domingo, 29 de julho de 2012

Sessão da Meia-Noite #3: Pague para Entrar, Reze para Sair (The Funhouse) (1981)

FONTE: http://www.dvddrive-in.com/reviews/e-h/funhouseuni81.htm
Fala moçada! Aproveitando que estou com "sede de escrever", resolvei contribuir com mais um filme para a "Sessão da Meia-Noite". Desta vez vamos falar de um que é considerado com clássico pelos fãs do gênero. Mas, será mesmo? Vamos descobrir juntos!
Boa leitura!

P.S.: Já assistiram Medo (A Tale of  Two Sisters)? Rsrsrs. Comentem!

R.



- De noite no parque...

FONTE: http://the-haunted-closet.blogspot.com.br/2009/06/funhouse-1981.html
 "Pague para Entrar, Reze para Sair" (no original, The Funhouse) é um filme de 1981, dirigido por Tobe Hooper. Quem tem o minímo de conhecimento sobre cinema de horror, sabe que Tobe Hooper foi o responsável pelo mega clássico "O Massacre da Serra Elétrica" ( 1974), além do interessante "Poltergeist- O Fenômeno" (1982). E aqueles que conhecem um pouquinho mais do cinema de Hooper, sabem que ele é capaz de alternar entre momentos de pura... digamos, genialidade (como no caso de "O Massacre da Serra Elétrica") e outros de, como direi, "estranheza" (como a sequência de seu filme mais famoso, lançada em 1986, e odiada pela maioria dos fãs do original, por trazer humor negro ao invés da seriedade do primeiro). Ou seja, quando se pega um filme de Tobe Hooper não se sabe o que esperar: pode ser uma preciosidade do gênero de terror, ou um filme sem pé nem cabeça. 
Antes de assistir este filme, pelas críticas e comentários que lia na Internet, eu o tinha muito em alta. E já imaginava um novo "O Massacre da Serra Elétrica". Bem, posso dizer que fui surpreendido..
Vamos falar um pouco da história escrita por Larry Block...

- A casa dos horrores...

FONTE: http://scorpionsdownloads-lana.blogspot.com.br/2011/07/pague-para-entrar-reze-para-sair.html

Após a abertura, com os créditos ornamentados por imagens de bonecos assustadores que compõem o cenário da casa dos horrores do título, o filme inicia com uma figura misteriosa andando por uma casa. A câmera em primeira pessoa possibilita que o telespectador se sinta na pele do personagem desconhecido. Depois de andar um pouco pela casa, ele adentra um quarto recheado de objetos de filmes de terror, além de facas, lanças e outras armas brancas. O estranho opta por uma máscara de palhaço e um tipo de cutelo. Enquanto isso, em outro cômodo, uma jovem se despe e prepara-se para começar a tomar banho (olhem bem, antes de cinco minutos de filme já temos peitos de fora,rsrsrs. Ah, os anos oitenta...). Enquanto está se ensaboando, uma sombra surge por trás da cortina e ataca com o cutelo... só para revelar que o mesmo é de borracha e o autor é ninguém menos que o irmãozinho da garota, Joey (Shawn Carson). É, esse começo fazendo referência ao célebre filme "Halloween" (1978) é só uma "pegadinha" do piralho. Sua irmã, Amy (Elizabeth Berridge) fica tão fula com a piada de mau gosto que ameaça um dia se vingar e fazê-lo se arrepender por isso, além de dizer que não o levará mais no parque de diversões. Mas convenhamos: é a primeira vez que eu vejo um irmão mais novo assustar a irmã pelada no banheiro :S
Passado o susto, Amy avisa seus pais que em breve sairá com os amigos. Nisso o pai da garota (Jack McDermott) alerta a menina para não ir ao parque de diversões, já que o mesmo parque esteve envolvido no caso de desaparecimento de duas meninas na cidade vizinha (opa, olha uma dica ai). Antes de prometer não ir, a buzina da carona de Amy interrompe a conversa e ela sai, deixando o pai e a mãe (Jeanne Austin) terminando de assistir o filme da "Noiva de Frankestein" ( essa não é a primeira nem última referência ao monstro no filme, no quarto de Joey já tinha um pôster do Monstro).
A carona de Amy é Buzz (Cooper Huckabee), um jovem mais velho que está de olho na menina e a convida pela primeira vez para sair. Como Amy é a típica boa moça dos slashers, ela tenta convencer o moço a mudar os planos, por causa do conselho de seu pai. Mas Buzz é cabeça dura e acaba dizendo para a moça "não dar ouvidos para o seu coroa", o que deixa Amy chateada (já viu como mulher fica né?).
Antes de ir ao parque, Amy e Buzz ainda pegam o casal de amigos da garota: Liz (Largo Woodruff) e Richie (Miles Chapin). Porém, sem que os pais saibam, Joey foge de casa e parte para o parque também.

A jovem Amy (Elizabeth Berridge) (FONTE: http://portaldecinema.com.br/news/).
Como 90% dos jovens dos filmes oitentistas, Buzz e os amigos de Amy só querem saber de fumar maconha e curtir a vida. Chegando no parque, Buzz finalmente nota que Amy está chateada com ele e os dois tem uma conversa de casal, onde tudo fica bem de novo :P 
O parque é o típico parque americano, cheio de brinquedos e barracas com algumas atrações mais exóticas. Entre elas se destaca a barraca do mágico (onde o diretor nos presenteia com um susto), uma barraca onde garotas fazem um tipo de show de stripper (peitos e bundas amostra, ah os anos oitenta,rs) e uma barraca que mostra animais com mutações genéticas. Olha se a vaca e o boi que aparecem no filme não forem mutações genuínas, só posso bater palmas para o supervisor de efeitos especiais Rick Baker ( de "O Exorcista"). Se bem que pelo currículo do cara, até pode ser maquiagem,rsrs. Nesta mesma barraca, chama a atenção do grupo um feto humano que está dentro de um pote de vidro... E isso será importante mais tarde na trama!
Andando pelas barracas e fumando uma droga de vez em quando, o quarteto acaba entrando na barraca da vidente Madame Zena (Sylvia Miles).

Madame Zena e Amy (FONTE:http://www.tvdegraca.com.br/imagens-filme.php?id=3682&titulo=pague-para-entrar,-reze-para-sair).
Enquanto Amy parece genuinamente interessada nas previsões da cigana, Buzz e seus amigos começam a tirar sarro da mulher. No fim ela fica tão irritada que acaba expulsando todos da barraca. Neste meio tempo, Joey está seguindo os amigos de perto, sem ser notado.
Por fim, eles chegam na frente da tal "Funhouse" do título, que é um tipo de trem fantasma. O responsável pela casa do terror é um homem esquisito (Kevin Conway), mas seu ajudante é ainda mais esquisito: um sujeito de andar desajeitado com uma máscara do Monstro de Frankeinstein (falei que teria mais referências ao clássico do terror?). Olhando para a casa, Richie acaba tendo uma ideia "genial": ele sugere que os amigos passem a noite no parque, se escondendo dentro do trem fantasma. Segundo ele, seus amigos fizeram o mesmo na cidade vizinha (opa, não ouvimos isso antes?). Como ninguém tem muito o que fazer, apesar de uma pequena resistência de Amy, o quarteto concorda em fazer isso. E as meninas ligam para as mães dizendo que passarão a noite na casa uma da outra.

A fachada da "Funhouse" (FONTE: http://filmesegames.com.br/2012/pague-para-entrar-reze-para-sair-funhouse-1981/).
Sob os olhares de Joey, os amigos entram no trem fantasma e não saem mais (coisa que o abobalhado Frankeinstein nem nota). O menino estranha isso e resolve ficar pelo parque, até tomar alguns sustos com outros integrantes da trupê responsável pelo lugar.
O parque então apaga as luzes e o trem fantasma fica em silêncio.Então Amy e os amigos mostram o porque queriam ficar no parque: sexo (anos oitenta e slasher, e você achou que não rolaria?Rs). Enquanto se amassam, Richie ouve um barulho vindo do assoalho. Os amigos percebem que há um quarto embaixo de onde estão e, atráves das fendas da madeira do chão, conseguem ver o Monstro de Frankeinstein junto com uma mulher. Para a surpresa deles, se trata da velha Madame Zena. E digamos que o Monstro também deseja o mesmo que os jovens... Só que em seu ímpeto por sexo (rs), o sujeito acaba terminando mais rápido do que gostaria e fica irritado com a mulher (ele pagou 100 doláres pelo serviço). No auge da fúria, ele ataca a cigana e termina por matá-la esganada. Amy e seus amigos vêm tudo e resolvem dar um jeito de fugir dali.

Buzz, Liz e Amy: quem vocês acham que vai morrer primeiro? (FONTE:http://www.vaiassistindoterror.com/2011/10/pague-para-entrar-reze-para-sair.html).
No caminho, passam pela sala onde o Monstro matou Madame Zena e Richie acaba tendo uma ideia... infeliz, que só piora ainda mais a situação do grupo. Sem saída, eles retornam aonde tavam e conseguem ver o velho responsável pela casa do terror conversando com o Monstro (que é seu filho). Pela conversa, percebe-se que a criatura não é exatamente normal embaixo de sua máscara e que já matou outras vezes. Porém, durante o diálogo, Richie (ele de novo!) acaba derrubando o isqueiro na sala abaixo e alertando o senhor sobre a presença de estranhos. A ordem dele é clara: encontrar os intrusos e não deixar eles sairem com vida! Nisso a máscara da criatura é retirada e os amigos finalmente vêm com o que terão que lidar...

A carinha do monstro (interpretado por Wayne Doba) (FONTE:http://www.cinemadebuteco.com.br/cardapio/terror/pague-para-entrar-reze-para-sair/).

 - Como um passeio pelo trem fantasma...

Amy, Buzz, Liz e Richie: os amigos passeiam pelo parque (FONTE:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428339447-dvd-pague-para-entrar-reze-para-sair-novo-cult-decada-80-_JM?redirectedFromParent=MLB234303773).
Pela descrição do enredo, o filme parece ser um verdadeiro clássico não? Mas infelizmente, não é esse o caso. Como disse antes, Hooper alterna momentos de genialidade com estranheza e este filme pende mais para o último lado. Eu posso não entender muito de cinema, mas há algo errado no ritmo deste filme! Há muitas tomadas panorâmicas além de tomadas no rosto de Amy por um tempo longo demais e que no final não servem para nada. E o mesmo vale para algumas cenas. A perseguição por exemplo, Amy fica parada por uns dois minutos olhando para uma escada de madeira sem que nada aconteça. Podem até alegar que isso seja um modo de construir o suspense, mas definitivamente não funcionou comigo. O filme é extremamente lento, e isso não é uma qualidade, pois ele é lento nos momentos errados, dando uma sensação de quebra de ritmo. As mortes, que poderiam atrair os fãs de slashers e gore (sangreira), são em sua maioria off-screen! Ou quando on-screen, extremamente sutis (nada que se compare ao que o próprio Hooper fez em "O Massacre da Serra Elétrica"). A sensação é mesmo de um passeio por aqueles trens fantasmas, que assustam muito pouco. Ah, e falando nisso: temos muitos sustos falsos, aqueles que os fãs do horror odeiam, com a música aumentando de volume de repente. E o roteiro? Parece que o escritor sempre gosta de fazer seus personagens contarem piadas sem graça,rs. Tem uma conversa no meio do filme, o que eles estão dizendo? Piada! Rsrs.

FONTE: http://filmesegames.com.br/2012/pague-para-entrar-reze-para-sair-funhouse-1981/
O final é quase um auto-plágio de "O Massacre da Serra Elétrica" e novamente temos uma imensa tomada panorâmica do parque (ok, Tobe, nós já sabemos que você pode fazer ótimas panorâmicas).
Sinceramente, depois de tudo que tinha lido sobre este filme, fiquei decepcionado. O filme consegue ser tão devagar e pouco empolgante que nas duas vezes que assisti, acabei ficando com sono (talvez seja por isso que não curti muito,rs). Mesmo assim não me arrependi de ter comprado o DVD, já que este é um dos filmes muito falados na net. Porém, como já disse, infelizmente não fez jus à fama (ao menos para mim).

 - A versão brasileira:

Capa do DVD nacional (FONTE: http://portaldecinema.com.br/news/2012/07/19/filme-pague-para-entrar-reze-para-sair/).
A versão em DVD do filme foi lançada por aqui pela NBO Entertainment (mesma que lançou por aqui "A Noite dos Mortos-Vivos") e traz como únicos "extras" biografias do diretor e da atriz que faz Amy (se não me engano), o trailer do filme e uma versão em MP4. Eu o adquiri por módicos R$ 12,90 naquelas "piscinas" de DVDs de um hipermercado perto de casa. Como curiosidade, vale dizer que o título nacional ("Pague para Entrar, Reze para Sair") é baseado na tagline original do filme (acho que os tradutores não acharam assustador um filme com o título "A Casa Divertida",rs).
Como disse antes, este filme pode ser até um clássico, mas acredito que isso se deva muito mais ao carinho que os fãs têm por ele (já que dizem ser muito exibido na tevê antigamente) do que aos méritos do filme em si. Ao contrário, por exemplo, de "O Massacre da Serra Elétrica" que é sim um clássico com uma boa história e execução. Mas essa é apenas minha opinião...
De qualquer modo, recomendo sim que vocês embarquem neste trem fantasma, porque ainda que seja um filme "fraco", consegue superar muita porcaria que é produzida hoje em dia.
Falou e não deixem de comentar!
Até mais.

FONTE: As informações usadas neste post foram retiradas da página em Português sobre o filme na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Funhouse

2 comentários:

  1. Vi umas partes & cinceramente sou fã de filmes de terror (principalmente clássicos👏✌☺👌)me deu medo o final e a música.
    Como disse não vi as primeiras partes.
    O monstro assustador & desfigurado è tipico dos anos 1980,1990.
    Não recomendo è um lixo tosco & "sexta-feira 13"è 100%melhor,mas toob Hooper me decepcionou com esse filminho sem noção.👌😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Elbert! Realmente, tivemos filmes bem melhores no mesmo período.

      Excluir