segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sessão da Meia-Noite #2: Medo (A Tale of Two Sisters) (2003)

 FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/File:A_Tale_of_Two_Sisters_film.jpg

Fala galera! Acharam que a "Sessão da Meia-Noite" tinha morrido? Depois de um tempão, volto aqui para falar de outro filme de terror. E para compensar este "hiato", resolvi pegar pesado! Vou falar de um dos melhores (e mais assustador) filme que já assisti... Então, você leitor, acomode-se na poltrona e venha comigo nesta viagem assustadora pelos labirintos da mente humana. Com vocês: Medo (A Tale of Two Sisters)!

R.


" Toda família guarda um mistério" - Tagline do DVD nacional.

FONTE: http://kalafudra.wordpress.com/2010/12/07/janghwa-hongryeon-a-tale-of-two-sisters-2003/
 Há alguns anos atrás, navegando pela Internet, me deparei com um site exibindo capas e cartazes de filmes de terror orientais. Entre as muitas imagens, uma me chamou a atenção: parecia um típico retrato de família, não fosse a presença de sangue nas vestes das duas meninas sentadas no sofá. A imagem (que ilustra o início deste post) era a capa de um filme de terror coreano que, depois de muito pesquisar, acabei identificando como sendo " A Tale of Two Sisters". Após um pouco mais de pesquisa, encontrei um site em português (de Portugal) que tinha uma crítica sobre o filme. Os muitos elogios do autor da crítica aguçaram minha curiosidade em ver tal filme. Logo começaram a pipocar comentários nas comunidades de filmes de terror que eu frequentava, todos elogiando o filme. Foi então que algum tempo depois foi noticiado o lançamento do DVD nacional pela Europa Filmes, sob o título de "Medo", em caprichada edição dupla, inclusive. Não tive dúvidas e encomendei a minha cópia. O resultado? Não só tive minhas expectativas atendidas como também superadas! Medo (A Tale of Two Sisters) é um filmaço! E confesso que ele conseguiu me causar o que o título nacional sugere, coisa que há muito tempo não havia sentido assistindo um filme.

- Um marco no cinema de horror coreano:

FONTE:http://www.horrortalk.com/reviews/108-a-tale-of-two-sisters.html
 "A Tale of  Two Sisters" ganhou vida pelas mãos do diretor sul-coreano Kim Ji-woon, que além de dirigir o longa também é o responsável pelo roteiro. A história é vagamente baseada em uma antiga lenda chamada Janghwa Hongryeon jeon ( A História de Janghwa e Hongryeon), de modo que o nome original do filme é "Janghwa, Hongryeon" (literalmente 'Flor Rosa, Lótus Vermelha'). A lenda conta a história de duas irmãs que sofrem nas mãos de sua madrasta... e contar mais sobre isso pode estragar o enredo do filme,rs. Vale citar que tal lenda já serviu de inspiração a diversos outros filmes coreanos.
O filme (ao qual apartir de agora apenas vou me referir pelo título internacional, pois acho o mais coerente,rs) foi um verdadeiro marco no cinema coreano, pois além de ser o filme de horror coreano com a maior bilheteria, ainda foi o primeiro a ser exibido nos cinemas americanos. Isso sem contar as dezenas de prêmios que o filme recebeu em festivais pelo mundo afora (destaca-se o prêmio de Melhor Filme no Fantasporto Film Festival de 2004). O sucesso foi tanto que o filme até ganhou um (dispensável) remake americano, intitulado The Uninvited ( O Mistério das Duas Irmãs, no Brasil).

Kim Ji-woon e seus inseparáveis óculos escuros (FONTE: http://www.zimbio.com/pictures/n8ejlsFbIvZ/Saw+Devil+Premiere+2010+Toronto+International/cpcHRCcxqCp/Kim+Ji-Woon).
Mas agora vamos falar da história...

- Uma canção triste, bela e assustadora...

Su-yeon e Su-mi (FONTE: http://enteryourmovie.blogspot.com.br/2012/03/review-tale-of-two-sisters-ive-never.html).
 O filme inicia com Su-mi (interpretada por Im Soo-jung) em uma consulta com seu psiquiatra. Ela não responde nenhuma das perguntas que o doutor faz, até que este lhe mostra uma foto de sua família e a menina começa a chorar. Temos um corte então, onde vemos a chegada de Su-mi e sua irmã mais nova Su-yeon (papel de Moon Geun Young)  à velha casa da família, juntamente com o pai das duas, Moo-hyeon (Kim Kap-su). Percebe-se que já faz um bom tempo desde que as duas estiveram no local, que é uma grande casa isolada, próxima à um lago. Enquanto Su-mi (a de cabelos longos) é decidida e o tipo de garota forte, Su-yeon ( a de cabelos curtos ) é frágil e apegada à irmã. O pai das duas parece estar cansado e deprimido...
                                                                               

Moo-hyeon, o pai das garotas (FONTE:http://therapidbay.com/movies/33212-a-tale-of-two-sisters-2003.html).
 O aparente clima de tranquilidade e nostalgia é quebrado quando as duas adentram a casa e se deparam com sua madrasta Eun-joo (Yeom Jeong-ah). De cara fica claro que tanto Su-mi, quando Su-yeon não gostam da mulher, apesar de ela tentar se mostrar simpática. Enquanto Su-mi tem uma postura agressiva diante da madastra, sua irmã mais nova se mostra amedontrada (e  Eun-joo, ciente disso, parece dar mais atenção a Su-yeon). Conforme o filme vai se desenrolando, descobrimos que a mãe das meninas faleceu há não muito tempo atrás e isso é o principal motivo de suas reservas quanto a sua "nova mãe".

Eun-joo observa suas enteadas (FONTE: http://www.movie-asia.com/wallpaper/v/korea/a_tale_of_two_sisters/tale-of-two-sisters-4.jpg.html).

O que inicialmente parece um drama familiar, com a tensão entre as meninas e sua madrasta aumentando aos poucos, acaba ganhando cortonos de terror sobrenatural, quando Su-mi e sua irmã passam a sentir uma "presença" na casa. Além disso, Su-yeon começa a apresentar marcas no corpo, o que faz sua irmã mais velha desconfiar que Eun-joo esteja a maltratando. Enquanto tudo isso ocorre, o pai das garotas parece adotar um comportamento indiferente e, ao mesmo tempo, de alguém que deseja fugir. Porém, pouco a pouco, começamos a ver que a história dessa família não é exatamente o que parece...

- Olhe (e olhe de novo) ...

FONTE: http://twi-ny.com/blog/2011/02/26/severely-damaged-a-tale-of-two-sisters/
A Tale of Two Sisters é um daqueles filmes em que após o final temos uma visão completamente de todo o enredo. Sim, o diretor/escritor Kim Ji-woon nos engana o tempo todo! Rsrsrsrs. E ele faz isso de forma tão magistral que mesmo com pistas aqui e ali, é muito difícil antecipar a revelação que ocorre a determinada altura da projeção. E engana-se quem pensa que ele guarda isso até o final: parte do enigma é respondido ainda na metade dos 115 minutos de duração do filme. Mas mesmo com essa peça em mãos, ainda assim o final consegue surpreender o telespectador! Por isso eu digo que quanto menos se souber deste filme, melhor. Meu conselho é: assistam e depois digam se não falei a verdade!
Um aspecto que me saltou aos olhos (literalmente) logo que comecei a assistir o longa é a beleza dele. Sim, A Tale of Two Sisters é incrivelmente belo. Percebe-se que há todo um cuidado e esmero com os cenários, paisagens e cada tomada do filme. Notasse também a presença das cores: ela têm significados dentro do contexto das cenas em que aparecem. O próprio diretor afirma, em uma entrevista no material extra do DVD ( que está muito bom por sinal), que houve um cuidado especial na escolha das cores, principalmente no verde e vermelho, cores que ele acredita serem as que melhor contrastam. Até mesmo o vermelho do sangue, nas cenas em que aparece, está de algum modo fazendo parte de uma cena bonita (por mais estranho que isso pareça,rs). Ah, e por falar em sangue: em momento algum o filme apela para a violência como forma de terror. Ao contrário, ele prefere usar o terror psicológico (muito mais assustador) e a sugestão para apavorar o telespectador. E ao final ficamos em dúvida: terá o sobrenatural realmente parte na trama do filme? Ou tudo não passa de "fantasmas" saídos de mentes humanas? Se bem que uma das cenas finais, praticamente responde a pergunta...

- Um conto que merece ser conferido...

FONTE:http://film.thedigitalfix.com/content/id/6085/a-tale-of-two-sisters.html
Como já devem ter percebido, eu sou apaixonado por esse filme,rsrs. Ele com certeza figura no meu TOP 10! Infelizmente não tive a oportunidade de assistir mais nenhum outro filme do diretor (seu filme mais recente, I Saw the Devil, também tem sido muito elogiado na Intenet), mas só por este ele já ganhou minha admiração. E o cinema coreano também, que vem nos dando provas de ser uma mescla incrível da ousadia e esmero do cinema independente, com os grandes orçamentos do cinema comercial, provando que ambos podem sim estar em harmonia, para dar ao público verdadeiras obras de arte.
Por sorte, como já disse antes, temos uma edição nacional super especial, lançada pela Europa Filmes. A edição é dupla e a embalagem muito atraente (similar à do filme Ichi the Killer, também da Europa). Deixo até uma foto da minha edição ^^

A minha edição do filme XD
Sobre o remake: ainda não tive chance de assistir (isso que recentemente ele passou na Globo, mas não sabia e perdi ¬¬), mas levando em conta o nível que o original tem, dúvido que ele sequer se iguale, de modo que, uma vez que a "surpresa" de ver o filme só pode ser sentida uma vez, recomendo que se opte pelo original!
Bom isso é tudo pessoal e não custa repetir: assistam este filme XD! Rsrsrs. Até mais!

P.S: As informações aqui apresentadas foram baseadas na página em inglês da Wikipédia sobre o filme (mesmo porque não temos uma em português :P) : http://en.wikipedia.org/wiki/A_Tale_of_Two_Sisters.

P.S.2: Os nomes das duas irmãs (Su-mi e Su-yeong) possuem o mesmo significado dos nomes das irmãs do conto original (Janghwa e Hongryeon). Ou seja, Flor Rosa e Lótus Vermelha. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário