domingo, 15 de julho de 2012

PRESS START: Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes (PS2)

FONTE: http://evdjiceman.blogspot.com.br/2011/09/marvel-vs-capcom-2.html
Fala moçada! Depois de mais um intervalo sem atualizações (sabe como é, a preguiça às vezes fala mais alto ¬¬), volto trazendo ao blog outra novidade: a "sessão" PRESS START! Como o nome sugere, aqui estarei falando sobre os amados games! Como já tinha dito antes, meu atual console é o Playstation 2, por isso ele terá bastante enfoque no blog. Contudo, nada impede que eu aborde games de outros consoles ou mesmo do PC (desde que eu tenha jogado, é óbvio). Para estrear a sessão, escolhi um game descomplicado e que tem me servido bem como passatempo nas horas de lazer: Marvel vs Capcom 2! Então, pluguem o "Controller 2" e PRESS START!

R.


- Universos que colidem!


FONTE:http://www.gamingtruth.com/2012/05/18/marvel-vs-capcom-2-ios-review/
 Já faz um bom tempo que a Capcom mantém uma relação próxima com a Marvel: a dobradinha começou com a produção de X-Men: Children of  The Atom para os arcades no ano de 1994. O game seguia o estilo conhecido do games de Street Fighter da Capcom, só que invés de Ryu e cia trazia os mutantes da Marvel. O sucesso foi tanto que no ano seguinte foi lançado Marvel Super Heroes: agora os personagens não se restringiam apenas aos X-Men, incluiam também os medalhões da editora, como Homem-Aranha, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro. Em 1996, surge o primeiro crossover: X-Men vs Street Fighter. Os fãs aprovaram e já no ano seguinte a fórmula foi expandida para Marvel Super Heroes vs Street Fighter. E finalmente, em 1998, surgia o antecessor do game que vamos falar: Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes! O game original trazia 22 personagens (dos quais 6 eram secretos), sendo 11 de cada "facção" (Marvel e Capcom). Entre as estrelas estavam Ryu, Homem-Aranha, Megaman, Hulk, Chun-li, Venom, Roll (a irmãzinha de Megaman) e Capitão América. Novamente o game foi um sucesso e a sequência veio no ano 2000 com Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes.Primeiramente lançada para Dreamcast, no ano de 2002 ela foi adaptada para o PS2 e no ano seguinte para o X-Box. Bom, chega de história e vamos agora falar deste game. ATENÇÃO: todos os games citados tiveram conversões para diversos consoles, inclusive MvsC2. A análise aqui é inteiramente baseada na versão para PS2 (mais especificamente na versão Americana).

- A "história":

A pirata Ruby Heart (FONTE: http://www.latestscreens.com/wallpaper/Marvel_vs._Capcom_2/marvelvscapcom2).
Como todo game de luta, não é esperado que  Marvel vs Capcom 2 atraia seus jogadores com uma história primorosa e complexa (afinal, quem joga um jogo de luta quer é lutar :P), contudo, aqui não temos nem um enredo propriamente dito. Em momento algum o game nos transmite informações sobre o motivo por qual os heróis e vilões da Marvel estão unindo forças e lutando contra os personagens da Capcom. A resposta só foi obtida por mim fora do game (nisso se percebe o quanto a "história" é deixada de lado): quando a Terra começa a adoecer e morrer, Ruby Heart (uma personagem criada especialmente para o game) descobre que o responsável por isso é Abyss, A Armadura da Erosão. Ela então reúne os maiores heróis (e vilões) do mundo para combater a criatura, que se revela uma esfera de metal misteriosa... E isso é tudo! Essa descrição eu apenas encontrei na Wikipédia em inglês (provavelmente deve ter no manual do jogo), porque se depender do game em si, você não tem a miníma ideia do que está se passando. O final é genérico também, de modo que não importa com quais personagens você termine o jogo, terá o mesmo final. Fora que a "história" também não explica por que os vilões resolveram se unir aos mocinhos para combater a ameaça, visto que muitos deles gostariam mesmo é de ver o "circo pegar fogo". Bom, mas como eu disse antes, esse aspecto não é tão importante em um jogo de luta...

- Os personagens:

A multidão de lutadores disponíveis (FONTE: http://portovelhodownload.blogspot.com.br/2010/10/marvel-vs-capcom-2.html).
Se no quesito história o game falha feio, os produtores compenssam isso com o número de personagens disponíveis: são nada mais nada menos do que 56 personagens (um dos maiores castings em um jogo de luta deste tipo que eu me lembro ter jogado), sendo 28 pelo lado da Marvel e 28 pelo lado da Capcom. A imagem acima ilustra todos eles, de modo que não vou ficar aqui citando nomes ¬¬. Apesar da imensa maioria ser conhecida do pública, alguns foram especialmente criados para o game: além da pirata Ruby Heart e o chefão Abyss, temos um cactus lutador chamado Amingo e SonSon (que foi baseado em um jogo antigo da Capcom, chamado SonSon). Sobre SonSon: ela seria a neta do personagem principal do dito jogo e esta é baseada em... Son Goku, da famosa lenda Sayuki (a mesma em que Akira Toriyama se baseou para criar seu Son Goku em Dragon Ball). Só que tem uma curiosidade nisso: um dos especiais de SonSon faz com que ela se transforme em um macaco gigante que lança raios pela boca, muito parecido com os Oozarus de DB. Terá sido uma homenagem?
O incrível número de personagens parece ser um atrativo incrível certo? Só tem um porém... Eles não estão todos disponíveis logo de cara. Até aí tudo bem, você pensa, afinal isso é ponto comum em todos os jogos de luta. Só que o modo de liberar os demais personagens é outro dos pontos fracos do game: eles devem ser comprados em um modo chamado "Secret Factor", para isso, a cada luta o jogador recebe uma determinada quantia de pontos. É aí que o game se mostra um tremendo FDP! Só existem três modos de jogo para se obter os pontos: o modo Arcade (onde você deve lutar contra 7 oponentes e então vencer o Abyss), o modo Versus (para lutar contra um amigo) e o modo Score Attack (onde você deve obter muitos pontos nas lutas). E é só! O pior é que ao se terminar o game pelo modo Arcade o máximo de pontos que eu recebi ( e não me considero um jogador tão ruim assim ¬¬) foram 800 pontos, sendo que a maioria dos novos personagens custa de 1000 para cima. Ou seja, para liberar todos os personagens o jogador terá que terminar o game várias e várias vezes :S Além disso, ainda existem ilustrações para comprar, novas cores para os personagens e cenários "novos". Eu digo "novos" porque estes também são uma tremenda sacanagem do game: em sua maioria são variações dos cenários antigos! Por exemplo, temos o cenário do navio voador de Ruby Heart, ao comprar um novo cenário somos recompensados com o mesmo cenário só que no período noturno :S É ou não é pra ficar puto? Principalmente quando o dito cenário custa valiosos 2000 pontos ><;

- O sistema de lutas:

FONTE: http://www.baixakijogos.com.br/ps2/marvel-vs-capcom-2/image/
É aqui que o jogo brilha e este é o motivo que te faz ficar horas e horas lutando para obter os valiosos pontos: o sistema de lutas! Os controles são muito simples e respondem muito bem. Na verdade, algumas vezes eles respondem tão bem que você acaba soltando um especial sem querer :P O game traz os tradicionais botões de soco e chute fraco, médio e forte. Como a luta é em trio, ainda temos dois botões para as assistências: os personagens que estão esperando de fora podem entrar na luta para dar um golpe ou ajudar de alguma forma o personagem que luta (porém, neste momento, eles podem apanhar também). Sendo que cada personagem tem 3 tipos de assistências diferentes, que podem ser escolhidas na tela de seleção de personagens (aqui também é possível selecionar entre a velocidade Normal e a Turbo). Também é possível trocar de personagens apertando dois botões de forças diferentes (como chute forte + chute médio). A barra de energia dos personagens que sofrem um golpe também têm um "nível de recuperação": uma faixa fica vermelha quando se recebe o golpe, essa faixa pode ser recuperada se o personagem for trocado e deixado "descansando" fora da luta. A barra de especial possuí 5 níveis e se enche incrivelmente rápido! Normalmente cada personagem tem no minímo dois especiais diferentes. Sobre os especiais e os personagens: alguns são extremamente apelões! Cable, dos X-Men, lidera esta lista: seu especial consegue alcançar mais de 40 hits facilmente (logo, ele sempre está no meu trio :P). Sobre os golpes especiais: a maioria é muito simples de se executar (o velho esquema meia-lua + soco forte dá muitos resultados) e se mesmo assim você se sentir confuso, é possível selecionar no menu de Pause uma opção que mostra a lista de golpes de cada lutador na parte superior da tela. Mais baba impossível ;)

- Gráficos e som:

Jill Valentine ( da série Resident Evil) enfrenta o grandalhão Hulk (FONTE:http://analisejogos.blogspot.com.br/2011/01/review-marvel-vs-capcom-2.html).
Os gráficos dos personagens seguem o tradicional esquema 2D, enquanto os cenários possuem texturas 3D. Como já disse antes, os cenários não são muito variados e muitos são variações uns dos outros, mas de um modo geral são bonitos. Uma curiosidade sobre o caracterer design dos personagens é que pelas imagens dos games anteriores que citei no começo do post notasse que houveram poucas ou nenhuma mudanças entre os contidos neste game de 2002 e as outras encarnações dos mesmos personagens nos anos posteriores (o que não chega a ser um ponto ruim, já que o desenho dos personagens é muito bom).
Sobre o som: os efeitos sonoros são bons, mas a música... Não que ela não seja boa, mas é um tanto "estranha" e repetitiva. Ela tem uma levada pop e de certo modo destoa do game e dos personagens. Além é claro, de ser limitada à poucas faixas que se repetem, algumas contendo vocais outras não (as sem vocais são um pouco melhores).

- Considerações finais:

FONTE: http://spong.com/asset/74529/2/11031379
Com uma jogabilidade ágil e e simples, Marvel vs Capcom 2 é recomendado principalmente para os jogadores casuais que estão afim de uma partida rápida para desestressar, sem esquentar muito a cabeça. Apesar de não marcar época como um excelente jogo de luta, vale a pena trocar uns sopapos com os personagens da Marvel e da Capcom. E eu ainda vou conseguir liberar todos os personagens ><;

NOTA: 5/10

P.S.: As informações aqui apresentadas foram todas retiradas do artigo em inglês sobre o jogo da Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Marvel_vs._Capcom_2:_New_Age_of_Heroes

23 comentários:

  1. Olá, tudo bom com vc?? to tentando jogar esse M vs C 2, mas depois de um ´número X de personagens eu não aparece mais para comprar, não tenho acesso ao Iron Man, Felicia, Morigan, etc... o que eu faço vc saberia me dizer, já joguei de diversas formas e sempre ficam os mesmos para comprar, se possível me responda via email, ficarei bem grato eduardo.carvalho@ymail.com

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kara é só vc explorar os outros modos q o jogo apresenta pod ser qualker um com o treinamento ou o arcade mesmo ai dps de algum tempo vc volta ao secret factor e la tara os personagens raros ou vc tbm pod fazer de outro modo q seja vc tenha q comprar oa galeria e roupas ai dps pod aparecer mais personagens

      Excluir
  2. Libere todas as cores de personagens, cenários e artes

    ResponderExcluir
  3. ótima análise, este foi um jogo que me marcou muito, consegui liberar todos os personagens 3 vezes kkkkkkkkkkkkkkk


    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta, Eu jogo este jogo faz 2 anos e nessa semana que descobri como liberar personagens, na primeira vez vi a personagem Spiral e queria muito comprar ela, mais não acho mais. oque eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lucia, tudo bem?
      Isso já aconteceu comigo também, infelizmente muitas vezes o personagem some, mas às vezes entrar e sair da "loja" faz com que ele volte. E conforme você ganha dinheiro (pontos) ele costuma ficar disponível outra vez ;) Na dúvida, da próxima vez que ver um personagem que deseja, compre antes de sair da loja ;)
      Obrigado pelo comentário! Espero ter ajudado!

      Excluir
  5. porque quando vou comprar um carinha não aparece na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaue, tudo bem?
      É o mesmo caso da Ana Lucia,que eu respondi acima. Aparentemente os personagens vão aparecendo aleatoriamente na loja, conforme você acumula dinheiro (pontos). Não sei se existe um mecanismo que rege isso (tipo o valor dos carinhas), mas o negócio é jogar e ir acumulando pontos, e quando aparecer um personagem que você quer, comprar na hora, sem sair da loja ;) Boa sorte e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Rafa,eu jogo muito esse jogo,mas a configuração é um pouco boa,mas só que não tem botões de MP (soco médio) e MK (chute médio).E mais uma coisa,os Hyper Combos do Anakaris e da Ruby Heart tem uma sequência assim: HK LP ↓ LK HP eu acho difícil fazer essa sequência e do Hayato é assim: LP HP ← LK HK essa sequência também é difícil ser feita. Como é que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kara eu te do uma dica o p é fraco e k é o forte kaso ñ ser faz acontrario do q eu disse BLz

      Excluir
  7. Rafa,eu não vou precisar fazer comentários mais. Já aprendi dar os Hyper Combos do Anakaris e da Ruby Heart com a sequência: HK LP ↓ LK HP. Agora o Hyper Combo Nível 3 do Hayato já aprendi também com a sequência: LP HP ← LK HK.
    E mais uma coisa,soco médio (MP) e chute médio (MK) é assim:

    MP (aperte soco fraco (LP) duas vezes)
    MK (aperte chute fraco (LK) duas vezes)

    Agora já liberei tudo: todos os 56 personagens, todos os 7 novos estágios, todas as 56 novas cores dos personagens e todas as 56 galerias dos personagens.

    Graças a Deus,liberei tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cara parabéns! Rsrsr, infelizmente meu disco do jogo foi pro espaço :P

      Excluir
    2. Rafael como faço para abrir personagens no MvC2 preciso de uma esplicasão deis do menu rs vlw

      Excluir
    3. uma explicação de português também cairia bem hein :)
      #ficaadica

      Excluir
    4. Amigo como faço pra jogar com o guile dois vezes no mesmo time ?

      Excluir
  8. Boa noite! Alguém sabe se tem como jogar com o chefão ABYSS? Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como,é impossivel.

      Excluir
    2. Velho, não é tão difícil quanto parece.
      O Abyss tem 3 fases, sendo elas a da Armadura, a "Geleca" e a última porém nem tão difícil assim, o "BICHÃO".

      1 - A Armadura é bem dibas de derrotar. Os ataques são lentos e bem previsíveis. Então basta um pouco de atenção nos momentos de defender/atacar.

      2 - o recomendado são ataques de longa distância e/ou especial com o trio inteiro de perto. Exemplo de trio que, quando usado especial, facilita bastante nesse momento: Ryu, T.Bone e Wolverine

      3 - Esse é questão de paciência e timing. O esquema é defender agachado e esperar ele aparecer bem perto pra atacar. Não ataque o personagem em sí, ataque a esfera. As chances de dano são bem maiores.
      Ps: o macete do trio funciona bem nele também!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe como eu utilizo as "new colors" dos personagens,
    E é muito bom o blog ficou muito bom o post, parabéns

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. como faço para pegar o (abyss) no marvel vs capcom 2 no Play 2 ?

    ResponderExcluir