantindo a segurança de Athena (que para variar acaba raptada :P)
Esta saga final durou do capítulo 67 até o 109, que corresponde do volume 19 ao 28.

 - E no Brasil?

Capa da primeira edição nacional da Conrad (FONTE:http://todaoferta.uol.com.br/comprar/manga-cavaleiros-do-zodiaco-conrad-complete-sua-colecao-RLLAEG7HIC#rmcl).

Como eu disse anteriormente, Saint Seiya começou a ser publicado pela Conrad ao lado de Dragon Ball em 1999. A edição seguia o padrão da época, com 100 páginas, equivalendo a metade de um volume encadernado japonês. Sendo assim, a série teve o dobro de edições, totalizando 56 volumes.
Recentemente, a Editora JBC começou a relançar o mangá em uma edição mais próxima da original (com 200 páginas), para a alegria dos fãs de Cavaleiros.

Capa da primeira edição da Editora JBC (FONTE:http://gyabbo.wordpress.com/2011/12/09/jbc-lanca-cavaleiros-do-zodiaco-versao-tankohon-em-janeiro/).
Bom pessoal, por enquanto é só. Aguardem a próxima parte, o Lado B, que falará sobre o anime e também terá algumas opiniões pessoais deste autor aqui ;) Beleza? E não deixem de comentar!

P.S.: As informações aqui usadas foram retiradas dos artigos em inglês e português da Wikipédia. Seguem os links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Cavaleiros_do_Zod%C3%ADaco (em português)
http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Seiya (em inglês)

4 comentários:

  1. Caraca não vejo nenhum comentário na tua página, por isso a cada matéria, que eu ler,vou comentar algo OK, primeiro parabéns pela matéria que ficou, diferente do lado A de Dragon Ball, explicativa, nostálgica, e bem resumida, muito bom!
    PS.: Uma dica http://www.nrnbagunca.com/2013/05/como-remover-o-captcha-verificacao-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigado mesmo pelo apoio Roberto! E já mudei a configuração como você sugeriu! Abraço!

      Excluir
  2. oi. ah,amo este serie muitoooo.

    ResponderExcluir