domingo, 29 de julho de 2012

Nanquim&Celulóide # 3: Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) (1986-1991) Pt.2


*/
FONTE: http://www.luizangelotti.com/portugues/cavaleirosdozodiaco.htm
Fala moçada! Curtiram o primeiro post sobre "Saint Seiya"? Pois bem, agora vamos falar no anime clássico! E também vou dar algumas opiniões pessoais sobre a série como um todo. 
Todos prontos? Então vamos lá!
Ah, e não se esqueçam de comentar!

R.



LADO B: O anime: Saint Seiya (1986-1989)

FONTE:https://sites.google.com/a/escolamix.com/www/cavaleirosdozodiacos
 Com o sucesso da série na Shonen Jump, não demorou muito para Seiya e seus amigos serem transformados em anime. E já em 1986 (mesmo ano do início da publicação) a Toei Animation lançava o anime de mesmo nome que o mangá. Por conta desta proximidade com a produção da série original, os responsáveis pelo anime tiveram que se virar para que a série animada não alcançasse o mangá. O resultado, os fãs já sabem: surgem os temidos fillers!
Saint Seiya teve ao todo 114 episódios e, diferente da maioria dos animes baseados em mangás, acabou antes do fim da série em quadrinhos. Existem muitos boatos quanto a isso (a maioria acredita que se deve a baixa audiência da série), mas recentemente ouve uma continuidade na série de OVAs que cobre a Saga de Hades, além de o lançamento dos novos mangás e animes baseados nestes, sem falar na nova série exclusiva em anime (Saint Seiya Omega), de modo que eu creio que a razão do cancelamento da série não se deva unicamente à baixos níveis de audiência, já que até hoje a saga dos sagrados cavaleiros de Athena faz sucesso no Japão.
A série contou com uma animação competente e caracter designs que são uma melhoria dos originais (convenhamos, a arte de Kurumada não é das mais perfeitas ¬¬). Fora a parte sonora, que recebeu um tratamento todo especial: tanto os seiyuus (dubladores) quanto as músicas de fundo e principais estão em um nível muito bom, que serve para criar um clima dramático que virou marca registrada da série.
O anime contou com duas aberturas: "Pegasus Fantasy" pela banda Make-Up (do episódio 1 ao 73) e "Soldier Dream" por Hironobu Kageyama (do episódio 74 ao 114). Do mesmo modo, também temos dois encerramentos: "Blue Forever" novamente por Make-Up (do 1 ao 73) e "Blue Dream" por Hironobu Kageyama & Broadway (do 74 ao 114).
As duas aberturas, principalmente a primeira, com certeza estão até hoje na mente de qualquer um que tenha visto o anime (principalmente suas versões em português). O intérprete da segunda abertura, Hironobu Kageyama também foi o responsável por cantar as duas aberturas e um encerramento de Dragon Ball Z, fora muitas outras canções nos filmes. Além disso, ele esteve envolvido na trilha sonora da maioria dos tokusatsu (gênero de heróis tipo Power Rangers) que foram exibidos no Brasil, como Changeman e Maskman. Até no anime do Sonic (Sonic X) ele cantou! Rsrsrs, não é a toa que ele tem um imenso carinho por parte dos fãs brasileiros.

Hironobu Kageyama em 2007, em uma de suas passagens pelo Brasil (FONTE:http://henshin.uol.com.br/2007/07/23/mais-anime-friends-2007/imagem/070723_mais_anime/3-hironobu-kageyama-autor-do/).
 Já que falamos em Brasil, vamor falar sobre a adaptação da série no nosso país. Como eu já disse anteriormente, "Os Cavaleiros do Zodíaco" foram exibidos inicialmente entre 1994 e 1997 na extinta Rede Manchete. A primeira dublagem foi feita pelo lendário estúdio Gota Mágica (que dublou muitos animes que vieram para o Brasil) e tinha os grandes nomes da dublagem nacional (ou que pelo menos viriam a ser) em seu elenco, entre eles Hermes Barolli como Seiya e Gilberto Barolli como Saga de Gêmeos. Na época também foram lançados os 4 filmes da série, sendo que o último (que mostra a batalha de Seiya e cia contra Lúcifer) ganhou até exibição nos cinemas. Também ouve uma avalanche de outros produtos (álbuns de figurinhas, brinquedos, cadernos,chicletes,etc). Porém, após o fim da Rede Manchete, a série ficou distante dos fãs, até que em 1999 com o lançamento do mangá, ouve o "revival" de Saint Seiya no Brasil (bem menos impactante, que fique dito, já que na época Dragon Ball Z imperava). O retorno as telinhas ocorreu em 2003 (na tevê fechada pelo Cartoon Network) e em 2004 (na tevê aberta pela Band). Para esta nova exibição, a série ganhou uma nova dublagem, que manteve a grande maioria dos dubladores da primeira dublagem. Desta vez o estúdio foi o Álamo. Apesar de muitos fãs saudosistas preferirem a primeira dublagem, nesta redublagem ouve a correção de muitos erros da primeira (como chamarem o cavaleiro Jabu de Unicórnio de Jabu de Capricórnio, por exemplo). Erros que segundo dizem se devem ao fato da adaptação ter sido feito apartir do script espanhol da série. De qualquer modo, a maioria deste erros acabaram se tornando lendários entre os fãs (e motivos de piadas,rs).
Pois bem, falemos então sobre a série. Assim como no mangá ela se divide em três fases, só que como já disse anteriormente, não temos aqui a Saga de Hades, de modo que uma das sagas foi criada exclusivamente para o anime. As Sagas são: Santuário, Asgard (exclusiva do anime) e Poseidon. Vou dar uma pincelada nelas, já adiantando que as duas que constam no mangá não trazem diferenças muito significativas.

- Saga do Santuário:

FONTE: http://jblog.jb.com.br/temaki/2012/02/07/cavaleiros-de-zodiaco-nova-serie-e-anunciada/cdz-animesgoldsilver/
Aqui temos basicamente os mesmo acontecimentos dos mangás, com a diferença de que para extender o tempo do anime, foram criados alguns outros cavaleiros (como Dócrates, os Cavaleiros Fantasmas,etc.) que aparecem depois da derrota de Ikki e os Cavaleiros Negros e antes da chegada dos Cavaleiros de Prata do mangá. Além disso temos o Mestre Cristal (que teria treinado Hyoga) e os Cavaleiros de Aço (três garotos com armaduras tecnológicas criadas pela Fundação Graad para ajudar Seiya e cia.). Há também algumas alterações na história e na sequência dos acontecimentos por conta destes fillers, o que podem criar alguma confusão, mas também servem para tornar a experiência de se assistir o anime diferente da que temos lendo o mangá.
Essa saga compreende os 73 primeiro episódios (apesar que algumas pessoas subdividem eles em arcos menores, como Guerra Galática, Cavaleiros Negros,etc.).

- Saga de Asgard (exclusiva do anime):   

FONTE: http://williamvidaloka.webnode.com.br/cavaleiros-do-zodiaco/
Essa saga é totalmente filler. Seiya e seus amigos devem ir até as terras geladas de Asgard onde Hilda, a sacerdotisa do deus Odin, foi possuída pelo poder do Anel de Nibelungo e se tornou maligna. Ela revive os Guerreiros Deuses, cavaleiros que usam armaduras baseadas nas estrelas da Constelação da Ursa Maior, e declara guerra à Athena e o Santuário. Saori, Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu (com Ikki ajudando de longe) viajam até Asgard para saber o que ouve com a moça e descobrem que o Anel de Nibelungo só pode ser retirado com a ajuda da espada de Odin. Só que para usá-la, eles devem obter a armadura do deus nórdico e isso só pode ser feito se reunirem as Safiras de Odin, sendo que cada uma está sob a guarda de um dos 8 guerreiros deuses, a saber: Thor, Fenrir, Hagen, Mime, Alberich, Shido, Bado e Siegfried.
Para prolongar a série e evitar que está chegasse até o ponto onde o mangá estava, os produtores criaram esta saga, sendo que ela se baseia em um dos filmes da série (A Grande Batalha dos Deuses), onde os cavaleiros já tinham visitado a terra de Asgard para enfrentar Durval. Aqui a inspiração deixa de ser a mitologia grega e bebe das lendas nórdicas. O resultado é até bom, não sendo uma saga filler daquelas sem pé nem cabeça. No final ainda temos um gancho para a última saga, relacionando Poseidon com os acontecimentos desta.

Hilda e seus Guerreiros Deuses (montagem baseada em imagens do anime) (FONTE: http://atocadolobo.webnode.com.br/products/cavaleiros-do-zodiaco-episodios-74-ao-99/).
Esta saga durou do episódio 74 até o 99.

- Saga de Poseidon: 
FONTE:http://cavaleirosx.zip.net/
A última saga do anime conta a batalha dos Cavaleiros de Bronze contra Poseidon e seus Generais Marinas. Aqui novamente temos uma saga fiel ao mangá (ainda mais que a do Santuário). De certo modo, a inclusão desta saga depois da saga de Asgard faz até com que ela se torne ainda mais "épica" do que no mangá, já que neste ela toma lugar imediatamente após o final da saga do Santuário. Digo isso pela revelação de que um dos Generais é alguém diretamente ligado à um dos Cavaleiros de Ouro, e acredito que este espaço de tempo só faz a revelação ser ainda mais surpreendente.

Seiya encara Poseidon e seus Generais (FONTE: http://animesjay.blogspot.com.br/2012/07/cavaleiros-do-zodiaco-sagas.html).
Esta saga durou do episódio 100 até o 114 e decretou o fim do anime até o ano de 2002, quando a Toei resolveu animar a Saga de Hades.
Pois bem, dito isso agora pretendo falar um pouquinho sobre as diferenças entre mangá e anime e também um ponto de vista pessoal sobre a série como um todo...

- Mangá X Anime (e os furos...): 
FONTE: http://redemanchete.net/temas/tema.asp?id=92&t=Cavaleiros-do-Zodiaco
Cavaleiros do Zodíaco sem dúvida é um dos animes/mangás mais populares que já apareceu no Brasil, mas mesmo sendo muito amado pelos fãs, não tem como negar que a obra de Kurumada não é perfeita e apresenta alguns furos. Começando pelo mangá, ele já tem furos, só que quando a Toei fez a adaptação, a inclusão de fillers só fez aumentar a confusão. Aqui vou debater alguns pontos em que mangá e anime divergem, e também vou aproveitar para fazer uma crítica a certos pontos da história como um todo que me deixaram a desejar. Atenção: eu sempre evito o máximo spoilers no blog, mas agora isso será um pouco inevitável, então aqueles que ainda não leram o mangá ou assistiram o anime, podem querer parar de ler por aqui. Fica a dica ;) (mas sei que é duro parar de ler de qualquer modo,rsrs. Então me desculpem ^^:).

I- Mitsumasa Kido: o velho garanhão: 
FONTE:http://redemanchete.net/temas/tema.asp?id=92&t=Cavaleiros-do-Zodiaco
Uma das diferenças que mais me chamaram a atenção ao ler o mangá (para não dizer que me chocaram) foi a revelação que Ikki faz a Seiya no final de sua batalha, que explica o porque do seu ódio contra Mitsumasa Kido e a Fundação Graad: o velho é pai de TODOS os 100 orfãos que ele mantinha na Fundação! o_O
Ou seja, no mangá, Seiya,Shun, Ikki, Hyoga e Shiryu são todos meio irmãos! No minímo a Toei viu o exagero que isso é (um velhinho saindo pelo mundo e engravidando mulheres) e resolveu tirar este "pequeno" detalhe da trama. Convenhamos, Kurumada exagerou né?

II- As novas velhas armaduras: 

FONTE: http://www.cavzodiaco.com.br/esquemas_das_armaduras
 Para quem não sabe a Bandai foi uma das "patrocinadoras" da série original, de modo que ela lançou brinquedos para todos os cavaleiros. Uma diferença que chama a atenção de muitos é a mudança na armadura da maioria dos cavaleiros no anime. E isso é explicado pela Bandai! Como vocês podem ver na imagem acima, Kurumada fazia questão de mostrar nos mangás como se dividiam as peças de cada armadura, de modo que as peças se uniam para formar uma representação da constelação que lhe dava o nome. Porém, o autor não é nenhum expert em modelagem de armaduras, de modo que a sua "montagem" não era exatamente fiel à realidade. Como a Bandai queria lançar bonecos com armaduras metálicas que também viravam "estátuas", mas não tinha como fabricarem uma armadura que se dobrava toda, a solução foi criar novas armaduras para os cavaleiros, mais práticas.

A armadura de Seiya no anime (FONTE: http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Ficheiro:Seiya_de_Pegasus.jpg).
 Contudo, após o final da saga do Santuário, a Bandai achou que seria "conveniente" (rentável) lançar novos brinquedos dos Cavaleiros, de modo que os produtores alteraram o design das armaduras do anime para um mais próximo do mangá. 

A "nova" armadura de Seiya (FONTE: http://trespatetasdosgames.blogspot.com.br/2010/06/seiya-de-pegasus.html).
Como curiosidade, vale dizer que quando Shiryu foi até Mu para arrumar as armaduras de Pégaso e Dragão quebradas na Guerra Galática, no mangá, elas sofreram algumas alterações (principalmente a de Pégaso, que ganhou um novo tipo de elmo). Posteriormente, Seiya quebra o elmo (horroroso, por sinal) da armadura e ganha um novo no começo da Batalha das 12 Casas, que é o que aparece no anime.

A segunda armadura de Seiya no mangá (FONTE: http://www.cavzodiaco.com.br/esquemas_das_armaduras).
Quem tiver interesse em ver os esquemas das armaduras originais do mangá, este site tem (além de ter muito sobre Cavaleiros também): http://www.cavzodiaco.com.br/esquemas_das_armaduras

III- A real identidade de Saga: 

FONTE: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=68539.0
 Uma das coisas que até hoje não me entraram na cabeça é: afinal, Saga é a reencarnação/está possuído por Ares, o deus da guerra, ou apenas o nome do Mestre do Santuário é que é esse? Essa é uma confusão que já começa no mangá e que os fillers do anime só ajudaram a confundir mais. Segundo a história, o Mestre do Santuário era originalmente Shion, o antigo Cavaleiro de Áries. É ele que entrega a armadura de Pégaso para Seiya no começo da série. Então, é dito que Saga de Gêmeos matou o antigo Mestre e se apossou de seu lugar. Só que no anime dizem que o novo Mestre é irmão do antigo e se chama... Ares. Putz, como alguém em sã consciência confiaria em um Mestre com o nome do deus grego da guerra e que diziam ser inimigo mortal de Athena??? Mas o anime em momento algum deixa claro se realmente é o deus grego Ares o responsável pela bagunça no Santuário (o que seria mais lógico, já que os outros inimigos são Poseidon e Hades) e sempre tenta dar pistas que Saga teria uma dupla personalidade maligna. Vá entender! Até os fãs acham isso uma baita confusão. Se alguém puder me explicar isso, comentem que fico grato,rsrs.

IV- Os Cavaleiros de Aço: 

FONTE: http://www.flogao.com.br/saintseiyaeternity/141506279
 Como disse anteriormente, os Cavaleiros de Aço são três garotos criados secretamente pela Fundação Graad e que usam armaduras tecnológicas para ajudar os Cavaleiros de Bronze. Eles são: Daichi (armadura laranja, da Terra), Ushio (armadura azul, do Mar) e Sho (armadura vermelha, do Céu). Diferente dos outros cavaleiros, suas armaduras viram veículos (à la Transformers,rs). A de Sho vira um avião, a de Ushio um tipo de peixe e a de Daichi um carro. Eles aparecem após a luta contra Ikki e os Cavaleiros Negros e ficam até a partida de Seiya e cia para o Santuário. Depois disso, eles não aparecem mais :S
Por falar em personagens exclusivos...

V- Os Cavaleiros Fantasmas: 

FONTE: http://saintseiyaextreme.blogspot.com.br/2010/05/especial-anime-x-manga.html
 Eles aparecem após a derrota de Ikki e os Cavaleiros Negros. Segundo a história, são perigosos cavaleiros renegados que residem na Ilha do Espectro... mas dá pra dizer isso ao ver a cara das figuras? Fora que de fantasmas eles não têm nada: excetuando a Amazona Geist (que lidera o grupo e é amiga de Shina) os outros três intregrantes são baseados em.. seres marinhos? O que isso tem haver com o nome Cavaleiros Fantasmas? Fora que suas armaduras parecem "colants" de inimigos dos Power Rangers. Realmente, fillers para se esquecer :P

VI- A Armadura de Ouro: 

A armadura de ouro em sua primeira aparição (FONTE: http://revistakatraxi.blogspot.com.br/2012/05/katraxi-especial-cdz-ouro-p1.html).
 Esse é um "erro" tanto do mangá quanto do anime: inicialmente, quando a armadura de ouro aparece ela tem o design da imagem acima. E no começo da história, ninguém sabe que existe mais de uma armadura de ouro (apesar da urna da armadura mostrar que se trata da armadura de Sagitário). Só que quando se descobre a existência de mais 11 armaduras, eis que a armadura muda de forma...

 A armadura em sua forma verdadeira (FONTE: http://pt-br.realm.wikia.com/wiki/Armaduras_Sagradas:Sagit%C3%A1rio).
A "desculpa" segundo a história é que para evitar o ataque do Santuário a armadura assumiu uma forma diferente, para que pensassem se tratar de uma falsificação. Hum, na minha humilde opinião, Kurumada não gostou do design original e resolveu mudar depois. Mas quem pode afirmar isso?
Já que citei este "deslize", vou falar de outra coisa que me incomoda um pouco...

VII- A Hierarquia dos Cavaleiros:

Os Cavaleiros de Bronze (FONTE: http://www.flogao.com.br/cavsdozodiaco/52568395/ ).
Outro motivo de confusão: segundo a história, existem ao todo 88 Cavaleiros de Athena, divididos entre Ouro, Prata e Bronze. Contudo, tomando apenas o mangá e o anime, o número de Cavaleiros expostos é muito inferior. Por exemplo, inicialmente só conhecemos 10 Cavaleiros de Bronze "oficiais" e a impressão que fica é que os demais (fora os 12 de Ouro) são de Prata. Ou seja, teríamos 66 Cavaleiros de Prata. Mas, como descobri recentemente, alguns Cavaleiros tido como de Prata (e que só aparecem na série, como Dócrates) seriam de Bronze :S Vai entender. Fora que tirando as 12 Constelações do Zodíaco, eu não entendo como funciona a hierarquia das constelações que seriam de Prata e as de Bronze. Uma confusão que o autor acaba não explicando dentro da obra.

Os Cavaleiros de Prata (FONTE: http://thiagocorrea.webnode.com.br/cdz/).

- O caso Masami Kurumada vs Animax:

FONTE: http://www.sebodomessias.com.br/sebo/%28S%28t4beaku42zobicriti2lmsnn%29%29/detalheproduto.aspx?idItem=464027
 Lá pelos idos de 1996, quando Cavaleiros ainda estava estourando no Brasil, começaram a surgir diversas publicações que abordavam esse e outros animes. Entre estas, se destacava a finada "Animax", editada pela dubla Sérgio Peixoto e José Roberto Pereira. Na época a única revista que eu comprava era a "Herói" (e olhe lá, eu tinha só 8 anos). Eu só tive contato pra valer com a revista com sua "reedição" encadernada lançada nos anos 2000. Sempre que lia, eu notava uma certa crítica deles com a obra de Masami Kurumada, mas nunca imaginei que seria mais do que enjoo da moda da época. Para minha surpresa, enquanto pesquisava para escrever sobre "Saint Seiya" achei um site que conta a verdade sobre a relação tumultuada entre o pessoal da Animax e Kurumada. Bom, não vou me alongar muito mas ocorrido foi o seguinte: antes da Animax, Peixoto e Zé Roberto (como são mais conhecidos os editores da revista) tinham uma revista chamada "Japan Fury" e na dita cuja eles resolveram entrevistar o autor de Cavaleiros. Só que como naquela época tudo era mais difícil, tiveram que enviar as perguntas para ele, em japonês ainda por cima (por exigência do autor). Segundo eles, as respostas foram um descaso só! Além do que, quando perguntado se tinha alguma mensagem para os fãs do Brasil a resposta foi simples: "Não." O depoimento sobre isso está na integra no site abaixo, que retrata um editorial da própria revista:

http://estevaomonteiro.com/Saint/Kurumada.html

Eu sempre fui fã da Animax, mas tenho que concordar que esta "má relação" com o autor de Cavaleiros com certeza influenciou o modo como eles retrataram a obra nas páginas da revista, repleta de críticas. E por falar em críticas, é minha vez de descer o malho...

- Tinha potencial, mas...

FONTE: http://hq137.blogspot.com.br/2012/01/cavaleiros-do-zodiaco-poderia-vir-uma.html
 Como já disse antes no blog, eu não acompanhei a febre que foi Cavaleiros em 1994. O meu primeiro contato com a série, na verdade, foi atráves do VHS do primeiro filme deles lançado aqui (O Santo Guerreiro, em que Seiya enfrenta Éris). Eu gostei sim e comprei alguns números do mangá original quando foi lançado pela Conrad aqui, além de assistir o anime em sua re-exibição. O que posso dizer é: Saint Seiya é uma obra divertida, mas nem de longe é perfeita. Não sou tão crítico quanto a Animax, mas também não sou fanático para dizer que este é o melhor anime de todos (nem de DBZ posso dizer isso, apesar de ser muito fã). Mesmo o mangá já tem falhas. Ironicamente, se alguém ler a página sobre Masami Kurumada cujo link passei acima (que fala sobre o caso da Animax), ele diz que o mais importante para uma série é uma boa ideia. Concordo em partes. Se em Saint Seiya o autor tem uma ótima ideia nas mãos (Cavaleiros com armaduras baseadas nas constelações, uau! :D) a execução acaba sendo aquém do que poderia ser. E vou mais além: se Cavaleiros fosse feito por outro mangaká, talvez a obra como um todo fosse ainda mais "redondinha" e melhor do que é (agora os fãs vão me matar,rsrs). Pego o caso de Toriyama e DB: apesar de ele ter uma ideia de certo modo batida (busca de objetos mágicos, garoto que quer ser forte) a execução é que faz a diferença e desperta o interesse. Então, sempre imagino que falta um "que a mais" em Saint Seiya. Uma melhor amarração no enredo, talvez. E outra: porque não se aproveitar das características dos signos dos 12 Cavaleiros de Ouro?! Nunca entendi isso! Áries calmo e odeia lutar? Onde isso ><; Rsrsrs.
Bom, acho que vou parando por aqui. Como disse antes, gosto mesmo de "Saint Seiya" (até joguei o jogo para PS2 ><;), porque ele tem uma ideia incrível, mas que poderia ser melhor executada.
É isso ai pessoal! Comentem e deem sugestões (ou metam o pau sobre o que falei,rsrs).
Falou!

FONTES: Dessa vez utilizei as informações unicamente do artigo em português da Wikipédia sobre a série (além de suas ramificações): http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Cavaleiros_do_Zod%C3%ADaco


7 comentários:

  1. A saga de Haes é legal, mas tem partes q e retardada. Tipo: tem episodio que toda hora alguem se surpreende com algum pode e diz frases como: "Impossível!" ou "Como vc fez isso!". Ps.: a cor preta do seu blog doi minhas vistas, muda pra branco pelo amor de deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, realmente isso acontece não só na saga de Hades, mas no anime todo. Virou até piada na internet.
      Obrigado pelo comentário José Alberto dos Reis e agradeço a sugestão, vou pensar em um novo fundo.
      Abraço

      Excluir
  2. Eu concordo com o José, troque a cor de fundo por um branco porque esse azul dói a vista
    A propósito, vc esqueceu (ou não quis) de mencionar que o cavaleiro de ouro de touro é o único brasileiro da série, justamente o meu signo.

    www.porco-pimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu esqueci de mencionar! Obrigado por lembrar ;) Afinal, é uma das raras vezes em que um brasileiro aparece em um anime.
      E vocês venceram: troquei pelo branco (apesar de achar que fica bem menos legal,rsrs).
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. É isso aí cara mais um post e de brinde uma boa crítica muito bem dada.

    ResponderExcluir